Uncategorized

Qual o melhor ventilador de teto – Dicas para escolher o seu

O que é preciso considerar na hora de escolher um ventilador de teto? Veja as dicas e os melhores aparelhos

ventilador de teto

O ventilador de teto é uma opção econômica para quem deseja climatizar um ambiente, sem ter que se preocupar com o gasto energético elevado. Apesar de existirem diversas opções de aparelhos de ar-condicionado (inclusive portáteis) que são econômicos, ainda sim gastam mais do que os ventiladores de teto.

Portanto, se você está pensando em redecorar a sua casa ou trocar a iluminação, pode considerar a instalação de ventilador de teto. Inclusive, a maioria dos aparelhos já possuem iluminação acoplada. Outras opções contam com controle remoto, para facilitar o processo de ligar e desligar. Portanto, basta escolher aquele que mais se adeque a sua realidade, seja de estilo ou economia.

Em seguida, veja o que é preciso saber antes de adquirir esse item. Há diferenças, não apenas de estilo e preço, mas também de características. A escolha de um ventilador de teto para sala ou para o quarto é diferente! Você precisará ponderar, por exemplo, o nível de ruído. O tamanho do cômodo, material, sentido da rotação e tipo de luz também vão influenciar. Acompanhe!

Veja qual a melhor cama box para o seu quarto: solteiro e casal

Os melhores ventiladores de teto do mercado

Por ser um aparelho de teto e muito prático, que pode ser combinado e instalado na maioria dos ambientes (dependendo da altura e dimensão do local, é claro). Adiciona estilo, como objeto de decoração e ajuda a manter a circular ar, proporcionando frescor ao ambiente. Além disso, a corrente de ar gerada por um ventilador de teto espantar os insetos. Apesar de não reduzirem a temperatura do lugar, influenciam na sensação térmica, de forma eficiente.

Ventilador de Teto Tron 3 Pás

ventilador de teto tron 3P

Ventilador Aventador 3 Pás – Tron

Este aparelho em cor branca, com material fosco, possui kit iluminação e 686 mm de diâmetro. Possui rotação máxima de 674 RPM e a sua iluminação depende de duas lâmpadas eletrônicas de 15W ou 60W (não inclusas). Possui 3 níveis de velocidade e é considerado muito silencioso. De acordo com a Lulu, que adquiriu o ventilador na Americanas, trata-se de um “super produto”. Inclusive ela pretende adquirir o segundo, pois comprou “o primeiro há mais de 3 anos. Bastante usado e sem nenhum defeito”.

Ventilador New Delta Light 3 Pás

Ventilador Neu Delta Light

Ventilador de Teto New Delta Light

Este ventilador possui lustre de globo em taça, pás em mogno e 3 velocidades de funcionamento. Ideal para quem deseja ventilar uma área de aproximadamente 20m². O aparelho possui 50cm de altura; 95cm de largura e 95cm de profundidade. Fernando revela que este ventilador de teto cumpre com o propósito: “Fácil instalação. Funciona bem. Silencioso e potente”. Ele avaliou o aparelho como excelente e deu a nota 5 estrelas.

Ventilador de Teto com Controle Remoto Ultimate Arno

Ventilador Arno Ultimate

Ventilador Arno Ultimate

Considerado como um dos melhores ventiladores de teto, o modelo Ultimate da Arno é ecologicamente correto. A sua função econergy é capaz de ser 35% mais econômica do que os seus concorrentes. Possui 6 velocidades que podem ser escolhidas por controle remoto. De acordo com o comprador Ralph, este aparelho tem uma vantagem ótima: a função sleep. Além disso, é um produto “excelente, forte e silencioso”, atendendo perfeitamente às suas expectativas.

Ventilador Spirit 203 Led 2 Pás

Ventilador de Teto Spirit

Ventilador de Teto Wind 203 Spirit

Este aparelho é considerado como o primeiro ventilador de 2 pás do mundo. Outro diferencial é que não necessita de lâmpadas, pois possui iluminação LED integrada de alta resistência e durabilidade. Possui controle de até 5 velocidades, que podem ser acionados via aplicativo (Google Play). Além disso, conta com um repelente eletrônico de mosquitos eco-friendly, sem cheiro, pastilhas ou refil.

São diversos modelos, com controle de parede ou controle remoto, assim como há a possibilidade de escolher cores diferenciadas para as pás (vermelho, verde, azul, branca e outras). Jp-Ribeiro comprou seu ventilador na Americanas e classificou o produto como sendo excelente (5 estrelas). Ressaltou ainda: “fiquei muito feliz com a aquisição”.

Ventilador de Teto Maxi Air Mondial

Ventilador Max Air Mondial

Mondial Ventilador Max Air Control

Este ventilador de teto possui motor com duplo rolamento, exclusividade da marca Mondial, com três funções: exaustão, ventilação e iluminação. O aparelho possui 3 pás de ABS (plástico resistente), design moderno e função timer, que pode ser acionado por controle remoto. Vale ressaltar que este é um dos melhores ventiladores de teto, com selo Procel Categoria A em economia de energia.

Além disso, a instalação de ventilador de teto fica muito mais fácil com este equipamento, pois já vem pré-montado, com mecanismo que basta posicionar, girar e travar. Inclusive, o Abílio fez questão de comentar ao comprar um ventilador de teto na Americanas, atribuindo 5 estrelas ao produto. “Ótimo produto, moderno, silencioso, eficiente e fácil de instalar”.

Ventilador Britânia Cancun

Ventilador Cancun Britania Controle Remoto

Ventilador de Teto Britânia Cancun

Este aparelho possui três níveis de velocidade – baixa, média e alta -, tanto para ventilação, quanto para exaustão. Possui um controle de parede parede de fácil utilização e é bastante silencioso. A sua luminária é para duas lâmpadas, possui três pás em plástico que são desmontáveis, facilitando assim a limpeza. De acordo com a avaliação 5 estrelas do Júlio, trata-se de um “produto de qualidade, silencioso e com preço imbatível”. Ednaldo, que também adquiriu este ventilador de teto diz ter encomendado 3 e que é “excelente (…) Recomendo, sim”.

Ventilador de Teto Aires Premium Ventisol

Ventilador de teto ventisol

Ventisol Premium BR 3 Pás

O ventilador de teto da Ventisol possui três velocidades de ajuste e é bastante silencioso. Conta com três pás, sendo que os materiais utilizados na composição total do aparelho são: aço, madeira e plástico. Sobre a opinião de quem já comprou este ventilador de teto e recomenda: “muito bonito, faz muito vento e é bem silencioso. Com certeza recomendo a compra!”, ressaltou Isabela, no site da Americanas. O Carlos também avaliou com 5 estrelas, além de ressaltar que “não faz tanto barulho para dormir”.

Aliexpress é confiável e seguro para comprar?

O que considerar na escolha do ventilador de teto ideal

ventilador de teto
Crédito: Unsplash

Existem tantos modelos e marcas disponíveis no mercado, com os mais diferentes designs e preços, que fica difícil escolher. Alguns critérios são muito importante e você precisa ter atenção a eles para selecionar quais são os melhores ventiladores de teto. Os principais são: tamanho do cômodo; tipo de luz; consumo energético; velocidade; material; sentido e tipo de rotação; emissão de ruído.

Em qual cômodo será instalado o ventilador?

No caso de escolher um ventilador de teto para sala, você pode optar por um mais estiloso e decorativo. Agora, se for para o quarto, vale a pena considerar o nível de ruído emitido, assim como funções especiais, como a sleep. 

tamanho do cômodo (m²) também deve ser levado em consideração! Veja na descrição do aparelho, qual a sua cobertura. Normalmente, abrange 20m². Quanto maior as pás, mais ar ele será capaz de mover.

Além disso, é preciso considerar a altura. A altura ideal para instalação de um ventilador de teto é de no mínimo 2,30 metros, sendo que ele precisa ficar entre 15/20 centímetros distanciado do teto. Ou seja, um total de aproximadamente 2,45 metros. Estes são critérios fundamentais para a instalação do dispositivo, respeitando as normas de segurança.

A procura de uma TV Box para instalar no quarto? Conheça a BTV BX

Ventilador de teto com luz: qual o melhor tipo?

É muito comum que estes aparelhos já tenham acoplado algum tipo de iluminação. O ideal é que sejam modelos compatíveis com LED, pois são mais ecológicos e gastam menos energia. Além disso é preciso ter atenção aos formatos, pois cada um apresenta vantagens diferentes.

Os modelos com foco de luz são perfeitos para ventilador de teto na sala, pois possuem vários pontos e, em alguns casos, você pode direcioná-los. Já aqueles em modelo plafon, possuem apenas um ponto de luz e possuem baixa potência, sendo ideal para ambientes menores. Já os ventiladores tulipa possuem entre três ou quatro pontos e podem variar entre LED e halogêneo, podendo ser instalados no quarto ou na sala, por exemplo.

Potência dos ventiladores mais econômicos

Não se esqueça de verificar qual é o consumo energético dos ventiladores de teto. Verifique o selo e se possui algum certificado. Lembre-se que, além do consumo do aparelho, há também o das lâmpadas. Considere a quantidade e opte sempre por aquelas de baixo consumo.

Níveis de velocidade e sentido de rotação

É comum que os ventiladores de teto tenham pelo menos 3 níveis de ventilação, sendo que o terceiro deles costuma ser o mais barulhento de todos. Podem ser regulados manualmente, via controle instalado na parede ou via controle remoto (aplicativo), sem a necessidade de instalação de um pequeno painel na parede. Alguns modelos possuem mais opções, assim como funções extras (ligar/desligar e aumentar/reduzir durante a noite).

O sentido da rotação também é bastante importante de verificar. Além de ventilar (normal) podem incluir a função exaustão. É bastante interessante, pois a rotação contrária faz com que o ar se movimente para cima. Considere optar por estes modelos, pois será muito útil no verão e também no inverno.

Ter um purificador de água em casa vale a pena?

Material e tamanho das pás do ventilador de teto

ventiladores de teto
Crédito: Unsplash

Madeira, metal e plástico são os materiais mais comuns das pás dos ventiladores de teto. Apesar de ser possível encontrar em diversos tons (cores) é preciso ter atenção! Os de madeira podem se deteriorar com mais facilidade com a umidade. Ou seja, não são recomendados para banheiros, ao ar livre ou cozinha, por exemplo.

Os de plástico em cor branca podem ficar amarelados com o tempo e, são um pouco mais difíceis de limpar. As demais cores são mais fáceis. Já aqueles em metal são fáceis de limpar! Mas, se você pretende colocá-lo do lado de fora, lembre-se de optar pelo aço, para não deteriorar rapidamente, até mesmo com maresia.

Apesar destas recomendações, é válido lembrar que algumas empresas vendem peças de reposição. Ou seja, é possível substituir as pás por outras novas.

Atenção ao ruído

Não se esqueça de verificar qual é o ruído provocado pelo ventilador de teto. Se não tiver a informação nas especificações do aparelho, busque por recomendações, reviews e até mesmo comentários de outros compradores.

Se você for uma pessoa acostumada com o silêncio absoluto, os ventiladores de teto podem perturbar o seu sono. Se este for o caso, escolha aqueles com lâminas longas, com motos de corrente contínua e mais níveis de velocidade. Estes costumam ser os mais silenciosos do mercado.

Os melhores celulares Xiaomi do mercado

Como que liga um ventilador de teto (instalação)

As instalações mais antigas de ventiladores de teto eram feitas tal como o de luz de uma casa. Inclusive, alguns eram ligados a corrente e possuíam interruptores muito similares ao de luz. Apenas com dois comandos: ON e OFF, tal como acender ou apagar. Entretanto, os modelos mais recentes podem ser instalados com outros recursos.

O básico é que o ventilador de teto vai ficar no mesmo local de saída de luz (substitui o lustre por exemplo. No caso das casas com focos nas laterais é preciso fazer uma pequena abertura para saída da fiação e instalação do aparelho. Quanto as opções de ligar e desligar, aquelas mais comum são:

  • Com interruptor de parede: neste caso é preciso fazer uma pequena instalação junto à fiação, normalmente ao lado do interruptor de luz. Existem modelos que fazem a integração (tal como num painel) em que é possível juntar luzes e ventilador (e qualquer outro sistema necessário).
  • Ventilador de teto com controle remoto: este é o mais simples de ser instalado, pois não requer intervenção (apenas a ligação com a corrente de energia). Alguns modelos possuem manual de instalação rápida e/ou vem pré-montados. Ou seja, não precisa ser feita por um técnico.
  • Combinação entre corrente e controle remoto: é o modelo mais comum de ventilador de teto com iluminação. É preciso verificar a ativação da corrente, para que seja possível utilizar todos os comandos, de ambas maneiras. Ou seja, ligar e desligar a luz, assim como a ventilação (com a possibilidade de utilizá-las em modo alternado).