Quando uma planta é planejada, existem as simbologias e, dentre elas, a simbologia elétrica residencial. Esse termo gera dúvidas entre residentes e até profissionais. Por isso, nesse texto vamos explicar o que é esse termo.

As instalações elétricas são feitas por diversos elementos dentro da casa, como: tomada, interruptores, caixa de luz, condutores e etc. Todos esses símbolos ajudam a entender como será o projeto na casa.

Esses símbolos são colocadas na planta baixa da casa, aquela que vemos a casa por cima. Como a proporção é menor do que a escala original, é preciso colocar esses elementos nos locais onde estariam os objetos originais. Por isso existe essa simbologia na planta.

Por isso que o profissional competente na área de instalação elétrica acaba recorrendo a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) com a norma NBR 5444 para poder elaborar o projeto.

Simbologia elétrica residencial NBR 5444

A norma 5444 foi criada pela ABNT, em 1989, para definir a simbologia gráfica referente a instalações elétricas em projetos prediais.

O objetivo da criação dessa norma técnica era de padronizar os símbolos de instalações elétrica para que os profissionais da área pudessem compreender sem dificuldade o que está no projeto elétrico.

Porém, a própria ABNT cancelou essa norma em 2014, explicando que os símbolos estavam desatualizados, mas não colocou uma nova norma técnica para substituir a NBR 5444.

Então, os profissionais ainda usam esse símbolo, pois não houve substituição por parte da ABNT e por ser de simples compreensão, já que é ensinado e todos da área já entender essa simbologia elétrica residencial.

Não existe problema do profissional escolher usar seus próprios símbolos, pois é preciso colocar uma legenda no planta para que possa ficar compreensível para todos o que está colocado no projeto.

Principais simbologias elétricas

Os símbolos são bem simples de serem entendidos, já que são usados apenas figuras geométricas simples para representar os pontos elétricos da planta.

  • Círculo: O círculo representa um ponto de luz, interruptor ou qualquer outros dispositivo que esteja ligado ao teto.
  • Quadrado: O quadrado representa qualquer tipo de elemento que esteja conectado ao piso ou conversor de energia.
  • Triângulo equilátero: O triângulo representa as tomadas no projeto. Sejam elas as tomadas de uso específico (TUE) ou as tomadas de uso geral (TUG), internet ou telefone.
  • Traço: Pode representar um eletrodo ou um condutor elétrico no projeto elétrico.

Simbologia dos eletrodos

Os eletrodos são os que fazem o caminho para os condutores, porque são eles que comportam os condutores e levam por toda a construção.

Traço abnt

O traço mostra a simbologia elétrica residencial e todos os dados que precisam ser colocados. (Foto: ABNT.)

Simbologia dos condutores

Os condutores são os caminhos que a corrente elétrica da casa percorre até o objetivo final, que é a carga. Na norma, mostram os diferentes condutores, que são os: condutores de fase, neutro, terra e retorno; cada traço representa um desse condutores. Além disso, também é preciso indicar a seção, o número e número do círculo.

Condutor abnt

Foto: ABNT.

Quadro de luz

O quadro de destruição é onde a energia é divido para toda a construção. A organização é prática e ajuda a manutenção da luz sem que precise desligar completamente a energia. Além de ser bastante seguro, já que, caso ocorra algum acidente, apenas uma corrente é danificada.

Quadro de luz abnt

Foto: ABNT.

Caixas de passagem

As caixas de passagem são pontos abertos entre alguns eletrodos. Normalmente, são usadas para facilitar a passagem de cabos por locais com curvas ou ajudar na possibilidade de manutenção no caso de longas distâncias.

Caixa de passagem

Foto: ABNT.

Interruptores

Os interruptores têm o objetivo de seccionar o circuito ativo, ligando ou desligando de acordo com a pessoa que o está usando.

Interruptores abnt

Foto: ABNT.

Pontos de luz

Os pontos de luz podem ser representados por diversos fatores, como: potência das lâmpadas, o circuito que a luminária pertence, quantidade de lâmpadas e mais. Existem vários tipos de iluminação e isso impacta na hora de representar no projeto.

Ponto de luz abnt

Foto: ABNT.

Tomadas

As tomadas são dispositivos conectados em alguns pontos da casa, oferecendo um ponto de conexão para dispositivos elétricos ou eletrônicos para evitar a conexão direta deles na rede elétrica.

Tomada abnt

Foto: ABNT.