Guia Prático

Significado de Ubuntu: tudo sobre o sistema operacional Linux

Entenda o que é Ubuntu, a sua filosofia, conceito e significado no contexto Linux

significado de ubuntu

O Linux é um sistema operacional, assim como o Windows da Microsoft e o Mac OS da Apple, criado para o uso em desktop (computadores). Entretanto, eles também podem ser utilizados em servidores, smartphonestablets e outros dispositivos (até mesmo caixas bancários). Dentre as diversas versões mais populares está a do Ubuntu 16.04 (criado em Abril de 2016). Mas qual é o significado de Ubuntu e porque a empresa escolheu esse nome?

O conceito e significado de Ubuntu estão diretamente relacionados com a cultura africana. Isso porque o Linux Ubuntu destaca-se pelo seu espírito de colaboração mútua entre os seus utilizadores. Ou seja, foi desenvolvido em comunidade e permite que o seu produto seja compartilhado por qualquer pessoa. Principalmente por ser um sistema de instalação gratuito. Ou seja, diferente dos demais, não é preciso pagar para utilizar no seu computador.

Apesar de ter uma versão bastante recente, o lançamento desse sistema aconteceu em 2005, pela empresa Canonical Lda. Rapidamente se tornou popular por ser de fácil utilização, assim como seguro, seja para fins pessoal ou profissional (para empresas). Além disso possui todos os recursos básicos para navegação (browser), programas para fazer a edição de texto, planilhas e reprodução de conteúdos de entretenimento, por exemplo.

Aproveite para aprender como tirar print no Windows 10, 8 e 7

O que é a filosofia Ubuntu

Para entender o que significa Ubuntu é preciso entender sobre a filosofia Ubuntu de vida. Em sua essência, trata-se de do ideal de uma sociedade sustentada pela solidariedade e respeito. No qual é essencial estabelecer alianças e relacionamentos entre as pessoas e umas com as outras. Quando uma pessoa “com ubuntu” tem consciência e reconhece por meio da empatia quando seus semelhantes são oprimidos.

Qual o significado de Ubuntu para o mundo

Uma ideia semelhante ao Ubuntu é o de “amor ao próximo”, no qual se prega pela capacidade de todos os seres humanos em compreender, aceitar e tratar o outro bem. Tal como gostariam de ser tratados.

Mas é preciso ressaltar que, o significado de Ubuntu vai para além das fronteiras africanas. Trata-se de uma filosofia de vida que ensina o caminho da humanidade, por meio da forma de se tratar os seus semelhantes.

Personalidades como Nelson Mandela, líder do movimento contra o Apartheid; ganhador do Prêmio Nobel da Paz em 1993 e Presidente da África do Sul entre 1994 e 1999, também era adepto da filosofia Ubuntu:

“Um viajante em visita à África do Sul poderia parar em uma aldeia sem ter que pedir comida ou água. Uma vez que ele para, as pessoas dão-lhe comida. Esse é um aspecto do Ubuntu, mas o Ubuntu tem vários aspectos. O Ubuntu não significa que as pessoas não devem enriquecer. A questão, portanto, é: Você vai fazer isso e permitir que a comunidade ao seu redor possa melhorar?”.

Ubuntu: o que é e como funciona esse sistema operacional

significado de ubuntu
Crédito: Unsplash

A ideia do significado de Ubuntu para o sistema operacional da Linux é fazer com que ela se aplique ao universo dos computadores. Ou seja, trata-se de um software livre (open source) no qual é simples e fácil de usar; assim como permite que desenvolvedores (e pessoas que entendem sobre o assunto) possam alterar o código, para “moldar” como quiser.

É possível ainda relacionar com o fato de que ele se destaca pelo espírito de ajuda mútua entre seus colaboradores. Ou seja, pode ser partilhado por qualquer um e instalado, de forma gratuita, como já explicado.

Apesar de ser diferente – em termos de sistema – do que os demais usuários da Microsoft ou Apple estão acostumados, a sua interface é relativamente similar. Também possui um excelente reconhecimento de hardware, o que faz com que seja possível a sua instalação em dispositivos mais recentes ou antigos.

Prós

  • Permite que o sistema seja iniciado sem a necessidade de instalação;
  • Fácil instalação, assim como usabilidade.

Contras

  • Um pouco diferente dos demais sistemas operacionais da Linux.

Qual o melhor celular custo-benefício e onde comprar

Quais as vantagens de utilizar o Linux Ubuntu

significado de ubuntu
Crédito: Unsplash

Fundado por Mark Shuttleworth em 2004 (lançado em 2005 e atualizado em 2016), não dá para negar que o significado de Ubuntu é bastante forte. Mas será que existem razões suficientemente fortes para usar este sistema operacional da Linux? Com interface gráfica Unity, estas são as vantagens:

  • Gratuito: e com código fonte aberto para baixar e instalar sem ter que pagar nenhum tipo de taxa ou mensalidade, seja no notebook, PC ou outro dispositivo. Basta fazer o download da sua ISO no site oficial. Atenção apenas para o tipo do processamento (32 bits ou 64 bits) na hora de escolher o procedimento de instalação.
  • Seguro: pois de longe não é dos mais populares (comparados aos demais sistemas) e, portanto, também existem menos vírus e crackers interessados. Apesar desta ser uma vantagem do sistema, existem antivírus disponíveis para instalação, aumentando a proteção do seu dispositivo e informações.
  • Desempenho: além do significado de Ubuntu ser poderoso e forte, o seu sistema também é. Por ser mais leve que os demais sistemas operacionais, não trava nos dispositivos. Inclusive, é possível rodá-lo de um pendrive, por exemplo. Ele requer cerca de 1GB de espaço na memória RAM.
  • Usabilidade: muito simples de aprender e se adaptar. Além disso, possui uma central de programas e aplicativos (bem similar aos das lojas virtuais dos celulares), o que permite que sejam feitos o download direto.
  • Configurável: considerado como um sistema operacional multiusuário permite 100% de configuração. Ou seja, permite a “personalização”, incluindo a aparência do “desktop”, desde os ícones até os seus programas. Inclusive, se quiser deixá-lo igual ao do Windows ou Mac OS, consegue.
  • Atualização: as melhorias do sistema operacional da Linux Ubuntu está em constante avanço, de forma a potencializar o seu desempenho e segurança. De acordo com a própria empresa, todos os anos há novas versões, assim como, de dois em dois anos, a Canonical Lda lança sua versão suporte (que dura mais que as outras versões).

Veja o tutorial que o Ubuntu Linux disponibiliza para auxiliar na instalação do sistema operacional.