Avançar para o conteúdo

Principais serviços de armazenamento em nuvem

Serviços de armazenamento em nuvem

Benefícios do uso da Nuvem

A Internet se expande a cada vez mais e muitos recursos aparecem e se tornam quase que obrigatórios para uma melhor experiência. Confira aqui um pouco do que são os serviços de armazenamento em nuvem e como escolher a melhor conta para você.

O que é armazenamento em nuvem?

Os serviços de armazenamento em nuvem de forma bem simplificada é um baú digital para você guardar tudo o que deseja. Você já deve saber que seu computador ou smartphone tem um espaço de armazenamento. No qual você acessa dentro dele o que está guardado.

A nuvem funciona de forma similar, mas fica tudo na rede. Ou seja, não está em nenhum dispositivo físico. Todo o espaço disponível está na Internet e que pode ser acessado sempre que estiver conectado.

Para ter armazenamento em nuvem é preciso adquirir um plano com um fornecedor deste serviço. Os principais do mercado normalmente oferecem uma quantidade gratuita, como você observa ao longo do texto.

Grandes vantagens do armazenamento em nuvem

Os serviços de armazenamento em nuvem já são sucesso e tendem a crescer cada vez mais no futuro. Isso porque estamos cada vez mais ligado ao meio digital, assim como também fazemos uma constante troca de aparelho.

Por isso confira algumas das principais vantagens de contam com este serviço.

Segurança

O primeiro ponto positivo é a segurança. Trata-se de uma rede totalmente protegida, com diversos protocolos de segurança. Com isso não corre risco disso ser acessado por alguém que não deseja e excluir.

Durabilidade

Outro benefício dos serviços de nuvem é o fato de contar com um local que fica guardado para sempre. Pode acontecer qualquer problema com seu computador, na sua cidade, no seu país, que ainda assim os dados estarão guardados com segurança e sem limite de tempo.

Disponibilidade

Por fim a disponibilidade é muito boa. Afinal, você pode acessar de qualquer lugar. Não terá o problema de ter que transportar o computador de um local para outro, por exemplo. Basta acessar o site ou aplicativo com a sua conta criada e baixar o que desejar ou visualizar online.

Tipos de armazenamento em nuvem

Algo importante que você precisa saber sobre serviços de armazenamento em nuvem é que existem três tipos diferentes. Cada um conta com vantagens diferentes e que atende aos maiores variados públicos. Por isso confira cada um deles e identifique qual o mais interessante para você

Armazenamento de objetos

Este é especialmente para aplicativos e jogos, que contam com características de metadados. Com isso é possível criar serviços mais flexíveis, no qual o sistema é totalmente acessado online. Facilitando que o uso seja feito de forma mais rápido, sem necessidade de downloads e instalações.

Armazenamento em blocos

Um segundo tipo é o de armazenamento em blocos, que é utilizado especialmente por datacenters. Estes dados podem depois serem acessados através de aplicativos de software ou máquinas virtuais. Portanto, estamos falando em especialmente de grandes quantidades.

Armazenamento de arquivos

O Armazenamento de arquivos é possivelmente o mais tradicional e fácil de compreender. Aqui não tem mistério, afinal, consiste em um espaço em que você pode guardar todos os arquivos que desejar.

Portanto, estamos falando desde fotos, arquivos Doc, PDF, apresentações de power point ou qualquer outra coisa. Com isso depois pode acessar de qualquer lugar.

Melhores serviços de armazenamento em nuvem

O mercado de serviços de armazenamento em nuvem conta com muitas empresas em disputa e que oferecem pacotes variados. Por isso selecionamos algumas das marcas mais interessantes e as principais características para você avaliar.

Google Drive

O grande contato de muitos usuários com serviços de armazenamento em nuvem é com o Google Drive. Isso porque todos os usuários de Android ou que tenham conta no Gmail automaticamente contam com uma conta no Google Drive, mesmo que não utilize.

A empresa inclusive ainda conta com um grande espaço gratuito, de 15 GB. Só que o melhor de tudo é que a empresa também permite que você armazene as fotos de forma ilimitada sem nenhum custo. Só que para isso você deve selecionar que concorda em salvar com uma qualidade inferior.

Porém, caso você queira armazenar outras coisas, como arquivos DOC, PDF ou qualquer outro, você tem o limite de 15 GB. Para algo além disso é preciso contratar um pacote.

Amazon Cloud Drive

Uma das marcas mais famosas do Mundo, a Amazon também investe em serviços de armazenamento em nuvem. O Amazon Clound Drive está disponível no Windows, iOS e Android, e conta 5 GB de espaço gratuito para ser usado por documentos, fotos e vídeos, que sincronizam diretamente com computadores, smartphones e tablets.

Caso tenha interesse pode comprar pacotes maiores, que chegam a 1 TB de espaço.

Box

O Box também conta com um serviço gratuito e até maior do que o da Amazon. Ao se cadastrar você tem direito a um espaço de 10 GB totalmente gratuito. O site também tem compatibilidade com os principais dispositivos.

Dropbox

O Dropbox foi um dos primeiros dos serviços de armazenamentos que apareceram no mercado. A empresa oferece 2 GB de espaço gratuito para armazenar arquivos e que pode ser feito pelos mais variados sistemas de smartphones e computadores.

OneDrive

Outro serviço oferecido por uma empresa muito conhecida é o OneDrive. É um produto da Microsoft e caso você tenha uma conta no Hotmail ou outlook terá também uma conta no OneDrive.

Só que diferentemente no Google, o serviço da Microsoft não tem oferta ilimitada para fotos. Porém, a empresa também oferece uma quantidade gratuita, de 5 GB.

iCloud

Também bem conhecido, o iCloud é um serviço da Apple e que também já está integrado ao seu iPhone ou iPad. No entanto, a empresa oferece somente 1GB de espaço.

Muitas contas

Uma dica para você que quer mais espaço em serviços de armazenamento em nuvem é ter muitas contas. Isso porque ao ter três, quatro ou mais e-mails criados no Gmail você tem direito aos 15 GB em cada um deles. Com isso, passa a ter um local de armazenamento bem maior sem precisar pagar por isso.

 

Veja também: armazenamento em nuvem para empresas