Avançar para o conteúdo

Quando trocar bateria do carro?

Quando trocar bateria do carro

Dicas para saber quando trocar bateria do carro

Um dos maiores pânicos dos motoristas é ficar sem bateria naquele momento que mais precisa sair com o carro. Algumas vezes ainda é possível dar aquela recarga, com a famosa “chupeta”, mas em outras horas significa fim da linha.

Por isso muitos se perguntam quando trocar bateria do carro. Neste artigo você vai conseguir avaliar bem e saber o momento certo para isso.

O que é a bateria do carro?

A bateria do carro trata-se de um componente vital, ainda mais com cada vez mais veículos com sistema elétrico. Portanto, sem a mesma estar funcionando o seu carro não consegue sequer dar a partida.

De forma bem simplificada a bateria é como um componente que armazena energia. Isso ocorre de forma química, contando com óxido e placas de chumbo. Neste processo, a bateria faz a transformação em energia, garantindo todos os recursos elétricos dos veículos.

Em média duram de 2 a 3 anos, o que já te ajuda a saber quando trocar a bateria do carro. Só que o período exato varia muito de acordo com a utilização. Caso se trate de carros mais simples ou sofisticados, a frequência do uso de farol, sons, ar-condicionado entre outras coisas.

Com isso, você pode também ficar atento aos seguintes problemas, que ajudam a fazer um diagnóstico mais preciso de quando trocar bateria do carro.

Observe as luzes do painel

Um passo bem mais cedo de se observar são as luzes do painel. Isso porque ao girar a chave do carro apenas uma vez todas as luzes precisam acender.

Caso observe que alguma está apagada ou alguma está mais fraca é um indicativo de que a bateria pode também já estar com um forte desgaste. Afinal, a bateria não estaria conseguindo garantir algumas funções simples.

Problemas elétricos

Como a bateria é responsável pelo setor elétrico qualquer problema relacionado a isso pode significar que a bateria está nas últimas.

Aqui estamos falando de problemas na hora de ligar o ar-condicionado, acender os faróis ou aumentar ou abaixar o som ou os vidros dos carros. Mesmo que tudo esteja funcionando, mas em alguns momentos tenha qualquer trava ou instabilidade é um péssimo sinal.

Veículos com problemas para ligar

Um sinal ainda mais claro de que a bateria está chegando bem próxima do final da vida é quando você começa a ter problemas para dar partida. Quando precisa virar a chave mais vezes para que o carro finalmente consiga ligar. Isso ocorre especialmente na parte da manhã. Caso se repita por alguns dias pode já recorrer a compra de uma bateria.

Carro sem ligar

A hora de quando trocar bateria do carro é no momento que o veículo sequer liga. Neste caso é necessário inclusive recorrer a outro automóvel para fazer a transferência de energia, conhecida popularmente como “chupeta”.

Quando já está nesta situação pode já fazer a compra a recorrer a um mecânico para efetuar a troca, pois o problema vai se repetir várias vezes nos dias seguintes.

 

Dicas para aumentar o tempo de vida da bateria

Uma coisa que você precisa ter bem definido é que a bateria terá que ser trocada uma hora ou outra. Dificilmente se estenderá por mais do que os três anos já falados aqui se você tem uso rotineiro do veículo.

Porém, algumas atitudes são importantes para aumentar a durabilidade e principalmente evitar ser surpreendido com um problema bem mais precoce do que deveria.

Por isso selecionamos algumas das mais importantes e se você seguir corretamente os passos abaixo você vai conseguir o adiamento de quando trocar bateria do carro.

Manutenção preventiva do veículo

Muitas das vezes o orçamento está apertado e costumamos evitar gastos até que problemas realmente aconteçam.

No entanto, a prevenção é a melhor forma de garantir que você não tenha um custo tão mais alto logo em seguida.

Por isso é fundamental que se você tiver um veículo que faça a manutenção preventiva. Principalmente se for ligado a concessionária que você o adquiriu.

Isso vai fazer com que seja avaliado todos os itens do carro, inclusive a bateria, indicando já possíveis problemas e também corrigindo falhas que poderia causar mais dores de cabeça em seguida.

A manutenção preventiva pode também indicar quando trocar a bateria do carro.

Ligue o carro com frequência

Por mais que o uso prolongado cause desgastes todas as peças do carro, incluindo da bateria, deixa-lo totalmente parado por um longo tempo também é extremamente prejudicial.

Isso porque mesmo parado os carros consomem a energia da bateria e de uma forma que a mesma não foi projetada para ser usada. Você certamente já teve dificuldades de ligar um carro após dias com ele desligado. E verá que isso ocorrerá com ainda mais frequência se a bateria já tiver um tempo maior de uso.

Por isso caso você não pretenda usar um veículo por um tempo lembre-se de sempre o liga-lo pelo menos por um período. Ou em casos mais demorados desconecte o cabo do terminal positivo.

Desligue tudo antes de sair do carro

Algo fundamental para evitar surpresas negativas e ainda garantir mais tempo de vida útil para a bateria é desligar todos os itens para que não ocorra nenhum consumo. Especialmente dos faróis, que muitas pessoas acabam esquecendo ligado e ao chegar no dia seguinte percebe que acabou descarregando a bateria.

Não dar partida com algo ligado

Um dos principais fatores também de se desligar tudo antes de sair do carro é porque é fundamental que não ligue o carro com algum aparelho ou sistema acionado.

Isso porque causa um grande desgaste na bateria ligar e ter que alimentar outras coisas ao mesmo tempo, como ar-condicionado, farol ou som.

Desta forma, mesmo que tenha esquecido de desligar antes de sair, ao chegar no carro novamente confira item por item. Se tiver esquecido de algo basta desligar antes de dar a partida.

Lembre-se também que é fundamental que você compre a bateria realmente recomendável para o veículo. Utilizar baterias de menor ou maior capacidade pode afetar a vida útil da peça e antecipando quando trocar bateria do carro.

 

 

Veja também: O que vicia a bateria do celular?