Avançar para o conteúdo

Para que serve o Google Docs?

Para que serve o Google Docs

Passo a passo para usar Google Docs

O Google é uma das empresas mais dominantes da Internet e conta com diversos produtos para os usuários.

Neste artigo você vai saber para que serve o Google Docs e como utilizar o serviço.

Trabalhos salvos com segurança

O principal motivo para se usar o Google Docs é a segurança. Isso porque o documento é salvo a todo instante. Portanto, caso tenha algum problema de energia ou o computador tenha reiniciado ainda assim você conseguirá acessar e encontrar exatamente do ponto que havia deixado.

Outra razão de segurança até mais importante é que com o Google Docs todo o documento fica armazenado online. Isso é importante porque se o seu computador tiver problemas você não vai precisar se desesperar. Não precisará correr para consertar ou arrumar uma forma de recuperar o HD, pois tudo estará na internet.

Bastará acessar a sua conta em qualquer outro computador e encontrará o arquivo lá exatamente da forma que havia modificado pela última vez.

Multiplataforma

Uma grande vantagem do Google Docs é que é multiplataforma. Afinal, como é acessado pelo navegador da Internet, você pode visualizar e modificar seja com computadores Windows, Mac, Ubuntu, ou até mesmo pelo smartphone.

Desta forma não vai ter problemas de ter feito em um sistema e ter incompatibilidade com outros computadores.

Facilidade para importação e exportação

Com o Google Docs você também pode também importar documentos de outros formatos, como PDF, DOC, XLS, ODT, ODS, PPT, PNG, RTF, JPEG, entre muitos outros. Ou seja, você pegar arquivos salvos desta forma e abrir diretamente no Google Docs.

Depois, quando você quiser baixar o documento feito você também pode escolher por exportar o arquivo para um desses formatos disponíveis.

Portanto, você pode adicionar na lista do para que serve o Google Docs também o recurso de conversão.

Compartilhamento

Um ponto muito positivo para que serve o Google Docs é que você consegue compartilhar a publicação com quem você quiser. Basta ter o email ou compartilhar o link do arquivo com outra pessoa.

Além disso quem você permitir o acesso ainda poderá alterar com você ao mesmo tempo. Ou seja, trata-se de um compartilhamento completo.

Colaboração na produção

Como você tem a possibilidade de compartilhar o arquivo isso significa que você pode ter um trabalho colaborativo sem limitações.

Portanto, caso seja um trabalho em conjunto, no qual cada um vai ser responsável por uma parte, basta que os dois acessem o arquivo e vão poder ir atualizando juntos ao mesmo tempo.

Desta forma um vai poder inclusive ver o que o outro já está adiantando e saber o que você também pode acrescentar ou não.

Isso sem dúvidas facilita muito para quem trabalha a distância, especialmente nesses tempos de home office.

Todo acervo histórico

Uma das vantagens para que serve o Google Docs é ter um backup de todas as versões que você modificar. Isso porque a plataforma salva automaticamente todas as vezes que você alterar.

Por isso caso você tenha modificado algo em um dia, e depois decida que quer usar o documento da forma que estava dois ou três dias atrás basta buscar na lista a data da última modificação com o formato que você deseja.

É sem dúvidas um ponto muito positivo, pois na maioria dos programas ao salvar você não consegue mais retornar a como estava antes.

Muitos recursos para adicionar

Dentro do Google Docs você tem a possibilidade de adicionar uma série de coisas para deixar o seu documento mais completo.

É algo bem similar ao que você encontra no Microsoft Word ou outros programas similares.

Com isso, é possível inserir imagens do computador ou de páginas da internet para ilustrar uma informação.

Consegue criar tabelas e gráficos com os dados utilizados no texto e ainda especificar partes favoritas.

Como se trata de um programa online, é ainda muito mais fácil colocar links que facilitam o acesso ao site.

Junte com outros aplicativos

Uma das grandes vantagens do Google Docs é que você pode utilizar outros programas do Google junto da sua tarefa. Com isso pode criar formulários, desenhos, apresentações, ou integrar com o Google Maps ou o Google Sites.

Desta forma conseguir ter mais recursos e desenvolver algo mais completo.

Como usar o Google Docs

Agora que você já sabe para que serve o Google Docs, confira agora um passo a passo do que fazer para usá-lo.

Acesse o aplicativo

O primeiro passo é acessar o Google Docs. Para isso basta digitar docs.google.com. Em seguida você entrará com a sua conta do Google.

Escolha na tela inicial

Depois de logado no Google Docs você escolherá qual serviço gostará de usar. O menu tem as opções de documentos, planilhas e apresentações.

Você pode escolher o Docs para começar totalmente do zero ou usar modelos existentes.

Novo documento

Você pode criar um novo documento ou alterar para os outros modelos. Para isso basta clicar no sinal “+”.

Todos os arquivos no Google Docs são salvos automaticamente, mas para garantir você pode sempre confirmar na tela se tem a informação “Todas as alterações foram salvas no Drive”.

Compartilhar documento

Tudo o que é feito no Google Docs pode ser compartilhado com quem você quiser. Para isso basta clicar no botão “compartilhar”, que está presente no canto superior da tela. Em seguida você vai definir para qual e-mail você vai enviar a autorização para poder alterar o documento que você está usando.

É possível também compartilhar o documento com toda a internet. Para isso você vai começar com o mesmo procedimento, mas selecionará “avançado”. Lá você vai alterar o que está descrito com “Particular – Somente você pode acessar” para colocá-lo público.

Documentos offline

Apesar de ser um serviço online você consegue colocar seus documentos para serem visualizados e alterados offline. Para isso basta acessar essas as configurações e ativar a opção de “sincronização offline”.

Muitas utilidades

Agora que você já viu para que serve o Google Docs vale a pena passar a usar a plataforma para os seus projetos. É algo fácil de usar e que tem muita segurança.