Dicas de Melhores

Panela de Pressão Elétrica: Qual a Melhor do Mercado?

panela de pressão elétrica qual a melhor

Em busca de panela de pressão elétrica? Qual a melhor e onde comprar a gente revela nessa publicação!

Fazer sopas, feijão e várias comidas com rapidez, só mesmo tendo uma panela de pressão elétrica. Qual a melhor? Se essa é a sua dúvida e por isso ainda não adquiriu essa maravilha do mundo culinário, saiba que seus problemas acabaram.

Comprar uma panela dessas facilita, e muito, o seu trabalho na cozinha. Primeiro porque ela cozinha os alimentos com mais segurança e em menos tempo. Aliás, ela permite que você cozinhe, vaporize e até asse bolos dentro dela. Por isso, antes de comprar uma, veja qual a melhor panela de pressão elétrica do mercado.

Qual a melhor panela de pressão elétrica e como escolher?

Uma boa panela de pressão elétrica é aquela que lhe garante segurança acima de tudo. Mas também é ótimo levar em consideração se ela é fácil ou não de limpar, se você pode usá-la para descongelar alimentos e se o produto vem com garantia.

Por isso, separamos abaixo uma lista detalhada para você escolher a melhor panela de pressão elétrica. Qual a melhor é algo que, no final, ficará ao seu critério. Porém nós separamos também algumas dicas e as avaliações dos produtos!

Como escolher panela de pressão elétrica? Qual a melhor?

Veja abaixo os modelos mais conhecidos e avaliados:

1. Panela de Pressão Elétrica Electrolux Chef Pcc20 6L

Com display LED digital e super silenciosa, essa é uma das favoritas dos chefs de cozinha. A panela tem capacidade para seis litros e é perfeita para quem ama fazer aquele feijão todos os dias.

Sua capacidade de cozimento é muito mais ágil que de uma panela de pressão comum ao ser utilizada no fogão convencional. Além disso, pode usar a panela Electrolux para refogar, aquecer e apenas cozinhar alimentos, sem utilizar a pressão.

É composta ainda por um recipiente antiaderente e removível, o que facilita a sua limpeza. E também acompanha um copo medidos, uma concha e uma espátula que não riscam o revestimento do produto.

O melhor preço você encontra aqui.

2. Panela de Pressão Elétrica Cadence Sabore 800W 4L

panela de pressão elétrica Cadence

A Cadence é uma marca nacional com ótimos produtos, inclusive panela de pressão elétrica. Qual a melhor? Essa resposta vai depender também do seu estilo. Isso porque a Cadence não produz apenas eletrodomésticos, a marca se preocupa com o design dos seu produtos.

Essa panela de pressão elétrica, por exemplo, é em inox escovado com detalhes em vermelho. Seu design é excelente para quem gosta de ter uma cozinha bonita para mostrar aos amigos, afinal cozinhar é uma arte, não é mesmo?

E uma das principais vantagens de escolher uma panela de pressão da Cadence é justamente o custo-benefício. Com essa panela, você cozinha uma série de alimentos, como frango, peixe, soa, mingau, legumes e mais.

Ela conta ainda com programação de cozimento de até 24 horas, ou seja, você pode colocar os ingredientes lá e deixar que ela faz o resto. E ainda vem com programas pré-definidos, para você arrasar no feijão, mesmo que não saiba muito bem como fazer.

O melhor preço você encontra aqui.

3. Panela de Pressão Elétrica Viva Digital Philips Walita 5L

Um pouco mais caras que as duas opções anteriores, essa panela é uma das melhores do mercado. São quase 200 as avaliações positivas do produto, que possui muitas funções diferenciadas, como a possibilidade de armazenar uma receita sua no sistema digital.

Com um sistema de segurança inovadora, a sua tampa não abre enquanto ainda houver vapor no seu interior. Isso impede queimaduras, explosões e quaisquer outros problemas que podem surgir no manuseio de uma panela de pressão elétrica. Qual a melhor vantagem? Ela permite que você faça doces e sobremesas únicos!

Já pensou em fazer um pudim na panela de pressão? Com essa opção da Philips Walita você pode! E fica pronto em só 14 minutos. São 10 programas pré-automatizados para fazer os seus pratos favoritos. Mas você pode inserir as suas receitas com a ajuda do manual.

O melhor preço você encontra aqui.

4. Panela de Pressão Elétrica Philips Walita Linha Daily Collection RI3103/7

panela de pressão elétrica Philips Walita

Apesar de já termos falado de uma panela de pressão Philps Walita, vale mencionar essa da Daily Collection. Ela é uma das panelas de pressão elétrica mais antigas do mercado e não é à toa que possui mais de mil avaliações positivas.

É uma versão mais simples da que descrevemos acima e sai pela metade do preço. Mesmo assim, é ótima para fazer carnes, arroz, feijão e legumes. Seu material é todo antiaderente e também tem timer para controlar o tempo de preparo dos alimentos.

O programa de aquecimento automático ainda permite que você mantenha o alimento quentinho e fresco por até seis horas, sem perigo de contaminação. É a panela perfeita para quem quer começar a cozinhar com pressão, mas ainda não tem experiência.

O melhor preço você encontra aqui.

5. Panela de Pressão Elétrica Britânia Digital N 5L

A Britânia é outra marca nacional com produtos de excelente qualidade. Fundada em Curitiba, a empresa sulista vende milhões de eletrodomésticos todos os anos. As suas panelas de pressão elétricas se destacam por serem feitas com bom material a um bom preço.

O design dessa panela permite que você conserve com mais facilidade as propriedades nutricionais dos alimentos no momento do cozimento. Ela ainda oferece mais praticidade e rapidez no preparo de refeições e pode ser levada à mesa, pois seu cordão é removível.

Além disso tudo, a panela é toda em aço escovado, que evita arranhões, ferrugem e outros desgastes de uso. Vem com garantia de um ano e acessórios.

O melhor preço você encontra aqui.

6. Panela Eletrônica de Pressão Fun Kitchen 5L

O principal diferencial dessa panela de pressão elétrica importada é a garantia. A empresa oferece logo dois anos de cobertura. Se você usa bastante a panela de pressão, essa pode ser a melhor para você.

Ela também tem um design inovador, com aço escovado e detalhes em plástico vermelho. É um produto bom, eficiente e bonito para trazer mais vida a sua cozinha. Possui ainda alças antitérmicas o que garante um manuseio seguro e livre de acidentes ou queimaduras.

Quem compra gosta e recomenda!

O melhor preço você encontra aqui.

7. Panela de Pressão Elétrica Digital Philco Pppv 01 6L

panela de pressão elétrica Philco

Toda vermelha, essa panela de pressão elétrica não passa desapercebida nas vitrines das principais lojas de eletrodomésticos. A Philco é uma marca sólida e com bastante tempo de atuação no mercado. Seus produtos são bonitos, bons e versáteis.

A panela de pressão da Philco vem com capacidade de seis litros, perfeita para alimentar a família toda, fazer marmitas semanais ou sobremesas de grande porte. São seis os seus sistemas de segurança, que permitem um uso muito mais seguro na sua cozinha.

Além disso, você pode regular o calor, os níveis de pressão e o tempo. Tem também 14 programas de cozimento e conserva os alimentos na temperatura ideal sem prejudicar a sua saúde.

Acompanha copo medidos e espátula, e você ainda encontra o mesmo modelo em outras três cores: preto, dourado e prateado.

O melhor preço você encontra aqui.

8. Panela de Pressão Elétrica Eletrolux PCE10 3L

Morar sozinho não é desculpa para não ter uma panela de pressão elétrica. Qual a melhor para isso? As que tem menor capacidade! Esse modelo mais simples e barato da Eletrolux tem tudo que você precisa para faze refeições menores com a mesma qualidade.

A panela é mais simples e vem com capacidade para apenas três litros. Ainda assim, tem nove válvulas de segurança, é portátil e vem com timer. É o eletrodoméstico perfeito para quem cozinha em menores quantidades, mas não abre mão da comida caseira.

O fabricante oferece também 12 meses de garantia e acessórios.

O melhor preço você encontra aqui.

9. Panela de Pressão Elétrica Black+Decker 5L

Outra excelente panela de pressão no mercado. A Black+Decker também tem anos de tradição com eletrodomésticos e acessórios de cozinha. Essa panela é muito prática, segura e despensa completamente o uso do fogão na preparação dos seus alimentos.

Um dos seus diferenciais é o sistema silencioso, que evita o chiado durante o cozimento. Nela você pode fazer as mais variadas receitas, como sopas, feijão, legumes, macarrão, carnes, frango, peixes, pudins, bolos, doce de leite, doce de abóbora e até brigadeiro.

Seu design é em alumínio polido e aço escovado e suas alças também possuem tratamento para reduzir o calor e evitar queimaduras.

O melhor preço você encontra aqui.

10. Panela de Pressão Elétrica Mondial PE-26 Pratic Cook 3L

A Mondial é outra marca nacional que merece destaque. A sua panela de pressão simples e compacta é ótima para quem cozinha pouco ou está começando a aprender a cozinhar. Com timer e programação acessível, esse eletrodoméstico possui capacidade para até três litros.

Prepare os mais diversos alimentos em um só lugar e sem sujar um monte de louça. Com a panela da Mondial você ainda pode cozinhar sossegado, pois o sistema de segurança é um dos melhores do mercado.

Quem comprou não se arrependeu. É um bom produto na relação custo-benefício.

O melhor preço você encontra aqui.

Panela de pressão elétrica: qual a melhor e como usar?

Escolher a panela vai depender muito das suas necessidades e até do seu gosto. Como você viu acima, algumas prezam mais pelo design, outras pela segurança e umas pela capacidade.

Se você tem uma família grande, talvez seja melhor comprar uma panela maior, com mais de cinco litros. Assim você consegue fazer os alimentos na medida certa, sem deixar ninguém passando fome.

Agora, se você mora sozinho, opte por um modelo menor e mais simples, até porque você vai usar pouco esse tipo de eletrodoméstico nos meses mais quentes. Procure também escolher uma panela que satisfaça as suas necessidades. Por exemplo, se você gosta de sopas cremosas, opte por um eletrodoméstico que tenha essa função.

E cuidado para não confundir as panelas elétricas de arroz com as de pressão. Elas não são a mesma coisa. Por isso também é bom pesquisar bastante antes de adquirir a sua!

Uma boa ideia pode ser recorrer também a sites como o Reclame Aqui, para saber o que outros consumidores dizem sobre determinado produto. Assim você pode ver quais dão mais problema, quais não tem garantia e quais produtos podem ser difíceis de trocar.

Usando a minha panela de pressão elétrica

como usar panela de pressão elétrica

Usar uma panela de pressão elétrica é muito mais fácil do que você pensa. Primeiro porque não tem que ficar montando a panela, muito menos precisa de rezar para ela não explodir. Os sistemas de segurança das panelas elétricas são muito mais eficientes e a grande maioria delas nem liga se não estiver bem travada.

Assim que você fizer o unboxing da sua panela nova, não se esqueça de remover todos os plásticos e papéis desnecessários antes de começar a usar. Olhando o manual, desmonte a panela e lave os acessórios laváveis, bem como a tampa e a parte removível antiaderente, para remover qualquer produto finalizante que possa ter ficado para trás.

Seque bem as partes e volte a montar a sua panela. Relaxe, a maioria dessas panelas é muito simples de montar e possui poucos encaixes. Siga bem os passos descritos no manual, pois nem todos os eletrodomésticos são iguais. E não jogue a caixa fora antes de testar o produto.

Se, por algum motivo qualquer, a sua panela apresentar defeito, você pode trocá-la sem prejuízos. De acordo com o Código de Defesa do Consumidor (CDC) você tem até 30 dias para devolver o produto e recuperar o seu investimento. Por isso, guarde a nota fiscal, o manual e a caixa em um primeiro momento.

Depois disso, siga a sua receita. Você pode ligar a panela na tomada e usar a função aquecer para refogar o alho e a cebola lá mesmo, se for fazer feijão, sopa ou carnes. Quando estiver com tudo pronto para levar para a pressão, prepare a tampa e coloque-a em cima da panela. Gire até prender e ouvir o clique.

Ao terminar o tempo da pressão, libere-a com muito cuidado. O ideal é usar um utensílio de cozinha, como uma colher de pau, para fazer isso com certa distância. Quando toda a pressão sair, a tampa poderá ser destravada e sua comida estará pronta!

Vantagens e desvantagens da panela de pressão elétrica

As vantagens de adquirir uma panela dessas são muitas. Primeiro que elas são muito mais seguras e o risco de explosão é nulo. Antigamente, usar panela de pressão em casa era quase uma aventura.

Além disso, os eletrodomésticos usam menos líquido e levam menos tempo. Ou seja, uma panela elétrica cozinha a mesma quantidade de feijão com um terço da água que você precisaria para fazer o mesmo em uma panela comum. A forma como a pressão é feita faz com que os alimentos cozinhem mais rapidamente, evitando longas horas de espera.

Você ainda pouca gás de cozinha, já que as panelas elétricas funcionam com eletricidade. E se você pensa que isso irá interferir na sua conta de luz, saiba que boa parte das marcas que citamos são energeticamente eficientes e econômicas.

Essas panelas são ainda portáteis e você pode levar com você em viagens, acampamentos e outras situações. São boas para preparo de refeições rápidas. E a sua lavagem é simples e fácil. Outra vantagem é que essa panela permite a você alguma versatilidade. Há mais receitas que você pode fazer na panela elétrica que na tradicional.

Já as desvantagens são poucas. A primeira é o tamanho da panela. Muitas delas são grandes e pesadas. Uma boa panela elétrica de pressão pode pesar até cinco quilos.

Colocá-la em uma cozinha pequena pode ser um desafio. E é o tipo de eletrodoméstico que deve ficar sempre à vista e próximo de uma tomada. Caso contrário, você esquece que ela existe!

Receitas na panela de pressão elétrica

feijão na panela de pressão elétrica

Comprou uma panela dessas e não faz ideia de por onde começar? Que tal aprender algumas receitas gostosas e muito fáceis? Veja abaixo como fazer alguns alimentos tradicionais com seu novo eletrodoméstico!

1. Feijão

Seja o pretinho básico ou o carioca, o feijão não pode faltar na mesa dos brasileiros. Fazê-lo na panela de pressão elétrica é barbada!

Ingredientes:

  • 500 gramas de feijão da sua preferência;
  • 100 gramas de linguiça picante;
  • 100 gramas de linguiça tradicional;
  • 100 gramas de costelinha defumada;
  • 100 gramas de bacon picado;
  • Quatro dentes de alho;
  • Um litro de água;
  • Uma cebola picada;
  • Duas a três folhas de louro;
  • Azeite e sal a gosto.

Modo de preparo:

Ligue a panela no modo aquecer e coloque um fio de azeite. Refogue as liguiças, o bacon, a cebola e o alho. Espere dourar bem e adicione a costelinha defumada, os temperos e o feijão com a água. Também e selecione o modo feijão da sua panela.

Se a sua panela não possuir um modo específico para feijão, coloque para cozinhar por 45 minutos. Espere o tempo de cozimento e retire a pressão. Agora é só acertar o sal e mandar ver!

2. Pudim de leite

A maioria das panelas de pressão elétricas são ótimas para fazer pudim. Esqueça o forno em banho-maria! Isso dá muito trabalho e demora demais. Para fazer um pudim delicioso e muito prático basta seguir os passos abaixo!

Ingredientes:

  • Uma lata de leite condensado;
  • A mesma medida de leite;
  • Quatro ovos;
  • 150 gramas de açúcar.

Modo de preparo:

Em uma forma de pudim, coloque o açúcar e leve ao fogo para caramelizar. Você pode fazer isso de várias formas, até mesmo direto na boca do fogão, mas tome cuidado para não se queimar.

Enquanto isso, bata os outros ingredientes em um liquidificador até obter um creme homogêneo. Despeje esse líquido em cima do caramelo diretamente na forma e tampe. Se a sua forma de pudim não tiver tampa, use uma folha de papel-alumínio.

Abra sua panela de pressão elétrica e coloque lá dentro 200 mililitros de água e acenda no modo aquecer. Quando a água levantar fervura, coloque a forma de pudim no centro e feche a panela de pressão. Cozinhe na pressão por 20 minutos.

3. Carne de panela

Uma costelinha soltando do osso com aquele molho é tudo de bom, não é mesmo? Aprenda a fazer isso na sua panela de pressão elétrica novinha.

Ingredientes:

  • Um quilo de costela;
  • Duas cebolas grandes;
  • Três cubos de tempero de carne;
  • Dois dentes de alho;
  • Pimenta e sal a gosto;
  • Cinco batatas pequenas descascadas.

Modo de preparo:

Comece por cortar a cebola em rodelas grossas. Use essas rodelas para forrar o fundo da panela de pressão. Coloque as costelas por cima disso com os ossos virados para baixo. Pique os dentes de alho e coloque por cima da carne.

Esfarele os cubos de tempero e distribua no topo de tudo. Coloque sal e pimenta a gosto. Cubra tudo com as batatas. Você pode cortá-las em cubos, se desejar. Tampe e cozinhe por 50 minutos. Depois é só retirar a pressão e mexer tudo. Sirva de preferência acompanhado de arroz branco.

4. Sopa de abóbora

como fazer sopa na panela de pressão elétrica

Uma sopinha cremosa nos dias mais frios é irrecusável. Fazer em casa dá trabalho? Isso é o que você pensa!

Ingredientes:

  • Uma cebola;
  • Dois dentes de alho;
  • 500 gramas de abóbora cortada em cubos;
  • Uma abobrinha cortada em cubos;
  • Duas batatas lavadas e cortadas em cubos;
  • Um litro de água;
  • Sal e tempero a gosto;
  • Azeite a gosto;
  • Uma cenoura picada.

Modo de preparo:

Descasque a cebola e o alho. Coloque todos os ingredientes na panela de pressão e tampe. Se quiser, pode fazer a abóbora sem casca. Ligue no modo de pressão por pelo menos 30 minutos.

Depois de cozinhar, deixe a pressão sair e abra a tampa. Mexa com uma colher de pau para desmanchar os ingredientes e deixar a sua sopa mais cremosa. Corrija o sal e os temperos se necessário.

Sirva quente e com bastante queijo ralado por cima! Se quiser, pode fazer a mesma sopa com outros legumes, como ervilha, brócolis, repolho, couve, batata-doce, entre outros. E se quiser usar carne, basta refogá-la na própria panela elétrica antes de iniciar o processo de pressão.

 

Crédito das imagens: Freepik, PxhereLojas Americanas, Magazine Luiza e Shoptime