O espanhol é a segunda língua mais falada do mundo, sendo a oficial em mais de 20 países. Como qualquer outro idioma, podemos facilmente encontrar diferentes variações geográficas e regionalismos próprios de cada lugar, além das gírias e expressões.
Enquanto o espanhol da Espanha é conhecido como espanhol europeu, o falado na Argentina e no Uruguai é chamado de espanhol rio-platense. A diferença mais importante é o sotaque e o uso do pronome vos (você) e suas conjugações no lugar de tú. É uma característica do idioma originada no espanhol antigo, que vem da conjugação do vosotros, usado somente na Espanha (os argentinos, porém, entendem do mesmo jeito àquelas pessoas que falam com o tú).
Se bem existem muitas semelhanças entre o espanhol da Argentina e o português do Brasil, também há muitas diferenças entre as duas línguas. Para muitas pessoas não é tão fácil se desenvolver com o idioma dos hermanos, e para evitar situações constrangedoras ou angustiantes na hora de visitar a capital portenha, existem muitos estabelecimentos onde estudar espanhol na Argentina.
Viajando para Buenos Aires: como falar corretamente
Existem muitas palavras que podem ser de utilidade na estadia em Buenos Aires, seja para fazer negócios, turismo ou para estudar espanhol em Buenos Aires. Como já foi dito, mesmo quem considera que conhece bem a língua dos hermanos pode estranhar bastante, porque o espanhol falado na Argentina é bem-marcado pela informalidade e por influências da imigração italiana e francesa do século passado, que introduziu no léxico uma grande quantidade de palavras nesses idiomas.
Está de malas prontas para Buenos Aires? Veja abaixo alguns termos comuns do idioma dos hermanos para ter uma ideia básica de como se virar na capital portenha.
Palavras para cumprimentar
As palavras para cumprimentar são muito úteis e básicas para iniciar conversas em lugares públicos, restaurantes e meios de transportes e evitar situações constrangedoras ao desrespeitar alguém acidentalmente.
Hola – O hola é a palavra mais básica para cumprimentar em todos os países onde se fala espanhol. No caso específico da Argentina, um costume muito comum dos portenhos é encurtar as palavras ou trocar o final das mesmas pela letra i. Por isso, é normal escutar holi ou até holu em uma conversa informal do dia a dia.
Chau – Os argentinos costumam dar tchau informalmente utilizando a palavra chau, que muitas vezes é acompanhada de alguma outra expressão como nos vemos ou suerte. A palavra vem do termo italiano ciao que na Italia é utilizado também para dar as boas-vindas. O chau pode ser dito sozinho ou acompanhado de outras expressões informais como te veo, uma forma de dizer que encontrará a pessoa por aí novamente.
Hasta luego é uma forma comum de se despedir em contextos mais ou menos formais, se bem é bastante usada em qualquer tipo de situação. Se bem existem outras expressões, como hasta pronto, hasta luego é sem dúvidas a mais utilizada.
Se for viajar para Buenos Aires, leve em consideração que os argentinos são muito beijoqueiros e abraceiros. Em ambientes informais e em certos contextos formais, é costume cumprimentar dando um beijo na bochecha, inclusive entre homens.
Esse comportamento socialmente aceitado e herdado dos imigrantes que chegaram no século passado atrai a curiosidade de muitos estrangeiros pela proximidade. Por outro lado, o cumprimento de apertão de mãos é deixado quase exclusivamente para ocasiões profissionais ou cerimoniais.
Palavras para utilizar em bares e restaurantes
Para se desenvolver em um bar ou restaurante, é importante saber que desayuno equivale ao café-da-manhã, almuerzo é o almoço e cena é o jantar.
Um falso cognato nesse contexto é a palavra propina, que ao contrário do português é uma palavra sem conotações negativas: significa simplesmente gorjeta, e não envolve nenhum ato ilícito. Saiba também que na maioria dos restaurantes em Buenos Aires o serviço não é incluído. Por isso é normal as pessoas deixarem uma gorjeta (geralmente o troco), que vai entre o 10% e o 15% do total da conta.
Palavras para utilizar em meios de transportes
Uma dúvida muito comum entro os turistas que visitam Buenos Aires é qual o melhor meio de transporte para cada ocasião. A capital portenha oferece diversas formas de locomoção, como taxi, ônibus, bicicleta, metrô e trem. O transporte em Buenos Aires é econômico e de fácil acesso.
Junto com o colectivo (ônibus), o subte (palavra que vem do termo subterrâneo e é utilizada para se referir ao metrô) é o meio de transporte mais utilizado pelos habitantes de Buenos Aires. A passagem (boleto) pode ser comprada à vista em qualquer uma das estações ou utilizando o cartão SUBE (um sistema moderno de ticket eletrônico), que pode ser adquirido e recarregado em quiosques e diversos comércios.
A rede de metrô converge no microcentro, a principal área financeira e de atrativos turísticos da cidade. O serviço conta com seis linhas e funciona das 5h às 23h de segunda a sábado. Já os domingos, das 8h às 22h, variando um pouco de acordo à linha.
Por outro lado, existem mais de 180 linhas de ônibus que conectam a capital portenha às 24h do dia. Um aspecto interessante é que ao subir no ônibus é preciso informar ao motorista o destino, para que ele libere o valor a ser cobrado de acordo com a distância.
Já o trem é o melhor meio de transporte para chegar aos locais mais distantes do centro de Buenos Aires, como também para conhecer certos municípios próximos e muito turísticos, como o Tigre, uma reserva ambiental repleta de ilhas e canais.
Se bem existem poucas linhas, o serviço de trem é utilizado por mais de um milhão de pessoas diariamente, conectando a capital com os subúrbios e outras cidades. Por esse motivo, não é super recomendado para turistas.
Por último, a forma mais barata e ecológica de percorrer Buenos Aires é sem dúvidas de bicicleta. Nos últimos anos, os governantes tem incentivado o uso da bicicleta como meio de locomoção, com a implementação de infraestrutura de ciclovias em várias avenidas e ruas da cidade.
Pronto para viajar para a capital do doce de leite, do tango e do churrasco? Amplie seu vocabulário com esses termos regionais e tenha uma ótima viagem!