Guia Prático

O que significa TBT e como utilizar nas redes sociais

Descubra também as vantagens de utilizar o #TBT como estratégia de marketing

o que significa tbt

Throwback Thursday é a expressão (em inglês) para TBT. Mas o que significa TBT em português? Em tradução livre, é a Quinta-feira do Retorno! Parece um pouco estranho, mas o seu uso é bastante comum nas redes sociais com a hashtag #TBT ou #ThrowBackThursday. A utilização do termo #TBT – ao ser indicada em publicações – remete a algo que aconteceu no passado.

Ou seja, o #TBT vai categorizar uma publicação, normalmente uma fotografia, de forma a indicar que ela não é atual. Essa hashtag é bastante utilizada no Instagram e Twitter (mas também pode ser encontrada em outras redes). Assim, quando chega a quinta-feira, os usuários destas redes podem optar por postar suas lembranças. Ao utilizar #TBT, informam que se trata de uma fotografia antiga.

Celulares Xiaomi: quais são os melhores do mercado

O que é TBT e quando ele surgiu

É suposto que a sigla TBT tenha aparecido, pela primeira vez, em 2003 no site Urban Dictionary como uma das expressões utilizadas na linguagem informal das ruas. Entretanto, ela só se tornou popular, quando passou a ser utilizada com mais frequência no Twitter, em 2006.

Foi a empresa de calçados Nice Kicks a criadora da hashtag #TBT que, na época, fez uma publicação saudosa no Twitter para divulgar alguns dos seus antigos modelos de tênis. A campanha de sucesso teve com objetivo aumentar as vendas desses modelos retrôs, fisgando principalmente, os fãs da marca.

Já em 2011 o significado de TBT tomou conta do Instagram e hoje é a rede social que mais utiliza a #TBT, todas as quintas-feiras, para recordar algo do passado.

Quando utilizar a #TBT

o que significa tbt

Apesar de ser uma forma de saudar algo do passado, ela deve ser utilizada num dia específico: quinta-feira. De nada adianta postar um “Hoje é dia de #TBT” durante o final de semana, sendo que trata-se de um Throwback Thursday.

Além da #TBT também existe outra hashtag que privilegia publicações do passado. Apesar de não ser tão famosa, o significado de TBT está bem próximo. É a #FBF que, em inglês, significa Flashback Friday. Em tradução livre, trata-se da Sexta-feira da Retrospectiva. Ou seja, quer relembrar algo que aconteceu numa sexta? Esta deve ser a expressão!

É provável que esta hashtag tenha surgido para ajudar aos esquecidos! Uma alternativa para quem deixou de publicar suas fotos antigas na quinta-feira e aproveita a sexta, para fazer. É uma estratégia, também, de potencializar e aumentar a probabilidade da sua foto ser vista por mais usuários. Inclusive, esta é uma estratégia comum nas empresas.

Qual o melhor celular custo-benefício do mercado

Vantagens de utilizar o #TBT como estratégia de marketing

O que significa TBT e quando ele deve ser usado é bem simples. Mas e no caso das marcas, empresas ou perfis comerciais (blogs e/ou influencers, por exemplo), para que a hashtag #TBT serve?

Como estratégia de marketing nas redes sociais, ela tem como principal objetivo, aumentar a visibilidade das publicações. Isto é possível graças a opção de seguir estas hashtags. Desta forma, o alcance das publicações é potencializado, mais pessoas podem visualizar e, consequentemente, passarem a seguir a página ou perfil em questão.

A #TBT também pode ser utilizada para relembrar momentos importantes ou históricos da marca. Como por exemplo, no caso de um festival de música, relembrar quais foram os melhores shows. É uma forma de criar memórias e, ao mesmo tempo, fazer menções positivas.

Pode ser utilizada ainda como uma estratégia para aumentar o engajamento com o seu público. Com legendas criativas e #TBT você consegue estimular uma conversa com os seguidores, de forma a aumentar a interação.

Quais os tipos de fotos e há quanto tempo atrás?

o que significa tbt

As pessoas costumam questionar o que significa TBT e quais são os tipos de fotos que se encaixam nessa hashtag. A resposta é muito simples: qualquer publicação (ou foto) pode ter #TBT, desde que seja antiga e publicada numa quinta-feira.

O ideal mesmo é que ela tenha pelo menos 5 anos. Mas nada impede que as pessoas façam publicações de uma semana atrás, se estiverem saudosas com o momento. É tudo uma questão de brincar com a expressão e provocar algum tipo de reação nos usuários que visualizam as publicações.

O objetivo é despertar nostalgia e, as marcas e perfis comerciais podem fazer isso para relembrar, por exemplo, a primeira publicação de sempre; o primeiro escritório; o primeiro produto da marca e assim por diante. Não necessariamente o primeiro, mas algo que seja relevante e provoque o sentimento de saudosismo.

Descubra quais são os melhores tablets Samsung para comprar

Posso utilizar outras hashtags?

Sim, esta é a ideia! Além de combinar a #TBT você também pode incluir outras que sejam relevantes para o seu público (no caso daqueles que possuem algum objetivo de marketing e/ou divulgação e visibilidade) ou até mesmo para contextualizar a referência. Mas cuidado para não exagerar!

O ideal é conseguir conciliar uma quantidade entre 5 e 10 hashtags, sendo que elas devem ser específicas e não gerais. Devem, inclusive, refletir a imagem que você deseja passar para os clientes. Além de ser algo interessante, que instigue a curiosidade, deve manter a boa reputação.

Viu como é simples entender o que significa TBT e como você deve utilizar nas redes sociais? Agora é colocar em prática estas dicas, seja você um usuário particular, uma empresa ou perfil comercial.