Avançar para o conteúdo

O que podemos fazer para evitar o desperdício de água

O que podemos fazer para evitar o desperdício de água

Formas de garantir uso consciente da água

Nos últimos anos tem sido cada vez mais comum campanhas de uso consciente e também pela redução do consumo de água nas casas. São muitos fatores que fazem com que no dia a dia sem perceber você acabe usando mais do que deveria, causando um problema para você e para o Mundo.

Neste artigo você vai conferir dicas importantes com o que podemos fazer para evitar o desperdício de água

Por que reduzir o consumo de água em casa?

A água é algo fundamental para a vida humana. Você percebe isso dentro de casa na hora da higiene, limpeza e preparo de alimentos. Só que além de todas essas atividades domiciliar, a água também é usada para a fabricação e preparação de muitos outros itens utilizados pela sociedade.

É exatamente isso tudo que faz com o consumo seja cada vez mais acentuado e já esteja há muitos anos em um nível preocupante.

E um erro muito comum de quem é leigo no assunto é achar que pelo fato do planeta ter muita água e sempre ter um volume alto de chuvas, isso não significa que o volume seja renovável facilmente.

Isso porque apesar de 70% do Planeta Terra ser coberto por água, apenas cerca de 2% dela é potável. Além disso, as chuvas são ampliam a nossa capacidade apenas nos locais certos para armazenamento e distribuição pelas cidades.

Pois é preciso todo um tratamento para que chegue em boas condições nas nossas casas.

Portanto, estamos falando de algo fundamental para a população e que precisa ser usado de forma consciente, é o que é chamado de sustentabilidade.

Mas se você não está muito preocupado com essa questão tem ainda um outro fator que certamente vai te tocar. Trata-se da questão financeira, pois a redução do consumo de água faz com que você pague menos na conta.

E qualquer gasto desnecessário que pode ser evitado, como apresentaremos nas sugestões abaixo, é sempre um extra que você pode utilizar de outra forma.

Tarefas que mais consomem água

Antes das dicas com o que podemos fazer para evitar o desperdício de água é fundamental estar atento a quais são os momentos que merecem maior atenção.

Seja porque causam maior desperdício, como também porquê você pode reutilizar a água usada.

Desta forma esteja sempre de olho no seu consumo na hora de tomar banho, escovar os dentes, lavar a louça, cozinhar, dar descarga, lavar casa e carro, além de claro os problemas hidráulicos.

Só que calma que isso não significa que você não deva fazer essas coisas, afinal, são coisas do nosso dia a dia. Porém, dá para ter um uso consciente.

Dicas para evitar o desperdício de água

A solução total é complexa, mas aqui você confere o que podemos fazer para evitar o desperdício de água. Portanto, confira alguns itens fundamentais para ajudar nesta tarefa.

Anote cada uma dessas sugestões que você não só ajudará o Planeta, como também resultará em um impacto positivo na sua conta de água, gerando uma economia para você.

É fundamental também que você repasse as sugestões para todos na casa, especialmente as crianças. São elas, que até por não saberem do custo disso, acabam deixando torneiras abertas ou brincando demais no banho causando um uso excessivo.

Trata-se de uma preocupação tão comum que hoje é cada vez mais comum este assunto ser abordado nas escolas, especialmente no Dia da Água.

Armazenar água da chuva

Uma dica muito importante para não gastar muita água é produzir o seu próprio armazenamento. Ou seja, utilizar bacias, baldes e outras opções para guardar água da chuva.

Esta não é potável, mas pode ser utilizada para lavar a casa, regar as plantas, usar no vaso entre outras coisas. Só tenha sempre cuidado com os mosquitos da dengue.

Olho nas torneiras

Um local que causa muito desperdício é a torneira, seja do banheiro ou na cozinha. Portanto, evite deixa-la aberta durante todo o período que estiver de frente para ela.

Se está escovando os dentes ou lavando uma louça, por exemplo, lembre-se de fecha-las. Voltando a aciona-las apenas no momento necessário.

Nada de banhos demorados

Uma dica preciosa é controlar o tempo de banho. Muitas das vezes acabamos relaxando no chuveiro e não vendo o tempo passar. Isso gera um consumo de água muito excessivo.

Portanto, lembre-se de gastar apenas o necessário para lavar todas as partes do corpo. Esta é uma das principais sugestões do que podemos fazer para evitar o desperdício de água

Cuidado com vazamentos

Da lista do que podemos fazer para evitar o desperdício de água um item obrigatório é ter cuidado com vazamentos. Isso porque é o pior gasto de todos, pois a água está indo embora sem nenhuma utilização.

Sendo assim se tem alguma goteira ou algo do tipo trate de arrumar o mais rápido possível.

Reaproveitar a água dos alimentos

Outra dica muito importante e que poucas pessoas se dão conta é da possibilidade de reaproveitar a água do cozimento de legumes e vegetais. Após a primeira utilização você pode usa-las para regar as plantas ou lavar o arroz, por exemplo.

Cuidado com a piscina

Um dos grandes vilões do desperdício da água é a piscina. As trocas constantes fazem com que milhares de litros sejam desperdiçados. Por isso, foque em usar produtos e ferramentas para a limpeza correto da água. Desta forma somente o necessário será descartado e o restante reaproveitado.

Lave com balde

Quando for necessário lavar algo como a calçada ou um carro dê preferência por águas da chuva. Porém, quando isso não for possível utilize baldes. Isso porque o uso de mangueiras faz com que o volume de água gasto seja muito maior.

Máquina de lavar com capacidade máxima

A máquina de lavar é um grande auxílio para a casa. Porém, o uso incorreto pode fazer com que muita água seja desperdiçada. Portanto, o ideal é que você sempre a utilize quando for usar a capacidade máxima da máquina.

Além disso sempre que possível reutilize a água da máquina de lavar para lavar outras coisas. Estas são as principais dicas com o que podemos fazer para evitar o desperdício de água.

Veja também: Veja como montar sua cesta básica