Guia Prático

O Que Levar Para Acampar? Veja Lista Completa

Veja o que levar para acampar na sua mochila e não esqueça nada de importante!

o que levar para acampar

Toda pessoa que vai passar uns dias acampando sofre do mesmo dilema ao fazer as malas: o que levar para acampar? Errar na resposta pode custar a você uma grande dor de cabeça (ou nas costas). Esquecer um item precioso ou carregar artigos demais são sempre situações nada convenientes para quem curte uma aventura.

Por isso, nós separamos uma lista de o que levar para acampar para você não esquecer o essencial e nem sobrecarregar as suas melhores mochilas. A lista possui variações, é claro, afinal tudo vai depender de quanto tempo você for passar no mato ou até mesmo do local onde você se encontra.

Se você vai para uma praia deserta é uma coisa, agora se você preferir um parque de campismo, fica mais livre, pois precisará de menos acessórios para cozinhar, tomar banho e montar a melhor barraca de camping. Então se liga aí no que é bom levar em cada ocasião!

O que levar para acampar 2 dias?

o que levar de comida para acampar

Acampar por dois dias pode parecer uma tarefa fácil. E muitas vezes é mesmo, porque você vai para um local com uma infraestrutura maravilhosa e basta levar o corpinho e meia dúzia de looks para tirar fotos incríveis. Se esse é o seu caso, fazer a mala será moleza.

Contudo, se você é um campista experiente e que dispensa o conforto de um parque, vai precisar se organizar mais para acampar num fim de semana. Os parques de campismo muitas vezes já oferecem no preço final as barracas e o saco de dormir. Quem curte fazer tudo sozinho, precisa ter isso em consideração no check list.

Separar a barraca e o saco de dormir é a primeira coisa. Por quê? Porque assim você já saberá mais ou menos quanto os dois elementos pesam e se aguenta carregar mais. Mesmo que você vá de carro, terá de estacionar em um lugar e deixar as coisas em outro. Às vezes, o local do acampamento desejado pode ser no meio de uma trilha e pesar as coisas é crucial para quem vai caminhar.

Lembre-se que, se você vai acompanhado, a barraca deverá comportar mais que uma pessoa e você precisará de dois ou mais sacos de dormir. Convém também que seus itens sejam apropriados ao terreno escolhido. Se for uma região chuvosa, deve ser impermeável e se for uma região quente, precisa de tecidos leves e respiráveis.

É bom levar ainda um travesseiro ou uma almofada para a cabeça e um cobertor extra. À noite pode ficar mais frio que o previsto. Além disso, acidentes acontecem, ainda mais com crianças! No frio, é preciso ainda um isolamento térmico.

O que mais levar quando acampar?

Quanto aos demais itens, confira a lista abaixo:

  • isqueiro com carga completa;
  • lanterna e pilhas;
  • toldo para esticar acima da barraca e oferecer proteção contra o sol e a chuva;
  • colchão insuflável e bomba de ar;
  • sacos de lixo e jornais velhos, que têm mil e uma utilidades (desde proteger contra a umidade do solo até ajudar a acender uma fogueira);
  • roupas impermeáveis de tecido leve e de secagem rápida;
  • um jogo de talheres por pessoa;
  • papel-alumínio para embalar restos de alimentos;
  • geleira;
  • garrafas de água reutilizáveis;
  • rede contra mosquitos;
  • protetor solar, kit de higienização oral, sabão e outros itens de higiene pessoal;
  • óculos de sol;
  • um par de chinelos para tomar banho;
  • biquíni e roupas de banho;
  • toalhas finas e que sequem rápido;
  • comida;
  • meias extras.

O que levar para acampar na praia?

acampar na praia

Acampar na praia é sempre uma experiência única. Sentir aquele cheirinho de sal e de maresia, enquanto se escuta o som do vento e das ondas é mesmo gratificante. Mas para que isso não se torne um pesadelo, é importantíssimo levar junto alguns objetos muito úteis ao seu final de semana de descanso.

Algo que nem todo mundo pensa que pode ser útil é uma tendinha além da barraca. Montar um segundo “cômodo” à frente de onde você irá dormir lhe garante uma espécie de varanda, onde pode tomar seu café da manhã ou pode assistir ao pôr do sol. É uma ideia bacana, principalmente para ganhar um pouco mais de privacidade e para fugir de ventanias sem ter que ficar no interior da barraca.

Claro que aqueles objetos e utensílios básicos não podem faltar: canivete suíço, panelas e objetos de cozinha, repelentes de insetos, lanterna e produtos de higiene estão no topo da lista.

Há quem goste, ainda, de levar colchões infláveis para dormir na praia. Pode ser uma alternativa interessante, já que basta encher e desencher quando bem entender. Não ocupa assim tanto espaço e garante mais conforto ao sono dos campistas.

O que levar para acampar: comida e bebidas

As comidas e as bebidas são outro ponto bem importante a respeito do que levar para acampar. Aliás, dependendo de onde você irá montar sua barraca, esse é o detalhe que mais deve gerar preocupação.

Como a ideia na maioria das vezes é se isolar, não espere encontrar restaurantes ou lancherias por perto. Alguns locais de campismo até tem um lugar para comer, mas costuma ser bastante precário e limitado.

Por isso não hesite em levar suprimentos alimentares para o seu momento de camping. Foque em comidas e em bebidas fáceis de serem armazenadas e fáceis de serem preparadas ou ingeridas. Veja abaixo o que levar de comida para acampar.

Tenha muito cuidado com o prazo de validade dos alimentos que vai levar e com as condições de armazenamento deles. Evite levar congelados, mesmo que tenha bolsa térmica. Nem sempre dá para saber se haverá como prepará-los no lugar onde irá acampar. Portanto dê preferência a:

  • Pães integrais: oferecem boas quantidades de fibras, que irão mantê-lo saciado por mais tempo;
  • Refeições já preparadas: algumas refeições já vêm preparadas em potes de plástico. É o caso de cuscuz, quinoa e outros alimentos do gênero;
  • Leite em pó: basta colocar água para ficar pronto;
  • Alimentos in natura: oleaginosas, snacks saudáveis, cenouras e frutas são ótimas escolhas. Além de nutritivas, são fáceis de serem carregadas;
  • Bebidas: procure levar apenas bebidas que não precisem ser refrigeradas.

 

 

 

 

Crédito das imagens: Pixabay