Existem muitos molhos para churrasco e receitas que você pode fazer rapidinho antes de colocar o carvão na churrasqueira. Mas a verdade é que nem todo mundo manja deste dom e acerta na receita do molho de alho, por exemplo.
Aproveite e descubra uma frigideira antiaderente boa no nosso review.
Churrasco pede uma combinação de molhos para diversificar os sabores. Se não fica tudo sempre na mesma e o salsichão perde a graça. Por isso, separamos muitas receitas de molhos para churrasco para você aplicar facilmente no seu dia a dia. Confira!
20 Receitas de molho para churrasco
Se você é desses que só coloca maionese ou mostarda por cima de tudo, saiba que existe todo um universo de molhos para churrasco. Inclusive, há receitas específicas para carnes brancas e outras para carnes vermelhas.
Veja como pode fazer molhos para churrasco fácil. Abaixo compilamos as melhores receitas com direito a ideias de utilização e harmonização. Fomos muito além do molho barbecue!
Leia também o nosso artigo completo sobre churrasqueira a gás portátil
1. Maionese de alho
Talvez o molho de churrasco mais comum e mais famoso. Quem come churrasco sem maionese de alho? Mas o molho astro dos domingos à tarde não pode ser aquele comprado no supermercado. Além de caro, é super sem graça.
Nós separamos uma receita de maionese de alho para derreter seu paladar e ajudar o seu bolso. A receita abaixo rende bem, é deliciosa e muito simples de fazer. Esse molho combina com tudo, só não combina com beijo na boca. Se liga!
Ingredientes:
- Uma xícara de chá de leite gelado;
- Três dentes de alho;
- 400 ml de óleo aproximadamente;
- Raspas de um limão;
- Sal, orégano e salsa a gosto.
Modo de preparo:
É bem simples mesmo, basta bater no liquidificador o leite, o alho, e o sal, colocando o óleo em fio ao poucos, até ficar bem cremoso. Quando finalizar, adicione as raspas do limão, o oréganos e a salsa fresca picada.
Misture bem e sirva sempre gelado. Se sobrar (duvido muito) guarde na geladeira por no máximo três dias.
2. Maionese verde
Outra opção de molho que, na nossa opinião, não pode ficar de fora do churrasco de domingo. A maionese verde já é uma iguaria no Rio Grande do Sul e em outras regiões do Brasil. Inclusive ela fica ótima com carnes brancas, com espetinhos e até mesmo com legumes.
Como é um molho de churrasco bem tradicional, a gente ensina para você a receita verdadeira, aquela da maionese feita com ovo mesmo. Mas atenção! Use ovos pasteurizados para evitar aquela dor de barriga da salmonela mais tarde.
Ingredientes:
- 120 ml de ovo pasteurizado integral;
- 300 ml de óleo de girassol;
- Uma colher de sopa da mostarda de sua preferência;
- 10 gramas de cebolinha;
- 5 gramas de salsinha;
- Um dente de alho;
- Sal a gosto;
- Pimenta preta moída na hora a gosto;
- 50 ml de azeite de oliva extravirgem.
Modo de preparo:
Adicione ao liquidificador todos os ingredientes menos o óleo e o azeite. Bata bem até que fique um creme verde homogêneo.
Sem parar de bater, use o meio da tampa do liquidificador para ir acrescentando em fio o óleo. Faça isso aos poucos enquanto vai batendo, de preferência, em potência máxima. Depois que acabar o óleo, faça o mesmo com o azeite.
Dica para ficar bacana: use o óleo gelado. Então antes de planejar fazer esse molho, deixe o óleo na geladeira por algumas horas. Assim, não corre o risco da maionese desandar.
Sirva gelada e com salsichão, torradinhas e até mesmo com o prato principal. Esse molho fica uma delícia com picanha.
3. Guacamole
Arriba! Quem disse que guacamole é apenas para comida mexicana? O molho de abacate combina muito bem com asinha de frango. Vai fazer um galeto? Então experimenta servi-lo com um belo guacamole como acompanhamento.
E mais! O guacamole é um molho simples de preparar e até bastante saudável. É também uma boa opção para dias muito quentes, pois seu sabor é refrescante e não leva ovo ou leite.
Ingredientes:
- Três abacates maduros;
- Meia cebola roxa;
- Duas colheres de coentros picados;
- Um tomate italiano;
- Azeite de oliva extravirgem a gosto;
- Sal e pimenta a gosto;
- Um limão;
- Uma pimenta malagueta.
Modo de preparo:
Comece pelos abacates. Corte-os e remova a semente e a polpa. Amasse bem a polpa com um garfo até formar um purê. Regue imediatamente com o suco do limão, assim evita que o abacate oxide e fique com aquele aspecto horrível.
Pique a cebola, o tomate, o coentro e a pimenta malagueta. Se preferir uma versão menos picante, remova as sementes da pimenta. Misture os ingredientes picados ao abacate e adicione sal e azeite a gosto.
Sirva gelado. Uns nachos para acompanhar também não ficavam nada mal!
4. Chimichurri
Tradicional da Argentina e do Uruguai o molho chimichurri é perfeito para carnes vermelhas e mal passadas. Combina também com carnes vermelhas assadas, como um rosbife, por exemplo. Por essa razão também é um molho que harmoniza muito bem com vinho tinto e cervejas mais fortes e amargas.
Fazê-lo é muito simples, confira abaixo o que vai precisar!
Ingredientes:
- Meio maço de salsa bem picada;
- Duas colheres de sopa de orégano fresco bem picado;
- Quatro dentes de alho amassados;
- Meia xícara de cebolinha bem picada;
- Uma pimenta pequena sem sementes também já picada;
- Duas colheres de sopa de vinagre de vinho tinto;
- Uma colher de sopa de suco fresco de limão;
- Meia xícara de azeite extravirgem;
- Sal e pimenta-do-reino a gosto.
Modo de preparo:
Basta misturar tudo em um recipiente de vidro e servir. Você pode o chimichurri com antecedência, mas mantenha-o na geladeira e use-o dentro de 24 a 48 horas.
5. Molho de mostarda Dijon para carnes brancas
A mostarda Dijon fica perfeita com carne de porco. Esse molho pode ser usado ainda com frango e até com peixes grelhados. Ele combina com vinho branco, cerveja pilsen leve e com vinho verde.
É simples de preparar pois leva apenas três ingredientes e pode ser feito em cima da hora, caso você não seja um mestre churrasqueiro muito precavido.
Ingredientes:
- 30 ml de leite integral;
- 200 gramas de catupiry;
- Duas colheres de sopa de mostarda Dijon da sua preferência.
Modo de preparo:
Para preparar o molho, junte todos os ingredientes em uma panela levemente aquecida e leve ao fogo baixo. Mexa sempre até ficar mais cremoso. Sirva em temperatura ambiente ou gelado.
6. Molho tártaro
Se gosta de servir entradas no seu churrasco, o molho tártaro será uma bela opção para você. Ele é simples, porém saboroso. A receita abaixo rende bastante e combina com tudo, principalmente com pão de alho com queijo!
Ingredientes:
- 200 gramas da maionese de sua preferência;
- Duas colheres de sopa da mostarda de sua preferência;
- Um pepino médio;
- Um tomate grande;
- Dois dentes de alho;
- Uma cebola pequena;
- Uma cenoura.
Modo de preparo:
Antes de começar, lave bem e pique o pepino, o tomate, a cebola e a cenoura em pedaços bem pequenos. Coloque-os em um recipiente grande e acrescente a maionese, a mostarda e o alho amassado.
Mexa bem e sirva em seguida. Se você for colocar o molho tártaro em uma entrada, priorize torradinhas, pão com alho, ovos de codorna em conserva e legumes frescos cortados em palitinho.
7. Molho de queijo
Desconfie sempre de toda e qualquer pessoa que não goste de queijo. Vamos combinar, queijo fica bom em tudo, tudo mesmo.
Com filés, rosbife, picanha e maminha, o molho de queijo é sempre um sucesso. Afinal, esse é um dos favoritos de todo mundo na lista de molhos para acompanhar churrasco.
Ingredientes:
- 200 gramas de queijo prato ou mussarela;
- Duas xícaras de leite integral;
- Duas colheres de sopa de farinha de trigo;
- Duas colheres de sopa de manteiga;
- Um dente de alho bem picadinho;
- Uma xícara de ricota esfarelada;
- Sal e pimenta-do-reino a gosto.
Modo de preparo:
Antes de começar, rale a mussarela e reserve. Junte a farinha de trigo e o leite em um recipiente e misture até dissolver bem.
Em uma panela, derreta a manteiga e refogue o alho até ficar levemente dourado. Acrescente a ricota amassada e misture até envolver bem. Por fim, adicione a mistura do leite com a farinha e o queijo. Mexa bem até ficar homogêneo.
Sirva quente! E você pode fazer variações desse molho utilizando outros tipos de queijo, como cheddar, por exemplo.
8. Molho de mostarda e mel
O molho ideal das saladas frescas do churrasco gourmet. Vai muito bem com folhas escuras, como rúcula e radicci. Também combina com frango grelhado e bacon.
É um dos molhos para churrasco que deve ser apreciado junto de cerveja e bebidas espumantes.
Ingredientes:
- Duas colheres de sopa de vinagre de maçã;
- Duas colheres de sopa de mostarda;
- Uma colher de sopa de mel de eucalipto;
- Uma colher de sobremesa de sal;
- Uma xícara de azeite de oliva extravirgem.
Modo de preparo:
Basta misturar bem todos os ingredientes e servir. De preferência, sirva gelado.
9. Molho chipotle
Os mexicanos são os grandes responsáveis por criar essa maravilha. Afinal, molhos picantes são com eles mesmos. O molho chipotle leva esse nome porque é feito a partir de um tipo de pimenta seca, defumada.
Na verdade normalmente é usado um tipo de variação da pimenta conhecida como jalapeño. Apesar da origem mexicana, o molho pode ser encontrado no mundo todo e fica uma delícia com uma série de alimentos.
A vantagem desse molho para churrasco é que ele combina com todas as carnes, até mesmo com peixe grelhado na brasa. E a desvantagem é que ele é bem apimentado, portanto não é para paladares fracos!
Ingredientes:
- Uma xícara de chá da maionese da sua preferência;
- Uma pitada de cominho;
- Uma pitada de tomilho;
- Uma colher de chá de páprica doce;
- Duas colheres de chá de açúcar;
- Meia colher de chá de sal;
- Um dente de alho triturado;
- Meia colher de chá de vinagre de vinho branco;
- Uma colher de chá de chipotle seca ou de pó de jalapeño;
- Uma colher de chá de água.
Modo de preparo:
Comece por misturar a maionese com o cominho, o tomilho, a páprica, o açúcar, o sal, o alho e o vinagre em um recipiente limpo. Em seguida, junto a chipotle ou o jalapeño e a água.
Misture bem até dissolver tudo e ficar mais ou menos homogêneo. Cubra com plástico filme e deixe gelar por pelo menos 30 minutos antes de servir.
10. Molho madeira
Aquele molho mais requintado, para uma carne vermelha à dois. Esse molho é originário da ilha da Madeira, em Portugal. Tradicionalmente ele é feito com o vinho da Madeira, que é uma bebida alcoólica licorosa e bastante doce.
A receita veio parar no Brasil por volta de 1800 e ganhou diversas versões. Atualmente a mais conhecida leva champignon. É uma delícia e combina muito bem com carnes assadas, como cupim, picanha, maminha e mais.
Nem preciso dizer que harmoniza bem com vinho, não é?!
Ingredientes:
- Duas colheres de sopa de manteiga;
- Duas colheres de sopa de farinha de trigo;
- Meia cebola picada;
- Um dente de alho ralado;
- 500 ml de caldo de carne;
- 100 ml de vinho da Madeira;
- Uma colher de chá de mostarda;
- Champignon fatiado a gosto;
- Sal e pimenta-do-reino a gosto.
Modo de preparo:
Derreta a manteiga em uma panela. Para não amargar, coloque um fio de azeite de oliva extravirgem junto. Doure o alho e a cebola na manteiga quente e em fogo baixo. Adicione a farinha de trigo e mexa bem.
Quanto a farinha estiver bem dissolvida, acrescente o vinho da Madeira e misture novamente. Somente então coloque o caldo de carne. Misture sempre, sem parar. Quando estiver bem homogêneo, adicione a mostarda, o sal e a pimenta.
Dê uma última misturada e desligue o fogo. Passe o molho por uma peneira. Depois misture o champignon e sirva por cima da carne quente.
11. Molho andaluz
O molho andaluz é uma receita belga. Aliás, o verdadeiro nome do molho é Andalouse. Ele é muito consumido em Bruxelas e combina com peixes em geral.
Na Bélgica, é comum ver as pessoas comendo batata frita com esse molho por cima. Você pode prepará-lo para comer com um peixe branco grelhado e aquela cervejinha!
Ingredientes:
- 100 ml do molho de tomate da sua preferência;
- 250 ml da maionese da sua preferência;
- 25 gramas de pimentão;
- Sal e pimenta-do-reino a gosto.
Modo de preparo:
Primeiro, cozinhe o molho de tomate em fogo brando por pelo menos quinze minutos ou até reduzi-lo à metade. Retire do fogo, deixe esfriar e reserve.
Enquanto isso, corte o pimentão em cubinhos. Quando o molho estiver suficientemente frio, misture todos os ingredientes. Adicione o sal e a pimenta. Sirva frio.
12. Molho pesto
O famoso molho italiano é outro que fica bem com quase tudo. Mas no churrasco, o pesto combina mesmo é com frango e galeto. Além de ser muito saboroso, ele é simples de fazer em casa e fica muito mais em conta que comprar pronto.
Você pode fazer um galetinho temperado com pesto em dias quentes de verão. Fica um churrasco muito mais leve, ótimo para enfrentar temperaturas mais altas! Combina com vinho e cerveja.
Ingredientes:
- 80 gramas de nozes;
- Dois dentes de alho;
- 80 gramas parmesão ralado;
- 40 gramas de manjericão fresco;
- Uma colher de café de sal;
- 10 colheres de sopa de azeite de oliva extravirgem.
Modo de preparo:
Em uma frigideira, torre ligeiramente as nozes. Depois adicione todos os ingredientes no liquidificador e bata até ficar uma mistura homogênea.
Se preferir, pode fazer também com um mixer. Não coe a mistura e guarde-a em um pote de vidro limpo e esterilizado. O pesto caseiro pode ser conservado por até 20 dias na geladeira.
13. Molho tzatziki
Este molho de nome engraçado é uma receita típica grega. Atualmente é muito consumido em diversos países da Europa e do Oriente Médio, pois acompanha pratos como a kafta e o kebab. É também um molho leve e refrescante que combina com churrasco de praia.
O molho tzatziki também é ótimo para entradas. Você pode servi-lo com torradinhas ou legumes em palitinhos, por exemplo.
Ingredientes:
- Um pepino;
- Um copo de iogurte natural sem adição de açúcar;
- Meia colher de café de alho em pó;
- Algumas folhas de hortelã picadas;
- Pimenta preta a gosto;
- Sal a gosto;
- Azeite de oliva extravirgem para temperar.
Modo de preparo:
Descasque bem o pepino e rale-o na parte mais fina do ralador. Misture o pepino ralado com os demais ingredientes até obter um creme homogêneo.
Coloque o molho em um recipiente com tampa e leve à geladeira por pelo menos meia hora. Sirva gelado.
14. Curry para churrasco
Quem pensava que o curry era apenas para comida indiana está muito enganado! O curry combina, e muito, com carnes brancas e vermelhas.
Veja abaixo como fazer um molho delicioso para deixar seu churrasco ainda mais aprimorado!
Ingredientes:
- Um quilo de tomate maduro;
- Duas cebolas médias cortadas em cubinhos;
- Dois dentes de alho picadinhos;
- Meia xícara de chá de cheiro-verde;
- 100 gramas de azeitonas cortadas em rodelas;
- Meia xícara de chá de azeite de oliva extravirgem;
- Uma colher de chá de curry dissolvido em meia xícara de café de água;
- Sal e pimenta a gosto;
- Uma colher de chá de açúcar.
Modo de preparo:
A preparação desta receita é um pouco diferente dos outros molhos para churrasco. Primeiro você precisa refogar o alho e a cebola em um pouco de azeite. Depois acrescente a azeitona, o sal, a pimenta, o açúcar e os tomates.
Deixar levantar fervura e então adicione a água com o curry dissolvido, deixe ferver por 10 minutos. Desligue e sirva com o cheiro-verde por cima.
15. Molho de manga
Entre os muitos molhos para churrasco desta lista, aposto que você não imaginava encontrar um de manga. Sim, pode parecer um pouco estranho, mas o molho de manga é sucesso com rosbife de filé. Também vai muito bem com frutos do mar e peixes grelhados!
E ele combina muito bem com coquetéis, espumantes e vinho branco.
Ingredientes:
- Meia manga descascada;
- Uma fatia de gengibre descascado;
- Uma xícara de chá de creme de leite fresco;
- Uma colher de chá de curry;
- Sal e pimenta a gosto
Modo de preparo:
É muito fácil, basta bater todos os ingredientes em um liquidificador e servir à parte.
16. Molho de gorgonzola
Outra delícia com queijo na lista de molhos para churrasco. Porém, este molho nem sempre é do agrado de todo mundo, porque o gorgonzola é um queijo com sabor muito intenso.
Você pode combiná-lo com carnes mais pesadas, como vazio e alcatra. Ele fica sensacional em um churrasco de inverno servido com vinho tinto chileno.
Ingredientes:
- 200 gramas de queijo tipo gorgonzola;
- Duas caixas de creme de leite;
- Uma cebola picada;
- Um dente de alho picado;
- Sal a gosto;
- Noz-moscada em pó a gosto;
- Pimenta branca a gosto;
- Duas colheres de manteiga;
- Azeite de oliva extravirgem para refogar.
Modo de preparo:
Em uma panela, junte o azeite com a manteiga e depois a cebola, o alho e o sal. Refogue ligeiramente para o alho não amargar. Adicione o queijo gorgonzola aos poucos, pois ele demora um pouco mais para derreter.
Mexa sempre para o queijo não grudar e nem queimar o fundo da panela. Assim que o queijo estiver derretido, adicione as duas caixas de creme de leite e mexa até formar uma mistura homogênea. Sirva quente.
17. Molho de raiz forte
É verdade que você pode comprar este e muitos molhos para churrasco prontos no supermercado. Mas fazer um molho de raiz forte caseiro faz com que ele fique com outro sabor.
Surpreenda seus convidados com um sabor diferente e ousado. O molho de raiz forte é ótimo para carnes vermelhas e combina bem com cerveja.
Ingredientes:
- Três colheres de raiz forte;
- Quatro colheres de sopa de sour cream ou coalhada;
- Uma colher de sopa de creme de leite fresco;
- Uma colher de chá de mostarda Dijon;
- Uma colher de sopa de maionese;
- Uma colher de sopa de cebolinha picada.
Modo de preparo:
É só misturar tudo em um recipiente limpo e servir em seguida.
18. Molho agridoce
Outro clássico que entra para os molhos para churrasco é o agridoce. Popular na culinário oriental, ele fica ótimo no churrasco coreano, por exemplo. Também vai bem com carne de porco e frango.
Ingredientes:
- Três colheres de sopa de vinagre;
- Quatro colheres de sopa de açúcar;
- Quatro colheres de sopa de ketchup;
- Três colheres de chá de maisena;
- Uma colher de chá de sal;
- Uma colher de chá de molho de soja.
Modo de preparo:
Misture todos os ingredientes, leve ao fogo brando mexendo até engrossar. Você pode servi-lo quente ou frio.
19. Molho barbecue simples
Claro que este clássico dos molhos para churrasco não poderia ficar de fora. Ele vai bem com praticamente qualquer churrasco e qualquer carne. Veja uma versão mais simplificada do molho abaixo!
Ingredientes:
- Duas colheres sopa azeite de oliva extravirgem;
- Uma cebola ralada;
- Duas colheres de sopa de açúcar mascavo;
- Duas colheres de sopa de mostarda;
- Duas colheres de sopa de molho inglês;
- Uma colher de sopa de vinagre;
- Uma xícara de chá de molho de tomate;
- Sal e molho de pimenta a gosto.
Modo de preparo:
Em uma panela, refogue a cebola no azeite. Acrescente todos os ingredientes e mexa em fogo baixo a´te ferver. Sirva quente ou frio.
20. Molho de malagueta
E para finalizar nossa lista de molhos para churrasco, uma versão picante. Afinal, espetinho sem molho de malagueta não é espetinho que se preze!
Ingredientes:
- Três pimentas malaguetas;
- Meia cebola em rodelas;
- Um tomate cortado em pedaços menores;
- Um pedaço pequeno de pimentão verde cortado em cubinhos;
- Um ramo de salsa picada;
- Duas colheres de sopa de azeite;
- Uma pitada de sal.
Modo de preparo:
É só triturar tudo no liquidificador e guardar em um pote de vidro esterilizado.