Melhores roteadores 2020: como escolher o modelo

Qual o melhor roteador de acordo com a frequência, antenas, velocidade, padrão (e mais) - Guia de Compra Completo!

melhores roteadores

Melhores Roteadores: Top 10

O roteador é o aparelho responsável por distribuir a internet da casa, empresa ou de qualquer local para um ou mais dispositivos. Essa conexão e transmissão pode acontecer por meio de cabo de rede (ethernet) ou via Wi-Fi. É muito simples de entender, mas será que você sabe escolher o modelo ideal? Descubra quais são os melhores roteadores do mercado, suas principais características e onde comprar.

Comprar um roteador potente, que atenda às necessidades pessoais ou empresariais é fundamental para estabelecer conexões seguras e estáveis. Também é preciso considerar o padrão, a velocidade, frequência, quantidade de antenas e portas: USB e LAN.

Além é claro da qualidade, custo-benefício, segurança e, para quem tem crianças em casa, a opção de controle parental. Se você não sabe como avaliar todos estes requisitos, não se preocupe, o Dicas 365 vai te ajudar!

Descubra quais são os melhores sites de compras online

Qual o melhor roteador do mercado?

Comprar roteador não é uma tarefa muito fácil para quem não entende do assunto. Principalmente quando existem diversos fatores em jogo. Além disso, tem uma questão simples, mas que acaba por confundir muitas pessoas na hora da tomada de decisão.

Qual o melhor roteador Wi-Fi? Ou será melhor adquirir um roteador Wireless? Também é possível encontrar modelos que possuem as “duas funções” descritas na própria embalagem. Mas não se deixe enganar: wireless é o tipo de conexão sem fio; já o Wi-Fi é a tecnologia que recebe esse tipo de conexão sem fio, em diversos aparelhos.

Por isso, se a sua intenção é fazer a transmissão da internet banda larga para toda a casa e/ou empresa, é preciso que ele tenha a capacidade de conexão wireless, para que todos os seus dispositivos com sistema Wi-Fi (notebooks, tablets, smartphones e outros) possam se conectar.

TP-Link AC 1350 Archer C60 Dual Band

Roteador TP Link AC

Roteador 3 Antenas Dual Band

Este é considerado como um dos melhores roteadores do mercado, principalmente no quesito potência, uma vez que possui 3 antenas. Assim sendo, sua potência pode variar de 20 dBm a 23 dbM. O produto possui padrão IEEE 802.11ac e duas bandas de frequência: 2,4 GHz e 5GHz), além de quatro portas LAN. Também possui funções QoS, WMM, controle de largura de banda e, para quem possui crianças pequenas, modo de Controle dos Pais.

Bruno Ferraz, que avaliou o roteador em 5 estrela, ressalta: “gostei muito do produto, superou minhas expectativas, estou usando faz 1 mês sem nenhum problema. Quando instalei o produto ele estava com o mesmo alcance do modelo de entrada, porém ao ir nas configurações avançadas e aumentar a potência do sinal a rede de 5GHz alcança um raio de 15m atravessando 4 paredes com uma qualidade de conexão boa”.

Melhores roteadores custo-benefício: Intelbras IWR 3000N

Intelbras IWR 3000N

Intelbras IWR 3000N Wireless-N 300 Mbps

Além das funções básicas dos roteadores, possui Bloqueio de Sites e Controle de Banda. Conta ainda com padrão N, de velocidade de 300 Mbps. Sua potência fica por conta das duas antenas externas de 5 dBi com transmissão de 20 dbM.

A avaliação do Warreno Hendrick, que comprou o produto, foi de 5 estrelas. Além disso ele ressaltou que: “A Intelbras mais uma vez prova que o Brasil pode sim produzir produtos de qualidade. O material é bem acabado e a interface de configuração é completamente intuitiva, muito fácil de usar e com visual agradável. Recomendo”.

Roteador TP-Link 450 Mbps 2 Antenas

Melhores Roteadores TP-Link 2 Antenas

Roteador TP-Link WE940N V3

Este é um dos mais completos, nesta lista de melhores roteadores do mercado. Possui padrão 802.11n e duas antenas externas de 5 dBi, com velocidade de 300 Mbps. Ainda possui quatro portas LAN e sua potência é de 20 dBm a 30dBm. Além destas características, possui ainda Agenda de Acesso; Lista de Estações; Controle dos Pais e de Gerenciamento Local.

Este modelo foi recomendado por Bruno, um gamer que adquiriu o roteador para solucionar alguns problemas de conexão: “Produto muito bom. Bom alcance e estabilidade. Eu que jogo CS-GO foi fundamental para manter o Ping”. Sua avaliação foi de 5 estrelas para o produto.

Roteador Wireless Corporativo Hotspot 300

Roteador Wireless Corporativo

Roteador Wireless Para Empresas

Este é um dos melhores roteadores para empresa, pois possui 300 Mbps de velocidade e 500 mW de potência, com duas antenas removíveis de 5 dBi. Permite até 60 usuários navegando simultaneamente e abrange até 300 metros quadrados. Conta ainda com a função de acesso por meio do perfil dos usuários ao fazer check-in (por exemplo, via Facebook).

Daniel Machado que comprou o produto e avaliou com 5 estrelas informou que é “muito bom, cumpre o que promete, estável e confiável. Meus clientes podem acessar o Facebook fazendo login na minha página. Recomendo”.

D-Link 300 Mbps Dual Antena IPv6 DIR-615


Roteador Dual Antena D-Link Modo Repetidor

Este modelo de roteador suporta diversos padrões: N, B e G, além de contar com o tipo de conexão Wireless de até 300 Mbps e dual antena de 5 dBi. Também na lista como um dos melhores roteadores custo-benefício, conta com a tecnologia de frequência de roteador Wi-Fi de 2,4 GHz, com cinco portas Lan. Outras funcionalidades que merecem destaque são as de Controle de Sites e Parental.

Guilherme Lopes Rodrigues que adquiriu o roteador e avaliou em 5 estrelas, conta que comprou para maximizar o sinal da Vivo, pois a antena é interna. “Com este D-Link eu agora consigo ver o streaming no Fire Stick sem travar nenhuma vez e com sinal e qualidade de imagem 100%. Ótimo custo-benefício”.

Roteador 4 Antenas D-Link


Roteador Wireless 1200MBPS DIR-825

Este roteador 4 antenas é um dos melhores do mercado devido as suas características. Além das duas bandas de sinal Wi-Fi (2,4 GHz e 5 GHz), possui um potente processador dual core, que permite assistir streaming em 4K e jogos online sem interrupções, com máxima qualidade. Outra vantagem é a de ser um Roteador Gigabit, ou seja, com portas de internet que permite conexões com mais de 100 Mbps.

Rodrigo avaliou com 5 estrelas esse produto e ainda recomendou “para quem conecta vários aparelhos simultâneos no Wi-Fi, porque tem opção para definir prioridades. O roteador também resolveu o meu problema de alcance de sinal, agora tudo funciona como esperado.

Roteador 5GHz D-Link DIR 809 3 Antenas

Roteador 5GHz D-Link

D-Link DIR 809 AC 750 Dual Band

O D-Link DIR 809 entrou na lista dos melhores roteadores, com suas características de velocidade de 750 Mbps, frequência dual band 2,4 GHz e 5 GHz, padrão AC e três antenas para propagar o alcance. Sua performance cobre uma área de 200 m². Além disso, possui modo repetidor e portas de rede disponíveis para conexão com Smart TVs e videogames, por exemplo.

De acordo com o Rodrigo C F, que avaliou o produto com 5 estrelas, trata-se de um ótimo aparelho custo-benefício: “para o usuário doméstico ele atende muito bem! Ótimo custo-benefício e melhor preço entre os roteadores de três antenas”.

Roteador TP-Link WR941HP

Roteador TP-Link 3 Antenas

TP-Link WR941HP 100 mW Padrão 802.11n

Apesar deste roteador atuar apenas na frequência 2,4 GHz, ele continua sendo potente, principalmente para quem procure um aparelho que “ultrapasse paredes”. Inclusive, as ondas eletromagnéticas deste tipo de frequência são mais potentes do que as de 5 GHz, para esta finalidade. Ou seja, suas 3 antenas externas (8 dBi) ajudar a propagar o sinal para residências de até 900 m². Possui ainda uma porta WAN e 4 portas LAN.

Dhorin comprou o produto, avaliou em 5 estrelas e acrescentou que: “o produto realmente vale seu preço, possui uma extrema simplicidade de menu e facilidade de instalação; alta velocidade e um alcance absurdo. Dá para perceber que o produto é bom, quando a empresa além da qualidade de funcionamento, também se atenta para qualidade dos detalhes. Este roteador possui um acabamento incrível e até mesmo uma caixa muito bem pensada e robusta”.

TP-Link TL-WR840N Wireless

Roteadore wireless TP-Link WR840N

Roteador TP-Link Padrão N 300 Mbps

Este roteador Wireless N e 300 Mbps é ideal para pequenas empresas ou mesmo para residências pequenas. Possui ainda um botão WPS que garante criptografia WPA2, ou sejam um roteador seguro e que protege a sua conexão contra invasões externas. Possui antena externa, uma porta WAN e quatro portas LAN.

Eduardo Felipe Alves classificou o roteador como sensacional e avaliou em 5 estrelas. “O produto é excelente! O alcance é muito bom, pegando sinal máximo do link no meu apartamento (aprox. 50 m²). O roteador é bonito: branco, com as antenas em cinza. Fácil de configurar; leva menos de 5 minutos pra quem manja, e menos de 10 minutos pra quem nunca configurou. A entrega ocorreu em 6 dias, a partir da data da compra. Estou muito satisfeito!”.

Roteador Asus RT-AC68U Premium

Roteador Asus

Asus RT-AC68U Dual Band Padrão N

Trata-se de um produto premium e um dos melhores roteadores Wi-Fi do mercado. Algumas das principais características são: dual band combinada de até 1900 Mbps (três vezes mais rápido que os dos demais. Além disso, também conta com um sistema de proteção AiProtection, que bloqueia e neutraliza ameaças de segurança na internet.

Possui padrão 802.11N e porta RJ-45 Cable, além de outras opções de conectividade: portas de roteador Gigabit Ethernet 5X, portas USB 3.0 (ultra-rápida) e 2.0. Estas portas permitem a conexão direta com o serviço cloud Asus AiCloud, que permite aceder, sincronizar, partilhar dados com quem esteja conectado.

O que é preciso saber antes de comprar um roteador

Escolher um entre os melhores roteadores do mercado é preciso considerar alguns fatores muito importantes. Principalmente para não se decepcionar com os serviços oferecidos. Portanto, antes de adquirir o seu aparelho, entenda o que significa cada uma dessas características:

Padrão

Esta característica é indicada por letras e elas definem a velocidade da transmissão dos dados e o alcance do sinal de internet. Esta informação vai estar designada nas descrições com letras e números, tais como: IEEE 801.11n. Mas, o mais importante é verificar as letras: A, B, G, AC e N. As mais baratas são as B e G, entretanto, são modelos mais ultrapassados e não recomendados.

O mais comum é o N, que representa uma velocidade de transmissão de até 600 megabits e o mais recente, AC, que pode chegar até 1 gigabit por segundo. Apesar de ser melhor, é também o dobro do preço daqueles com padrões N.

Velocidade

A velocidade do roteador vai depender, diretamente da rapidez da velocidade contratada na sua empresa ou casa. Entretanto, recomenda-se que o aparelho escolhido tenha acima de 300 Mbps. Mas atenção, de nada adianta comprar um roteador que oferece até 750 Mbps, se a internet tiver menos de 10 Mbps.

Frequência

melhores roteadores
Crédito: Unsplash

Esta característica deve ser observada entre os melhores roteadores, pois irá permitir a troca mais rápida de dados, via Wi-Fi. O suporte mais comum é o de 2,4 GHz ou 5 GHz; alguns modelos possuem dual band, ou seja, as duas opções.

Aqueles que operam em 5 GHz possuem alcance mais baixo, mas a velocidade é mais alta. Se você não pretende utilizar para streaming e jogos, assim como não fará muitos downloads, pode optar pela de 2,4 GHz.

Conheça quais são os melhores fones bluetooth para comprar

Antena

A antena vai determinar a potência do aparelho e, a quantidade também influencia na amplitude que vai alcançar. Essa potência é indicada pelo fato dBi. Normalmente, os melhores roteadores, possuem de três a quatro antenas. Mas também há aqueles com até 8 antenas.

Entretanto, vale lembrar que você não precisa de um com várias antenas, se pretende conectar cinco ou seis antenas. Se o local tiver, mais ou menos 50 m², você pode adquirir um com duas antenas, por exemplo.

Portas USB e LAN

As portas USB servem para conectar impressoras e HDs externos de forma a poder compartilhar os dados e documentos dentro da própria rede. Já as portas LAN do roteador servem para conectar os computadores e notebooks, para que estes tenham acessos direto à internet. De modo geral, os aparelhos possuem entre 2 e 4 portas. Você deve escolher, de acordo com as necessidades de uso.

Segurança e Controle dos Pais

Estas duas últimas características que devem ser observadas na hora de escolher entre os melhores roteadores do mercado são como extras. A primeira delas vai garantir a segurança durante a navegação e evitar invasões externas. Busque por protocolos e encriptação WPA e WPA2, que são as mais comuns nesse tipo de aparelho.

Já o Controle dos Pais ou Parental é ideal para quem possui crianças em casa e desejam limitar e restringir determinados conteúdos, que sejam inapropriados. A função irá barrar determinadas páginas, assim como também ajudam a controlar o horário de acesso à internet dentro de casa.