Dicas de Melhores

Top 10 Melhores Monitores Ultrawide (2020)

Descubra quais as vantagens de adquirir um monitor Ultrawide e como escolher o melhor

melhores monitores ultrawide

Computadores são ferramentas quase que indispensáveis ao trabalho. Muitas profissões exigem, inclusive, dedicação de 8 horas diárias na frente de um. E dependendo da função, chega a ser necessário o uso de 2 monitores para utilizar diversas abas em simultâneo. Não que isto seja necessário, mas aumenta muito a produtividade. Por isso que é muito importante conhecer o conceito e quais são os melhores monitores Ultrawide do mercado.

Este tipo de monitor pode facilitar – e muito – a vida de diversos profissionais que precisam de mais de uma tela para trabalhar com mais agilidade e produtividade. Para além do uso profissional, o monitor Ultrawide é bastante apreciado para os jogadores profissionais. Há quem também goste das suas características para ter em casa e melhorar o desempenho de um computador, no que diz respeito a tela.

Aproveite para conhecer a melhor Smart TV 32 polegadas do mercado

Como escolher os melhores monitores Ultrawide?

Conheça quais são as características, vantagens e diferencial deste tipo de monitor neste review do 365 Dicas. Além de apresentar os melhores monitores Ultrawide do mercado, este artigo também conta com um guia de compras para facilitar a escolha do aparelho. Além de buscar pelos melhores preço do mercado é preciso estar atendo as principais características para adquirir o aparelho perfeito para as suas necessidade.

melhores monitores ultrawide
Crédito: Gathering of Tweakers

Um monitor Ultrawide possui proporção 21:9 e a resolução da tela pode variar entre 2560×1080 pixels e 3440×1440 pixels. Geralmente as polegadas variam entre 25, 27, 29, 34 e 38. Na prática significa que ele possui muito mais espaço horizontal do que os monitores comuns.

Em termos de comparação, os monitores tradicionais apresentam proporção 4:3 ou 16:9 (widescreen), ou seja, são mais “quadrados” do que a versão Ultrawide. Com isso não é preciso investir em 2 monitores. Apenas um Ultrawide para conseguir dividir a tela, sem perder a qualidade ou ficar muito “espremido”.

Se você gosta de jogos e/ou música, precisa conhecer o top 15 do 365 Dicas de melhores headsets para comprar!

Monitor LG Ultrawide 25’’ Full HD

LG25UM58-PF Monitor 21 por 9

LG25UM58-PF Gamer LED

Um dos melhores monitores Ultrawide do mercado, principalmente com relação ao seu preço, além das características adicionais. Possui tela de 25 polegadas; painel IPS e resolução Full HD. A sua função Split Screen 2.0 permite que a tela seja dividida, com o objetivo de executar várias tarefas em simultâneo. Tudo isso controlado pelo OnScreen Control, um recurso de fácil configuração, principalmente para gamers. O tempo de resposta do monitor é de 5 ms e sua taxa de atualização entre 60 e 75 Hz.

De acordo com Bruno Carvalho, que avaliou o produto em 5 estrelas, trata-se de um monitor grande e que tem uma imagem maravilhosa. “É muito bonito. Dá pra usar dois documentos na área de trabalho simultaneamente (ex. PDF, Word etc). Fácil de instalar. Funcionou tranquilo com meu notebook que tem uma placa de vídeo interna (sem ser dedicada) Intel Graphics 4000. Pra quem quer saber a área útil desse monitor segue: 58,5cm de largura e 24,4 de altura.

Monitor LG Ultrawide 29’’ Full HD

Monitor LG Ultrawide 29UM69G-B

LG 29UM69G-B HDMI/Display Port com Som Integrado

Este é um dos melhores monitores Ultrawide para gamers, considerando suas 29 polegadas e 1 ms de resposta com taxa de atualização de 75 Hz e tecnologias AMd Freesync, Black Stabilizer, Modos Gamers, Flicker Safe, OnScreen e SplitScreen. O diferencial deste monitor é que ele possui som integrado e sistema de conexão via HDMI ou Display Port. Além disso possui qualidade Full HD, com painel IPS.

Gustavo Teixeira se diz totalmente satisfeito com este monitor Ultrawide e recomenda: “Fiquei muito animado quando chegou. A tela é realmente grande, faz muita diferença em jogos e em ambientes de programação (várias janelas abertas ao mesmo tempo). Primeiro comecei usar pela entrada HDMI. Não gostei muito, pois tem não suporte ao Freesync. Comprei, então, um cabo DisplayPort 1.2. Aí sim, com o FreeSync e com 75Hz ficou muito top”.

Monitor Ultrawide 29’’ LED IPS Full HD

LG 29WK500-P Monitor

LG 29WK500-P HDMI X2

O diferencial deste modelo está na precisão e fidelidade das cores, correspondendo a 99% sRGB. Ideal para quem trabalha com edição de fotografias e vídeos, assim como para os gamers. Seu painel é IPS e sua resolução Ultrawide em Full HD. O modelo possui 29 polegadas, além de 5 ms em tempo de resposta e 75 Hz de taxa de atualização. Conta ainda com a tecnologia AMD Freesync, além de OnScreen e SplitScreen. Este modelo conta ainda com uma opção de ajuste de ângulo e MaxxAudio.

Mariana classificou o produto com 5 estrelas e disse que o mesmo é excelente. “Comprei este monitor para melhorar o conforto nesses tempos de home office e me surpreendi com o quão facilmente me adaptei a sua resolução Ultrawide. Como desenvolvedora de software, achei ele ótimo para usar com a tela dividida (costumo deixar 1/3 terminal e 2/3 editor de código, mas vai da sua preferência) e também para aproveitar da largura total para ler longas mensagens de debug. Fora isso, ele também apresenta cores muito vivas e bonitas e o IPS faz com que a visão seja boa dos mais diferentes ângulos, seja dia ou seja noite”.

Monitor Ultrawide 34 Polegadas Full HD

Monitor Ultrawide 34 WK 650 LG

34WK650 – LG HDR10 LED IPS

Mais um para a lista dos melhores monitores Ultrawide da LG, com 34 polegadas e sistema HDR10, com resolução Full HD. O aparelho conta ainda com um tempo de resposta de 5 ms, tecnologia MaxxAudio; AMD FreeSync; Game Mode | FPS; RTS e Personalizado. Possui ainda entrada / saída HDMI, Auricular e DisplayPort. Ideal para quem busca por um monitor Ultrawide, compatível para aumentar a produtividade de trabalho, assim como para jogos.

Quem comprou recomenda e diz ser excelente para trabalhar, como é o caso do Rhiscar, que referiu o produto com as seguintes características: “a tela é gigante e, tanto a imagem quanto som do monitor, são excelentes. O fato de ser Ultrawide ajuda muito para trabalhar com mais de uma coisa ao mesmo tempo”.

Monitor Ultrawide 144 Hz Curvo

Monitor Ultrawide 144 Hz UltraGear

LG 34’’ Curved WFHD 144 Hz

Para a lista dos melhores monitores Ultrawide entra este modelo da LG com 144 Hz, sistema IPS, com tecnologia WQHD Curvo em 34 polegadas. Outras características que fazem desse modelo um sucesso para quem trabalha com designer, audiovisual, múltiplas janelas ou mesmo para gaming são as características de AMD FreeSync com redução de 1 ms (Motion Blur) e 144 Hz de taxa de atualização. Para os gamers, este aparelho inclui ainda recursos de jogos avançados para configuração, como o de mira.

As avaliações deste monitor Ultrawide são bastante positivas e, dentre as avaliações 5 estrelas encontram-se comentários como: “excelente valor e recursos”, por Mike Y.; “espanto e admiração”, por um usuário anônimo que adquiriu o produto; “monitor grande e bonito”, destacou Nooky; “melhor monitor Ultrawide da atualidade”, por CB e “você não vai encontrar outro monitor Ultrawide Hz IPS pelo preço ofertado”, reforçou G.Shadow.

Características a considerar sobre os melhores monitores Ultrawide

Existem diversas características que devem ser consideradas antes de adquirir o seu aparelho. Nesta lista dos melhores monitores Ultrawide a marca que se destaca no mercado é a LG. Entretanto, existem outras que também podem ser consideradas, como por exemplo AOC; Samsung; Asus; Dell e ViewSonic, por exemplo. Além disso, o custo-benefício deve ser considerado. Afinal de contas, esse é um equipamento caro de adquirir, mas que vale a pena para quem precisa.

Tipo da tela: plana ou curva?

O diferencial de uma tela curva é a imersão visual através da visão periférica, pois o monitor acaba por abranger todo o campo visual. Dentre as opções de curvatura estão: 1800, 3000, 4000 Radius em que, quanto menor o número, mais convexa é a tela. Entretanto, vale ressaltar que pode ser necessário um período de adaptação. Vale ressaltar ainda que, o modelo de tela plana é mais barato e serve para qualquer finalidade.

Tamanho da tela Ultrawide importa?

A escolha do tamanho (polegadas) do seu monitor deve ser feita de acordo com a finalidade que você pretende dar, seja ela para uso profissional, lazer, pessoal, disponibilidade financeira e até mesmo o espaço disponível, em casa ou no escritório. O tamanho que tem mais saída entre os usuários é o de 27 polegadas em que, já é possível aproveitar das dimensões 21:9, sem a necessidade de um local espaçoso.

Qual a melhor resolução para o monitor?

Em termos de qualidade o modelo 4K é o que apresenta características superiores, assim como preço! Entretanto, contar com melhores imagens em termo de qualidade de cores, brilho e contraste é fundamental para quem trabalha com edição de conteúdo, seja ele de imagem ou vídeo. Portanto, se você busca um monitor para trabalho, considere os modelos 4K. Entretanto, se esta não for a prioridade e sim a questão da produtividade, pode optar por modelos 2K ou Full HD (mais comum).

Como escolher o roteador ideal para as suas necessidades

Tempo de Resposta de 5 ou 1 milissegundos?

melhores monitores ultrawide
Crédito: Unsplash

Esta é uma característica que interessa mais para os jogadores (gamers), que estão interessados na fluidez dos jogos. O tempo de resposta para processar e alterar as cores dos pixels pode variar de 5 ms a 1 ms. Sendo que o menor são modelos de monitores Ultrawide mais robustos e também mais caros. Se esta não é a sua intenção, pode apostar nos modelos com 5 ms de tempo de resposta.

O que é a taxa de atualização e qual escolher?

Trata-se da informação de quantas imagens o monitor é capaz de exibir na sua tela, por segundo. Ou seja, esta frequência é medida em Hertz, e representada pela sigla Hz. É comum (e mais barato) encontrar monitores que variam entre 60 e 75 Hz. Entretanto, há também opções de monitores Ultrawide 144 Hz; 160 Hz e 240 Hz. Normalmente os monitores gamers são estes últimos três, pois garantem a fluidez durante a execução dos jogos. Vale ressaltar ainda, se os jogos não for a sua prioridade, esta não é uma característica que vai influenciar no seu trabalho e/ou desempenho profissional.

Tecnologias e Recursos Extras

Tanto o G-Sync, quanto o Freesync são tecnologias que permitirão que o monitor atue em sincronia com a placa de vídeo. Ou seja, aumenta a performance e sincronização das imagens que serão emitidas pela tela do monitor Ultrawide. Trata-se de uma questão de preferências. No caso de encontrar opções Flicker-Free e Bluelightshield dê atenção a elas. São tecnologias que ajudam a reduzir a emissão de luz azul das telas. O que ajuda a diminuir em até 90% o cansaço das vistas. Ideal para quem fica horas na frente de um computador.

Diferenças entre monitores Ultrawide e Widescreen

Considerando as características citadas acima, pode-se dizer que a proporção de tela de um monitor Ultrawide é de 21:9, enquanto a de um Widescreen, 16:9. Ou seja, 30% a mais de área útil para trabalhar e/ou jogar. Com relação ao formato da tela, apenas o modelo Ultrawide há opção com curvatura. Já o tamanho da tela, a variação de ser entre 15 e 34 polegadas, no caso do Widescreen e 25 e 38 polegadas, no caso do Ultrawide.

Existem outros dois fatores que podem influenciar diretamente na decisão: o primeiro deles é o fato de que o monitor Ultrawide requer um período de adaptação. Entretanto, ele pode ser configurado para melhor atender às suas necessidades de utilizar múltiplas telas ou até mesmo jogar. E por fim e não menos importante: o preço! Os monitores Ultrawide são mais caros devido às tecnologias do aparelho.

Conheça os melhores notebooks para jogar e trabalhar

Conclusão

Agora que você já conhece quais são os melhores monitores Ultrawide do mercado, está na hora de decidir: comprar ou não? A resposta é simples: Sim! Mas tenha calma. O investimento justifica para aquelas pessoas que desejam uma experiência mais imersiva no universo dos jogos. Ou então deseja melhorar o desempenho e a produtividade de trabalho, assim como organizar o ambiente em que se encontra.

No caso dos modelos de monitores Ultrawide, essa opção se mostra eficiente para quem trabalha com mais de um monitor. Isso porque você precisará de apenas um cabo de transmissão dos dados, que deverá ser conectado ao computador. Ou seja, evita-se as múltiplas conexões (fios), que normalmente sobrecarregam a CPU. Além disso, esse tipo de aparelho não possui bordas, tornando o equipamento ainda mais elegante.