Dicas de Melhores

Qual a Melhor Lava-Louças do Mercado?

melhor lava-louças

Antes de comprar uma, saiba qual a melhor lava-louças!

Para escolher a melhor lava-louças é preciso conhecer a potencialidade das principais marcas do mercado. Se você pensa que basta comprar uma máquina de lavar-louça Brastemp e pronto, está enganado. Há muitas marcas menos famosas com máquinas potentes e duradouras.

Melhor Lava Louças:

Ter uma lava-louças em casa pode parecer supérfluo. Mas estas máquinas são excelentes para limpar e esterilizar diversos utensílios de cozinha. Quem tem filho pequeno ou bebê em casa sabe que é essencial limpar a louça e os objetos utilizados pelos pequenos com maior atenção a fim de evitar doenças.

Outra vantagem de comprar uma lava-louças é a economia de água e energia. Isso mesmo! Uma máquina faz com que você poupe nas contas da casa, pois ela utiliza poucos recursos na hora de fazer a lavagem de várias peças juntas. Se você é dessas pessoas que lava a louça com a torneira aberta o tempo todo pode verificar essa condição em apenas um mês de uso.

E você poupa na luz se costuma utilizar água quente na lavagem. As máquinas puxam pouca luz e lavam boa parte da louça com vapor quente. Enquanto que a água da torneira, para ficar aquecida, utiliza um sistema termoelétrico que gera mais gastos.

Convencido a comprar uma dessas? Então veja quais os melhores modelos e onde comprá-los!

Lava-louças: qual a melhor?

Veja abaixo uma lista completa com as melhores lava-louças, suas funcionalidades e onde encontrá-las com o melhor preço!

Essa lava-louças não é exceção. O preço pode parecer um pouco salgado, porém trata-se de uma máquina para durar pelo menos dez anos, como as de antigamente. O modelo é todo em aço inoxidável e conta com 14 programas de limpeza. É fácil de limpar e tem processamento inteligente que avisa quando faltam produtos para realizar a lavagem.

O display digital permite que você acompanhe as lavagens e faça ajustes conforme o seu gosto. Entre os programas, destacam-se os de lavagem de panelas e os de peças delicadas, como mamadeiras de crianças e copos de cristal. Conta ainda com função para higienizar a louça e o seu consumo é considerado A.

A única desvantagem é que não existe opção bivolt, por isso é preciso estar atento a voltagem na hora da compra. Quem comprou afirma que o produto superou as expectativas.

 

Fundada no Brasil nos anos 1950, é uma das melhores empresas do ramo. Desde 1994, a Brastemp e a Consul trabalham em parceria para oferecer grandes produtos ao menor custo. E é o caso desta lava-louças!

A máquina contém oito programas de lavagem e secagem da louça. É uma versão mais compacta e simples, porém muito vendida por conta do seu preço. O custo-benefício é o forte do aparelho, sem falar que ele agrada também na economia doméstica que permite.

Ela tem capacidade para mais de 60 peças. Além dos programas, a lavadora de louça oferece ainda cinco ciclos: dia a dia, pesado, delicado, econômico e rápido. Com isso você pode lavar panelas, copos e outros utensílios de acordo com a sua necessidade.

Assim como o modelo anterior, também não é bivolt. Contudo, a Brastemp é compacta, cabe perfeitamente na sua cozinha e é muito fácil de instalar, ou seja, nada de furadeiras ou parafusadeiras!

Lava-Louças Electrolux LI10X 10 Serviços Inox

Lava-Louças Electrolux LI10X 10 Serviços Inox

Essa máquina da Electrolux é um pouco mais simples que a primeira, todavia não deixa de se destacar na corrida pela melhor lava-louças. Um pouco menor e com alguns serviços a menos, esse eletrodoméstico pode ser uma excelente opção.

Ela é capaz de lavar a louça de até dez pessoas em um único ciclo, tornando a operação muito mais econômica. A LI10X também conta com seis programas exclusivos e promete fazer você poupar até 35 mil litros de água por ano.

Um diferencial desta máquina é o seu sistema de carregamento da louça. Ela possui três cestos removíveis para que você consiga acomodar todos os seus utensílios de forma segura e lavá-los no mesmo ciclo. E você pode adiar o início da lavagem para mais tarde, evitando de esquecer de fazê-la.

É uma opção robusta e moderna sem contar com um preço muito alto. Assim como a versão mais potente, essa Electrolux também faz higienização de peças a 70 graus. E o seu painel também é digital, com tecnologia Blue Touch.

Lava-louças Brastemp Blf10

brastemp blf10 branca

 

E o duelo entre a Electrolux e a Brastemp prossegue sem pena das outras concorrentes! O modelo Blf10 da Brastemp é quase uma obra de arte de tão belo que é o seu design. Ela é toda espelhada, toda em preto com cinza grafite, o que permite que ela ganhe destaque e que ainda faça uma bela combinação com a maioria das cozinhas.

Mas é claro que o interessa mesmo em um modelo tão incrível como esse não é a sua beleza. A Blf10 conta com 10 serviços diferentes. E todos eles têm como objetivo poupar seu tempo e, é claro, o seu dinheiro.

Isso se deve ao fato de que esse modelo controla o fluxo de água como nenhum outro. Ela consome menos água e energia, pois aquece o líquido apenas quando necessário. Estima-se que uma única lavagem manual gaste cerca de 45 litros. Já a Blf10 gasta apenas 13, ou que é praticamente um terço da lavagem manual.

Há 6 ciclos de lavagem nesse eletrodoméstico da Brastemp. Há um ciclo rápido para lavagens de curta duração, além de um econômico que reduz o gasto com água e energia. Existe o delicado, para peças frágeis, assim como há o pesado, para grandes panelas. Por fim, o Smart Sensor e o dia a dia completam a lista.

Se tudo isso acima não é o bastante para você, sem problemas. A Blf10 possui serviço de enxague e de secagem. Há a funcionalidade Acqua Spray, que vai dando pequenos jatos de água ao longo do dia, para que a sujeira não fique encrustada na louça enquanto você não lava. É ou não é um produto must have?

Lava-louças Brastemp Blf14

brastemp blf14 branco

 

Os modelos Blf seguem em constante evolução, e a Brastemp faz questão de levar aos seus consumidores o que há de melhor em termos de tecnologia. A beleza de sempre das lava-louças da Brastemp está presente também nesse modelo, assim como sua eficiência de lavagem e seu baixo nível de consumo de energia.

A eficiência de consumo da Blf14 é A, a mais alta de acordo com padrões internacionais. Possui seis ciclos diferentes de lavagem, display totalmente digital e função Smart Sensor. Essa função já faz esse modelo valer. A máquina consegue identificar sozinha o nível de sujeira de suas louças e seleciona sozinha o melhor programa de lavagens. Isso alia eficiência à alta economia de água e de eletricidade.

Há um cesto específico para talheres, o que a nem todas as lava-louças oferecem. Isso irá garantir que garfos, facas e colheres fiquem 100% limpos, pois não estão misturados a outros utensílios. A capacidade dessa lava-louças também impressiona, visto que cabe equivalente à louça de 14 pessoas ao mesmo tempo em seu interior.

Cuidados que deve ter com sua lava-louças

Existem alguns cuidados básicos que todo usuário deve ter com seu eletrodoméstico. Muitas pessoas pensam que dá para colocar qualquer coisa dentro dessas máquinas, o que é bastante perigoso. Além da possibilidade de danificá-las, há uma grande hipótese de danificar tudo que estiver dentro da lava-louças.

Portanto veja abaixo algumas dicas preciosas de cuidado:

1. Não coloque alimentos dentro da lava-louças

Pode parecer meio óbvio, mas há quem não coloque os restos de comida dos pratos e das panelas fora antes de colocar as louças no eletrodomésticos. Botar a máquina para funcionar com restos de alimentos pode fazer com ela entupa, e mesmo na garantia é possível que você tenha que pagar o conserto. Afinal, o motivo do aparelho estragar seria por mau uso.

2. Escolha bem as panelas que colocará no eletrodoméstico

Nem todos os tipos de panela podem ir para a lava-louças. Aconselha-se que apenas as esmaltadas, a de vidro temperado e as de aço inoxidável sejam limpas pelo aparelho. As de Teflon não são recomendadas, visto que o revestimento pode se soltar, o que danifica a panela e também a lava-louças.

Os utensílios de alumínio também exigem algum cuidado. Eles podem ficar manchados, visto que a composição química do sabão especial para lava-louças pode danificá-los.

3. Instale a máquina em um local adequado

O local onde a máquina será instalada precisa cumprir alguns requisitos bastante específicos. Evite instalar em uma parte da cozinha ou da área de serviço que esteja em contato direto com os raios do sol. O local deve ser plano, para evitar trepidações durante o funcionamento do aparelho.

Dicas para lavar-louças

Não é simplesmente colocar as louças na máquina e esperar que ela faça o milagre. Para otimizar a lavagem e para não danificar suas peças, aprenda como lavar cada tipo de material.

Por exemplo, os utensílios de cristais e todos os outros que são mais frágeis devem ser lavados separados, de preferência. Distribua-os de modo que não se batam durante a lavagem, pois as chances de quebrarem é grande.

Assim que a máquina começar a funcionar, não abra a porta de jeito nenhum. Isso pode ser perigoso, pois a água estará muito quente, e respingos podem queimar sua pele. Além disso, o choque térmico é capaz de quebrar louças mais frágeis que estiverem lá dentro.

Outra dica importante é utilizar apenas sabão próprio para esse tipo de máquina. Esses produtos costumam ser bem baratos, pois vêm em grande quantidade. Há a possibilidade, ainda, de usar pó abrilhantador, que em um dado momento da lavagem é liberado e evita o surgimento de manchas em suas louças.

Quanto à acomodação das louças nos cestos, tenha muito cuidado. Não empilhe pratos, panelas, talheres e copos uns sobre os outros. Além de não lavarem direito, isso faz com que alguns utensílios possam se estragar.

Coloque panelas, tigelas e copos com as bocas viradas para baixo. Facas e garfos devem ficar com os cabos para cima, enquanto com as colheres é justamente o contrário.

Comprar uma lava-louças vale mesmo a pena?

qual a melhor lava-louça

Agora que você já sabe qual a melhor lava-louças, será que ela vale a pena? Ainda hoje as pessoas se fazem essa pergunta, acreditando que, no fundo, esse eletrodomésticos gastam muito mais do que lavar louça a mão. Fato é que já foi comprovado que essas máquinas são muito mais econômicas, além de serem práticas em praticamente tudo.

Como lido acima, a melhor lava-louças do mercado é capaz de economizar um terço de água em relação a uma lavagem manual. Isso porque esses eletrodomésticos são super inteligentes, pois analisam a quantidade de louça e a intensidade da sujeira delas para determinar o quanto de água se deve utilizar.

Quanto à energia elétrica, o consumo normalmente é baixo ao final do mês. Principalmente se levarmos em consideração que os modelos mais atuais e mais tecnológicos são produzidos justamente para serem econômicos também nesse sentido.

A praticidade é outro fator que faz esse tipo de produto valer a pena. Por exemplo, por que deixar a louça suja dentro da pia, dando aquele aspecto a sua cozinha de desleixo? Coloque tudo dentro da lava-louças e espere acumular peças para lavar tudo de uma vez.

Há, ainda, a praticidade de secar suas louças, dependendo do modelo do eletrodoméstico que você adquirir. Isso irá consumir um pouco de energia além do padrão de consumo dessas máquinas, mas nada que vá muito além do que ela já faria você gastar sem essa funcionalidade.

 

 

Crédito das imagens: Freepik, Pxhere Brastemp, Electrolux, Americanas e Submarino