Dicas de Melhores

Como Escolher o Melhor Forno Elétrico do Mercado?

Os modelos de fornos elétricos são muitos, isso é fato. Por isso mesmo escolher o melhor forno elétrico pode não ser uma das tarefas mais fáceis de realizar. Afinal, churrasqueiras tradicionais não possuem funções ou nada de muito diferente: é a sua perícia como assador ou como assadora que conta. Descubra agora qual o melhor forno elétrico para você!

Melhor Forno Elétrico:


Melhor Custo Benefício
Fischer Gourmet Grill
Nossa Avaliação:
Econômico
Cadence Chef FOR310
Nossa Avaliação:

Como saber qual o melhor forno elétrico?

Mas claro que cada vez mais o conceito de churrasco tem evoluído. Isso faz com que as formas de fazer aquele churras de domingo com os amigos ou com os familiares sejam as mais diferentes possíveis. Você pode, por exemplo, usar os discos de arado, uma churrasqueira elétrica ou até aquelas churrasqueirinhas portáteis.

O importante é que a carne fique bem assada e o momento seja de confraternização. Portanto, se você está interessado em fazer churrasco em forno elétrico, sem problemas. Saiba qual o melhor forno elétrico a partir da lista que preparei abaixo.

Melhores fornos elétricos

Responder a essa pergunta, como é obvio, não é nada fácil. Para nós, pode ser um modelo, enquanto para você pode ser o outro. Tudo vai depender do quanto você pode e quer gastar, além dos seus objetivos e da qualidade do produto que você procura.

Na lista a seguir, já aviso, você vai encontrar de tudo. Desde os fornos mais simples de bancada até forno de embutir.

 

Que tal começarmos mesmo pelos mais simples? Afinal, se você mora em um apartamento pequeno, mas não quer abrir mão de assar uma carne, o melhor forno elétrico nesse sentido precisa começar pelo tamanho.

Nada de um trambolho pesado, que ocupa mais espaço do que qualquer outra coisa. Você quer, tenho certeza, praticidade.

Ele é rápido e exala praticidade. Como nosso objetivo aqui é churrasco, fique tranquilo que o FOR310 não tira a suculência da sua picanha. Isso porque ele consome menos gordura da carne, o que é essencial para cortes que precisam manter intacta aquela gordurinha.

Como ele tem capacidade para 31 litros, formas e travessas dos mais variados tamanhos cabem em seu interior. A temperatura máxima vai até 250 graus, e o alimento é assado tanto por cima quanto por baixo. Isso permite controlar o ponto exato da carne. Aliás, se lhe interessar, esse forninho elétrico possui timer de 90 minutos.

 

Aliás, esse é o tipo mais comum que você vai encontrar por aí. Em termos de custo-benefício, se você busca algo simples, é o ideal.

Falando especificamente do Gourmet Grill, ele se diferencia do Chef FOR310 logo na segurança. Ele vem com pés antiderrapantes, que conferem maior estabilidade ao produto. Isso é importante para evitar acidentes perigosos durante o churrasco. Ele possui, ainda, vidro duplo.

O vidro duplo é responsável por manter o calor por mais tempo dentro do forno. Como conserva a temperatura, acaba consumindo menos energia do que o esperado. O termostato do Gourmet Grill vai dos 50 °C aos 320 °C.

O timer, em comparação ao modelo visto anteriormente, é maior, sendo de 120 minutos. Além disso, possui luz interna, para que não precise ficar abrindo o forno de tempos em tempos. Tem também aquecimento inferior e superior, sendo o superior responsável por dourar suas carnes. Por fim, vem com um revestimento interno especial, autolimpante, o que facilita a remoção posterior de resíduos.

 

Reparou que a capacidade dos fornos está aumentando? Isso não é por acaso. Quanto maior o forno, maior o preço, mas maior também a capacidade e a potência dele. Como todo churrasqueiro sabe, há alguns cortes de carne de churrasco precisam de mais espaço e de mais tempo assando.

Um dos preconceitos que ouço de pessoas sobre assar carne em forno elétrico é em relação à sujeira. Concordo que limpar o forno da gordura não é das tarefas mais divertidas. Pensando nisso, a Layr oferece uma tecnologia conhecida como easy clean, para facilitar a remoção de restos de comida, resíduos gordurosos e outras sujeiras indesejadas.

Além disso, o termostato vai dos 50º aos 300º, o que é uma boa temperatura alta. Os dois aquecimentos, superior e inferior, são blindados. O superior tem 750 watts de potência, enquanto o de baixo tem 1000. A porta é de vidro de cristal único, o que significa que, infelizmente, que não é dupla. Mas isso é compensado pelo isolamento térmico de lã de vidro.

Esse forno possui lâmpada interna, para facilitar o controle dos seus assados. Outra vantagem desse modelo é que possui três bandejas removíveis. Ou seja: dá para fazer aquele pão de alho que todo mundo adora enquanto assa as carnes.

 

Se você me perguntar qual a melhor marca de forno elétrico, com certeza não responderei que é essa. Ela está aqui, porém, porque oferece algo que a maioria das outras não oferece: espetos giratórios.

Afinal, qual assador não prefere ver sua carne girando no espeto? O forno elétrico da Best Plus vem com essa funcionalidade, o que facilita o preparo de alguns cortes que precisam ficar algum tempo nesse movimento giratório. Além disso, vem com pegador de espeto e pegador de bandeja. Tudo para fazer o seu churrasco dentro de casa um evento seguro e prático.

Por falar em segurança, o vidro desse forno é temperado. Isso confere maior durabilidade ao produto, já que há mais resistência ao calor. O termostato vai de 0 °C a 250 °C. Mas não se engane: a potência é de 2000 watts.

 

Vamos começar com o fato de que ele é todo de aço inoxidável por fora, algo que você valoriza conforme o tempo de uso aumenta. Por dentro possui revestimento autolimpante, para que não fique tão engordurado.

Ele é vedado com silicone, para que o calor permaneça inteiramente em seu interior e não escape. O isolamento térmico, portanto, é total. E por falar em calor, o termostato vai dos 50º aos 300º.

Mas agora é que vem o seu grande diferencial. Em vez de duas resistências, sendo uma superior e outra inferior, possui duas em cima e duas embaixo. Cada uma delas tem 1200 watts de potência, o que é garantia de uma carne assada maravilhosa. Vem com duas chaves de temperatura, que você pode setar para ficar no mínimo, no médio e no máximo.

A porta é de vidro temperado, o que dá maior proteção e segurança a sua família. A temperatura possui indicativo luminoso, e no interior há uma lâmpada com vidro protetor. Há bandeja antirresíduos, e a porta, por incrível que pareça, é removível. É mesmo um super luxo!

 

Já adianto que ele não tem espeto giratório, para aqueles que prezam muito por esse recurso. Ainda assim, possui doze função pré-programadas para facilitar o preparo das suas carnes, aperitivos e acompanhamentos do churrasco.

Além disso, ele atinge a temperatura que você desejar sem a necessidade de pré-aquecer, o que agiliza todo o processo. O Gourmand vem ainda com uma função exclusiva e somente sua, que é a convecção por ar forçado. Isso potencializa a circulação do ar quente, o que acelera o preparo dos alimentos e os assa de modo uniforme. Tudo isso com uma potência de 2300 watts.

Além da ausência do espeto giratório, há mais alguns contras que podem lhe decepcionar. Não há bandeja antirresíduos, por exemplo, tampouco grelhas removíveis ou ajustáveis. Ainda assim, custa menos da metade do preço que os últimos dois modelos da Tramontina que vimos. Se você pensar que ele cumpre perfeitamente o papel de assar seu churrasco, pode mesmo ser o melhor forno elétrico para o que deseja.

 

Se você deu uma olhada nos fornos elétricos de bancada, mas não se interessou por nenhum, há outras opções. Os fornos de embutir, como o nome já indica, vão embutido em algum móvel. Isso é ótimo por muitos motivos, sendo o principal deles, na minha opinião, o fato de ocupar menos espaço.

Além disso, a maioria deles é mais potente e tem maior capacidade que os de bancada. Possui luz interna e timer com som de até 120 minutos. Seu diferencial na possibilidade de controlar de forma independente as resistências superior e inferior.

Como você notou, os fornos elétricos têm duas resistências. Há uma em cima e uma embaixo. O Celebrare lhe permite acionar tanto uma quanto a outra, a depender dos seus objetivos culinários. Isso nenhum dos outros modelos lhe permite fazer.

 

Agora você vai começar a ver umas marcas mais conhecidas do seu dia a dia. A Consul é uma das gigantes em eletrodomésticos e, por óbvio, não poderia faltar nessa lista.

O Cob84ar é, de acordo com a Consul, um dos fornos que oferece a maior litragem dentre os modelos desse segmento. E, você irá concordar comigo, 84 litros de fato não é pouca coisa não! Mas além disso, o que mais esse modelo pode lhe oferecer que valha o preço mais elevado?

Em primeiro lugar, como mencionei acima, seu funcionamento é bastante simples. Isso se deve ao fato de que esse forno vem com o Menu Controle Fácil. Esse menu lhe auxilia a controlar a temperatura, a escolher a prateleira e o tempo exatos para o tipo de prato que você quer fazer. Isso é ótimo para quem quer assar diversos tipos diferentes de carne sem se preocupar muito. Afinal, ele vem com timer, o que dispensa seu cuidado constante.

Esse produto ainda vem com a tecnologia Cleartec, que promete facilitar sua limpeza. Interiormente o forno é todo esmaltado e liso, para que você passe uma esponjinha ou um pano úmido e remova toda sujeira impregnada. A temperatura máxima é de 260 °C, mas a potência é elevada, chegando a 2650 watts. Pode não ser, ainda, o melhor forno elétrico desta lista, mas com certeza está bem perto.

 

Com o Boc85ae você tem muita praticidade. Ele possui apenas duas prateleiras, mas que são ajustáveis em até sete níveis de altura. Isso é ótimo para quem quer assar diferentes alimentos ao mesmo tempo, mas que precisam de menos ou de mais calor. Vem com a típica função descongelar e mais seis funções voltadas para os assados, como tecnologia de convecção, grill e assado convencional.

Algo legal dele é que, além do timer normal que todos os fornos possuem, esse modelo da Brastemp tem a tecnologia Touch Timer. Ela avisa quando sua carne está pronta conforme as predefinições que você mesmo setou. A temperatura máxima é de 260 watts, assim como o da Consul, mas a potência é menor. São 1860 watts.

 

Começamos falando que ele tem suporte para cinco alturas ou posições em relação às bandejas. É ideal, portanto, para fazer os mais diversos tipos de assado ao mesmo tempo. Dentre os fornos de embutir até agora é o único que vem com espeto giratório. Como já disse antes, isso facilita e muito nosso trabalho enquanto assadores!

Esse forno tem ainda um “turbo ventilador”. Esse acessório tem a função de espalhar o calor para todo o interior do objeto. Isso vai propiciar que suas carnes fiquem assadas de modo mais uniforme. Na parte externa, contudo, há uma tecnologia que resfria todo o aparelho, para que você não acabe se queimando sem querer. A porta, aliás, é composta por três vidros temperados, para evitar que estoure ou superaqueça.

Com cinco funções em termos de assados, se não é o melhor forno elétrico de embutir do mercado, está bastante perto. O termostato vai até 250 °C e sua potência chega a 2200 watts.

 

Ao falarmos da litragem, são os mesmos 57 litros. A potência é um pouco menor, sendo de 2300 watts, o que não causa assim tanta diferença. As prateleiras são removíveis, com quatro posições de altura, uma a menos que o modelo anterior.

O sistema de ventilação interna também está presente no Glass Brasil, assim como a porta com três vidros temperados. Mas, afinal, o que o diferencia exatamente do outro? Primeiro que o Glass Touch não possui espeto giratório.

Para alguns isso pode ser uma desvantagem e até um problema. Mas há uma vantagem em minha opinião em relação ao seu forno irmão, que é o Touch Control. Esse sistema tem a intenção de facilitar a vida do usuário, permitindo que ele controle as funções de seu forno com maior comodidade e praticidade.

 

 

 

 

Crédito das imagens: FreepikAmericanas e Shoptime