Máquina de pão: as 8 melhores opções do mercado

Quais as vantagens de comprar uma máquina de pão? Veja as dicas e melhores opções do mercado

Máquina de pão

Diferenças entre a máquina de fazer pão e o forno convencional

Máquina de pão
Crédito: Pixabay

Imagina ter, a qualquer hora do dia, aquele pãozinho fresco, acabado de sair do forno? É uma ideia maravilhosa, não é verdade? Apesar de ser possível fazer um delicioso pão de casa no forno comum, ele fica ainda mais saboroso, quando preparado em uma máquina de pão (ou panificadora elétrica).

Além de aprender e desenvolver diversas receitas de pão – do seu jeitinho -, o ato de misturar os ingredientes, sovar e amassar é uma excelente forma de relaxar. Inclusive, pode ser o hobbie perfeito para quem deseja controlar a ansiedade com atividades e exercícios simples, em casa. Sem contar que, você estará consumindo um produto com muito menos conservantes, açúcares e gorduras.

Qual o melhor microondas para comprar e ter em casa?

Uma máquina de fazer pão pode ser compacta e muito simples de utilizada. Além da praticidade, permite fazer diferentes tipos de pães, economiza energia (comparado aos fornos tradicionais) e é fácil de limpar. Além das receitas de pães, você também pode fazer tortas, doces e geleias na máquina! Veja outras funções que as diferenciam:

  • Faz tudo sozinha: mistura os ingredientes, sova, descansa e assa a massa;
  • Emite um sinal sonoro quando o pão de casa está pronto para ser consumido;
  • É mais fácil de limpar (sem sujeira e bagunça na bancada de preparo).

A principal desvantagem, por assim dizer, é que a máquina de pão assa apenas um pão por vez (em um único formato). Enquanto no forno você pode assar mais quantidades e variedades, de acordo com o espaço.

Mas quanto custa e quais são as melhores máquinas de fazer pão do mercado? Não se preocupe, este artigo vai identificar as melhores marcas e modelos, assim como suas principais características e onde comprar (com os preços).

Em seguida, veja as dicas de quais são os critérios de compras, para decidir qual a melhor máquina de pão para a sua casa e algumas dicas para conservar a sua!

Dicas de como escolher o melhor forno elétrico

Top 10 máquinas de pão para comprar

Dê uma olhadinha nas melhores opções de máquinas para fazer pão do mercado e escolha a sua, de acordo com os seus desejos e necessidades:

1. Panificadora Britânia Multipane

Panificadora Multipane Britânia

Panificadora Multipane Britânia

A máquina de pão Britânia possui 12 programas diferentes para que você possa fazer diversos tipos de pães, sejam eles doces ou salgados. Também permite que seja feito geleias e pudins, por exemplo. Ela possui 4 opções de tamanhos de pães, variando entre 450, 600, 900 e 1200 gramas. Com isso você não precisa fazer uma quantidade grande, se a família for pequena, por exemplo.

Dentre as funções que fazem esta panificadora elétrica está entre as melhores do mercado é o fato dela permitir a escolha da cor do pão: claro, médio ou escuro. O material interno é antiaderente, facilitando assim a limpeza. Na parte externa existe um vidro temperado (visor); função timer e tecnologia que permite manter o pão aquecido por até 60 minutos após ficar pronto.

2. Panificadora Mondial Master Bread PF-53

Panificadora Mondial Master Bread

Panificadora Automática Master Bread

A panificadora elétrica da Mondial é perfeita para quem deseja fazer não só o pão de casa, mas também panetones, geleias e massas, por exemplo. Ela possui 19 ciclos e 3 tamanhos diferentes para fazer todo tipo de pão. O seu timer permite o ajuste de até 15 horas, permitindo que você programe a hora certinha para finalização da massa! Ou seja, ideal para quem deseja comer um pão quentinho e fresco, logo pela manhã.

A máquina de pão possui um visor em acrílico, forma removível (que facilita a limpeza), copo e colher dosadora para não errar na hora de fazer a receita preferida. Outro destaque vai para o ajuste da tonalidade, para quem gosta do pão mais clarinho ou mais torrado.

3. Máquina de Pão Tramontina Pan Express

Panificadora Tramontina Pan Express

Panificadora Tramontina Pan Express

Esta linha de eletroportáteis da Tramontina, by Breville, é uma versão mais profissional do que as demais, considerando esta lista de máquinas para fazer pão. Um dos grandes diferenciais desse modelo é que ele permite que você salve na memória da panificadora as suas próprias receitas, criando ciclos personalizados.

O seu timer possui intervalo de 13 horas para início do processo, com opções de 4 tamanhos de pães: 500 g , 750 g, 1 kg e 1,25 kg. A sua capacidade de preparo é de 2 horas (tempo para assar). Possui uma tela de LCD inteligente, com opção para programas automáticos ou manuais. A luz interna e abertura de visualização permitem que você acompanhe todo o processo. E, no caso de acabar a energia da casa, ela consegue ter uma autonomia de 60 minutos.

4. Máquina de pão La Panina Cadence

Multi Pães La Panina Cadence

Multipanificadora La Panina Cadence

A panificadora elétrica da Cadence possui 12 programas diferenciados para o preparo de pães, com recipiente antiaderente que facilita o processo de limpeza. Ela permite o preparo de pães de 700 gramas ou 1 quilo, com timer para regular o tempo de preparo das receitas.

Também é possível regular a cor dos pães, variando entre claro, médio e mais torradinho. Dentre as principais programações estão as de pães tradicionais, francês, doce, geléia, bolo, sanduíche, rápido, ultra rápido e função assar. Ideal para o preparo de diversos tipos de receitas.

5. Panificadora Automática Premium Mondial PF-51

Panificadora Mondial Premium

Panificadora Mondial Premium PF-51

Esta versão de máquina de fazer pão da Mondial possui 12 programas, com três opções de tostagem e duas capacidades de preparo rápido, sendo a primeira para pães 450-600 gramas e a segunda, até 900 gramas (um total de 3 opções de tamanho). Permite o preparo de pães normais, francês, integral, doces, geleias, bolo, sanduíche ou apenas assar massas.

A sua forma é removível e antiaderente, o que facilita bastante a limpeza, possui painel digital, com visor para acompanhar o preparo das receitas (com indicador de luz). O seu timer permite a programação em um intervalo de até 13 horas. Mais uma opção prática e moderna para quem deseja preparar receitas de pães em casa, seja para consumo próprio ou para vender.

6. Máquina de Pão Multilaser

Panificadora Multilaser

Panificadora Multipães Multilaser

Apesar de não ser uma marca famosa em eletrodomésticos, possui uma excelente reputação e entra na lista das melhores opções de máquinas de pão do mercado. Além do preço competitivo, ela possui forma e tampa removível, que facilita a limpeza. Possui timer e 12 programas para realizar as mais diversas receitas.

Além disso, é possível programar para quando a panificadora elétrica irá começar a trabalhar, garantindo assim que o seu pão esteja pronto na hora desejada. Outra vantagem é que ela também possui 3 funções de tostagem, desde o mais claro, médio e mais escuro. Basta selecionar a preferência.

7. Máquina de Pão Artesanal Easy Bread Polishop

Máquina de Pão Polishop

Panificadora Easy Bread Polishop

A Easy Bread da Polishop é perfeita para fazer receitas de pães artesanais de forma simples e prática. De acordo com a descrição do produto, basta colocar todos os ingredientes dentro do bowl interno, apertar um botão e pronto! Ela mistura, sova e faz todo o trabalho para entregar um pão fresquinho e acabado de sair do “forno”.

A máquina de pão da Polishop conta ainda com 4 receitas exclusivas, sendo elas: pão puro (branco); integral simples; integral multigrãos e integral 100%. São três níveis de coloração, sendo eles: suave, dourado e dourado intenso; e o preparo é em apenas 2 horas.

8. Multi-Função e Máquina de Pão Home Appliances

Máquina de Pão Home Appliances

Panificadora Home Appliances

Esta opção de panificadora elétrica possui função de segurança (contra superaquecimento) e, além de ser capaz de fazer os tradicionais pãezinhos, também possui função cozimento, geleias e compotas, bolo, massas diversas, arroz, fermentação e iogurte. Ideal para quem quer um aparelho multifuncional na sua cozinha.

Ela possui 2 capacidades, sendo 450 e 700 gramas e a sua embalagem possui duas formas, sendo uma para pães e diversos e outra para iogurte. Ela possui timer que pode variar entre 13-16 horas e o seu display é digital, com funções touch-tone.

Processador de alimentos: qual o melhor?

Como escolher a máquina de pão ideal?

Muito simples! Você precisa considerar a quantidade de funções que cada uma delas possui; as opções e peso/tamanho dos pães e a dimensão do aparelho. É claro que o preço também deve ser um fator a considerar:

  • Funções e ciclos: é importante não só pela quantidade, mas sim pelo tipo de receita que consegue realizar. Para quem deseja ter uma máquina de pão para fazer receitas sem glúten, por exemplo, precisa pesquisar por esse ciclo. As funções vão determinar o tempo e a temperatura para assar a massa. E isso vai variar de acordo com o tipo de ingredientes utilizados.
  •  Peso dos pães: para se adequar a realidade da sua casa e a quantidade que você deseja fazer. Se for apenas para uma pessoa, procure a que tem a menor forma. Agora, se a família é grande ou se você pretende vender os pães criados, deve observar aquela que tem as opções mais variadas para suas criações.
  • Tamanho da máquina de fazer pão: é claro que você precisa pensar no espaço que tem em casa, com opção de tomada, para que ela possa se encaixar. Pois não há nada mais desanimador na hora de fazer uma receita de pão, do que ter que tirar e guardar a panificadora elétrica. Pense no espaço!

Quais os cuidados básicos com a máquina de fazer pão?

Máquina de pão
Crédito: Pixabay

Assim como qualquer outro eletrodoméstico, ele requer cuidados especiais para não danificar o aparelho. Apesar da maioria das máquinas de pão possuírem garantia de 1 ano, você precisa estar atento a estas questões, para evitar qualquer tipo de transtorno:

  • Retirar da tomada antes de desligar: é preciso ter atenção e não realizar esse movimento brusco que, pode sobrecarregar o sistema interno. Aguarde até que o processo se encerre, para então tirar da tomada (ou guardar, se este for o caso). Lembre-se que, se for colocar dentro de uma caixa ou armário, espere que ela esfrie por completo.
  • Potência do aparelho: ao fazer uma compra online tenha atenção à voltagem do aparelho. É possível encontrar modelos 120 e 220 volts. Tenha atenção a este detalhe para evitar curtos e/ou que o aparelho se danifique ao tentar ser ligado.
  • Local de uso: uma vez que esta máquina de fazer pão esquenta, você precisa ter atenção ao local em que ela vai ser colocada. Antes de iniciar o preparo da sua receita, certifique-se que está sob uma superfície adequada e não tente trocar de lugar durante o processo.
  • Abertura de ventilação: todas as máquinas de pão possuem uma abertura de ventilação e ela não deve ser tampada ou bloqueada. Esta parte é a responsável pela segurança do equipamento, evitando assim que ele superaqueça. Tenha cuidado.
  • Limpeza após o uso: mesmo que você ache que a máquina de fazer pão não esteja muito suja, ela precisa ser limpa para garantir a sua durabilidade e conservação. Além disso, é uma garantia extra para sua saúde evitando assim a proliferação de fungos e bactérias.

Com o tempo esses aspectos acabam por serem incorporados na rotina de uso das panificadoras elétricas. Não se preocupe, apesar de serem várias as dicas, é um aparelho muito prático de ser utilizado e rende deliciosas receitas!

Vale a pena comprar uma panela de pressão elétrica? Quais as melhores?

Existem acessórios?

Sim, a maioria das máquinas de pão incluem alguns acessórios básicos para o preparo das receitas. Os mais básicos que você deve conferir na hora de adquirir a sua são: manual, livro de receitas e temporizador. Este último está incluído em todos os modelos listados acima, por serem digitais.

Você pode verificar ainda outros itens extras que podem ser o diferencial na hora de decidir qual a melhor máquina de fazer pão para comprar. São eles: forma (removível); batedor (e acessório para removê-lo após o uso); escova de limpeza; copo medidor; colher dosadora e gancho para retirada da forma.