Se tem algo que combina com churrasco é salada de maionese. Desde a minha infância esse acompanhamento é mais do que uma tradição na família durante os churrascos de domingo. E recentemente eu descobri uma variação super saborosa, com o acréscimo de um bom macarrão: a famosa macarronese.
Parece óbvio, mas até eu em um primeiro momento tive que me informar bem para ter certeza de que era isto mesmo: a fusão da salada de maionese com macarrão. É aquela bomba de carboidratos que todo mundo adora e que ninguém abre mão em um churrasquinho.
Aproveite e leia o nosso review sobre a churrasqueira elétrica Mondial
Existem dezenas de maneiras diferentes de preparar essa delícia. Eu já testei uma boa porção delas e posso afirmar que é cada receita mais incrível que a outra. Dependendo dos ingredientes, essa salada pode ser servida como entrada, junto dos aperitivos. Se preferir, é claro, pode ser mais conservador e servi-la junto do vinagrete e do arroz, como acompanhamento.
Abaixo você verá a receita mais simples primeiro. Depois há variações, que adicionam ingredientes que você nem imagina. Separei receitas para todos os gostos. Há para os veganos e para os vegetarianos do churrasco, assim como há para os que não vivem sem carne nem na salada!
Receita de macarronese simples
Aqui não tem muita frescura não. São muito poucos os ingredientes, justamente porque a ideia é ser um prato simples e que pode ser feito em pouquíssimos minutos. Ele pode ser tanto vegetariano quanto para o povo que não nega uma carne. É barato, pois boa parte do que compõe a receita deve ter em sua cozinha. Veja como fazer macarronese!
Ingredientes:
- 500 gramas de macarrão do tipo que você mais gostar;
- Quatro colheres de sopa bem cheias da sua maionese preferida;
- Uma colher de sopa de tempero verde picado;
- 100 a 150 gramas de presunto ou de bacon, se quiser dar um gostinho de carne à macarronese;
- Sal e pimenta-do-reino a gosto.
Modo de preparo:
O primeiro de tudo, como é óbvio, é colocar o macarrão para cozinhar. Faça isso apenas em água e sal, como de costume. Fique atento ao tempo de cozimento. Caso queira al dente, deixe menos tempo em água. Uma dica interessante: o espaguete é o tipo de massa que cozinha mais rápido.
Escorra o macarrão e reserve. Corte o presunto ou o bacon em pedaços pequenos, em cubinhos ou como preferir. Misture a maionese aos pedaços e acrescente o tempero verde, para dar um aroma e um sabor especial. Se desejar, o tempero verde pode ser substituído por quaisquer outras ervas do gênero. Alecrim ou tomilho, por exemplo, vão muito bem.
Agora é só misturar o “molho” de maionese ao macarrão e sua macarronese está pronta! Viu como não tem mistério? O sabor é bastante simples. Você pode fazer maionese caseira, se desejar, caso queira dar aquele gosto típico de salada de mãe ou de vó.
Leia o nosso review e saiba qual a melhor marca de forno elétrico.
9 Receitas gourmet de macarronese
Em um mundo em que tudo é gourmetizado, com a macarronese não poderia ser diferente. As variações à à macarronese simples são tantas que é possível uni-las todas em um livro de receitas feito unicamente para as macarroneses.
Eu mesma criei algumas ao meu gosto. Afinal, como você viu, não tem erro. A base é uma salada de macarrão simples. O que vai variando são os ingredientes que irão incrementar o sabor. Dá para acrescentar atum, sardinha, salmão, frango e outras carnes, por exemplo.
Se é fã de molhos, adicionar outros à maionese, como mostarda ou alho, fica interessante. Brincar com os legumes e com queijos é uma boa pedida, para dar um toque em termos de textura, aroma e sabor. Enfim, as possibilidades são muitas! Confira abaixo as receitas e surpreenda-se!
1. Macarronese de peito de peru e queijo
Você já sabe que presunto fica bom em praticamente tudo e que é um alimento que super combina com saladas. A gente sabe, contudo, que esse é um dos fiambres que costuma ser um dos mais gordurosos. Por isso resolvi substitui-lo por peito de peru. Um queijinho muçarela vai muito bem também, para fechar a receita com chave de ouro.
Ingredientes:
- 500 gramas do seu macarrão preferido;
- 250 gramas de peito de peru, de preferência cortado em cubos;
- 250 gramas de queijo muçarela, também preferencialmente cortado em cubos;
- 500 gramas de sua maionese favorita;
- Uma colher cheia de manteiga;
- Sal e pimenta do reino a gosto;
- Salsinha para aromatizar.
Modo de preparo:
O início de todas as receitas é praticamente o mesmo: colocar o macarrão para cozinhar em água e sal. Eu particularmente prefiro que a massa seja mais firme do que molenga, mas cada um tem suas preferências. Assim que cozinhar, escorra a água, adicione a manteiga com ele ainda quente e misture. Deixe esfriar.
Assim que estiver em temperatura mais ou menos ambiente, basta misturar todos os demais ingredientes ao macarrão. Leve à geladeira por pelo menos trinta minutos para que fique gelado. Por isso convém deixar esse prato pronto antes de o churrasco começar a ser feito. É uma forma, também, de fazer o tempero pegar na comida.
2. Macarronese com castanha-de-caju
Esta variação de salada de macarrão com maionese é mesmo para quem quer sabor sem deixar de ser saudável. Isso porque além da castanha-de-caju, há outros ingredientes altamente nutritivos na receita. Você verá que ela é um pouco mais complexa do que as duas anteriores, já que a maionese aqui é feita de forma totalmente caseira.
Ingredientes:
- Metade de um pacote de macarrão de sêmola do tipo que preferir;
- Uma xícara de chá de alho-poró fatiado;
- Meia xícara de chá de milho cozido;
- Meia xícara de chá de ervilha;
- Meia xícara de chá de pimentão verde picado;
- Uma xícara de chá de cenoura ralada;
- Uma xícara de chá de pepino picado em cubinhos;
- Meia xícara de chá de azeitonas picadas;
- Meia xícara dde chá de cebolinha picada;
- Uma xícara de chá de tomate picado;
- Sal e pimenta preta a gosto.
Ingredientes da maionese:
- Suco de meio limão;
- Um dente de alho;
- Uma xícara de chá de castanhas-de-caju;
- Meia xícara de chá de água;
- Um quarto de xícara de chá de água para acrescentar aos poucos;
- Um quarto de xícara de chá de azeite;
- Sal a gosto.
Modo de preparo:
O primeiro passo é deixar as castanhas de molho em água por trinta minutos pelo menos. Nesse meio tempo, aproveite para lavar ingredientes como o alho-poró e para picá-los. Vá colocando o macarrão para cozinhar. Aproveito para salientar que nesta receita em específico, é melhor deixá-lo al dente.
Escorra a água das castanhas e adicione-as a um liquidificador. Acrescente o alho e metade de uma xícara de água. Você irá bater tudo até que forme uma pasta homogênea e de textura grossa. É possível que tenha dificuldade em bater. Se for o caso, vá adicionando mais água e use uma colher para ajudar a misturar. Se adicionar água demais, perderá o ponto, portanto cuidado!
É hora de adicionar suco de meio limão e de temperar com sal. Coloque o azeite no liquidificador e bata mais uma vez. Enquanto bate, acrescente água de acordo com a necessidade, até que obtenha um creme grosso e homogêneo.
Separe uma tigela de tamanho grande. Acrescente o alho-poró, que deve estar já fatiado, além do milho, da ervilha, do pimentão, da cenoura, do pepino, das azeitonas, do tomate e da cebolinha. Agora adicione a maionese feita no liquidificador. Misture bem. Tempere com suco de limão e com pimenta.
Una o conteúdo dessa tigela ao macarrão. Misture de modo que a maionese e os demais ingredientes deixem a massa impregnada com seus diferentes sabores. Agora é reservar na geladeira por no mínimo uma hora antes de servir os convidados do seu churrasco.
3. Macarronese com abacaxi
O abacaxi ou é muito amado ou é muito odiado quando aparece nas mais variadas receitas. Essa é uma fruta que vai muito bem em alguns tipos de salada, pois é refrescante e dá um toque cítrico ao paladar que é muito bem-vindo. Veja abaixo o que é preciso para essa versão de salada de maionese para churrasco com macarrão.
Ingredientes do molho:
- Meia xícara de chá da maionese de sua preferência;
- Meia xícara de chá de creme de leite;
- Meia xícara de chá de abacaxi em conserva;
- Uma colher de chá de alho em flocos;
- Uma colher de sopa de mostarda amarela;
- Sal e pimenta-do-reino a gosto.
Ingredientes da salada:
- 250 gramas de seu macarrão preferido;
- Meia xícara de chá de pimentão vermelho;
- Cinco rodelas de abacaxi em conserva;
- 250 gramas de presunto picado;
- Dois tomates picados sem sementes;
- Um pepino sem sementes;
- Uma xícara de chá de cebolinha picada.
Modo de preparo:
Comece primeiro pelo molho. Adicione todos os ingredientes da lista a uma tigela e misture tudo com uma colher de pau. Reserve o molho e foque sua atenção em cozinhar o macarrão. Assim que ele estiver cozido, deixe esfriá-lo antes de misturá-lo ao molho. Assim que estiver pronta sua macarronese, leve à geladeira e deixe que fique bem gelada antes de consumir.
4. Macarronese com iogurte e com melão
Nem todo mundo sabe, mas o iogurte não serve só para acrescentar ao cereal no café da manhã. Esse é um alimento que é muito utilizado na composição dos mais variados molhos, pois confere uma cremosidade e um sabor únicos. Assim como na receita anterior, esta leva uma fruta refrescante, que, no caso, é o melão!
Ingredientes:
- Uma xícara e meia de chá de iogurte natural;
- Suco de metade de um limão;
- Uma colher de chá de mel;
- Duas xícaras de chá de macarrão da sua preferência;
- Uma xícara e meia de chá de presunto picado;
- Cinco colheres cheias de sopa de milho;
- Meia xícara de chá de melão picado;
- Uma xícara de chá de queijo branco picado;
- Sal e pimenta-do-reino a gosto;
- Folhas de hortelã a gosto;
- Azeite.
Modo de preparo:
Para fazer o molho, leve ao liquidificador uma xícara do iogurte, três folhas de hortelã, o suco de meio limão e tempere com sal e com pimenta-do-reino a gosto. Bata bem. Depois de batido, adicione o mel e o que faltava do iogurte. Bata novamente e já está pronto o molho. Reserve.
Depois de cozinhar seu macarrão, virá a montagem da salada. Prepare um recipiente e adicione o macarrão ainda quente. Tempere com seu azeite preferido e acrescente uma xícara e meia de presunto picado, as colheres de milho, o queijo branco e mais folhas de hortelã. Por cima despeje o molho preparado no liquidificador e pronto. Agora é só deixar esfriar na geladeira.
5. Macarronese com frango e pesto
Quando eu digo que maionese combina e muito com manjericão, muita gente duvida de mim. Imagina então fazer um molho pesto, misturá-lo à maionese e juntar essas duas maravilhas a um peito de frango desfiado? Veja na receita abaixo como fazer essa receita que é uma perdição de sabores!
Ingredientes:
- 250 gramas de macarrão de sua escolha;
- 350 gramas de peito de frango;
- Uma cenoura cortada em cubos;
- Uma cebola picada;
- Metade de uma receita de pesto;
- Maionese de sua escolha e a gosto;
- Sal e pimenta-de-reino a gosto;
- Ervas aromáticas de sua preferência.
Ingredientes do molho pesto:
- Meia xícara de amêndoas;
- Nove dentes de alho;
- Dius maços de manjericão fresco;
- Uma xícara de parmesão ralado;
- Uma xícara e meia de azeite extravirgem.
Modo de preparo:
O primeiro passo é dourar o frango em azeite. Adicione a cebola, a cenoura e ervas aromáticas. Cubra o frango com água e deixe que cozinhe. Assim que ele cozinhar, desfie-o ainda quente. Deixe na geladeira para esfriar.
Enquanto isso, vá preparando o molho pesto. Não há mistério: basta colocar todos os ingredientes no liquidificador e bater. Assim que estiver pronto, reserve. Coloque o macarrão para cozinhar em água e sal. Ao término do cozimento, basta unir frango, massa, pesto e maionese a gosto. Leve tudo à geladeira se quiser comer frio.
6. Macarronese com linguíça calabresa
Não poderia faltar uma salada de maionese com linguíça calabresa! Essa que é uma das coadjuvantes mais queridas do churrasco é uma das minhas melhores descobertas como ingrediente de uma macarronese. Você pode optar por uma calabresa super picante ou por uma mais neutra. Confira abaixo os ingredientes e o modo de preparo.
Ingredientes:
- 500 gramas do macarrão de sua preferência;
- Linguíça calabresa a gosto, podendo ser bem picante ou mais suave;
- Um pacote de linguíça calabresa fina;
- Uma xícara de chá de azeitonas;
- Duas xícaras de uva-passa;
- 200 gramas de milho verde em conserva;
- Presunto ralado a gosto;
- Duas xícaras de queijo muçarela ou parmesão ralado;
- 200 gramas de ervilha;
- Sal e cebolinha a gosto;
- Maionese a gosto.
Modo de preparo:
O macarrão deve ser cozido até que fique com uma textura mole. Assim que estiver pronto, escorra e reserve. Rale o presunto e o queijo e corte os dois tipos de linguíça em rodelinhas. Separe as verduras, assim como as uvas-passas e as azeitonas.
Frite as linguíças em conjunto, em azeite de sua prefência, mas em pouca quantidade. Deixe no ponto de sua preferência. Agora una o macarrão e os demais ingredientes, junto da maionese. Assim que tudo estiver misturado, leve à geladeira para que gele um pouco apenas antes de servir.
7. Macarronese com salmão e abobrinha
Quem é fã do sabor marcante do salmão, vai se apaixonar por essa receita. Ela é um pouco mais cara, se comparada à anterior, já que o salmão não é um peixe dos mais baratos. Mas para quem quer dar uma gourmetizada em seu churrasco, é uma boa pedida. Confira abaixo como fazer.
Ingredientes:
- 150 gramas do macarrão de sua preferência;
- 50 gramas de salmão defumado;
- Um dente de alho picado;
- Raspas da casca de um limão;
- Três colheres de sopa de azeite extravirgem;
- Um pote de maionese;
- Uma colher de sopa de cream cheese;
- Ervas aromáticas, sal e pimenta-do-reino a gosto.
Modo de preparo:
Cozinhe o macarrão em água e sal. Assim que cozinhar, passe pela água gelada, escorra e reserve na geladeira. Agora é a vez da abobrinha, que será refogada com duas colheres de azeite de oliva e com o alho picado. Não precisa ficar mole, pois é o crocante que vai dar um bom constraste na hora de mastigar. Assim que refogar, leve também à geladeira.
Você irá misturar a maionese, o cream cheese, uma colher de sopa de azeite, as raspas e também o suco do limão e as ervas aromáticas. Tempere a gosto com pimenta e com sal. Corte o salmão em cubinhos e misture com a massa, com o molho e com a abobrinha. Pronto! É servir e esperar pelos elogios dos amigos e da família!
8. Macarronese com brócolis e com atum
Brócolis e atum são quase melhores amigos. E eles também têm boa amizade com macarrão e com maionese. Por isso gosto de uni-los em uma salada que sirvo nos churrascos como entrada ou como acompanhamento. Apesar de não ser vegetariana ou vegana, é bastante saudável e nutritiva. Veja a seguir o modo de preparo!
Ingredientes:
- 500 gramas de sua massa favorita;
- 300 gramas de brócolis;
- Uma lata de atum em pedaços e em água;
- Azeite para temperar;
- Maionese a gosto;
- Sal, pimenta-do-reino e salsinha picada.
Modo de preparo:
O primeiro de tudo é cozinhar a massa. Como você já sabe provavelmente, dependendo do tipo do macarrão, não leva nem cinco minutos para ficar em um bom ponto. Enquanto isso, cozinhe em outro recipiente o brócolis. Você não irá utilizar os talos, somente os buquês. Porém não os jogue fora! Guarde para usar em outra oportunidade.
Escorra o macarrão. Tempere com pimenta-do-reino e sal, além do azeite. Misture o brócolis já cozido, assim como a maionese e o atum. Agora é só servir em temperatura ambiente, se desejar, ou reservar na geladeira para outro momento.
9. Macarronese com guacamole
Que tal um molho tipicamente mexicano para acompanhar seu churrasco junto da salada de maionese? Aprenda a fazer uma guacamole caseira super simples e muito saborosa!
Ingredientes:
- 500 gramas do seu macarrão preferido;
- 500 gramas de sua maionese favorita;
- 300 gramas de abacate sem caroço;
- Uma xícara de chá de tomate picado;
- Uma xícara de chá de cebola picada;
- Duas colheres de sopa de azeite;
- Suco de um limão;
- Sal, coentro e pimenta do reino a gosto;
- Salsinha para aromatizar.
Modo de preparo:
Nossa última receita é aquilo que você já sabe quanto ao macarrão. Basta cozinhá-lo e reservá-lo. Vamos, portanto, à guacamole. Pique a cebola e o tomate em cubos pequenos. Abra o abacate, retire o caroço e deixe apenas a polpa.
Em uma vasilha, misture a cebola, o tomate e o abacate, de modo que não fique tudo muito homogêneo. Adicione o suco do limão e o coentro à mistura e pronto! Sua guacamole está mais do que pronta! Agora é misturar o macarrão à maionese e colocar uma colherada da guacamole por cima. É de lamber os lábios!
História da salada de maionese
Você sabia que a salada de maionese não é brasileira? A maionese para churrasco, essa tradicional entrada ou acompanhamento muito comum nos churrascos brasileiros é russa. Sim: Russa. Ela foi inventada em 1860 pelo Chef Lucien Olivier, dono do restaurante Hermitage, em Moscou. O prato ficou muito famoso na época, principalmente pelo molho da maionese, que era o grande segredo do Chef.
Um de seus assistentes tentou um dia afastá-lo da cozinha para descobrir qual era o grande segredo. Posteriormente, ao trabalhar para outro restaurante, tentou reproduzir a salada sob outro nome. O resultado, no entanto, não agradou aos clientes, que continuaram a preferir a de Olivier.
Ainda assim, o assistente, Ivan Ivanov, tentou vender o que sabia para editoras e corporações afins. A receita, como era de se esperar, se popularizou em toda a Rússia e até mesmo fora do país. Os ingredientes, que eram caros e raros, acabaram sendo substituídos por outros que fossem mais acessíveis e mais baratos.
A receita original da maionese de Olivier, pelo que se tem entendimento, é muito caseira. É supostamente composta por vinagre francês, mostarda e azeite Provence. Cada país que absorveu esse prato como parte de sua culinária fez questão de dar uma identidade diferente. No Brasil ficou famosa, justamente, a macarronese.
Como você viu acima, quando a questão é como fazer salada de macarrão com maionese, há muitas possibilidades. Eu não listei nem a metade das receitas que sei de macarronese. Detive-me em apenas alguns exemplos, apenas para lhe dar algumas ideias práticas e criativas para incrementar seu churrasco. Agora cabe a você dar aquela inventada na sua cozinha!
Crédito das imagens: Freepik