Se você é fã de farofa para churrasco, precisa aprender a fazer o prato nas suas mais variadas versões. A farofa é uma receita antiga, do tempo da colonização. Originária da farinha de mandioca (macaxeira ou aipim), planta natural da América do Sul, a farofa se popularizou rápido na era colonial.
Leia o nosso artigo e saiba qual a melhor tábua inteligente para churrasco
Hoje em dia todo mundo come, seja rico ou pobre, e ela está presente constantemente na mesa dos brasileiros. Na hora do churrasco, não pode faltar farofa de jeito nenhum. Fazer uma farofa para acompanhar churrasco é muito fácil.
Por isso, se você é dessas pessoas que só compra a farinha pronta e temperada, aprenda hoje com a gente a diversificar o alimento!
Fizemos um review completo da churrasqueira a gas Arke!
Receita de farofa para churrasco
Esqueça a farofa industrializada. Ela pode até ser prática e baratinha, mas não é a melhor. Se você realmente quer impressionar os seus convidados ou servir boas entradas no seu churrasco, aposte nas receitas abaixo.
Separamos algumas formas de fazer farofa para churrasco, do simples ao gourmet!
1. Farofa para churrasco com bacon
A farofa com bacon é um das favoritas de todo mundo e não é à toa. O bacon dá um sabor defumado ao prato, deixando-o ainda mais gostoso. Além de ser perfeita para aquela picanha sangrando, essa farofa também acompanha bem uma feijoada.
Ingredientes:
- 200 gramas de bacon já cortado em cubos pequenos;
- Três colheres de sopa de manteiga;
- Meia cabeça de alho picado;
- Uma cebola média picada;
- 100 gramas de passas;
- 500 gramas de farinha de mandioca;
- Um fio de azeite extravirgem;
- Sal e pimenta a gosto.
Modo de preparo:
Em uma frigideira grande, frite o bacon. Faça isso em fogo médio para não queimar. Uma dica: você não precisa colocar nenhuma gordura, pois o próprio bacon soltará a sua.
Assim que o alimento estiver douradinho e crocante, adicione a manteiga e um fio de azeite. Quando ela começar a derreter, coloque o alho e a cebola. Mexa constantemente para que nada grude na panela. Se necessário, reduza ainda mais o fogo.
Quando tudo estiver bem refogado, acrescente as passas e a farinha de mandioca. Mexa algumas vezes para incorporar e cozinhe por mais alguns instantes. Desligue o fogo e tempere a gosto com sal e pimenta.
2. Farofa simples para churrasco
Fazer aquela farofa para churrasco básica não dá trabalho nenhum. O tempo médio de preparo fica em no máximo dez minutos. E comê-la com um salsichão ou um coração de galinha não tem preço!
Ingredientes:
- Um punhado de salsa fresca picada;
- Um punhado de cebolinho picado;
- Duas colheres de sopa de manteiga;
- Quatro dentes de alho picado;
- Uma cebola média picada;
- 500 gramas de farinha de mandioca;
- Um fio de azeite extravirgem;
- Sal e pimenta a gosto.
Modo de preparo:
Em uma panela, adicione um fio de azeite e a manteiga. Ligue o fogo no mínimo ou no médio e espere começar a derreter para adicionar a cebola e o alho. Tampe a panela para que o vapor ajude a cozinhar e dourar sem queimar.
Quando os ingredientes estiverem bem douradinhos, adicione a farinha e mexa bem. Deixei em fogo médio e sempre mexendo por mais dois minutos. Retire e tempere a gosto com sal e pimenta. Sirva em uma travessa com a salsa e o cebolinho frescos picados por cima.
Aproveite e saiba agora qual a melhor churrasqueira elétrica no nosso novo artigo.
3. Farofa de banana e queijo coalho
Se você curte aquelas receitas diferentonas ou ama a culinária nordestina, precisa experimentar essa receita. A banana não deixa a farofa doce, se é isso que você pensa. Ela dá é uma consistência e deixa o prato mais úmido e saboroso.
O queijo coalho é sempre bem-vindo, seja na brasa ou em uma receita. Além de delicioso, é mais um elemento tradicional da culinária brasileira.
Ingredientes:
- Duas xícaras de chá de farinha de mandioca;
- Três bananas da terra em cubos;
- 200 gramas de queijo coalho também em cubos;
- Uma xícara de cebola picadinha;
- Um dente de alho;
- Duas colheres de sopa de manteiga;
- Sal, cebolinha e pimenta a gosto.
Modo de preparo:
Derreta a manteiga com um pouco de azeite em uma frigideira. Adicione o alho e a cebola para dourar. Em uma panela separada, despeje um pouco mais de manteiga e doure as bananas.
Quando o alho e a cebola estiverem no ponto, acrescente o queijo e a farinha. Assim que as bananas também ficarem prontas, você pode colocá-las na farofa. Desligue o fogo, mexa mais uma vez e não se esqueça de temperar.
4. Farofa de cenoura
Essa é aquela farofa que dá um colorido no churrasco de domingo. A cenoura não só dá uma corzinha bacana, como também deixa um sabor diferentes. Para a receita, no entanto, tente sempre utilizar cenouras frescas e recém raladas.
Ingredientes:
- Duas xícaras de chá de farinha de mandioca;
- Três cenouras grandes raladas;
- Uma xícara de chá de cebola ralada;
- Duas colheres de sopa de manteiga;
- Sal e pimenta a gosto.
Modo de preparo:
Lave bem e rale as cenouras. Rale a cebola também, para ficar mais incorporada. Depois que estiver com todos os ingredientes prontos, adicione a manteiga em uma frigideira com um fio de azeite e frite a cebola ralada.
Em seguida, adicione a cenoura e os temperos. Deixe cozinhar um pouco, mexendo de vez em quando para não grudar. Por último, coloque a farinha de mandioca, misture bem e sirva quente.
5. Farofa fria para churrasco
Como já diz o nome, essa farofa não vai ao fogo. A vantagem é que ela é muito mais prática de preparar, principalmente se você só se lembrou do prato em cima da hora.
Você pode alterar os ingredientes abaixo conforme o que tiver na sua dispensa. Se não tiver milho, por exemplo, use ervilha. Assim fica muito mais fácil!
Ingredientes:
- Duas xícaras de chá de farinha de mandioca;
- Uma cenoura ralada;
- Um tomate picado;
- Sal a gosto;
- Três colheres de sopa de azeitonas picadas;
- Meia xícara de chá de milho;
- Uma colher de sopa de azeita extravirgem;
- Quatro colheres de sopa de pimentões picados;
- Dois ovos cozidos;
- Um punhado de salsa fresca picada.
Modo de preparo:
Em uma tigela grande misture primeiro os vegetais lavados, descascados e picados. Adicione o milho e tempere com o sal e o azeite.
Acrescente a farinha de mandioca, as azeitonas e a salsa fresca. Mexa para que os ingredientes de incorporem bem. Esmague os ovos cozidos com um garfo, em um prato à parte, e coloque por cima da farofa.
6. Farofa para churrasco com ovo
O ovo também dá uma liga diferente na farofa. A receita é uma das minhas favoritas e fica ótima para comer no churrasco e até no dia a dia, com aquele pratinho básico de arroz com feijão. A minha versão leva bacon, mas você pode substitui-lo por linguiça calabresa.
Ingredientes:
- 200 gramas de bacon cortado em cubinhos;
- Uma cebola picadinha;
- Três ovos inteiros;
- Um fio de azeite;
- Duas colheres de sopa de manteiga;
- Duas xícara de farinha de mandioca;
- Sal e pimenta a gosto.
Modo de preparo:
É quase igual uma receita de ovo mexido. Primeiro coloque o bacon em uma frigideira e deixe dourar bem, sem auxílio de gordura nenhuma. Depois que o bacon estiver crocante, adicione o azeite, a manteiga e a cebola.
Refogue bem e então acrescente os ovos. Vá mexendo para que eles fiquem aos pedacinhos enquanto cozinham. Tempere com sal e pimenta e por fim adicione a farinha na panela. Cozinhe por mais dois minutinhos ainda mexendo e pronto.
7. Farofa com coração de galinha
Para os sulistas e mais bem-aventurados, a farofa com coraçãozinho é a opção definitiva! Você não vai se arrepender de unir esses dois elementos do churrasco em uma panela só.
Ingredientes:
- 500 gramas de coração de galinha;
- Uma xícara e meia de azeitonas verdes picadas;
- Uma xícara e meia de palmito em conserva picado;
- Três xícaras de farinha de rosca;
- Um punhado de salsa e cebolinho frescos e picados;
- Uma cebola grande picada;
- Três dentes de alho amassados;
- Pimenta calabresa e sal a gosto.
Modo de preparo:
Corte o coração da galinha em rodelas pequenas. Em uma frigideira, refogue o alho e a cebola em um fio de azeite. Quando dourar, acrescente o coração picado.
Tempere com sal e pimenta. Tampe a panela e deixe em fogo médio para que a carne cozinhe bem. O ideal é que permaneça assim por pelo menos 30 minutos. Você pode mexer esporadicamente. Se for preciso, adicione um pouco de água para o melhor cozimento.
Assim que decorrer o tempo, adicione as azeitonas e o palmito na panela. Coloque também a farinha e mexa mais um pouco. Sirva com a salsa e o cebolinho por cima.
Dica: você pode utilizar o que restar do coração do churrasco para fazer essa receita. Se esse for o caso, basta cortar o coração assado e dar uma refogada de leve. Não será preciso cozinhá-lo por tanto tempo.
Também pode usar essa farofa para rechear carnes em épocas festivas, como no Natal, por exemplo. Gostou? Compartilhe com os seus amigos!
Crédito das imagens: Wikipédia, Pão de açúcar e Unsplash
Fonte: O Brasil com S e Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária