Guia Prático

Como Fazer Esfoliante Caseiro? Veja Receitas

esfoliante caseiro

Aprenda a fazer o seu próprio esfoliante caseiro!

Fazer esfoliante caseiro é muito simples e você pode aprender diversas combinações. Por isso, separamos para você uma série de receitas, das mais fáceis às mais complicadas, para você esfoliar várias zonas do seu corpo com diferentes propósitos.

Esfoliar a pele é importante, pois isso faz com que os seus poros fiquem limpos, livre de toxinas e agentes nocivos. No dia a dia, os poros entopem por vários motivos, como sujeira, maquiagem, poluição e outros. Limpar a pele é essencial, não só para manter a beleza como também a saúde.

Quem esfolia o rosto e o corpo com determinada frequência tem menos problemas de pele e até mesmo circulatórios. É que o ato de esfoliar também estimula a circulação sanguínea e a renovação celular.

Mas como fazer um esfoliante caseiro e que produtos ou ingredientes utilizar? Confira abaixo receitas para partes do corpo diferentes e com tipos de pele distintos.

Como fazer esfoliante caseiro?

Cada pele tem a sua particularidade. Por isso, é importante você reconhecer o seu tipo de pele antes de preparar um esfoliante ou até mesmo antes de comprar um. Você pode fazer isso junto de um dermatologista, que é o médico que cuida destas questões.

Peles oleosas e com muitas espinhas devem ser esfoliadas de forma mais delicada a fim de não causar ainda mais lesões. Já pessoas com a pele mais seca ou regiões como calcanhares e cotovelos podem ser esfregadas com mais força, para remover os calos e excessos de tecido morto.

Alguns ingredientes você até já tem na sua casa ou na sua cozinha. O açúcar, por exemplo, é um excelente esfoliante natural. Fazer esfoliante facial caseiro com ele é uma ótima ideia, já que ele ajuda a remover cravos sem ressecar a pele.

Já a babosa é boa para quem tem regiões sensíveis ou alergia cutânea. Ela acalma a pele, hidrata sem deixar oleosidade em excesso e estimula a renovação celular. O pepino acaba com manchas, reduz inchaço e melhora o aspecto geral do tecido. Mas existem muitos outros produtos que você pode usar.

Por norma, os esfoliantes caseiros devem ser preparados na hora de usar e usados imediatamente. O que sobrar é preciso ser descartado. É que muitos destes ingredientes oxidam com facilidade e perdem seus nutrientes enquanto estão em contato com o ar.

Agora que você já sabe disso, lembre-se: prepare poucas quantidades por vez!

Esfoliante caseiro para o rosto

esfoliante caseiro com carvão

A maior parte das receitas que você encontra por aí são para pele oleosa ou seca. São raras as receitas voltadas para peles mistas. Então separamos aqui algumas que podem ser utilizadas em ambos os casos.

1. Esfoliante para pele mista com carvão ativado

A máscara de carvão ativado está na moda e não é à toa. O cavão mineral tem muitas propriedades desintoxicantes e pode ser usado em qualquer tipo de pele. Um dos melhores esfoliantes que você pode fazer com ele para o seu rosto é muito simples! Basta misturar os seguintes ingredientes:

  • Duas colheres e meia de sopa de açúcar mascavo orgânico;
  • Uma colher de sopa de azeite de oliva extravirgem;
  • Um quarto de colher de chá de carvão vegetal ativado.

Modo de preparo:

Em um recipiente de vidro limpo misture os ingredientes. Não se preocupe com o uso do azeite, pois ele não deixará a sua pele oleosa. É importante adicionar alguns óleos nos esfoliantes porque o açúcar pode ser muito abrasivo e eles ajudam o produto a deslizar melhor.

Quando estiver bem homogênea a sua mistura, passe-a no rosto limpo e já livre de maquiagem. Esfregue de forma circular, massageando bem as partes com maior concentração de cravos. Deixe o esfoliante agir por pelo menos 10 minutos e enxague com água morna.

Você pode fazer esse procedimento uma vez por semana. Antes de aplicar, faça um teste no seu pulso, pois você pode ter alergia a algum componente da fórmula.

2. Esfoliante facial com iogurte

esfoliação caseira com iogurte

Outra receita que é ótima para todos os tipos de pele! O iogurte é rico em lactobacilos vivos, que renovam células e mantém o equilíbrio da flora facial. Muita gente pensa que ele faz bem só de dentro para fora, mas usá-lo na pele também é bom.

Ingredientes:

  • Duas colheres de sopa de mel;
  • Duas colheres de sopa de açúcar mascavo;
  • Uma colher de sopa de aveia em flocos finos;
  • Duas colheres de sopa de iogurte natural.

Modo de preparo:

Para fazer essa esfoliação facial, misture bem os ingredientes acima. Uma boa ideia é usar um garfo, para deixar a mistura homogênea sem perder o potencial esfoliante.

Você pode substituir o iogurte pelo mamão amassado. A fruta possui as mesmas propriedades do alimento e também é muito utilizada para a pele.

Passe a mistura no rosco com a ajuda dos dedos e esfregue em movimentos circulares. Deixe agir por dez minutos e enxague com água morna ou fria.

3. Esfoliante caseiro para pele oleosa

Cuidado com os esfoliantes para pele oleosa! Uma das coisas que produz excesso de oleosidade é justamente o ato de esfoliar a pele com frequência demais. Porém nem sempre esse é o caso. Muita gente possui a pele sebosa por fatores genéticos.

Esfoliar uma vez por mês pode ajudar a diminuir o sebo excedente. E usar os ingredientes certos é essencial para atingir o seu objetivo. O pepino, por exemplo, é um cicatrizantes natural. Ele tem ação clareadora e hidratante. Porque é rico em vitaminas C e K ele combate o envelhecimento.

Ingredientes:

  • Um pepino inteiro;
  • 100 mililitros de leite de soja ou água mineral;
  • Uma clara de ovo.

Modo de preparo:

Lave bem o pepino e corte em pedaços, sem descascá-lo. Em um liquidificador, adicione todos os ingredientes. Bata até obter uma mistura quase cremosa.

Aplique este esfoliante com a ajuda de um pincel de maquiagem limpo. Diferente dos outros, não é preciso esfregar muito. A ideia é fazer uma camada bem densa. Espere que essa camada seque e puxe-a, removendo como se fosse uma película.

Após retirar todo o excesso, lave o rosto com água morna e finalize com água fria, para fechar bem os poros. Você pode e deve fazê-la uma vez por mês.

Esfoliante caseiro para o corpo

esfoliante caseiro para o corpo

O corpo também precisa ser esfoliado de vez em quando. Fazer isso ajuda a desencravar pelos, desobstruir poros, diminuir inchaços, prevenir varizes e muito mais. Quem faz esfoliação no banho uma vez por semana nota logo que a pele fica com uma textura diferente, muito mais macia.

Esfoliar o corpo também permite que a sua pele absorva muito melhor os cremes hidratantes que você usa. Um dos principais ingredientes dos esfoliantes corporais caseiros é o bicarbonato de sódio. Ele tem muitas utilidades, como oxigenar a pele e reduzir os pelos.

1. Esfoliante com bicarbonato

O bicarbonato tem propriedades naturalmente clareadoras, adstringentes e antibacterianas. Usá-lo na pele moderadamente pode trazer resultados incríveis. Este ingrediente também ajuda a eliminar micoses e problemas de pele!

Para fazer esse esfoliante corporal caseiro, siga as instruções abaixo!

Ingredientes:

  • Dez gramas de bicarbonato de sódio;
  • Dez mililitros de água.

Modo de preparo:

Misture os dois ingredientes até formar uma pasta. Se quiser, pode aumentar as quantidades para render mais, basta fazer isso proporcionalmente. Se a sua pele estiver muito seca, adicione uma colher de sopa de óleo de coco no esfoliante.

Passe a mistura nas regiões que deseja clarear, eliminar pelos e deixar a pele mais suave. Esse esfoliante é recomendado para axilas, virilhas, cotovelos e joelhos. Deixe agir por uns 20 minutos e enxague no banho.

2. Hidratação com azeite

Assim como para o rosto, o azeite de oliva também é muito bom para o corpo. Ele hidrata e renova a pele, deixando um cheirinho suave e delicioso. Essa esfoliação é muito simples e você pode fazê-la uma vez por semana.

Ingredientes:

  • 1/3 xícara de sal fino;
  • Uma colher de sopa de azeite de oliva extravirgem.

Modo de preparo:

Misture os dois ingredientes e aplique nas partes do corpo desejadas. Vá fazendo movimentos circulares e massageando o máximo que puder.

Enxague no banho com água morna, para sair todo e qualquer resquício do azeite. Depois é só passar seu hidratante habitual.

3. Esfoliação para dormir bem

esfoliante para dormir bem

Sim, é isso mesmo que você leu! Existem ervas que acalmam o corpo e podem ser utilizadas na sua esfoliação corporal relaxante.

Você pode preparar esse esfoliante caseiro antes do seu banho noturno uma ou duas vezes por semana. Ele ajudará você a dormir melhor graças aos efeitos da camomila e da erva-cidreira.

Ingredientes:

  • 1/4 de xícara de açúcar refinado;
  • 1/4 de xícara de mel;
  • Duas colheres de chá de camomila com erva-cidreira e hortelã;
  • Uma colher de chá de óleo essencial de amêndoa.

Modo de preparo:

Misture os ingredientes e reserve. Tome uma ducha morna e então aplique o esfoliante. Massageie o seu corpo para soltar a musculatura e deixar a sua pele livre de estresse.

Enxague os resíduos com água mais fria.

4. Esfoliação antirrugas

Sabe aquelas ruguinhas que aparecem no colo, no peito e em outros lugares do corpo? Pois é, elas incomodam! Mas existe esfoliação específica para elas e funciona mesmo.

A base dessa receita é a vitamina E. Essa vitamina é conhecida pelo seu poder rejuvenescedor. Ela é excelente para devolver a elasticidade da pele.

Ingredientes:

  • Uma xícara de açúcar demerara;
  • Meia xícara de óleo de amêndoa;
  • Uma colher de chá de gel de vitamina E, encontrado em cápsulas nas farmácias;
  • Uma colher de chá de extrato de baunilha;
  • Uma colher de sopa de mel.

Modo de preparo:

Misture todos os ingredientes em um recipiente limpo de vidro. Aplique com as mãos no corpo todo e vá sempre massageando. Quando estiver completamente coberta, espere de cinco a dez minutos para enxaguar.

Tome banho normalmente e siga com os seus rituais cotidianos. Você pode aplicar essa esfoliação uma vez por mês.

Esfoliante caseiro para os pés

esfoliante caseiro para os pés

Os pés são uma região polêmica. Quem anda de salto ou usa muita sapatilha sabe que é praticamente impossível deixá-los lisos e em condições. Os sapatos e o salto vão agredindo o pé e formando inúmeros calos e bolhas.

Ao longo do tempo, se você não cuidar dos seus pés, acabará por vê-los deformados. Um jeito de evitar isso é fazendo pedicure e esfoliando os pés pelo menos a cada 15 dias. Hidratá-los diariamente também pode melhorar o quadro.

Saiba como esfoliar seus pés e tê-los mais macios que os de um bebê!

1. Esfoliante com óleo de amêndoa

O óleo de amêndoa é um dos mais hidratantes. Ele é rico em vitaminas e minerais e ajuda a recompor a pele. O gengibre tem ação termogênica e revitalizante. Já o mel e o açúcar servem para remover os tecidos mortos.

Ingredientes:

  • Uma colher de sopa de açúcar (pode ser refinado ou cristal);
  • Uma colher de sopa de gengibre em pó;
  • Uma colher de sopa de mel;
  • Três colheres de sopa de óleo de amêndoas doces.

Modo de preparo:

Antes de preparar seu esfoliante, coloque os pés de molho em água quente. Isso ajudará a amolecer os calos e as cutículas. Assim que notar que seus pés estão prontos, misture todos os ingredientes e massageie-os durante alguns minutos.

Para melhorar o efeito, ensaque os pés com sacos plásticos limpos enquanto eles estão cobertos da mistura. Deixe agir por uns dez minutos e finalmente enxague. Agora é só utilizar um creme hidratante e pronto!

2. Esfoliante de babosa

A babosa é outro ingrediente com poderes de hidratação. Ela pode ser adicionada em seus produtos de beleza de uso cotidiano, por exemplo, para potencializá-los.

Essa receita é simples e pode ser feita uma vez por semana. Com ela, você elimina aquelas rachaduras nos calcanhares em pouco tempo!

Ingredientes:

  • Três colheres de sopa de sal grosso;
  • Quatro colheres de sopa de creme corporal hidratante;
  • Uma folha de babosa.

Modo de preparo:

Extraia o gel da babosa e misture-o com os outros ingredientes. Esfregue bem essa combinação nos seus calcanhares. Deixa agir uns cinco minutos para então enxaguar.

Após essa esfoliação, convém hidratar seus pés com algum tipo de óleo, como o de amêndoas ou de rosas.

 

 

Fonte: Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica

Crédito das imagens: Freepik