Guia Prático

Dicas Para Acampar:

Descubra agora 14 dicas para quem vai acampar pela primeira vez

dicas para acampar

Não importa se você está indo acampar pela primeira vez ou se já é um campista experiente. É sempre bom conhecer dicas para acampar e novos truques para que sua experiência seja a melhor possível. Afinal, de nada ter a melhor barraca de camping se você não sabe algumas noções básicas de campismo e, até mesmo, de sobrevivência em lugares inóspitos.

Confira abaixo uma lista de recomendações e dicas para acampar para facilitar seu final de semana acampando.

1. Escolha o camping ideal

Muita gente desavisada acha que é só levar a melhor barraca de camping para um lugar qualquer ao ar livre e começar a diversão. Não é bem assim, infelizmente. E esta dica vale principalmente para quem está se aventurando pela primeira vez no campismo: escolha um camping que lhe ofereça uma estrutura básica e que possa lhe dar auxílio caso haja alguma emergência.

Isso é muito importante mesmo. Quem já acampa há uns bons anos normalmente sabe lidar com situações inesperadas se está em um local mais isolado. Agora se você é novo no esquema, não vai querer se encontrar no meio de uma floresta se quebrar uma perna ou um braço.

Por isso se informe sobre campings que lhe interessem. Veja recomendações e avaliações. Antes de literalmente montar o acampamento, conheça o lugar. Informe-se se oferece algum tipo de entretenimento ou se é mesmo apenas o lugar para acampar.

2. Defina o local dentro do camping

Um camping oferece uma variedade de lugares em que você pode montar a barraca. Esse detalhe deve ser pensado, visto que é um fator que interfere em seu conforto e na experiência geral. Por exemplo, tente ficar embaixo de uma árvore, para ter uma sombra natural. Claro: verifique se não há chances de caírem frutas ou galhos em sua cabeça.

Por falar em galhos, evite locais com raízes, pois pode ser um pouco incômodo erguer a barraca sobre elas. Se houver dúvidas ou divergências entre você e os que irão acampar junto, peça auxílio à administração do camping. Eles com certeza irão ajudar com gosto!

3. Informe-se sobre o clima

A melhor barraca de camping deve vir com proteção antichuva, mas ninguém quer acampar e passar por um final de semana inteiro de temporal. Por isso, para aproveitar ao máximo essa experiência única, veja a previsão meteorológica. Você realmente não quer que sua primeira experiência com campista seja com ventos fortes e trovões. Nada como dias de sol!

4. Compra da melhor barraca de camping

Voltamos a esse ponto porque essa é mesmo uma das dicas mais importantes para você, campista de primeira viagem. Não é necessário gastar uma fortuna, mas também não economize achando que você vai passar mais tempo fora da barraca do que dentro dela.

Isso até pode ser verdade, mas não justifica adquirir um produto de baixa qualidade. A melhor barraca de camping é aquela que fará com que você se sinta em casa, seguro e protegido.

5. Monte a barraca em casa para aprender

Montar a barraca pela primeira vez apenas quando chegar no camping é um grande erro. Você com certeza vai comprar a melhor barraca de camping do mercado, mas ainda assim pode ser um pouco complicado para quem não está acostumado. A dica é fazer alguns treinos em casa, para pegar a prática. Quando chegar no camping, verá que ficará muito mais fácil.

Mas, se não for o caso e tiver dificuldades, não se desespere! O campismo é uma forma de fazer amizades e de se integrar a outras pessoas. Portanto peça ajuda. Certamente haverá outros campistas em sua área que lhe ajudarão com gosto a erguer sua barraca!

E, o mais importante, monte a barraca conforme as instruções. Não faça com rapidez, apenas porque quer se livrar disso logo e ir explorar a natureza. Mesmo a melhor barraca de camping pode virar a pior se for mal montada.

6. Não deixe os mosquitos lhe devorarem

barraca de camping 2 pessoas

Vida ao ar livre, em meio à natureza, é sinal de conviver com insetos. Uma formiguinha ou uma joaninha de vez em quando até são visitas agradáveis. Mosquitos e moscas, no entanto, você vai querer longe. Não conte apenas com os repelentes, pois chega uma hora que eles não darão conta. Por isso o segredo é deixar a barraca fechada o máximo possível.

Pensando nisso, mais um motivo para comprar uma barraca com qualidade. Todas ou quase todas vêm com mosquiteiro, mas nem todas têm mosquiteiros de qualidade. Mas o melhor mesmo é fechar a barraca. Isso vai lhe prevenir de ter surpresas mais desagradáveis do que mosquitos, como aranhas, por exemplo.

7. Verifique se é possível levar animais de estimação

Há pessoas que gostam de levar seus pets consigo para todos os lados. Há, também, aqueles que não podem deixar o animalzinho com outras pessoas, seja pelo motivo que for. Por isso vale se informar com o camping se é possível levar seu cão ou mesmo gato.

Muitas vezes a administração do local não impede que você leve o pet, mas avisa que lá há outros animais. Não só os pets dos outros campistas, mas animais livres do próprio camping. Cavalos, ovelhas, gansos, patos, galinhas. Já imaginou o problemão que pode dar se tudo não for pensado com cuidado?

8. Cuide da higiene pessoal

Aqui é muito importante prestar bem a atenção: 99% dos campings não oferece papel higiênico. É dever, portanto, do campista levar o seu papel. Por isso calcule quantas pessoas irão, quantos dias irão ficar e faça um pequeno estoque. O mesmo vale para outros itens de higiene pessoal, como pasta de dente e escova de dente.

9. Informe-se sobre as instalações elétricas do camping

Essa dica é importante em uma época em que todas as pessoas não largam seus celulares, tablets e notebooks. Se você não vai se desligar da tecnologia, vai precisar de energia elétrica em algum momento. Normalmente os campings oferecem tomadas, mas elas não estão disponíveis em todos os cantos do lugar.

Aqui vale a dica número 1. Conheça o camping com antecedência e saiba de antemão tudo que oferece, onde oferece e como oferece. O planejamento é o melhor amigo de todo campista.

10. Prepare o kit de sobrevivência

barraca de camping 4 pessoas

Cada pessoa entende uma coisa sobre kit de sobrevivência. Mas há alguns itens que são indispensáveis em todo o acampamento.

O primeiro deles é um canivete. Adquira um que tenha mil funcionalidades e que seja de qualidade. Para não ficar na mão, aliás, compre dois, para ter um reserva. Ninguém sabe quando será preciso abrir uma garrafa, cortar alguma coisa pequena, remover espinhos ou farpas.

Não esqueça do isqueiro e da lanterna. O isqueiro pode ser uma mão na roda caso um acendedor automático falhe, e isso pode acontecer a qualquer pessoa. O mesmo vale para a lanterna, já que nem todo camping oferece iluminação. O ideal é ter uma que vá na cabeça e outra de mão. Pode ser útil caso alguém do grupo se perca, por exemplo.

11. Não esqueça do kit de primeiros socorros

Tão ou mais importante que o kit de sobrevivência é o kit de primeiros socorros. Você não imagina como é a alta a porcentagem de gente que se machuca em campings. Quando é a primeira vez, então, esse número aumenta.

Mas de nada adianta levar o kit de primeiros socorros se não souber a função dos itens que o compõem. Por isso antes de ir acampar, dê uma estudada no assunto para não passar por perrengues e ter sua diversão estragada.

12. Leve sacos plásticos

Você vai precisar de vários sacos plásticos para guardar suas roupas sujas, para separar o lixo, para ensacar os pés em dias de chuva. As utilidades deles são muitas, por isso não subestime-os. Dê preferência para aqueles produtos de maior qualidade, que são mais grossos e com maior litragem.

13. Leve pouco peso

Essa dica é mais voltada para quem vai acampar e ao mesmo tempo vai fazer trilha. O ideal é levar coisas leves e apenas o que você vai usar. Prefira roupas fáceis de lavar e de secar, por exemplo, para não precisar levar muitas peças.

Escolha uma boa mochila e lembre-se que a intenção é se livrar um pouco da rotina, por isso tente não trazer a rotina para o camping.

14. Aproveite a experiência

Por fim, aproveite a experiência. Acampar é algo único e que tem tudo para dar certo e ser proveitoso, por isso tente relaxar. Deixe os estresses da vida cotidiana fora do camping. Procure se integrar à natureza, faça novas amizades e troque experiências com pessoas diferentes de você.

Como você vai acampar pela primeira vez, a dica é nunca ir sozinho. Tenha uma companhia agradável, que também ame a natureza. Afinal, nada melhor do que construir memórias bonitas!

barraca de camping 6 pessoas

 

 

Crédito das Imagens: Unsplash