Guia Prático

20 Dicas Para Corrigir a Postura e Aliviar a Dor

corrigir a postura

Corrigir a postura é vital para prolongar sua qualidade de vida

Muita gente pensa que isso só é possível com procedimentos caros. Com 20 dicas simples, você verá que não é preciso gastar para ter a coluna em dia!

Muitas vezes não temos tempo e não nos damos o trabalho de corrigir a postura ao longo do dia. Passamos horas sentados, de mau jeito, em frente ao computador e nos esquecemos completamente do nosso corpo.

Só lembramos que ele está lá e que estamos fazendo tudo errado, quando vamos levantar e sentimos dores, dormências e outros sintomas desconfortáveis.

Aí acontece o pior: quando vamos ao médico ou procuramos ajuda, já é tarde demais. Nossa postura já está comprometida e o tratamento pode levar meses ou até anos.

Para evitar esse quadro e o agravamento de quem já tem má postura, separamos 20 dicas incríveis para corrigir a postura já.

20 Dicas Para Corrigir a Postura

dor nas costas

Se seguir essas dicas, poderá poupar em tratamentos mais tarde. Sem falar que esses pequenos passos são também relaxantes!

1. Controle do seu corpo

Tenha consciência e controle sobre seu corpo, caso planeje ter uma boa postura em geral. Imagine sempre que você está pendurado por um fio forte, que puxa você pela cabeça. Ao mesmo tempo, tem sempre a gravidade puxando seu corpo para o chão. A sua força tem que vir exclusivamente do abdômen.

Esse fio que puxa você, se estende da sua cabeça até o seu cóccix. Se você se conscientizar deste pequeno detalhe, já vai estar começando a mudar de hábitos. Esta é uma das melhores formas de como corrigir a postura corcunda, em seu estágio inicial.

alongamento da coluna

2. Distribua seu peso

Adolescentes, em geral, tem mania de ficar sentados em uma perna só ou de estar sempre pulando no lugar. A forma como você senta, diz muito sobre você. Quando você anda, também. Prestar atenção nessas coisas é crucial.

Quando se busca como corrigir a postura ao andar, a resposta está, em um primeiro momento, no peso do corpo. Você não é um pêndulo e não tem que ficar balançando, nem sentado, nem em movimento. Distribuir o seu peso é uma forma de sentar e caminhar corretamente.

Não faz ideia de como fazer isso? É simples: sente-se confortavelmente em uma cadeira sem acolchoado, solte todo o ar pela boca e prenda a respiração. Enquanto estiver soltando o ar, afunde o abdômen, como se o seu umbigo pudesse colar nas costas. Fique assim, sem ar, por 15 segundos (ou o quanto aguentar).

Depois, relaxe lentamente os músculos. Respire e repita novamente esta série. Faça esse exercício até três vezes por dia, todos os dias. Se quiser, pode fazer sentado no chão com a barriga para cima e os ombros colados ao chão.

exercícios para a postura

3. Corrigir postura: ombros caídos

Como corrigir a postura dos ombros? É normal que os ombros vão ficando caídos ao longo do dia. Vamos ficando cansados, contraídos, conforme trabalhamos e estudamos.

Porém, lembrar que os ombros existem e tentar corrigi-los é importante, pois garante uma melhor postura, menos dores ao fim do dia e até maior relaxamento.

Não é à toa que se utiliza a expressão “tirar um peso dos ombros”. O estresse afeta nossa postura diretamente. Antes de fazer exercícios para pôr os ombros no lugar, respire, inspire diversas vezes, calmamente, até se sentir mais relaxado.

Se conseguir ser uma pessoa minimamente consciente, lembre-se de ter as costas sempre retas, independente do que esteja fazendo.

Para pôr seus ombros no lugar certo, encoste-se a uma parede lisa e fique ali parado por alguns minutos. O bom deste exercício, é que pode fazê-lo em qualquer lugar, em casa, no trabalho ou na faculdade.

Enquanto estiver na parede, tente encostar o seu corpo todo. Pode espalmar as mãos de encontro à parede, para ficar mais fácil.

Esse exercício contribui para que você adquira um senso de equilíbrio do corpo.

4. Invista na sua coluna

natação postura

Você não precisa fazer pilates ou yoga, que são modalidades mais caras, se não puder ou quiser. Pode optar pelo uso de um colete para corrigir postura, por exemplo. Ou então trocar a academia de todo o dia pela natação.

A natação é o esporte mais eficaz para corrigir a postura, emagrecer e tonificar o corpo inteiro. Essa prática é excelente e completa porque movimenta todos os grupos musculares importantes das costas, abdômen, pernas e braços.

É já cientificamente comprovado que quanto mais forte sua musculatura abdominal se torna, melhor a sua postura.

dirigir com postura

5. Mãos ao volante

Ao dirigir, lembre-se de manter suas mãos no volante. Não, não é uma regra só de trânsito, isso vale para corrigir sua postura. Um dos maiores erros dos motoristas é apoiar o o braço esquerdo na janela do carro, enquanto dirige. Isso desnivela os ombros e é péssimo para a coluna (e para a sua segurança).

Quem pega o volante do carro com os dois braços, levemente flexionados, tem menos problema de postura e até se cansa menos dirigindo. Outra coisa importante, ao dirigir, é manter a cabeça bem apoiada. Relaxar o pescoço é importante, até porque quando você conduz, você está sempre atento ao que acontece na sua volta. Virar o pescoço contraído com rapidez pode resultar em uma contratura muscular.

massagem

6. Massagem e automassagem

Frequentar um massagista é cuidar da sua coluna. Se procura corrigir a postura, pode optar por uma série de massagens que, além de auxiliar na correção, podem ser muito calmantes e aliviar dores. Alguns tipos de massagem, como a da quiropraxia, são voltadas única e exclusivamente para isso.

A quiropraxia é uma forma de medicina alternativa para o diagnóstico e tratamento de condições do sistema músculo-esquelético. Um quiroprata é, portanto, um médico que cuida da sua coluna. Claro que, uma consulta com um quiroprata é, por norma, mais cara.

Por isso, uma alternativa para quem está sem grana, é praticar automassagem. Todos os dias, logo depois do banho, com a pele ainda morna, os músculos relaxados e o auxílio de um creme hidratante, faça movimentos circulares no seu pescoço, ombros e lombar. Isso ajudará no relaxamento, no autoconhecimento do seu corpo e naquela coisa da consciência da coluna.

dormir corretamente

7. Durma corretamente

Quem nunca chega na cama, se atira e dorme de qualquer jeito? Com certeza, 90% da população, quando cansada, faz isso. O problema de dormir com braços e pernas abertos ou de bruços é que isso faz muito mal à sua coluna. Quem quer corrigir a postura precisa ficar atento a forma como dorme.

O jeito certo de dormir é de lado, com a cabeça apoiada em um travesseiro levemente alto e uma das pernas levemente flexionada. Entre os joelhos, deve colocar uma almofada baixa. Assim ficará com o corpo nivelado e bem posicionado para encarar horas de sono tranquilo.

yoga e meditação

8. Yoga

Sim, aulas de yoga podem ser caríssimas. Mas isso não precisa impedir você de fazer yoga. Existem diversos aplicativos, que pode baixar no seu celular, para fazer yoga em qualquer lugar.

Não precisa ser nenhum expert no exercício. Aliás, não precisa saber nada para utilizar boa parte dos apps, porque eles têm videoaulas, que ensinam você a corrigir sua postura através da yoga.

Uma sugestão: acorde todos os dias uns minutinhos mais cedo e faça yoga antes de tomar banho. A prática é energizante e ajuda você a ficar mais bem-disposto para enfrentar o dia. Além disso, a yoga fortalece sua coluna vertebral e sua musculatura. Meditar também é boa ideia.

9. Alongamento

Alongar-se ao longo do dia é ótimo. Ajuda a corrigir a postura e combate o sedentarismo. Durante o trabalho, se trabalha muitas horas em pé ou sentado, faça pausas de cinco minutos a cada três horas. Nessas pausas, pode fazer algumas séries de alongamentos que aparecem no vídeo abaixo:

10. Não faça tudo em pé

A tendência, quando realizamos uma tarefa doméstica em pé, é imediatamente curvar as costas, ficando corcunda. Se for picar alimentos, limpar objetos ou fazer recortes, sente-se em uma mesa, onde possa apoiar seus cotovelos.

Ao trabalhar em um laptop, também procure sentar, de forma que consiga ficar com ambos os braços bem apoiados, para não forçar os tendões.

Busque sempre ter as telas na altura dos olhos, para não forçar o pescoço para cima ou para baixo. Em casa, opte por cadeiras confortáveis e simples, daquelas que consegue ficar em postura reta com mais facilidade, principalmente se for ficar sentado por muitas horas.

11. Escolha o calçado certo

Passar um único dia com o calçado errado pode implicar em problemas de coluna para o resto da sua vida. Homens, que andam de sapato social, e mulheres, que estão sempre de salto alto, devem atentar para o conforto destes calçados. Se não for possível andar de tênis ergonômicos, procure sapatos confortáveis e que sejam ortopédicos.

No trabalho, se fica muito tempo sentado, tire os sapatos de tempos em tempos e coloque os dois pés fixos no chão, para esticar os nervos e tendões. Se for o caso, leve com você um par de sapatos confortáveis, para trocar a qualquer momento.

Quem trabalha em pé com calçados desconfortáveis, deve sentar-se a cada duas horas por alguns minutos. Procure se sentar na borda da cadeira e depois relaxe suas costas.

Conseguiu fazer isso bem? Ótimo. É um método perfeito de autocontrole.

12. Cuidado com o celular

coluna cervical

Em vez de inclinar a cabeça em direção ao aparelho, eleve-o até seus olhos. Isso reduzirá a tensão e a pressão no gânglio cervical. Sabe quando olha para baixo e sente uma pressão no pescoço, que às vezes até dá náuseas? É isso que ocorre quando aperta esse gânglio. Por isso, sempre eleve o celular. Ou pare de usar tanto o celular quando não precisa. Que tal olhar pela janela e apreciar a paisagem?

13. Evite carregar peso

Andar para cima e para baixo com excesso de peso nas costas é péssimo. Para corrigir a postura, evite mochilas pesadas. Nunca use bolsas que ficam apoiadas em um ombro só, pois isso desnivela o seu corpo.

Quando for ao supermercado, prefira distribuir o peso das compras nas duas mãos, assim seus ombros ficam no lugar. Se andar com uma bolsa leve não for uma opção, invista em mochilas acolchoadas e que tenha dispositivos para distribuir o excesso de peso ao longo do corpo, forçando mais seu abdômen que a sua coluna.

equilíbrio

14. Invista em equilíbrio

Uma boa e velha ideia é andar em linha reta com uns livros no topo da cabeça e o olhar fixo no horizonte. Parece bobo? Pode parecer, mas é um truque velho para corrigir a postura que ainda funciona.

Se frequenta uma academia de ginástica, pode andar alguns passos erguendo um peso no topo da cabeça com ambas as mãos. Existem diversos exercícios de equilíbrio que pode e deve tentar para andar com as costas mais retas.

15. Lembretes

Se você se esquece de corrigir a postura ao longo do dia, faça uso da tecnologia a seu favor. Coloque lembretes no seu celular, para se endireitar, para corrigir a maneira como senta, para fazer alongamentos e até para trocar de calçado quando necessário. Esquecer-se de fazer as coisas pode trazer maus resultados.

Por isso, aposte em tudo, até mesmo em post its colados pela casa e trabalho que ajudem você a valorizar a sua postura.

16. Autoconfiança

A má postura pode ser falta de confiança em si mesmo. Se for o caso, além das dicas acima, busque a terapia. É complicado corrigir de fora para dentro o que deve ser feito de dentro para fora. A terapia também pode “tirar um peso das suas costas”.

17. Não passe o dia inteiro na cama

Assim como passar muitas horas sentado ou em pé é prejudicial, ficar na cama dá no mesmo. Quer um dia de folga, descanso e Netflix? Faça isso do seu sofá, faça as mesmas pausas para alongamento, como se estivesse no trabalho. Sua postura não tira férias. Se quer mesmo corrigi-la, precisa levar a sério todas essas recomendações.

caminhar para melhorar a postura

18. Caminhe

Caminhar 30 minutos por dia libera diversos hormônios essenciais para a saúde. Além disso, faz com que você seja menos sedentário e  passe alguns minutos com a coluna esticada. Caminhar tem outros inúmeros benefícios relevantes para o seu corpo. Você pode fazer isso tentando se conscientizar, imaginando aquela linha, que falamos lá no início do artigo, puxando você pelo topo da cabeça.

19. Perca peso

Estar acima do peso faz com que você force mais suas articulações. Além disso, o excesso de gordura acumulada ao redor do abdômen pode até deslocar órgãos e ossos. Perder o sobrepeso é bom para começar a corrigir a postura.

20. Seja feliz

Ser feliz é ser mais leve. Isso obviamente tem um grande impacto na sua saúde, tanto mental, quanto física!

 

 

Crédito das imagens: Freepik