Guia Prático

Como Usar Parafusadeira?

Ensinamos tudo sobre como usar parafusadeira para ter uma vida útil muito maior.

como usar parafusadeira

É preciso saber como usar parafusadeira. Não adianta nada comprar a melhor marca se você não cuida do seu equipamento. Mesmo as melhores furadeiras e parafusadeiras exigem um bom grau de cuidados específicos. A primeira coisa a fazer, assim que você adquire a sua, é ler imediatamente o manual.

Cada aparelho tem as suas particularidades e, portanto, precisa de ser tratado de acordo com elas. Ler o manual ajuda você a saber quais são essas particularidades e isso fará com que a sua ferramenta dure muito mais tempo.

Sem falar que a garantia não cobre qualquer tipo de avaria. Se a avaria for de ordem técnica, a garantia funciona, mas se for por mau uso já é outra história. E como você não quer entrar no prejuízo, se liga nestas dicas que separamos para você cuidar bem da sua parafusadeira.

Leia também: Qual a Melhor Parafusadeira do Mercado?

1. Não deixe superaquecer

Boa parte deste aparelhos não foram feitos para o superaquecimento. Alguns possuem alerta sonoro ou LED, que permite que você pare quando atinge determinada temperatura. Já outros desligam automaticamente.

De qualquer forma, o ideal é nunca atingir esses pontos. Então ficar de olho na temperatura do aparelho durante o seu uso é a solução. Trabalhe aos poucos. Se você percebe que a sua parafusadeira começou a ficar quente ou está soltando fumaça, pare imediatamente e espero o equipamento esfriar.

Não se esqueça que o calor pode causar a perda de alguns elementos importantes, pois ele derreta borracha e plástico.

2. Prefira as brocas e bits da mesma marca

As brocas e bits utilizadas na sua ferramenta são outro problema. Muita gente se esquece que deve ter cuidado com isso. Sempre que possível, prefira acessórios que sejam da mesma marca que o seu equipamento ou que sejam feitos especificamente para ele.

Além disso, utilize as brocas e bits corretos para cada material. Nada de tentar perfurar madeira com broca para aço. Isso poderá estragar a sua parafusadeira ou furadeira na hora e até mesmo a longo prazo. Se você não tem o acessório necessário, talvez seja melhor deixar o serviço para outro dia.

3. Não ligue em extensões

Sua ferramenta é com fio? Não ligue-a em extensões ou adaptadores. Eles podem provocar superaquecimento e até mesmo um curto-circuito. A melhor forma de utilizar o aparelho é conectado diretamente na tomada.

O mesmo vale para os carregadores de parafusadeiras sem fio. E é importante lembrar disso, porque se você estraga a bateria, terá de substituí-la.

4. Não carregue o tempo todo

As baterias de íon lítio podem viciar como outras quaisquer. Então é bom lembrar que o carregamento deve ser feito apenas quando necessário. Não deixe o seu aparelho carregando além do tempo, isso poderá afetar a vida útil da bateria.

Normalmente essas baterias precisam de uma hora para ficarem com a carga completa. Ao carregar, coloque um lembre ou alarme no seu celular, caso você seja esquecido.

5. Mantenha a limpeza

Como tudo na vida, a parafusadeira também é preciso limpar. Guardar a ferramenta suja favorece o surgimento de ferrugem.

Como usar corretamente sua parafusadeira?

Engana-se quem pensa que basta sair furando ou aparafusando tudo que vê pela frente com a sua parafusadeira nova. Não é preciso realizar nenhum curso ou ler muitos manuais para fazer um bom trabalho em sua casa e saber como usar parafusadeira. É necessário, no entanto, alguns cuidados em relação ao manuseio do aparelho.

Isso é importante para que o resultado do trabalho que quer fazer seja perfeito. Porém, mais do que isso, é relevante por questões de segurança. Você viu acima sobre como cuidar da sua parafusadeira. Agora vai saber algumas dicas de uso para não cometer erros e para não haver acidentes de percurso.

1. Mantenha o aparelho longe de fontes de água ou de grande umidade

A reforma vai ser no banheiro? Sem problemas. Como você já sabe, não é recomendado utilizar extensões, pois as chances de curto-circuito são mesmo elevadas. Por isso, se a sua parafusadeira é com fio, evite deixá-la sobre pias, dentro de banheiras ou perto de qualquer fonte de água ou de umidade enquanto estiver usando-a.

2. Retire os materiais inflamáveis de perto

Mesmo os modelos mais modernos e tecnológicos podem soltar faíscas. Portanto remova todos os possíveis objetos inflamáveis que estejam em sua área de trabalho. Verifique sua caixa de ferramentas e acessórios e certifique-se de que não há entre eles produtos dessa natureza.

3. Verifique as porcas e parafusos antes de ligar a parafusadeira

Muitos acidentes com esses aparelhos costumam ocorrer porque os usuários não apertaram bem os parafusos ou as porcas. Verifique, portanto, essa questão. Tenha muito cuidado, pois um objeto desses pode se soltar, bater na parede e voltar contra o seu rosto ou outras partes do corpo.

4. Desligue o aparelho quando não estiver em uso

Não importa se você irá usá-lo daqui um minuto: puxe pela tomada, não pelo fio, e desligue a parafusadeira. Mesmo os usuários mais experientes podem, sem querer, acabar ligando o aparelho sem notar, o que gera acidentes terríveis e perigosos. Quando for trocar uma broca ou um parafuso, faça a mesma coisa.

5. Jamais gire a parafusadeira enquanto a usa

Um dos maiores erros dos usuários, sejam eles experientes ou não, é girar a parafusadeira para alargar um buraco na parede. O perigo de fazer isso é muito grande, já que as chances de a broca se partir e voltar contra a pessoa é muito grande. Há casos de usuários que ficaram cegos de um olho por cometerem esse erro.

Como voce viu, não há nenhum mistério em usar uma parafusadeira. É questão de prática, mas principalmente de bom senso e de cuidado. Agora que você provavelmente já tem em mente qual modelo adquirir, é comprar a sua e começar a trabalhar!

 

 

 

Crédito das imagens: Unsplash