Guia Prático

Como Usar Panela de Pressão Elétrica

Confira tudo sobre como usar panela de pressão elétrica e revolucione sua cozinha!

como usar panela de pressão elétrica

Se você quer saber como usar panela de pressão elétrica, está no artigo certo. Usar uma panela de pressão elétrica é muito mais fácil do que você pensa. Primeiro porque não tem que ficar montando a panela, muito menos precisa de rezar para ela não explodir. Os sistemas de segurança das panelas elétricas são muito mais eficientes e a grande maioria delas nem liga se não estiver bem travada.

Panela de pressão elétrica: como usar?

Assim que você fizer o unboxing da sua panela nova, não se esqueça de remover todos os plásticos e papéis desnecessários antes de começar a usar. Olhando o manual, desmonte a panela e lave os acessórios laváveis, bem como a tampa e a parte removível antiaderente, para remover qualquer produto finalizante que possa ter ficado para trás.

Seque bem as partes e volte a montar a sua panela. Relaxe, a maioria dessas panelas é muito simples de montar e possui poucos encaixes. Siga bem os passos descritos no manual, pois nem todos os eletrodomésticos são iguais. E não jogue a caixa fora antes de testar o produto.

Se, por algum motivo qualquer, a sua panela apresentar defeito, você pode trocá-la sem prejuízos. De acordo com o Código de Defesa do Consumidor (CDC) você tem até 30 dias para devolver o produto e recuperar o seu investimento. Por isso, guarde a nota fiscal, o manual e a caixa em um primeiro momento.

Depois disso, siga a sua receita. Você pode ligar a panela na tomada e usar a função aquecer para refogar o alho e a cebola lá mesmo, se for fazer feijão, sopa ou carnes. Quando estiver com tudo pronto para levar para a pressão, prepare a tampa e coloque-a em cima da panela. Gire até prender e ouvir o clique.

Ao terminar o tempo da pressão, libere-a com muito cuidado. O ideal é usar um utensílio de cozinha, como uma colher de pau, para fazer isso com certa distância. Quando toda a pressão sair, a tampa poderá ser destravada e sua comida estará pronta!

Como usar panela de pressão elétrica de cada marca?

Algumas marcas podem mesmo ter diferentes modos de uso. Mas em geral, são todos muito parecidos, por isso se você trocar a sua panela de pressão Philco por uma Fun Kitchen, não tem mistério.

Mesmo assim, separamos algumas dicas de uso abaixo, para facilitar o seu dia a dia na cozinha. Assim, você pode passar muito mais tempo com seus filhos e amigos do que com a barriga encostada no fogão!

Panela de pressão elétrica Philco 6 litros: como usar?

Se você acabou de adquirir esse excelente eletrodoméstico da Philco, saiba que fez uma ótima escolha. As panelas de pressão da marca são muito seguras e fáceis de usar. Na verdade, são ainda mais simples que as panelas convencionais de pressão, por isso, veja como fazer uso da sua a qualquer momento.

Normalmente, as panelas da Philco vem com duas funções principais: pressão e cozinhar, para refogados. Na segunda opção, é possível utilizar o equipamento para refogar alimentos e até cozinhá-los sem fazer uso da pressão. Com isso, você usa a panela sem a tampa, como se fosse uma panela normal, porém elétrica.

A função pressão é a que faz o efeito das panelas tradicionais de pressão. Para utilizar essa função corretamente, lembre-se que os alimentos se expandem com a pressão. Então não encha a bacia da panela até o topo. Respeite as marações de referência para que não haja problemas durante o cozimento.

É importante ler o manual da sua panela para também cumprir com cada especificação técnica dos diferentes modelos e fabricantes.

Panela de pressão elétrica Fun Kitchen: como usar?

Para saber como usar panela de pressão elétrica Fun Kitchen você não precisa assistir a vídeos no Youtube. Basta saber que para cozinhar legumes na pressão, por exemplo, é preciso escolher a função correta e cumprir com as regras dispostas no manual.

A panela da Fun Kitchen é simples e de fácil utilização. Ela possui uma série de programas pré-programáveis. Basta escolher qual você deseja utilizar e apertar o botão. Se for usar os modos que incluem o efeito da pressão, precisa fechar a tampa em sentido anti-horário até o pino de travamento se encolher. Para os outros modos pode até deixar a tampa aberta.

Não se esqueça que, depois de escolher a função desejada, não convém desligar a panela, interromper o programa ou mudar de função. Isso pode provocar um curto ou até mesmo estragar a sua panela. Se for mesmo preciso interromper a função, siga o passo a passo presente no manual.

E a limpeza?

Não basta saber apenas como usar panela de pressão elétrica corretamente. É preciso saber limpá-la e guardá-la também. As panelas cujas tampas são removíveis são mais fáceis de higienizar. Já aquelas que têm tampas acopladas podem demandar um pouco mais de atenção.

Para limpar a tampa, use pano macio e embebido em água com sabão neutro. A parte de dentro da panela pode ser lavada normalmente, inclusive em máquina de lavar louça. Não se esqueça de secar tudo muito bem antes de guardar, para evitar a proliferação de mofo ou outros microrganismos.

 

 

 

 

Crédito das imagens: Freepik