Guia Prático

Como tirar print no PC com Windows 10, 8 e 7

Conheça quais são os atalhos para tirar print no PC e notebook, além de aplicativos e programas!

como tirar print do pc

A captura de tela ou screenshot de um computador pode ser bastante útil, principalmente para salvar informações importantes. Por isso, aprender como tirar print no PC e outros dispositivos é importante. E não existe apenas uma maneira de fazer! O print screen é, basicamente, a função que tira uma foto da tela do seu PC, notebook ou tablet, por exemplo.

Com o sistema Windows, da Microsoft é possível fazer a partir de extensões e/ou aplicativos que podem ser utilizados para printar informações nos browsers (como o Chrome, Internet Explorer ou FireFox). Assim como atalhos no teclado ou mesmo funções e ferramentas pré-instaladas no próprio sistema. Basta confirmar qual é a versão e aprender como tirar print no PC de forma simples e fácil.

Celulares Xiaomi: descubra quais os melhores

Aprenda como tirar print da tela do PC

Fazer um screenshot também é muito comum no trabalho ou mesmo em apresentações acadêmicas, em que é necessário salvar uma determinada tela, para apresentar mais tarde. Desta forma, após realizar o print screen, você terá a imagem pronta para ser salva em formatos como .PNG ou .JPEG.

Como tirar print no PC: Windows 7

Na versão 7 do Windows, a forma mais comum de como tirar print no PC é utilizando a tecla PrtScr do teclado (dependendo da versão pode estar escrito Print Screen ou Prt SC). Ela fica no alto e do lado direito, próximo aos botões F12, Enter e BackSpace, por exemplo.

Em seguida, para salvar a imagem capturada com screenshot você precisará de abrir algum programa de edição de imagem. Desde o mais simples como Paint Brush (que já vem instalado no PC) até aqueles com mais funcionalidades, como o Photoshop.

No caso do Paint Brush, por exemplo, basta que você abra o programa e depois pode utilizar o atalho Ctrl + V ou então clicar em Colar, no menu do programa. Caso queira fazer alguma alteração ou novo recorte, basta fazer a edição normal (o mesmo é válido para o Photoshop).

Em seguida, vá ao Menu e busque por Salvar Como. Pronto, escolha o formato desejado, assim como mencionado acima e a pasta de armazenamento (ou na tela inicial do computador).

Como tirar print no PC: Windows 8

Você sabia que existe um atalho especial de como tirar print no PC com Windows 8? Muitas pessoas não sabem, mas a Microsoft resolveu facilitar a vida dos seus usuários, criando um atalho ainda mais simples! Basta clicar em Windows (bandeirinha que tem no teclado) + PrtScr (mesmo botão do Windows 7) e, automaticamente, é salvo uma imagem em .JPEG na sua Biblioteca de Imagens.

Todas ficarão armazenadas dentro de uma pasta chamada Capturas de Tela. Em seguida você pode utilizar a imagem desta forma ou enviar para qualquer editar, para fazer as devidas alterações. Vale lembrar que, em algumas versões atualizadas do Windows 7, essa técnica também pode resultar.

Como tirar print no PC: Windows 10

As duas opções ensinadas acima também servem e você pode utilizar para a dica de como tirar print no PC Windows 10. Basta clicar apenas no botão PrtScr e salvando em um editor ou utilizar do atalho Windows + PrtScr para salvar toda a tela diretamente em uma pasta.

Porém, nem sempre o desejo é de ter toda a tela selecionada, incluindo por exemplo, a Barra de Tarefas, com os programas em aberto, data e hora, por exemplo. Ter a possibilidade de selecionar exatamente aquilo que se deseja, é o ideal para você? Então você precisa aprender a tirar print no PC Windows 10 desta forma: Windows + Shift + S.

Após fazer este clique, a tela ficará um pouco mais escura e o cursor do mouse estará em formato de cruz. Basta posicionar no local desejado, clicar e arrastar para fazer a seleção. Quando você soltar o botão esquerdo do mouse, a imagem automaticamente estará na área de transferência (guardada, mas não salva).

Uma notificação surgirá com essa informação e, ao clicar na imagem, abrirá um editor do Windows 10, no qual você pode fazer novos recortes, e até mesmo usar uma espécie de marcador (em amarelo ou vermelho) para destacar algo. Ao fazer as edições (caso seja necessário), você deve clicar em Salvar, no Menu acima da imagem.

Lista com os melhores notebooks para jogar e trabalhar

Como tirar print no notebook

tirar print do pc
Crédito: Unsplash

Para tirar print no notebook o processo é exatamente igual e vai depender do tipo de Windows que você tem. Por isso, basta seguir as opções de utilizar apenas o botão PrtScr + Programa de Edição; Windows + PrtScr ou Windows + Shift + S. Viu como não é nada complicado aprender como tirar print no pc ou notebook?

Tablet Samsung: os 10 melhores modelos do ano

Existem outras formas e ferramentas para fazer screenshot?

Existem diversas ferramentas que podem ser instaladas no PC com o objetivo de facilitar a captura de tela. Algumas possuem extensores que podem ser instalados no próprio browser (tipo Chrome, por exemplo) e há, também, alguns programas pré-instalados que podem ser utilizados, para além dos atalhos de como tirar print no PC. Conheça alguns dos mais utilizados:

1. Snipping Tool / Snip & Sketch / Ferramenta de Captura

Trata-se do mesmo programa, nativo no Windows. Basta pesquisar pelo nome na barra de pesquisa do próprio Menu Iniciar do Windows e descobrir qual é que está disponível. O programa permite tirar print screen no PC e notebook, editar, fazer desenhos, setas e inserir anotações.

2. LightShot

Este aplicativo pode ser baixado, tanto para Windows, quanto para MAC. Uma das vantagens é que ele permite que você faça o upload diretamente para uma nuvem de armazenamento (cloud) da sua escolha. O LightShot também conta com ferramenta de edição, recorte, seleção e desenho. Também pode ser instalado em forma de extensor, no Chrome, por exemplo.

3. PicPick Editor

Trata-se de uma ferramenta de screenshot com editor de imagens que permite selecionar cores, régua de pixel, transferidor e muito mais. O PicPick está disponível para todas as versões do Windows. Possui versão gratuita e paga (com funcionalidades extras) e parece bastante com o Paint Brush, no que diz respeito às funcionalidades de edição.

4. OneNote

Este é mais um programa do pacote Office e que você pode utilizar para tirar print screen da tela desejada. Basta pesquisar no Menu Iniciar por este nome e abri-lo. Em seguida, feche o programa e ele naturalmente estará trabalhando em segundo plano. Em seguida, para tirar print no PC, utilizando o OneNote, você deve acessá-lo pela área de Notificações (ao lado da hora e data).

Ao clicar no ícone, basta selecionar a opção Criar Recorte de Tela. O mesmo processo da Ferramenta de Captura irá acontecer, com a tela mais escura. Basta selecionar a região desejada. Você pode escolher a opção de criar uma própria página do programa ou salvar na área de transferência, para em seguida utilizar um programa de edição da sua preferência, para salvar.

Viu como tirar print no PC é fácil? Experimente e comprove!