Guia Prático

Como Tirar Mancha de Caneta: Dicas e Soluções

como tirar mancha de caneta

Você tem dúvidas sobre como tirar mancha de caneta de roupas, de sofás ou de acessórios? Descubra como resolver esse problema!

Todo mundo um dia se pergunta como tirar mancha de caneta, seja de uma peça de roupa, de um acessório, como uma bolsa, e até mesmo de um móvel ou de uma parede. Esse é um problema pelo qual todo mundo um dia já passou e que com certeza ainda vai passar.

Se você tem filhos, então, o problema parece ainda pior. Isso porque já não se fala apenas naquelas canetas de escritório normais, mas também de canetas coloridas, canetas marca-texto, canetas permamentes e por aí vai.

O primeiro passo é não se desesperar. Por mais que pareça que aquele seu sofá novinho irá ficar manchado para sempre, mantenha a calma. Isso porque existem algumas dicas e soluções bastante simples a respeito de como tirar tinta de caneta de praticamente qualquer superfície. Por isso não deixe de ler as dicas que separamos para você!

Quais tipos de caneta existem e como elas podem manchar?

Antes de tudo, você precisa conhecer a inimiga que está enfrentando. É muito importante saber de qual tipo de caneta saiu a mancha, uma vez que a forma de limpar pode ser influenciada por isso. Portanto, antes de se perguntar como tirar mancha de caneta, se pergunte de qual caneta estamos falando.

Esferográfica

Esse com certeza é o tipo mais comum de caneta que pode existir. Afinal, todo mundo tem ou já teve uma das famosas canetas Bic. Apesar de ser a mais simples, a maioria das pessoas sequer para para pensar em como esses objetos funcionam.

O próprio nome desse tipo de caneta já dá uma pista. Ela é chamada de esferográfica porque há uma esfera em sua ponta, feita de latão, de carbeto ou de tungstênio, que é responsável por aplicar a tinta ao papel na medida em que escrevemos. Ela também serve como uma proteção, evitando que haja vazamento durante o uso da caneta.

Acredita-se que as canetas esferográficas tenham sido uma das mais inovadoras invenções do ramo. Ela tem uma capacidade de secagem após aplicada ao papel que é muito maior do que suas antecessoras. Esse tipo de caneta permite, ainda, que a tinta em seu interior não seque e não entupa a ponta.

Hidrográfica

Quando você se pergunta como tirar mancha de caneta de uma roupa branca, por exemplo, já sabe que a caneta hidrográfica é um dos mais perigosos. Isso porque o tipo de tinta usado pode fazer com que a mancha se espalhe mais facil e rapidamente do que a esferográfica, se fizermos uma comparação.

É comum as pessoas acharem que caneta hidrográfica é apenas um tipo desse objeto. Existem variadas subdivisões, como os marcadores de texto, as canetas de quadro branco e o marcador permanente. Esse último, sem dúvida, é um dos mais perigosos. Ele aderece rapidamente a quase todas as superfícies, desde papel a metal.

Como tirar mancha de caneta da roupa?

como tirar mancha de caneta de roupa

Agora que você já sabe quais são os dois tipos de caneta mais comuns no dia a dia, vamos ver algumas dicas e soluções para justamente eliminar as manchas deixadas por elas em suas roupas. Por mais que pareça que elas não vão sair em um primeiro momento, fique tranquilo e não perca a esperança.

As peças de roupa que mais exigem um cuidado são as de cores claras, principalmente as de cores brancas. Felizmente existem algumas receitas caseiras que irão deixar suas roupas como novas, brilhando!

Deixar a roupa de molho no leite no ou suco de limão

É mais do que normal você carregar uma caneta no bolso da camiseta durante as horas de trabalho. Você anda de um lado para o outro, se mexe e gesticula bastante, o que pode acabar por fazer com que essa caneta estoure.

E agora, o que fazer? Como tirar mancha de caneta de uma peça branca sem estragá-la? Uma das primeiras dicas que podemos oferecer é deixar a peça de roupa de molho em leite morno ou em suco de limão. A reação não será imediata, mas você verá que, assim que o líquido reagir, você terá roupas limpas de quaisquer manchas.

Pano ou algodão umedecidos

Essa dica é muito mais para quando a tinta da caneta ainda está fresca ou molhada. Ou seja: não pense que passar um paninho será suficiente se a mancha já estiver seca. Mas, como para tudo na vida há uma soluçáo, usar algodões umedecidos sobre a mancha pode ser bastante eficaz quando o ojetivo é tirar a mancha de tinta. Pode ser preciso repetir o processo várias vezes.

Detergente de louça branco

Sabe aquele detergente de louça branco neutro ou mesmo o de coco? Saiba que ele é bastante eficiente se você quer saber como tirar mancha de caneta esferográfica. Aplique um pouco da substância diretamente sobre a mancha e espere agir por uma hora.

Removedor de esmaltes ou álcool

Se a mancha estiver ainda recente ou fresca, é interessante passar um pano molhado para tentar tirar o máximo que conseguir da tinta. Como nem sempre você consegue limpar na hora em que suja, é normal que a mancha seque, o que torna difícil removê-la.

Quando for esse o caso, experimente molhar a mancha de tinta de caneta com um algodão que tenha sido mergulhado em água. Em seguida, use álcool ou removedor de esmaltes para retirar de vez a sujeira. Não esqueça de colocar um pano seco embaixo da mancha enquanto esfrega com o produto escolhido.

Vinagre branco

O procedimento com o vinagre branco é bastante semelhante ao que aplicado com o removedor de esmaltes ou o álcool. Se a mancha estiver molhada, basta esfregar o máximo possível com um pano seco.

Novamente, se a mancha de tinta estiver seca, repita o que fez na dica anterior. A única diferença será usar o vinagre branco em vez de usar o álcool ou o removedor de esmaltes.

Creme de barbear

Acredite ou não, mas é possível usar o creme de barbear que tiver em sua casa para tirar aquela mancha resistente de tinta de caneta. Aplique o produto sobre a mancha, molhada ou seca, e use um pano para esfregá-la. Laquê também é uma boa opção.

Como tirar mancha de caneta do sofá?

Você pode pensar que tirar mancha de caneta de sofá é algo mais complicado do que de roupa. É aí que você se engana.

As soluções relacionadas a esse móvel são simples de serem realizadas. O melhor é que todos os produtos que você utilizará provavelmente já estão ao seu alcance dentro de algum armário.

Algo que você deve prestar atenção, contudo, e ter bastante cuidado é com o tipo de tecido de seu sofá. Sofás de vinil ou de couro exigem um método um pouco diferente daquele utilizado em sofás de tecido.

Se estamos tentando limpar um sofá de tecido, vamos optar pelo já mencionado vinagre branco. Molhe uma esponja bem macia com o produto e esfregue apenas a parte do móvel que está riscada.

O vinagre evapora rapidamente e não deixa seu sofá úmido. Caso a mancha não saia, passe um detergente neutro na mancha e esfregue até ela sair.

Já um sofá de couro ou de vinil exigirá uma limpeza com álcool. Aplique o líquido em um algodão e limpe com suavidade e delicadeza a área manchada. Se você não tomar cuidado, irá espalhar a mancha.

A mancha não irá sair na primeira aplicação. Após a primeira tentativa, use um papel-toalha para secar o sofá.

Não esfregue, apenas aperte. Assim que estiver seco, tente novamente. Repita o procedimento até que a mancha seja eliminada por completo.

Você ainda pode misturar duas colheres de sopa de álcool e uma colher de sopa de glicerina líquida. Aplique essa mescla dos líquidos com um algodão, mas não demore a retirar a mistura do sofá, pois há risco de apenas manchar o risco da caneta.

Lembre-se, ainda, de sempre testar esses produtos em uma pequena área do móvel, para certificar-se de não gerar novas manchas.

Como tirar mancha de caneta de calça jeans

como tirar mancha de caneta de calça jeans

Todo mundo tem aquela calça jeans favorita. Na correria do dia a dia, é comum que nem notemos aquela caneta esquecida em um dos bolsos da calça. Até o objeto estourar e vazar tinta por uma boa parte das suas jeans. Mas fique tranquilo que existem pelo menos duas formas principais de remover essas temidas manchas de sua calça jeans.

Spray de cabelo ou laquê

A primeira delas leva spray de cabelo ou o famoso laquê. Esse produto é quase um coringa, uma vez que serve a muitos propósitos diferentes além de manter seu cabelo no lugar.

Quanto a tirar a mancha de tinta de caneta da calça jeans, o procedimento é simples. Primeiro você deve colocar uma toalha limpa na parte de dentro da calça, exatamente sob a mancha. Isso serve para lhe dar sustentação na hora da limpeza e evita que a mancha se espalhe para o resto da roupa.

Agora é preciso bastante cuidado, pois é chegada a hora de aplicar o spray de cabelo. Se você carregar demais na mão e colocar laquê em excesso sobre a mancha, há grandes chances de aumentar o estrago. Por isso aplique apenas o suficiente e apenas na mancha. Se aplicar em volta dela, ela voltará a ficar líquida e irá se espalhar.

Conforme aplica o spray sobre a calça jeans, use um algodão ou um pano para secar a mancha. Se optar pelo pano, que seja um pano branco, já que um colorido poderá aumentar ainda mais o problema.

Vinagre

O vinagre, como você já deve ter reparado, é um dos muitos produtos culinários que possui várias utilidades fora da cozinha. Esse é um dos melhores produtos “naturais” e caseiros que você pode utilizar para limpar inúmeras coisas. E manchas de tinta de caneta em calça jeans é um exemplo.

Como o vinagre é um produto realmente forte e concentrado, lembre-se de sempre diluí-lo em água. A proporção de ambos os líquidos tem que ser igual. A água precisa estar em temperatura ambiente ou em temperatura fria. Se estiver quente, apenas fará com que a mancha se fixe ainda mais no tecido.

Se optar pela solução com vinagre, é importante deixar a mistura por pelo menos trinta minutos sobre a mancha. Isso fará com que a mancha se solte com mais facilidade. Faça uma mistura concentrada e aplique apenas sobre a sujeira. Não esqueça: do contrário, isso fará com que o estrago fique ainda pior.

O bicarbonato de sódio é outro produto maravilhoso para tirar todo e qualquer tipo de mancha de uma calça jeans. Ele irá auxiliar você junto à mistura de vinagre. Enquanto deixar o vinagre agir, você deverá fazer uma pasta com três colheres de sopa do bicarbonato e com uma colher de água.

Use uma escova de dente para aplicar a pasta sobre a mancha. Esfregue bem, apenas no local exato em que a tinta da caneta sujou. Use outra solução de vinagre e água para enxaguar a mancha, conforme esfrega com a pasta de bicarbonato de sódio. Depois que a mancha tiver saído, basta lavar normalmente a peça de roupa.

Como tirar mancha de caneta de couro

O couro é um tipo de material muito desejado por várias pessoas. É muito utilizado em bolsas, sapatos, roupas e mesmo móveis. Imagine, então, que sua bolsa de couro novinha manchou com uma tinta de caneta? Não se preocupe que, como tudo no mundo das limpezas, é possível resolver.

Novamente voltamos aos tipos de caneta. Se a mancha for de canetas hidrográficas, dessas que são feitas à base de água, está com sorte. Uma lavagem simples, com pouca água e sabão, para economizar água, já resolve o problema em um piscar de olhos.

Nesse caso, antes de tudo pressione a mancha com um papel-toalha. Não esfregue. Após feito isso, misture água morna e uma colher de chá de detergente líquido. Mexa bem até que faça espuma.

Molhe um pano suave e limpo com essa mistura e limpe a mancha com ele. Logo em seguida passe outro pano úmido para remover o sabão. Use papel-toalha para secar o couro, mas apenas pressionando, sem esfregar. É interessante passar um produto específico para hidratar couro.

E se for caneta esferográfica?

Se a mancha de caneta for de uma caneta esferográfica, você terá um pouco mais de trabalho, mas nada impossível também. Experimente usar álcool 70, aplicado em uma bola de algodão. Passe suavemente sobre a mancha e deixe que o couro seque naturalmente. Pode tentar isso diversas vezes até que obtenha sucesso.

Depois da tentativa ou das tentativas de tirar a mancha, é importante deixar o couro em condições de ser usado novamente. Por isso, um pouco de vaselina líquida ou um pouco de produto específico para hidratação de couro deve ser suficiente.

Caso a solução acima se prove insuficiente para retirar a mancha de tinta de caneta do couro, há outras soluções, como detergente neutro, acetona e mesmo bicarbonato. Certifique-se, contudo, de fazer os procedimentos corretos, como já ensinados nas dicas acima, para que não perca de vez sua bolsa, seu sapato ou mesmo sofá de couro.

Como tirar mancha de caneta de boneca

como tirar mancha de caneta de boneca

Ter crianças pequenas em casa é um sinômino inquestionável de sujeira. Claro que às vezes não é por mal.

Os pequenos adoram se aventurar, correr e brincar. Muitas vezes a brincadeira envolve usar canetas, canetinhas e lápis de cor para fazer desenhos nas paredes e nas bonecas.

Se você passa por isso em sua casa, sabe que tirar mancha de caneta de boneca pode ser um desafio particularmente difícil. Quando falamos nas bonecas emborrachadas então, a tendência é que a tarefa de limpar o brinquedo se torne ainda mais complicada.

Mas como tirar tinta de caneta de uma boneca emborrachada? Esqueça todas as dicas que demos até agora, porque quando se trata desse tipo de objeto, poucas soluções caseiras chegam perto de tirar a mancha.

É por isso que muitas mães e muitos pais acabam, inclusive, por doar ou jogar fora o brinquedo para comprar outro. Uma das únicas soluções para tirar mancha de caneta de boneca é usar uma famosa pomada para tirar cravos e espinhas, a Acnase.

Você não encontra esse produto em qualquer farmácia, o que significa que talvez seja necessário mandar fazer em uma dessas farmácias de manipulação. Assim que você obter sua pomada especial, chegou a hora de salvar as bonecas de seus filhos das manchas.

Enquanto conseguir o produto pode ter sido difícil, sua aplicação é muito simples. Aplique nas áreas que deseja limpar.

Leve a boneca com a pomada para o sol e deixe-a exposta por pelo menos três horas. Após a ação da pomada sob o sol, basta limpar a boneca com um pano úmido.

Como tirar mancha de caneta da bolsa?

Remover mancha de caneta da bolsa é simples, porém irá depender do material do qual estamos falando. Se for uma bolsa de pano ou de um tecido lavável na máquina de lavar, por exemplo, facilita bastante o processo. Quando for assim, recomendamos que faça uma mistura caseira e aplique na bolsa antes de lavá-la.

Por exemplo, que tal fazer aquela misturinha salvadora de bicarbonato de sódio com água? Ou talvez água com detergente neutro? Independente do que escolher, basta aplicar sobre a mancha e deixar agir por alguns minutos. Remova com um pano úmido e limpo e depois seque com um papel-toalha. Basta apertar, sem se esfregar. Se a bolsa for de couro, basta fazer o procedimento ensinado em uma das dicas acima.

Como tirar mancha de caneta da parede?

Da mesma forma que as crianças adoram usar canetas e canetinhas para pintar os brinquedos, também acham muito legal fazer sua arte nas paredes da casa. Isso pode deixar qualquer pai ou mãe chateados e até arrependidos de não terem dado um caderno de desenho ou um cavalete com folha branca para as crianças pintarem.

Fato é que os pais não precisam se sentir culpados. Não é preciso limitar a arte das crianças a um caderno.

Isso porque há formas simples de limpar as paredes e de remover as manchas de caneta da parede. Uma ideia é pegar sabão neutro branco, pano limpo branco, um copo de água e uma esponja de louça inutilizada.

Molhe a esponja com água e passe-a no sabão neutro. Logo em seguida comece a fazer movimentos circulares sobre a mancha ou as manchas. Assim que fizer isso, passe de forma rápida um pano seco e limpo para remover o sabão.

Repita esses dois passos até remover completamente a mancha de tinta da parede. Uma segunda opção é usar álcool líquido apenas sobre a mancha ou as manchas. Use um papel absorvente e pressione a parede.

A tinta da caneta irá passar diretamente para o papel, caso ela ainda esteja fresca. Se não for o caso, após usar o álcool, será preciso fazer a técnica explicada acima, a do sabão neutro.

Fique sabendo que é muito comum que, mesmo com todas essas técnicas, a mancha de tinta não saia da parede. Isso porque, de todas as superfícies que podem ficar manchadas, a parede é uma das mais complicadas de limpar.

Por isso pode ser o caso, ainda, de você ter que realizar uma nova pintura.

Como tirar mancha de caneta da pele?

Por fim, quem nunca manchou a própria pele com caneta? Normalmente basta um bom banho, algumas esfregadas de esponja e você já está limpo novamente.

Mas e quando é com caneta permanente? Existem várias formas de remover esse tipo de mancha.

Você pode, por exemplo, usar um saquinho de chá usado, úmido e frio para passar na pele. Isso porque tanto as substâncias presentes na maioria dos chás como o próprio material do saquinho ajudam na remoção da mancha.

Depois basta lavar normalmente a pele com água e sabão. Você pode também usar demaquilante, acetona ou álcool líquido puro.

Essas opções são bastante eficazes quando a tarefa é remover manchas de caneta permanente.

 

 

 

Crédito das imagens: Unsplash, Freepik, Pixabay e Pexels

Fonte: GShow