Guia Prático

Como Tirar Ferrugem: Dicas e Truques Simples

como tirar ferrugem

Confira uma guia prático com todas as dicas de como tirar ferrugem!

Quer saber como tirar ferrugem? Então veio no lugar certo! Quem procura como tirar ferrugem de metal é porque tem aí uma grande problema. A ferrugem é a oxidação do ferro e quanto antes for removida, ou tratada, melhor!

Mas muita gente espera piorar para resolver o problema. Isso, na verdade, é o tipo de de coisa que já aconteceu com todo mundo. Quem nunca deu de cara com uma ferramenta toda enferrujada? Ou grampos de roupa que nem abrem mais?

Isso acontece porque o metal entra em contato com o ar e sofre uma oxirredução, ou seja, ocorre uma transferência de elétrons entre os átomos envolvidos. Pode piorar sempre que o material for ainda exposto à água. Isso quer dizer que quase todo metal está sujeito a enferrujar em algum momento.

Contudo, alguns possuem uma proteção extra, graças ao processo de galvanização. Outros, cabe a você cuidar para que não haja ferrugem.

Então como remover ferrugem?

ferramentas

Mas aí você esqueceu das suas ferramentas lá na garagem, porque raramente precisa deles. E quando vai em busca de uma chave de fenda, dá de cara com tudo enferrujado. É nessas horas que bate o pânico e a necessidade saber como tirar ferrugem o mais rápido possível.

Você esfrega daqui e dali e nada de sair aquela camada laranja deformada. Aliás, você só espalha o problema, podendo até manchar as suas roupas. Você acabará por perder horas se tentar sem saber como tirar ferrugem do jeito certo.

No entanto, não se desespere! Limpar ferrugem não é nada de outro mundo. E você pode tirá-la de praticamente tudo, até do seu carro e da sua roupa. O que lhe falta é conhecimento para fazer isso! Existem vários produtos que são excelente para remover ferrugem, alguns estão na sua dispensa, como a Coca-Cola e o limão.

Por isso, separamos abaixo uma lista com diversos tipos de produto para remover ferrugem e em que materiais eles podem ou devem ser aplicados. É mais simples que imagina e você acaba por poupar uma boa grana limpando aquilo que ia jogar fora.

Como tirar ferrugem de ferro?

como tirar ferrugem de ferro

O ferro é um dos materiais que mais ganha ferrugem com o tempo. Isso porque ele não costuma passar por nenhum processo de galvanização ou proteção, como o aço inoxidável, por exemplo. Então se você tem coisas de ferro, precisa cuidar delas para que não estraguem rapidamente.

Bicicletas, ferros de passar roupa, ferramentas, partes de carros, cadeiras de praia, parafusos e móveis costumam ter muito ferro em sua composição. E a ferrugem acaba por rolar solta! Quando ela aparece, se estiver no comecinho, você pode removê-la com produtos de limpeza tradicionais.

Sabe aquele sapólio que você usa no banheiro? Ele pode ser uma excelente forma de como tirar ferrugem do quadro da bicicleta ou da roda o carro. Use um pano macio e umedecido para fazer isso. Se não funcionar ou a ferrugem já estiver mais avançada, você terá de optar por soluções mais pertinentes.

Ferramentas de ferro, como chaves-inglesas, acumular muita ferrugem. A melhor forma de limpá-las é colocar todas elas juntas em uma bacia limpa e besuntá-las com óleo vegetal. Pode ser um óleo de cozinha mesmo. O óleo hidrata o ferro e ajuda a soltar a camada extra de ferrugem.

Se mesmo assim ainda estiver difícil, pode lixar o local com uma lixa apropriada. Você encontra esse tipo de lixa em lojas de ferramentas, geralmente custam centavos.

Como tirar ferrugem de alumínio?

como tirar ferrugem de alumínio

Quem mora na praia sabe que o nível de oxidação é maior e não dá para ter nada de ferro. Aí opta pelo alumínio, que possui um tratamento antiferrugem, protegendo o metal por mais tempo. Mesmo assim, bicicletas e cadeiras de praia de alumínio também ganham ferrugem com o tempo ou com a falta de cuidados.

Uma das melhores substâncias para dar cabo da ferrugem em alumínio é o vinagre branco. Se os objetos em questão forem pequenos utensílios, como talheres, você pode mergulhá-los em uma bacia cheia de vinagre e deixar agir. Porém se forem grandes, o melhor é optar por outro método.

Pegue uma folha de papel-alumínio e mergulhe em vinagre branco, pode ser de qualquer tipo: maçã, sidra, uva, etc. Depois esfregue o papel com vinagre na peça enferrujada. Funciona muito bem para recuperar bicicletas.

Lixar o objeto é uma outra opção. Porém faça isso delicadamente, principalmente se o alumínio não é escovado. Ou então você vai deixar marcas e arranhões na superfície.

Bicarbonato de sódio tira ferrugem?

Sim! Outra substância que pode ser útil nesses casos é o bicarbonato de sódio. Basta fazer uma pasta com o pó e um pouco de água morna. Aplique no local da ferrugem e esfregue com uma escova de dentes velha. É tiro e queda!

Você também pode polvilhar o pó em peças de alumínio com o problema. Depois pingue algumas gotas de limão e deixe agir por 15 minutos. Lave com sabão neutro e seque bem. Se tiver muita ferrugem, você poderá ter que fazer o procedimento mais de uma vez.

Detergente com batata

Pode parecer esquisito, no entanto, a batata é uma substância alcalinizante. Você pode cortar uma no meio, aplicar um pouco de detergente de pia nela e depois colocá-la em cima do objeto com ferrugem. Deixe isso ficar assim por um bom tempo, mais de uma hora.

Depois, lave com uma esponja pouco abrasiva e mais sabão neutro. Isso deve remover boa parte da ferrugem. É uma excelente alternativa para quem descobre um objeto enferrujado que precisa e não tem muita coisa em casa para usar.

Coca-Cola

Sim, de todos os itens mencionados esse pode ser o mais estranho. Mas a Coca-Cola funciona muito bem para remover ferrugem de diversas coisas. E como fazer isso? É só colocar os objetos de molho no refrigerante. O resultado é quase imediato se a ferrugem for superficial.

Misturar a bebida com bicarbonato também é eficiente. Porém faça isso com bastante cuidado, porque a reação pode causar uma bela sujeira na sua casa.

Como remover ferrugem de roupa?

como tirar mancha de ferrugem da roupa

Você já deve ter passado por algo semelhante. Colocou a roupa para secar no varal de metal ou usou grampos enferrujados. E quando foi recolher, a surpresa: uma bela mancha marrom! Calma, assim como marca de caneta, as manchas de ferrugem podem ser removidas sim!

A melhor forma de se livrar de manchas de ferrugem em roupas é optar pelo ácido cítrico. Nunca ouviu falar no produto? Isso porque hoje em dia o seu uso não é lá muito comum mesmo.

Como diz o nome, ele é feito a partir de frutas cítricas. Geralmente é vendido em supermercados na versão em pó. Pode ser usado para uma infinidade de coisas: alimentos, higiene pessoal e até limpeza da casa.

É a única coisa realmente eficaz para quem quer saber como remover ferrugem de roupa branca. Para fazer isso, misture uma colher de chá de ácido cítrico com a mesma quantidade de água quente. Quando formar uma pastinha, coloque em cima da mancha na roupa e deixe agir.

Depois é só esfregar um pouco para agitar as moléculas e enxaguar com água morna. Funciona que é uma maravilha, até parece milagre!

Suco de limão na roupa

Se não tiver ácido cítrico e for uma situação emergencial, você pode também usar suco de limão. Basta espremer a fruta diretamente na região afetada. Deixe agir alguns minutos e lave. Uma excelente alternativa é misturar o suco do limão com uma colher de chá de sabão em pó.

Assim você cria uma pasta ácida, capaz de retirar boa parte da ferrugem da sua roupa em poucos minutos. Se não sair na primeira tentativa, não desista. Pode ser que na segunda você consiga um melhor resultado!

Como prevenir ferrugem?

como prevenir ferrugem

Não adianta só saber como tirar ferrugem. Preveni-la é muito importante, pois pode evitar a perda de algum objeto que você gosta e estima. A ferrugem, quando atinge um nível extremo, pode correr os metais, deixando buracos irreparáveis.

Existem muitas formas de evitar que ela apareça em diversos materiais e cause o fim deles. Confira como tirar ferrugem e prevenir que ela reapareça!

Prevenir ferrugem em bicicletas

Bicicletas são complicadas, porque nós usamos com certa frequência e elas ficam muito expostas a agentes nocivos. Depois, se você mora em região com praia, é ainda pior, por causa da maresia.

Uma das melhores formas de evitar o surgimento da ferrugem em bicicletas é aplicar óleo nas correntes de tempos em tempos, evitar guardar a bicicleta molhada e fazer uma boa revisão a cada seis meses.

Se, mesmo assim, você nota o surgimento de pequenas manchas, pode ainda lavar e limpar bem o objeto. Depois disso, aplique cera automotiva em spray em toda a bicicleta e deixe secar. A cera vai criar uma camada lubrificante e protetora do metal, seja ele alumínio ou ferro.

Toda vez que molhar, passe a cera novamente!

Prevenir ferrugem em talheres

Uma vez por mês deixe seus talheres de molho em água com o suco de meio limão e uma colher de sopa de bicarbonato de sódio. Antes de guardá-los na gaveta, sempre seque-os muito bem. Isso não evita apenas a ferrugem, como também os fungos e outros microrganismos nocivos para a sua saúde.

Se apenas um dos talheres apresentar sinais de ferrugem, tire-o do local onde guarda os outros. A ferrugem se alastra facilmente.

Prevenir ferrugem no carro

Não tem nada pior que abrir o motor ou fazer uma revisão na lataria e descobrir indícios de ferrugem. Para evitar isso, você deve tomar uma série de atitudes preventivas, como sempre enxugar o carro após a lavagem. Criar películas protetoras com cera, como para a bicicleta, também é muito importante, pois assim você evita que a chuva estrague o seu veículo.

Uma forma de prevenir o problema no fundo do carro é fazer uma misturinha com óleo de cozinha usado e graxa. Remova os tapetes e o carpete e aplique a combinação com um pincel. Isso hidratará o metal evitando a oxirredução. Para fazê-la você precisa de meio litro de óleo usado e duas colheres de sopa cheias de graxa.

Prevenir ferrugem nas ferramentas

As ferramentas são sempre uma das piores partes. Isso porque você usa-as pouco. E assim, você só se lembra delas quando realmente precisa. Aí é que você acaba por precisar de soluções mágicas de como tirar ferrugem. Todavia, com a prevenção, você poderá se beneficiar das suas ferramentas sem ter que ficar horas esfregando-as.

A melhor maneira de deixar as suas ferramentas sempre impecáveis é a galvanização. E sim, você pode fazê-la em casa. Basta comprar um spray galvanizante a frio em uma ferragem e aplicar conforme o rótulo. Isso protegerá as suas ferramentas por um bom tempo.

Prevenir ferrugem com pintura

Tanto no carro, como na bicicleta, no fogão a lenha ou em muitos outros objetos, uma coisa que você pode fazer para prevenir o surgimento desse problema é pintar. A pintura feita com tinta especial ajuda a criar uma camada de proteção no metal.

É por isso que muita gente lixa e pinta corrimão na rua, por exemplo, com bastante frequência. Quanto mais exposto está o metal aos efeitos do tempo, mais você deve passar por esse processo. Portões e grades podem precisar da manutenção até duas vezes por ano.

Contudo, não se esqueça de limpar e remover a ferrugem antes da pintura. Do contrário, você só estará mascarando o problema durante algum tempo.

Você deve fazer isso inclusive em eletrodomésticos, como fogões e geladeiras, por exemplo. Raspe a tinta que está descascando, limpe bem, lixe e remova o excesso de ferrugem. Aplique o tratamento adequado e finalize com a pintura antiferrugem. Dessa forma, não precisa trocar de geladeira ou fogão anualmente.

 

 

Fonte: Extra

Crédito das Imagens: Unsplash, Freepik e Pixabay