Guia Prático

Como Tirar Cheiro de Mofo? Confira Dicas Incríveis

como tirar cheiro de mofo

Se você quer saber como tirar cheiro de mofo siga essas dicas!

Aprender como tirar cheiro de mofo não é nada de outro mundo. O mofo aparece em diversas épocas do ano, conforme a região que você mora. Normalmente ele se alastra mais no inverno, porque é quando tende a chover mais.

Contudo, mesmo nos Estados mais quentes e secos, o mofo pode aparecer por diversos motivos. E vamos combinar, ele é o pesadelo de qualquer pessoa. Você limpa, esfrega e dois meses depois ele ressurge.

Deixar o mofo espalhar é um grande erro e pode inclusive prejudicar a sua saúde. Quando inalado, o mofo vai parar nos pulmões e que ambiente poderia ser melhor para ele se instalar que este? Os pulmões são úmidos e quentes, favorecendo a proliferação dessas bactérias.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda ainda que todo e qualquer bolor ou mofo deve ser imediatamente tratado a fim de prevenir doenças.

Então como tirar umidade da parede?

Para que a umidade, o mofo e as doenças respiratórias desapareçam de vez, é bom que você se prepare para uma grande faxina. Primeiro de tudo, o ideal é sempre constatar o que está causando o mofo.

Verifique se o mofo da parede é superficial e causado pelo clima ou se está vindo de dentro da construção. Se for o primeiro caso, a solução é simples e você pode dar um jeito nisso com vários ingredientes que já tem em sua casa.

Caso seja a segunda opção, o melhor mesmo é buscar um serviço especializado, pois a causa do mofo pode ser mais séria do que você pensa e pode comprometer a estrutura da sua casa ou apartamento.

Não espere o problema piorar para pedir ajuda profissional. Quanto mais o bolor alastrar, mais caro será o tratamento químico.

Como fazer um bom antimofo caseiro?

Você encontra diversas soluções antimofo em supermercados, porém muitas delas não são eficientes. Algumas são ainda caras e você acaba por nem utilizar. Por isso, a melhor forma de tirar cheiro de mofo e bolor é fazendo uma solução caseira.

Para limpar banheiros e cozinhas, procure utilizar água sanitária. O produto por si só já é bastante eficiente contra o problema e outros aspectos, como tirar cheiro de mofo, por exemplo.

No entanto, não aplique cloro ou água sanitária em qualquer superfície. Esses produtos costumam amarelar a tinta branca e até podem manchar tecidos. Por isso, aprenda como tirar cheiro de mofo e bolor de diversas coisas com a seguinte solução.

Ingredientes:

  • Um copo de vinagre branco;
  • Uma colher de bicarbonato de sódio.

Modo de preparo e aplicação:

Basta misturar os ingredientes em um recipiente fundo, pois irão reagir e espumar. Você pode passar na região mofada com o auxílio de um pano ou borrifar em roupas e tecidos para outros efeitos, como tirar cheiro de mofo e guardado.

A solução funciona muito bem também como um desinfetante natural. Nenhum dos ingredientes é prejudicial à saúde como os produtos de limpeza industrializados. Inclusive o vinagre é uma solução amiga da natureza e que pode ser utilizada em plantas e até em animais domésticos, desde que com consentimento veterinário.

Como tirar bolor difícil?

como tirar bolor da parede

Passou pano com a solução e não saiu? Não se desespere. Quando o bolor está muito incrustado é preciso fazer o dobro da solução de antimofo e deixar a área afetada de molho por algumas horas.

Para isso, você pode ainda salpicar as regiões com bicarbonato e depois borrifar o vinagre branco ou de maçã por cima. A reação fará com que as moléculas causadoras do problema morram e desprendam com maior facilidade.

Depois disso, basta esfregar bem com uma escova ou uma esponja. Lembre-se de fazer isso usando máscara de proteção sobre o nariz e a boca, para não aspirar partículas do mofo. Também convém usar luvas e óculos, para evitar queimaduras.

Como tirar cheiro de mofo do guarda-roupa?

Quando o cheiro de mofo se instaura no guarda-roupa é porque está mesmo na hora de fazer uma limpeza. Nesses casos, não adianta apenas borrifar vinagre e esperar que fique tudo cheiroso novamente.

O melhor mesmo é tirar tudo do armário e lavar todas as peças. Depois de lavá-las, coloque-as para secar em local fresco e arejado. De preferência, deixe-as no sol um pouco, para que saiba bem o cheiro.

Na máquina de lavar, você pode adicionar uma colher de sopa de bicarbonato ao seu sabão em pó convencional. Isso potencializará a limpeza das roupas.

Limpando o guarda-roupa

Enquanto as suas roupas lavam e secam, aproveite para limpar o guarda-roupa com a solução de antimofo caseiro que falamos acima. Abra bem todas as portas e gavetas e deixe arejar para que seque bem.

O melhor mesmo é deixar arejar de um dia para o outro, assim garante um resultado mais eficaz. Na hora de recolocar as roupas no roupeiro é bom adicionar um dispositivo desumidificador. Você encontra esses produtos em qualquer supermercado, eles são baratos e têm validade longa.

Outra coisa que você pode fazer é criar sachês com ervas secas e cravo para dar bom cheiro ao roupeiro. Um saquinho de tecido com giz também é ótimo para secar o ambiente e absorver a umidade.

Para os sapatos, a dica é bem simples! Coloque uma folha de jornal socada em cada par. O papel absorverá a umidade e evitará mau cheiro. Você também pode polvilhar bicarbonato ou talco dentro dos sapatos para o mesmo efeito.

Menos é mais!

organize seu guarda-roupa

Não se esqueça que durante essa limpeza e arrumação é o momento para se livrar daquilo que você tem e não usa. Uma boa pedida para manter o guarda-roupa limpo, cheiroso e organizado é deixa-lo com um bom espaço de circulação de ar.

Nada de roupas socadas umas por cima das outras! Separe aquilo que você não usa há mais de um ano e o que não serve mais para doação. O que estiver rasgado e muito puído deve ser jogado fora.

E não deixe de lavar as roupas que serão doadas. Assim, você ajuda alguém necessitado e faz uma boa ação!

Como tirar cheiro de mofo do quarto?

Fez a limpeza, arejou e o cheiro de mofo não saiu? O problema não é incomum, especialmente nos meses mais chuvosos. Quando é assim, o melhor mesmo é apelar para difusores, desumidificadores e outros produtos que possam difundir bons odores na sua casa.

Comprar um desumidificador de ar pode ser a solução se você vive em uma batalha constante contra o mofo. Existem aparelhos bem em conta no mercado e você pode ligá-lo algumas horas por dia para dar conta o recado.

Se a sua região só tem problema de umidade durante uma certa época do ano, o desumidificador pode não ser a melhor opção para o seu caso. Para tirar o cheiro de mofo, basta investir bem na limpeza e depois procurar disseminar elementos cheirosos pela casa.

Você pode acender velas aromatizadas, por exemplo. Além de tirar o cheiro ruim, elas trazem boas energias e afastam insetos. Os incensos também são opções bastante em conta.

Caso você não seja fã de velas e incensos, pode ter, em sua casa, plantas aromáticas, como a lavanda e a hortelã. Essas plantas requerem poucos cuidados, deixam o ambiente cheiroso, afastam moscas e mosquitos, e são fáceis de encontrar. Um jardim interno pode ser tudo que você procurava!

Odorizador de ambientes

Outra coisa que você pode investir para ajudar nessa questão de como tirar cheiro de mofo é o odorizador. São aqueles aparelhos, como os da Glade, que pulverizam perfumes no ar a cada tantos minutos.

Existem vários tipos, elétricos, difusores e a pilhas. Eles são bons porque funcionam de forma automática e são muito seguros. As opções com pilhas podem ser colocadas em locais altos, longe de crianças e animais de estimação, evitando acidentes.

Os difusores de tomada exigem mais atenção, pois não convém esquecê-los conectados ao sair ou na hora de dormir. A principal vantagem desses produtos é que você pode sempre comprar o refil quando termina. Isso poupa uma boa grana no fim do mês!

Como tirar cheiro de mofo da parede?

tinta antimofo

Algumas coisas impregnam mesmo o ambiente. Isso vale para o mofo e para o cheiro de cigarro. Se a sua casa é pintada com tinta lavável, o melhor jeito de se livrar do cheiro ruim é lavar as paredes com solução antimofo.

Vale comprar um produto específico para isso, pois as paredes possuem um tratamento diferente de outras superfícies. Em paredes completamente laváveis, você pode aplicar a solução de vinagre com bicarbonato. Adicione na mistura umas gotinhas de essência, como lavanda, pinho ou eucalipto.

Você pode ainda aplicar uma camada de tinta específica antimofo. Essas tintas não só acabam com o mofo, como também têm selagem térmica e previnem o surgimento do bolor no futuro. A Coral desenvolveu uma versão bastante procurada pela sua eficácia.

Não se esqueça de lixar e lavar as paredes antes de aplicar a tinta. Uma camada de gesso também pode ajudar a combater o problema.

Como tirar mancha de mofo da roupa?

Às vezes a gente guarda mal as roupas em malas e elas ficam mofadas. Mas antes de jogar essas roupas fora, se liga, pois você pode muito bem recuperá-las! O primeiro passo para ter as suas roupas como novas é esfregar um pouco de vinagre de maçã direto na área afetada.

Se isso não resolver imediatamente, você pode polvilhar no local umedecido um pouco de bicarbonato e deixar agir por pelo menos 15 minutinhos. Lave e deixe secar ao sol.

Outra técnica boa é colocar a roupa de molho em água com um pouco de leite fervido. O leite deve estar bem quente para que remova bem o bolor e mate de uma vez o fungo. Suco de limão tem o mesmo efeito.

Jamais coloque alvejante e cloro em roupas sem ver a indicação da etiqueta primeiro. Muitos tecidos não toleram esses produtos. Já outros desbotam e mancham. Portanto, nada de aplicar químicos sem saber se isso não vai detonar determinados tecidos.

Como evitar bolor em roupas?

como evitar bolor em roupas

As roupas que forem lavadas devem sempre secar em um local arejado e você só deve recolhe-las quando estiverem complemente secas. Colocar as roupas úmidas uma por cima das outras é justamente o que causa o cheiro de mofo.

Se está chovendo muito, talvez seja melhor optar pela secagem em lavanderia. O custo pode ser baixo se comparado ao prejuízo de ter roupas mofadas. O procedimento é rápido e suas roupas ficam secas e cheirosas.

Colocar as roupas secas no armário com sacos de tecido cheios de arroz pode ajudar também na prevenção do surgimento do mofo. E na hora de guardar as roupas de uma determinada estação, convém colocá-las em caixas ou malas limpas, com um dispositivo antimofo dentro e sachês aromáticos.

Lembre-se de armazenar as caixas ou malas em locais altos e longe de qualquer fonte de umidade. Ou seja, nada de colocar esses recipientes com roupas na área de serviço ou embaixo da cama.

Comprar roupas de materiais que secam rápido é outra excelente ideia. Às vezes a gente erra no tipo de tecido. Tem coisas que levam uma eternidade para secar e acabam por sempre ter cheiro de mofo. Para evitar esse tipo de situação, procure roupas de melhor qualidade e com tecidos que sejam mais respiráveis.

Investir um pouco mais em peças que vão durar e não pegam mofo com facilidade também é investir na sua saúde. E não se esqueça que as roupas dos bebês devem ser sempre esterilizadas, principalmente se apresentarem sinais de mofo.

Encontrando o foco

Não adianta nada apenas aprender como tirar cheiro de mofo se você não se livrar do foco do problema. Sempre que sentir que a sua casa ou roupa estão com qualquer sinal, ou sintoma de fungos, procure a fonte e livre-se dela quanto antes.

A saúde da sua família e a sua podem estar em risco. Por isso nunca espere até que o cheiro de mofo esteja insuportável ou que alguém tenha uma crise de problema respiratório.

 

 

 

Fontes: O Globo e Viva Decora

Crédito das imagens: Freepik e Arch Valadares