Guia Prático

Como limpar Umidificador de Ar Corretamente?

Ensinamos tudo sobre como limpar o seu umidificador de ar para ser eficiente e com uma vida útil muito maior.

como limpar umidificador

Não basta apenas saber escolher o seu umidificador de ar. Preocupar-se com a sua limpeza é tão importante quanto ter um bom produto. Afinal, se você não sabe como limpar umidificador de ar, pode prejudicar e muito a sua saúde e a da sua família.

Por isso neste artigo lhe ensinamos tudo sobre como deixar o seu umidificador limpo, eficiente e com uma vida útil muito maior.

como limpar umidificador de ar

Umidificador: como limpar?

Depois de escolher o melhor umidificador de ar para você e fazer a compra, convém mantê-lo em bom estado para que dure muito mais tempo. Uma das coisas que você precisa saber é que deve limpar o umidificador para que ele funcione propriamente e elimine as bactérias do ar da forma correta e sem prejuízo à sua saúde.

Não é difícil realizar essa tarefa. Basicamente o que você precisa é um pano macio e um detergente neutro, para não estragar o eletrodoméstico. Evite sempre produtos abrasivos, como cloro, amônia, água sanitária e desengordurantes.

Se o seu aparelho possui filtro removível, pode retirá-lo e lavá-lo com uma escova macia. Caso a sujeira seja do tipo persistente ou esteja acumulada, use vinagre branco. Pode borrifar um pouco de água com vinagre no aparelho e deixar agir alguns minutos. Depois enxague com um pano úmido.

Sempre que for realizar a limpeza, lembre-se de desligar o aparelho da tomada, para evitar choques e acidentes.

É preciso fazer dessa limpeza uma rotina, principalmente com os umidificadores que ficam em quartos de crianças e de bebês. Se o eletrodoméstico é usado com muita frequência, limpe-o a cada três dias. Do contrário pode fazer isso uma vez por semana.

Se você guarda o umidificador de ar durante o inverno, não esqueça de remover a água toda do reservatório antes de fazer isso. Deixar água parada dentro do aparelho por muito tempo pode causar proliferação de fungos e de microrganismos nocivos para a sua saúde. Lembre-se também de limpá-lo se ele ficar muito tempo guardado e você quiser usá-lo.

Cuidados necessários ao usar o umidificador

A limpeza periódica do umidificador é importante. Ela irá garantir que o aparelho não propague bactérias, poeira e outros elementos complicadores da saúde. Mas ela não adianta muito se, no geral, você não cuidar bem do aparelho.

No Brasil, principalmente nas regiões mais quentes e secas, o umidificador de ar costuma ser usado junto de um ar-condicionado. Evite isso ao máximo. Use apenas um deles por vez. Mesmo com a limpeza de ambos, a umidade relativa do ar pode se elevar sem que você perceba, o que também é mau para o organismo.

Nesse sentido, vale também ter o cuidado de ser moderado no uso do umidificador de ar. Em excesso, causa umidade excessiva do ambiente. Isso é um facilitador da proliferação de fungos, bactérias e outros micro-organismos prejudiciais aos humanos.

Esse cuidado é ainda mais importante em regiões muito úmidas. Casas antigas também são ambientes por si só de fácil proliferação dos organismos danosos às vias respiratórias. Portanto tenha mesmo bastante parcimônia no uso do umidificador.

 

 

 

 

 

Crédito das imagens: Freepik