Guia Prático

Aprenda Como Limpar Teclado de Notebook

Como limpar teclado de notebook?

como limpar teclado de notebook

Muita gente não sabe como limpar teclado de notebook. Na verdade, essa é uma dúvida de muitas pessoas. Ao contrário dos teclados de computador, que você pode escovar, virar e bater, o do laptop é mais sensível e requer muitos cuidados. Por isso, separamos dicas e truques para você aprender como limpar teclado de notebook com segurança.

Aproveite e saiba agora qual o melhor notebook do mercado no nosso review!

Atualmente, a maior parte das pessoas possui computador portátil e já não usa mais teclado externo. E com a facilidade de levar o notebook para qualquer lugar, ele fica sujo com frequência. Se você é dessas pessoas que carrega o seu PC até para o banheiro, saiba que o seu teclado pode colocá-lo em risco.

Os teclados dos notebooks são ótimos locais para microrganismo se alojarem. Seu computador aquece e eles ficam ali se reproduzindo. Pesquisas mostram que um teclado pode ter mais até 400 vezes mais bactérias que uma privada. Ficou com nojo? Então veja como limpar o teclado de notebook por dentro e por fora!

Dicas para limpar teclado de qualquer notebook

Antes de mais nada, convém especificar aqui que cada aparelho é diferente e que existem muitos modelos. Por isso vamos dar algumas dicas gerais, para limpar seu teclado por fora, independente de que marca ele for, e dicas específicas de acordo com algumas marcas mais vendidas.

1. Use bicarbonato de sódio

limpar teclado de notebook com bicarbonato

O bicarbonato de sódio é o melhor amigo da limpeza. Ele não faz mal para o meio ambiente, não é tóxico e pode ser usado praticamente em qualquer superfície, até mesmo no seu corpo. Você pode o diluir em um pouco de água e já tem uma poderosa solução desinfetante em mãos.

A medida ideal é duas colheres de sopa de bicarbonato para cada copo de água fria. Coloque a mistura em um borrifador de plantas e borrife em um pano acetinado ou de microfibras. Aplique o pano umedecido no seu teclado com o seu computador desligado.

Esfregue de um lado para o outro gentilmente, passe bem nas teclas mais utilizadas como a barra de espaço e o Enter. Você pode limpar o seu laptop todo externamente com esta solução. Nas áreas mais difíceis, use um cotonete macio com um pouco da solução, para facilitar a limpeza.

2. Pasta de dente

Pode parecer curioso, mas quem tem teclado de notebook branco se vê constantemente em uma encruzilhada: deixar sujo ou limpar o tempo todo. O branco é uma cor terrível para teclado, pois as nossas mãos possuem uma espécie de oleosidade natural que vai amarelando as teclas ao longo do tempo.

Sem falar que tudo aparece no branco. Se você comer em cima do notebook será impossível não notar a sujeira. Para os maníacos da limpeza, se você comprou um PC com teclado branco ou claro, há solução! A pasta de dente clareadora pode ser uma aliada.

Após limpar o seu teclado com uma solução de limpeza apropriada ou com a misturinha de bicarbonato acima, você pode limpá-lo com a pasta de dente a fim de branqueá-lo novamente. Para fazer isso, você vai precisar de uma pasta de dente branqueadora e um pano macio, tipo flanela mesmo.

Coloque um pouco de pasta de dente no pano e esfregue no pano mesmo, para dissolver. Então, passe no seu teclado gentilmente até que este fique o mais claro possível. Repita o procedimento uma vez por mês. Lembre-se que se você fizer com muita frequência, corre o risco de apagar suas letras e símbolos.

3. Vinagre

Outra substância ótima para eliminar bactérias do seu teclado é o vinagre. O vinagre branco ou mesmo o de limpeza pode ser usado em múltiplas superfícies, inclusive em telas e partes sensíveis. Você pode colocá-lo em um borrifador, para facilitar.

Nunca passe ou borrife o vinagre diretamente no aparelho para evitar que escorra dentro do seu notebook. Use um pano macio umedecido ou toalhas de papel para efetuar a limpeza corretamente. Você pode utilizar o método uma vez a cada 15 dias para eliminar 100% dos germes e bactérias que se escondem no seu teclado.

4. Secador de cabelo

Para retirar o pó de dentro do teclado, muitas pessoas sacodem o notebook. Não é uma boa ideia, porque você pode soltar peças pequenas dentro do aparelho. Passar aspirador também está fora de cogitação.

Então se você notar que é preciso retirar o pó e não possui nenhum pincel ou escova macia para auxiliar propriamente no processo, utilize um secador de cabelo. Com o jato frio, ligue o aparelho na opção menos potente.

Aplique o jato em perpendicular ao teclado do notebook com certa distância e sempre na mesma direção. Nunca faça isso com ar quente, pois poderá derreter componentes internos!

Como limpar teclado por dentro?

como limpar teclado por dentro

Às vezes a sujeira é tanta que não basta um paninho por fora. Você esfrega, passa cotonete nos locais mais difíceis, mas não adianta. A sujeira não sai e só acumula mais. Quando este é o caso, você pode desmontar seu notebook e limpá-lo propriamente por dentro.

Porém tenha atenção! Se o seu equipamento ainda está na garantia, não o faça. Procure a assistência técnica profissional. Os notebooks quando novos possuem cláusulas na garantia que podem ser invalidadas se você abri-los. Não é à toa que eles possuem lacres nas extremidades.

Caso seu notebook seja mais antigo, veja abaixo como limpá-lo por dentro de acordo com a marca e o modelo.

Como limpar teclado de notebook Samsung

Existem muitos modelos de computadores portáteis da Samsung. Por isso, antes de começar, tire uma foto do seu atual teclado. Pesquise na internet o manual do seu modelo de notebook da Samsung e veja como remover as teclas do teclado de forma segura.

Depois de remover todas as teclas, passe um pincel macio no local para retirar o excesso de sujeira, pó e resíduos. Limpe com um pano umedecido em uma das soluções acima. Use um pano de microfibra. Deixe arejar uns minutos e use a foto no seu celular para repôr todas as teclas.

Se o seu modelo não dispões da opção que solta as teclas, você terá de abrir o laptop. Em geral, isso envolve a remoção de parafusos com chave de fenda correta e alguma persuasão para soltar encaixes plásticos que prendem a tampa ao resto do computador.

Como limpar teclado de notebook Dell

Quem nunca teve um Dell que atire a primeira pedra. Os notebooks da marca são comuns no Brasil e estão entre os mais vendidos por terem uma boa relação de custo-benefício. A dica do fabricante é utilizar spray de ar comprimido com jatos curtos diretamente no teclado.

A Dell não recomenda a remoção das peças nem a limpeza interior do aparelho. Portanto, prossiga como recomendado e use o spray. Se ainda assim continuar sujo, utilize cotonetes embebecidos em álcool isopropílico para retirar sujeiras mais persistentes.

Pode ainda optar por usar um pincel com movimentos suaves para retirar pelos, cabelos e pó. Se tiver dúvidas, veja mais no vídeo abaixo:

Como limpar teclado de notebook Acer

A maior parte dos teclados de notebook da Acer são diferentes, pois podem ser removidos por completo, não só tecla por tecla. Para retirar apenas o teclado, vire seu notebook de cabeça para baixo e procure por um parafuso que tem um desenho de teclado ao lado.

Antes de completar a operação, desligue seu computador e remova a bateria com segurança para evitar danos. Depois retire o parafuso correspondente ao teclado. Vire o computador e abra a tela. Se o teclado já estiver solto basta puxá-lo para fora.

Caso contrário, utilize uma chave de fenda fina para levantá-lo. Antes de puxá-lo, localize as travas de segurança, assim você pode soltá-lo sem arranhar seu notebook. Proceda com a limpeza. Depois é só recolocar o teclado no lugar e aparafusá-lo novamente.

O que não fazer com o teclado do seu notebook?

o que não fazer com seu teclado

Quando se fala em como limpar teclado de notebook, surgem muitas ideias. No entanto, acredite, nem todas são boas. Há quem diga que é mais fácil se você usar um aspirador. Não faça isso, você corre o risco de perder teclas do teclado ou mesmo de danificar seu equipamento.

Outra ideia fantástica que as pessoas têm é usar limpador de vidro. Não utilize produtos inapropriados em seu laptop. Eles podem ter propriedades corrosivas e piorar a situação. Procure soluções específicas e certificadas em lojas especializadas. Ou opte pelas opções naturais, como o vinagre e o bicarbonato de sódio.

Nunca, jamais mesmo, borrife produtos direto no seu computador. O teclado possui aberturas para dentro do seu notebook e logo abaixo dele se encontra a sua placa mãe, seu HD e outros elementos importantes. Esses elementos não devem ser molhados nem mesmo umedecidos. Por isso, toda e qualquer solução deve ser aplicada primeiro em um pano e depois no aparelho.

Para retirar migalhas, pelos e pó, você pode usar um pincel ou uma escovinha de cerdas macias. Assim evita ter ideias malucas ou até precisar de abrir seu notebook.

Use panos brancos

Na hora de limpar, opte pelos panos de microfibra brancos. Por que fazer isso? Porque assim você evita que o tecido transfira cor para o seu teclado, especialmente se ele for branco ou de cor clara. Se você utilizar panos coloridos, corre o risco de deixar a situação ainda pior.

Na dúvida, compre panos adequados em lojas especializadas em produtos de informática. Você também pode usar aqueles panos que vem junto com óculos de grau ou de sol. Esses panos são brancos, aveludados e não provocam riscos ou danos ao material do seu notebook.

Não arranque as teclas de qualquer forma

Não force ou tente tirar as teclas do seu notebook sem ter a absoluta certeza de como recolocá-las ou de que elas reamente saem. Se fizer isso, você poderá estragar seu aparelho ou perder as teclas. Pode ainda esquecer como elas estavam dispostas e não conseguir montar seu teclado de volta no lugar.

Se você tem dúvidas em relação a isso, procure ajuda profissional. No Youtube você encontra uma série de vídeos descrevendo como limpar cada modelo específico de laptop. Ver como se faz ajuda você a reproduzir a limpeza da forma mais correta.

Siga sempre as recomendações do fabricante

Se o fabricante diz que não é uma boa ideia abrir seu notebook e limpá-lo por dentro, por que insistir? Siga o que diz o seu manual se quer manter seu laptop ativo por mais tempo.

Ao seguir as instruções do seu fabricante você evita danos e a perda da garantia se for o caso. Isso pode lhe poupar algumas centenas de reais no fim do dia. Inclusive, na maior parte dos manuais você encontra informações sobre assistência técnica, onde pode solicitar a limpeza interna do seu aparelho sem prejuízos.

Às vezes mais vale pagar por um serviço do que colocar o seu notebook em risco. Por isso não se esqueça também de fazer um backup dos seus arquivos antes de se aventurar abrindo seu computador.

Como manter meu teclado limpo?

como manter seu notebook limpo

Se você gosta do seu computador sempre limpinho, pode seguir algumas recomendações para mantê-lo assim por mais tempo. Em primeiro lugar, lave bem as suas mãos antes de utilizar seu notebook, isso evita que seu teclado fique grudento, oleoso e até mesmo cheio de bactérias.

Evite passar creme nas mãos enquanto estiver no computador. Esse tipo de substância se transfere fácil para o teclado e faz com que várias sujeiras fiquem lá grudadas.

Obviamente evite comer e beber ao utilizar seu notebook. Uma das principais sujeiras encontradas em teclados é migalha. Não há outra forma de evitá-las que não sejam não criar este hábito. Essa é uma boa ideia para você cuidar de si mesmo. Use os horários de lanches para fazer pausas longe do computador, assim você se alonga e para um pouco.

Não deixe que outras pessoas utilizem seu computador pessoal com frequência. Você sabe se elas lavam as mãos depois de usar o banheiro? Pois é, uma forma de evitar microrganismos é ser egoísta mesmo e cada um com o que é seu de direito.

Convém também ter cuidados de higiene frequentes. Se você passa um paninho umedecido com vinagre ou álcool uma vez por semana, não precisará remover o teclado e limpar por dentro do seu laptop.

 

 

 

 

Fonte: UOL Notícias

Créditos das imagens: Freepik e Wikimedia Commons