Guia Prático

Dicas e Truques Caseiros de Como Limpar Madeira

como limpar madeira

Você é daquelas pessoas que já entra em pânico quando perguntam como limpar madeira?

Quando a questão é como limpar madeira tem muita dona de casa e marmanjo que ficam logo estressados. Mas verdade seja dita, tirar a sujeira da madeira e dar vida nova aos móveis não é nada de outro mundo.

Para começar, muitos móveis que pensamos ser madeira não são bem deste material. Então, o primeiro passo é reconhecer que você não é um expert e não sabe bem o que tem dentro de casa, para depois descobrir de que são feitos os móveis que você tenciona limpar.

MDF, madeira ou laqueados?

Os móveis mais antigos, aqueles que você herdou da vovó, estes é que geralmente são de madeira. Os mais novos, e baratos, são de MDF, ou Medium-Density Fiberboard (que significa: placa de fibra de média densidade). É aquela coisa que lembra um compensado.

Apesar de o MDF ter a madeira como matéria-prima, ele é um aglutinado e, por isso, precisa de cuidados especiais. Muitos MDFs são ainda revestidos com laminados, que podem ser pouco resistentes a líquidos e não podem ser molhados.

Assim como os móveis laqueados, que podem tanto ser em madeira, como em MDF, mas são revestidos com uma camada de tinta laqueada. É aquela pinturinha por cima do móvel que faz ele parecer de plástico.

Esses são os mais fáceis, basta um paninho umedecido em água e pronto! Se os seus móveis laqueados estiverem com marcas de gordura, como na cozinha, por exemplo, ou de mãos, adicione no pano uma gotinha de sabão neutro.

Não passe cloro ou água sanitária em armários de cozinha laqueados. Eles perderão o brilho e ficarão amarelados. Jamais aplique álcool, lustra móvel, removedor ou outros produtos de limpeza que possam remover a tinta e estragar o móvel. A forma mais certa de como limpar madeira branca é mesmo com a água morna e o detergente neutro.

Como limpar madeira suja?

como limpar móveis laqueados

Você foi ao brique num domingo de manhã e achou a cômoda dos seus sonhos. Madeira de lei, antiga, com aquele espelho lindo no meio e vários detalhes talhados. Mas, como todo bom móvel vintage ou retrô, ela está toda suja e cheia de manchas.

Primeiro erro: você esfregou com água e sabão e as manchas acentuaram. Madeira não deve ser encharcada, NUNCA! Isso inclusive ajuda você a poupar água. Se a mobília está muito suja e precisa mesmo ser higienizada, você pode utilizar produtos próprios para isso, que estão à venda em lojas e supermercados. Ou pode limpar móveis de madeira com vinagre.

O vinagre é um desinfetante natural, assim como o álcool. Existem várias receitas de misturinhas para limpar a casa que você pode fazer com as substâncias acima. Por exemplo, se você quer saber como limpar madeira velha, a melhor forma é misturar vinagre e azeite de oliva.

O ideal é meio copo de cada um, bata com um garfo até ficar o mais homogêneo possível e use um pano de algodão para esfregar a superfície do móvel. Prefira sempre o vinagre branco ou de maçã.

Não poupe nos cantinhos

Se o móvel em si tem aqueles detalhes com madeira talhada, use e abuse dos cotonetes e algodões. Não adiante limpar apenas a parte lisa, pois depois será muito notável a diferença. Uma boa dica é por a sua misturinha em um borrifador, isso facilitará o trabalho da faxina.

Madeira com manchas

Agora, voltando a sua cômoda. Você esfregou bem com a solução de vinagre e azeite, entretanto ainda tem uma mancha enorme de copo. Não fique chateada! É possível remover a marca sem lixar a mobília.

Você vai precisar de álcool 70% ou acetona, aquela de remover esmalte mesmo. Não use as substâncias direto no móvel. Dilua quatro colheres de sopa cheias em meio copo d’água. Então umedeça um pano limpo de algodão na solução e esfregue a mancha. Lembre-se de secar toda a superfície imediatamente depois do processo.

Chão de madeira

como limpar chão de madeira

Esse truque também funciona bem em pisos laminados. Sabe aquele tabuão ou parque riscado com as rodinhas da mochila do seu filho? Aproveite a mistura e mande ver! Tenha cuidado com os pisos, eles não devem ser encerados após a limpeza, pois a cera deixa-os muito escorregadios.

Se o chão estiver muito sujo, use água morna e adicione a mistura dez gotinhas de óleo essencial da árvore do chá (melaleuca). Este óleo essencial é um desinfetante natural multi-funções: desinfeta, limpa, cuida, perfuma e dá brilho.

Como limpar madeira com óleo de amêndoas

O óleo de amêndoas não serve apenas para a pele. Ele também faz milagres na limpeza. E o bom é que quase todo mundo tem essa maravilha no banheiro de casa.

Este é um dos melhores recursos naturais e caseiros para dar vida e brilho à madeira. Ele suaviza e hidrata a superfície, protege de futuros e eventuais problemas e ainda elimina algumas manchas.

Para preparar um polidor caseiro com o óleo de amêndoas, você vai precisar de:

  • Dez mililitros de água;
  • Dez mililitros de óleo de amêndoas;
  • Um pano macio e limpo de algodão.

Modo de preparo:

Nunca, jamais use água quente ou morna nesta receita. A água deve estar em temperatura natural, para evitar que mude a composição do óleo, fazendo-o perder nutrientes ou propriedades essenciais.

Use um recipiente limpo, pode ser um borrifador, como mencionado acima, para misturar os líquidos. O bom do borrifador é que você pode depois voltar a sacudi-lo com mais facilidade, envolvendo de volta os componentes, já que a água e o óleo não se misturam por completo.

Outro detalhe importante: ao limpar, não molhe a madeira. Borrife sempre no pano ou no cotonete e aí aplique o objeto selecionado na limpeza. Quando usar essa solução, não precisa secar a peça em seguida.

Truques para deixar a madeira como nova

Às vezes só limpar não adianta. É preciso polir, retocar ou até mesmo renovar o móvel. Se você quer saber como dar brilho em móveis de madeira, se liga nesses truques!

1. Graxa de sapato

As madeiras de verdade e boa qualidade têm as mesmas tonalidades que as graxas de sapato. Se o seu móvel está arranhado e sem brilho, pode usar uma graxa de sapato que se aproxime da mesma cor para disfarçar a parte corrompida.

2. Maionese

Tem muita gente que acha que esse truque da vovó é mito. Porém é verdade! A sua avó tinha razão, afinal passar maionese na marca de copo em mesa de madeira funciona. Basta passar um pouco do alimento no local e esperar alguns minutinhos. Depois remova o excesso e limpe normalmente.

3. Gelo

Quem nunca pingou cera de vela pela casa que atire a primeira pedra. Toda vez que isso acontece em um móvel a gente pensa que é o fim. Mas nada de se desesperar e tentar remover com faca. Esse é o pior erro que você pode cometer.

Em vez disso, aposte em um cubo de gelo. Esfregue o gelo na cera e vá empurrando o excesso com uma espátula de plástico.

4. Remova as camadas de polimento

Toda vez que você usa lustra móveis, você encera o seu móvel. Isso quer dizer que você cria uma camada de cera protetora. Para polir novamente, o correto é, antes de começar a limpar, remover esta camada. A cera antiga pode ser retirada com a ajuda de uma palha de aço sensível.

Raspe no sentido dos veios da madeira, mudando com alguma frequência o esfregão e limpando os resíduos de cera com um pano. Contudo, faça isso apenas em mobília que seja mesmo de madeira.

5. Óleos naturais

Não é só o óleo de amêndoas que é bom para a madeira. Os óleos de linhaça, cedro e peroba também são excelentes para dar vida à madeira sem ter que fazer uso de químicos.

6. Adeus cortes

Se você tem bancada de madeira na cozinha ou mesa de jantar de madeira, já sabe que é de praxe ter alguns deslizes com a faca. Depois de um tempo, a superfície do móvel vai ficando cheia de marcas e arranhões. Para removê-los você precisa fazer uso de calor. Experimente colocar uma bolsa de água bem quente em cima da área afetada.

7. Flanela e amaciante

Na falta de lustra-móveis e querendo deixar sua casa cheirosa? Aposte no amaciante de roupas. Basta diluir uma tampinha do produto em um copo cheio de água. Use uma flanela para aplicar a mistura sobre as superfícies. Além de ficar tudo brilhando, a sua casa ficará com um odor incrível!

Meu móvel mofou, e agora?

como limpar MDF

Guarda-roupas e roupeiros em madeira são móveis grandes e pesados. Por esta razão que eles geralmente são montados em um local e permanecem intocáveis por um bom tempo. Aliás, você só se lembra deles quando precisa desmontá-los para se mudar ou para renovar um ambiente. E aí que começa o drama.

Você arrasta o roupeiro e o que você encontra? Mofo por todo o lado. Todavia, isso não quer dizer que é o fim do seu mobiliário. Existem formas de recuperá-lo, sem gastar muito e sem estresse. Para começar, procure proteção. O mofo é uma praga que faz mal à saúde. Então é bom usar óculos e máscaras, pois na hora de raspá-lo, seus esporos microscópicos ficaram voando por todo lado, podendo ser aspirados com facilidade.

Antes de lavar, aspirar!

Antes de partir para a limpeza pesada, aspire o móvel por completo. O filtro do aparelho irá sugar boa parte dos esporos, evitando que eles se espalhem pelo ambiente e contaminem outras áreas. Se possível, deixe o móvel arejar um pouco ao sol. A luz solar e ultravioleta agem diretamente no combate ao mofo. Com a ajuda de um borrifador, espalhe álcool na superfície afetada.

É improvável que o mofo penetre na camada abaixo da superfície quando a madeira é pintada ou tratada. Nesse caso, produtos de limpeza suaves já dão conta do recado. Com a ajuda de um pano de algodão macio, remova todo o bolor.

Se o mofo for muito resistente, o melhor é lixar a parte proeminente em vez de quebrar a cabeça pensando como limpar madeira mofada.

Como limpar cadeira de madeira?

Limpar cadeira é sempre complicado. A maioria delas têm mais de um material. Lembra daquelas cadeiras típicas dos anos 1980 e 1990 da casa sua mãe? Aquelas que eram de madeira, mas tinham palha no assento? Essas são as mais chatas de limpar e manter em boas condições. Tem também as cadeiras que são híbridas de madeira e couro, porém essas são mais fáceis de limpar que imagina!

Uma dica bem bacana é usar a palha de aço suave. Nas partes em madeira da sua cadeira, passe levemente a palha de aço sobre a sujeira que está incrustada na madeira. Cuide para ir sempre no mesmo sentido da fibra do material, para não arranhá-lo. Feito isso, basta passar a cera e sua cadeira ficará como nova. Cuidado para não confundir cera com lustra-móveis, não são a mesma coisa.

Se a sua cadeira possui acabamento em tinta, pode utilizar cera automotiva. Além de proteger melhor o verniz e dar um brilho excelente, ainda criará uma película protetora mais resistente a água. Essa é a melhor forma de cuidar das suas cadeiras e mesa de jantar, por exemplo, ou de móveis de madeira que fiquem na sua cozinha. A cera automotiva é fácil de usar e você encontra da versão spray.

E a palha da cadeira ou o couro?

Como limpa madeira você já sabe, mas e a palha e o couro? É simples, o couro você pode esfregar com um pano macio, levemente molhado em uma mistura de água e amaciante. A proporção desta combinação é de um copo de água para duas colheres de sopa de amaciante de roupas da sua preferência.

O que pode dar mais trabalho são as palhas, que podem ser naturais ou sintéticas. Elas tem muitas ranhuras que acumulam sujeira ao longo do tempo, ficando bem difícil de limpar. O que você não sabe, no entanto, é que pode limpá-las com uma escova de dentes macia, um pouco de água e detergente líquido. Esfregue sempre com muito cuidado, principalmente se a palha for natural.

Depois de escovar a sua cadeira de palha e limpar sua cadeira de madeira e couro, deixe-as secar ao sol por alguns minutos. Se não for uma possibilidade, use um secador de cabelos em uma temperatura morna. Não se esqueça de repetir os procedimentos na parte de trás das cadeiras. Não adianta limpar apenas a parte aparente!

Como limpar a tábua de madeira?

Na cozinha, todo mundo tem uma clássica tábua de madeira. É nela que você corta carne, legumes e prepara boa parte dos alimentos consumidos diariamente. Quando o assunto é como limpar madeira, muitas pessoas se fixam nos móveis e se esquecem que há diversos utensílios de cozinha que também merecem atenção. Sejam eles tábuas ou até mesmo colheres e garfos.

Toda vez que estes acessórios são utilizados, eles devem ser lavados com uma escovinha, sabão neutro e enxaguados em água fervente, com cuidado para você não se queimar. Depois, é preciso secar a tábua ou os utensílios. Eles não devem ir para o escorredor de louça, por exemplo.

Você pode optar por pô-los ao sol e deixar que os raios ultravioletas matem as bactérias. Ou, se tiver pressa, pode colocar no forno por dez minutinhos. O calor matará todo e qualquer micro-organismo que estiver impregnado na madeira.

Mesmo com essa limpeza, é preciso uma vez por semana colocar os utensílios de madeira de molho em água com cloro ou água sanitária. A medida é meio copo da substância em cada litro de água. Deixe os utensílios submersos por pelo menos meia hora. Depois proceda com a secagem como ensinado acima. Com isso, você evita doenças e protege a sua família.

Protegendo seus móveis de madeira

Se você proteger os seus móveis, dificilmente terá de se preocupar no futuro em como limpar madeira. Isso porque o material é super resistente e se for bem cuidado, não suja nem estraga. Por isso, ao limpar, lembre-se de seguir os procedimentos corretos, nunca encharcar e de secar muito bem quaisquer peças que sejam. Também não se esqueça de encerar ou passar a película protetora adequada para evitar a erosão e o mofo.

Se mora em uma casa ou apartamento muito úmidos, talvez a melhor solução seja comprar um desumidificador. Pode ser um investimento caro agora, porém salvará seu mobiliário da destruição. Outra medida preventiva é a dedetização. Os cupins, por exemplo, entram na madeira e vão aos poucos corroendo ela todinha. Quando você se dá conta pode já ser tarde de mais.

Ao comprar um móvel usado, certifique-se também que ele não tem cupins ou mofo antes de colocá-lo dentro de casa ou próximo a outros móveis de madeira. A madeira é como a gente, contamina-se facilmente. Por isso, na dúvida, não arrisque. Às vezes é melhor deixar a cômoda retrô dos sonhos no brique mesmo e apostar na compra de algo novo ou sob medida a fim de evitar o prejuízo mais tarde.

 

 

 

Crédito das imagens: Freepik

Fonte: G1