Guia Prático

Como Limpar Caixa de Gordura Sem Sofrer?

Saiba como limpar caixa de gordura, ralo e pia sem sofrimentos!

como limpar caixa de gordura

Esta é uma das dúvidas mais comuns a todos os donos e a todas as donas de casa do Brasil: como limpar caixa de gordura e não sofrer fazendo isso? Fique sabendo que existem diversas técnicas, modos e jeitos para que você passe por essa tarefa sem passar por problemas.

Saiba que todo apartamento e toda casa possui, por regra, uma caixa de gordura. E é justamente a manutenção e a limpeza dessa caixa que evita entupimentos de canos e de pias. Ela normalmente é fácil de ser removida, de forma que o processo de limpá-la seja simplicado.

Se mesmo sabendo disso você ainda não se sente muito seguro em colocar a mão na massa e quer saber exatamente como limpar caixa de gordura para não cometer erros, sem problemas. Abaixo você verá algumas dicas simples e fáceis de seguir.

4 Dicas para deixar a caixa de gordura como nova

como desentupir caixa de gordura

Há um produto para limpar caixa de gordura especificamente voltado para isso? Que materiais devo utilizar no processo de limpeza? Como desentupir caixa de gordura?

É possível remover a caixa para realizar e remoção dos resíduos? Essas e outras perguntas serão respondidas abaixo. Confira algumas dicas fáceis de serem seguidas e você verá que a limpeza não lhe causará muito trabalho.

1. Equipe-se

Limpeza, caixa de gordura, trabalho braçal. Todas essas coisas estão conectadas ao uso de equipamentos. Isso não só por questão de segurança, mas também para facilitar o procedimento. Principalmente porque, a depender do modelo, serão necessárias ferramentas específicas.

Por isso não abra mão de um balde, de um esfregão resistente, de raspadores e de uma bomba de água. Esses quatro itens serão seus melhores amigos nessa árdua tarefa. No caso dos raspadores, aquelas espátulas podem ser boas substitutas. Já no caso da bomba, um recipiente para líquidos também ajuda se a remoção deles for manual.

Não se esqueça, ainda, de utilizar os equipamentos de proteção individual, os chamados EPIs. Portanto adquira luvas de borracha, botas ou galochas, avental emborrachado e, se possível, uma máscara de oxigênio.

Tem como limpar caixa de gordura sem esses itens? Se quer um trabalho menos difícil, infelizmente não.

2. Não use os produtos errados

Esta dica tem muito mais a ver com você não utilizar produtos que podem piorar toda a situação. Jamais use, por exemplo, água fervendo, em ebulição, se você não puder remover a caixa. A água quente dissolve as gorduras, sim, mas elas acabam indo pelo cano abaixo e, ao chegarem ao esgoto, irão se solidificar. Isso pode causar graves entupimentos.

Desista, portanto, de usar soda cáustica. Ela causa o mesmo problema que água em ebulição. Há, ainda, um agravamento aqui: a soda irá corroer os materiais da caixa de gordura, o que causará um problema muito maior a curto ou a médio prazo.

Evite o uso de refrigerantes na caixa de gordura. Apesar de esse tipo de bebida ser eficiente para limpar diversas outras coisas, com a caixa não resulta em nada. Deixa de lado, também, a água sanitária. Ela até auxilia na limpeza, mas acaba matando bactérias boas que ajudam a manter a durabilidade do objeto.

Mas como limpar caixa de gordura sem esses produtos clássicos, então? Use água em temperatura ambiente, esfregão e trabalho braçal.

3. Não jogue a gordura em qualquer lugar

Uma dica importante que tem muito a ver com a limpeza, embora não diretamente, é cuidar com o destino da gordura removida da caixa. Jamais despeje-a em vasos sanitários ou em esgotos. Isso causará entupimentos terríveis. Se optar por colocar a gordura em um lixo orgânico comum, embale-a em sacos impermeáveis.

Quer uma alternativa ecológica? Entre em contato com empresas que recolhem gordura ou que trocam esse tipo de resíduo por dinheiro.

4. Previna em vez de remediar

Em vez de se perguntar como limpar caixa de gordura, se pergunte como prevenir que ela fique tão suja. Por isso seja consciente e evite atitudes como jogar óleo de cozinha direto no ralo, seja ele utilizado para fritura ou não,

Existem, ainda, algumas “bactérias do bem” que podem ser depositadas na caixa de gordura todos os meses. Elas vão devorando a gordura lentamente, fazendo com que a limpeza que você for realizar de tempos em tempos seja facilitada.

Para que não tenha um trabalho maior e mais difícil, opte por realizar a limpeza da caixa todos os meses. Uma vez ao mês é o ideal, não de seis em seis meses ou uma vez ao ano. Quanto maior for o intervalo entre uma limpeza e outra, pior será.

Passo a passo para a remoção da gordura da caixa

limpeza da caixa de gordura

Vamos, após as dicas, ver um passo a passo que facilitará totalmente o seu processo de limpeza da caixa. Para saber como limpar caixa de gordura definitivamente, veja uma sequência de procedimentos a serem seguidos. Tudo isso deve ser feito de forma manual, ainda que, inicialmente, você acredite que terá mais trabalho.

1. Proteja-se com os materiais necessários.

2. Retire a tampa da caixa com uma chave de fenda.

3. Se houver um cesto de limpeza dentro da caixa, retire-o.

4. Todo o resíduo do interior da caixa deve ser despejado dentro de um saco impermeável.

5. Raspe tudo com uma espátula, de modo que não sobre nenhum resíduo.

6. Lave o cesto e a caixa com uma esponja, com água e com sabão. Use água corrente nas laterais para que a remoção seja facilitada. É melhor que a esponja seja de aço.

7. Assim que tudo estiver limpo, apenas recoloque a tampa.

Como desentupir cano com gordura?

Vamos a uma dica extra para um problema bastante grave, embora comum em muitas casas. Quando o cano está entupido com gordura é porque você deixou o problema chegar longe demais. Aliás, isso quer dizer que você não teve uma atitude preventiva e que provavelmente depositou no ralo da pia coisas que não devia.

Mas sem estresse! Estamos aqui para lhe ajudar! Portanto a primeira coisa a fazer é colocar um bom bocado de detergente pelo cano para, em seguida, despejar água fervendo ralo abaixo. Aqui isso pode, visto que a gordura chegará à caixa destinada a ela e irá lá se solidificar.

Dá para trocar o detergente por bicarbonato de sódio e a água por suco de limão fervendo. Essa mistura potencializa o resultado e lhe deixa com um cano limpinho após alguns minutos de atuação das substâncias.

Caso queira dar uma ajudinha, aquele empurrrãozinho, jamais utilize cabos de vassoura ou outros objetos rígidos. Opte por uma mangueira, utilizando sua pressão para ajudar a gordura a se dissolver e a descer pelo cano.

Muita gente, ao pesquisar como desentupir pia de cozinha rápido, utiliza produtos químicos, como a já mencionada soda cáustica. Esqueça: o uso desses produtos irá fazer com que você, sim, remova a gordura, mas também destrua o cano.

Legislação envolvendo limpeza da caixa de gordura

produto para limpar caixa de gordura

Não há uma legislação específica em termos federais em relação à necessidade ou não de ter uma caixa de gordura em sua casa. Quanto aos municípios e quanto aos estados, é preciso verificar e analisar as especificações legais.

Ainda assim, você pode sofrer algumas penalizações. Por exemplo, pode haver complicações quanto à ausência da caixa de gordura, por falta de manutenção, por falhas de instalação e até por vazamentos. A falta de higiene ainda pode promover a proliferação de insetos, outro grave problema.

A ausência de manutenção pode fazer com que um cheiro ruim se prolifere, o que implica denúncias por parte de vizinhos à Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa, algo que com certeza você também não quer.

Uma possibilidade final é ser enquadrado em crime por despejo incorreto de lixo ou por poluição ambiental. As consequências podem ser multa, interdição e, em casos mais graves, prisão.

Tipos de caixa de gordura

Existem apenas dois tipos de caixa de gordura que você pode ter: o de plástico e o de alvenaria. Não é possível dizer exatamente qual dos dois é o melhor, visto que ambos tem suas vantagens e desvantagens. Ainda assim, é importante que você conheça tudo que puder sobre os dois, pois suas diferenças e semelhanças são decisivas na hora de adquirir uma caixa dessas.

As caixas de concreto são sempre mais baratas que as de plástico, se você optar por comprá-las já prontas. Elas vedam mais a passagem de gordura e até mesmo o mau cheiro, contudo são mais rústicas e podem ser mais difíceis de serem limpas quando necessário. Se você tiver um pedreiro ou outro profissional de confiança, ele poderá fazê-lo para você.

Já as caixas de plástico são mais caras, principalmente porque são mais modernas, sendo feitas em tamanhos variáveis. Nas construções mais modernas só é utilizado esse tipo de caixa de gordura. Elas têm um sistema mais eficiente e confiável, além de durarem muito mais tempo que uma de concreto.

Outra vantagem é que são muito mais fáceis de serem limpas, principalmente se for uma caixa de gordura com cesto. O cesto é um objeto a mais na tentativa de coletar a gordura que desce por sua pia.

 

 

 

 

Crédito das imagens: Freepik