Avançar para o conteúdo

Como funciona a tecnologia cloud

tecnologia cloud

Tecnologia Cloud no dia a dia

O Mundo tem visto tecnologias que tem revolucionado diversas áreas. Seja a forma de assistir algo, ouvir, comprar, jogar. E uma das coisas que tem impactado e muito isso é a tecnologia Cloud. Confira abaixo o que este serviço e como está presente no nosso dia a dia, além da expectativa do que podemos ver no futuro.

O que é a tecnologia Cloud?

De uma forma bem simplificada, a tecnologia Cloud é algo que permite acessar um recurso por meio da internet.

Você não precisa ter nada físico, nem fazer download, tudo o que quer vai estar online e bastará clicar para acessar.

Pode parecer estranho, mas trata-se de algo que você certamente já faz no dia a dia.

A tecnologia Cloud está nos streamings de vídeo, como Netflix e Globoplay, ou nos streamings de música, como Spotify e Deezer.

São plataformas que você não precisa baixar filmes ou músicas. Com apenas um clique toda a produção estará disponível para você consumir. Acessando algo que está armazenado online.

Como a computação na nuvem funciona?

A Cloud Computing utiliza a rede para conectar dispositivos como smartphones, tablets e computadores com data centers especializados. Contam com protocolos de segurança e criptografia de dados para proteger todos os envolvidos.

Este sistema é muito importante e um marco na evolução da tecnologia. Isso porque permite o acesso mais rápido e reduz a necessidade de espaços, arquivos físicos ou digitais. Aumentando muito a produtividade.

Para isso utilizada três modelos diferentes:

Modelo SaaS

Este é o modelo principal entre as empresas. Isso porque o Modelo SaaS disponibiliza um navegador ou programa que permite que outros acessem. Dessa forma não é preciso adquirir um software e sim contratar o serviço por meio de uma assinatura.

Modelo PaaS

O modelo PaaS traz um provedor responsável pela manutenção da rede, da segurança, dos servidores e do sistema operacional.

Modelo IaaS

E tem o modelo IaaS, que é uma infraestrutura com maior flexibilidade. Com isso proporciona as empresas a capacidade de utilizar recursos do servidor e o gerenciamento da plataforma.

Motivos para usar Cloud

São muitas as razões para que você utilize da tecnologia cloud. Confira abaixo alguns desses quesitos que te ajudam nesta tomada de decisão.

Segurança

A Internet é um local de muitos acessos e oportunidades, mas também um ambiente perigoso. Existem muitos sites maliciosos, que oferecem determinados serviços, mas com objetivo de roubar dados.

Com o Cloud você garante segurança para o usuário. Para quem acessa tem a certeza que tem diversos protocolos que garantem que você está em um ambiente seguro e que realmente só verá realmente o que busca.

Sem necessidade de hardware

Uma das grandes vantagens da tecnologia Cloud é que todo o serviço é disponibilizado na nuvem. Com isso você não precisa de alguns dispositivos ou recursos físicos, que normalmente são necessários para o mesmo acesso.

Isso facilita muito, pois você acaba não precisa sequer lidar com problemas de acesso, pois todos serão feitos da mesma forma, através da conexão com um site, aplicativo ou outra forma.

Por conta disso acaba sendo muitas das vezes algo bem mais barato. Afinal, você pode por exemplo assistir um filme sem comprar o DVD, ouvir uma música sem adquirir o CD e até mesmo jogar sem comprar o game e até mesmo o console.

Maior flexibilidade

Com um serviço cloud você democratiza o acesso. Isso porque como não exige muito pelo acesso, bastará um dispositivo com um acesso à rede para que o usuário final possa utilizar. Inclusive trata-se de serviços fáceis de compreensão, muitas das vezes exigindo apenas um login para executar uma ação.

Características da Tecnologia Cloud

Confira algumas das principais características dos serviços Cloud que você usa ou que pode contrarar.

Conteúdo sob demanda

Com a Tecnologia Cloud você tem somente exatamente aquilo que você deseja. Não precisa ter amplos serviços para ter acesso a somente um ou ficar com aquilo que logo em seguida vai descartar.

Multiplataforma

Você pode acessar através de qualquer dispositivo, desde que esteja conectado à internet. Pode ser um console, notebook, smartphone ou tablet.

Facilidade

Como qualquer dispositivo tem acesso ao mesmo conteúdo, com o Cloud você pode usar o serviço sem precisar carregar algo físico de um lugar para o outro. Basta que no lugar em que você tenha algum dispositivo, precisará apenas acessar com a sua conta.

Tecnologia Cloud nos Games

A grande novidade dos últimos anos tem sido a tecnologia cloud chegando nos games.

Isso já era visível nos consoles, porém, apenas através dos streamings, que funcionavam da mesma forma que na televisão e nos computadores.

No entanto, nos últimos anos, grandes empresas como Microsoft, Google e Amazon começaram a investir na tecnologia cloud também para jogar.

Trata-se de algo importante, pois por conta de recursos gráficos, os jogos ocupam cada vez mais espaços, alguns com mais de 100 GB.

Algo que torna difícil armazenar em consoles. Com dimensões assim com quatro ou cinco jogos você já não consegue instalar mais não.

Com a tecnologia Cloud isso não é mais necessário. Você vai acessar e todo este arquivo estará armazenado online. Não precisará baixar nada e ainda assim aproveitar tudo do jogo, como assistir um filme na Netflix.

Inclusive com os serviços Cloud é possível até jogar mesmo sem ter um console em casa.

Você acessa um site dentro do navegador e por lá encontra todos os recursos que estão presentes nos consoles.

Por ser algo muito maior do que um filme, acaba por exigir uma conexão de uma qualidade bem superior. Exatamente por conta disso ainda é algo que ainda está na fase inicial pelo Brasil.

Futuro da Tecnologia Cloud

O mais impressionante disso tudo é que ainda estamos no começo da tecnologia cloud. Muitos desses serviços que citamos aqui apareceram em menos de 10 anos. A grande maioria da população sequer tem acesso ainda a isso tudo.

Portanto, dá para se esperar muita revolução ainda nesta área e que vai impactar ainda mais a vida de todos.

 

Veja também: Qual foi o primeiro smartphone?