Avançar para o conteúdo

Como fazer email profissional

Como fazer email profissional

Veja o passo a passo para desenvolver seu email

O número de brasileiros com acesso na internet não para de crescer e requisito básico é ter um email. Só que é preciso separar o usuário comum de quem tem um interesse comercial, de uma empresa.

Por isso é fundamental que a sua marca ou negócio conte com melhores recursos. Neste artigo você vai ver como fazer email profissional e a importância dele.

O que é um email profissional?

O email é a forma de comunicação da sua empresa. É através dele que você vai falar com outros funcionários, clientes ou possíveis parceiros de negócios.

Desta forma saber como fazer email profissional é importante para que sua marca esteja já no endereço desta ferramenta de comunicação.

Com isso em vez de você utilizar algo como seunome@gmail.com ou seunome@hotmail.com você vai terá um seunome@suaempresa.com.

 

Passo a passo de como fazer email profissional

Para ter um email profissional não é nada complicado. Só que para você ter um caminho ainda mais facilitado preparamos este passo a passo de como fazer email profissional.

Confira com atenção cada detalhe para ter o melhor serviço.

Registrar um domínio

O primeiro passo para quem quer ter um email profissional é registrar um domínio com a sua marca para a rede. O domínio é simplesmente o endereço da empresa na internet, como o nosso 365dicas.com. Portanto, aqui você precisa colocar exatamente o nome que você queira que as pessoas usem para acessar o seu serviço.

Esta etapa é necessária mesmo que você não queira ter um site, esteja em busca apenas do email corporativo.

Escolha entre serviços de hospedgem e provedor de email

Para isso você vai acessar sites de serviços de hospedagem, que fazem a venda desses domínios. Lá você encontrará diferentes opções, como o “.com”, “.com.br” entre outros. Entre as empresas que você pode fazer esta aquisição são Locaweb, GoDaddy e UOLHost.

Em alguns provedores de email também oferecem este mesmo serviço, como Google e Office365 e Yahoo.. Portanto, veja qual te atende melhor e o preço mais interessante.

A diferença principal é que os serviços de hospedagem oferecem um pacote mais completo, com outros tipos de serviços. Lá você pode fazer um site mais robusto, com espaço de armazenamento.

No entanto, se o seu objetivo é bem mais simples então o foco é apenas na aquisição do domínio.

Selecionada a opção que você desejar basta efetuar a compra. Normalmente os serviços tem duração de um ou dois anos, com você tendo que investir na renovação ao término deste período.

Configure o seu email

Chegamos a última etapa de como fazer email profissional.

Finalizada a compra do domínio você já pode fazer o seu email padronizado. Para isso basta acessar a configuração na plataforma que você fez a aquisição.

No site você já perceberá que o complemento do email estará preenchido, com @suaempresa.com. Restando apenas você colocar o que deseja na parte inicial.

Neste momento fica totalmente a seu critério o que utilizar, lembrando claro de qual o seu foco na hora de fazê-lo.

De acordo com o serviço contratado você pode ter direito a um ou mais emails.

 

As razões para fazer um email profissional

Agora que você já sabe como fazer email profissional vale conferir as vantagens de ter este recurso e como isso pode facilitar a comunicação da sua empresa.

Credibilidade e profissionalismo

A primeira grande razão para fazer um email profissional para o seu negócio é a credibilidade que isso passa para quem quer contratar o seu serviço ou fechar uma parceria.

Para isso basta se colocar no ponto de vista do cliente. Você acreditaria que o projeto é mais sério ao receber a comunicação através de um email padronizado com o nome da marca ou se fosse um genérico do gmail, por exemplo, que poderia ser feito gratuitamente em menos de cinco minutos?

O mesmo vale para quem gostaria de investir no seu negócio. Portanto, o email profissional aumenta um pouco reputação na hora da comunicação.

Segurança para a empresa e para os clientes

Atualmente as pessoas usam cada vez mais a internet para tudo, e isso inclui compras e serviços bancários. Portanto, são senhas e cartões colocados diversos sites.

Isso acaba resultando na parte negativa, que é no aumento também de hackers, que tentam roubar esses dados e acessar informações. Muitas das vezes isso é feito exatamente através de emails.

Portanto, ao fazer um email profissional você garante mais segurança para os clientes. Afinal, você vai se comunicar com eles com algo padronizado. Portanto, não tem como ninguém se passar por você.

A única forma de alguém enviar um email através do seu seria se invadissem a sua conta, porém, ao contratar um domínio ou um serviço de hospedagem você também ganha uma proteção extra para isso.

Desta forma, é uma segurança a mais para você e para todas as pessoas que vão se relacionar com você pela rede.

Estratégias de email marketing

Para quem não sabe email marketing é uma famosa e importante ferramenta de marketing digital, que costuma gerar grandes resultados. Trata-se de disparos em massa para quem pode se interessar pelo seu conteúdo e serviço.

Por ter um email profissional isso fica facilitado, pois você não mistura com envios da sua conta pessoal. Além disso a confiança e a credibilidade que citamos acima fazem com que o email marketing com uma conta profissional tem mais chances de sucesso.

Maior produtividade

Quando se tem uma empresa ou um negócio, mesmo que ainda na fase inicial, é fundamental fazer a separação das suas coisas de uso pessoal e as relacionadas ao serviço. Desta forma você não vai perder nada e nem se embolar no meio de tantas mensagens.

Ao fazer um email profissional você garante um local no qual pode armazenar todos os dados desejados ao seu negócio. Tornando todo o seu processo de comunicação mais rápido e simplificado. Lá é possível também separar em pastas, fazer agendamentos e estruturar de uma forma que fique mais interessante para a forma que pretende usar.

 Veja também: Guia completo sobre como converter PDF para Word