Guia Prático

Como Escolher Cama Box E Dormir Melhor

Confira tudo sobre como escolher cama box para você e para seus filhos!

como escolher cama box

As camas box são consideradas por muitos especialistas o melhor tipo de cama para dormir. Não é à toa que ela está na moda. É muito confortável, segura e ainda dá um toque de estilo ao quarto. Mas com tantos modelos saindo no mercado, nem todo mundo sabe como escolher a melhor cama box sem ficar com aquela pulguinha atrás da orelha.

As dimensões do objeto são importantes, claro, sendo esse um fator de compra decisivo para muitas famílias. Mas há outros pontos que também precisam ser levados em consideração antes de bater o martelo.

Neste artigo preparamos um guia prático para ajudá-lo a não errar nessa compra. Confira tudo que é preciso saber a fim de ter a melhor cama box para o seu quarto.

Como escolher uma boa cama box?

Escolha o tipo de cama box de acordo com suas necessidades! O que define o tipo da cama é a utilidade dada à base que sustenta o colchão. Não sabe o que é cama box? Então, veja abaixo quais são os modelos desse tipo de cama e o que cada um oferece de diferente.

Cama baú

Tem sido uma das mais populares entre aqueles que moram em apartamentos ou em casas pequenas. Para quem não tem muito espaço para guardar roupas de cama, tais como lençóis, fronhas e cobertores pesados, é perfeita!

Como ela funciona? A base possui um sistema em que o tampo pode ser levantado. Quando você faz isso, revela um espaço amplo e profundo. É como se a cama se tornasse um segundo guarda-roupa ou roupeiro.

A única desvantagem desse modelo é que ele costuma durar menos. Com o abre e fecha do tampo, as molas podem desgastar.

Baú bipartido

Há bem poucas diferenças entre esse modelo e o anterior. O baú bipartido é mais para quem quer uma organização ainda maior, permitindo que as duas partes do casal tenham um lado só seu.

Quem pretende comprar um colchão Queen Size ou um King Size certamente deve optar por esse tipo. A divisão no baú faz com que a base tenha maior sustentação em colchões de grande porte.

Box conjugada

A box conjugada não tem baú, o que faz dela a mais barata de todas. Aliás, não há qualquer tipo de diferenciação entre a base e o colchão. Ambos são unidos, surgindo daí seu nome.

Como o barato sempre sai caro, a médio prazo esse tipo de box não costuma ser o melhor negócio. O colchão desgasta rapidamente, não podendo ser trocado, o que obriga o consumidor a se desfazer de todo o conjugado.

Além disso, caso haja intenção ou necessidade de se mudar, é impossível desmontar a cama. No fim, dependendo pode se tornar um grande prejuízo.

Box bicama

Há cama de solteiro box do estilo conjugada e do estilo baú. O tipo que chama mais atenção, no entanto, é a bicama. A bicama é ótima para crianças e para adolescentes que recebem um amigo ou uma amiga em casa para dormir de vez em quando.

Em vez do baú, embaixo da estrutura há uma segunda estrutura, que é puxada para fora. Ela já vem com um colchão conjugado, embora de bem menos qualidade do que um colchão normal.

Há casos em que uma bicama box também vem com um baú, embora muito menos profundo. Esse tipo de cama tem uma base bastante reforçada, de modo a sustentar o peso de quem dorme sem a estrutura de baixo.

Experimente o colchão antes de comprar

Como você já viu, apenas alguns tipos de cama box já vêm com o colchão conjugado. Para as demais é necessário comprar o colchão em separado. Independente do tipo que escolher, sente-se, deite-se e experimente colchões antes de decidir.

Um dos aspectos mais importantes a respeito de como escolher cama box é o colchão. Não adianta: é onde você passará um terço da sua vida. Por isso pedir aos funcionários da loja para sentar e se deitar é fundamental.

Veja se não está mole ou rígido demais para suas costas. É preciso sempre encontrar o meio termo para o seu corpo. Por isso não leve em consideração os “pitacos” dos vendedores ou de amigos. Experimente o colchão e tente perceber se ele será confortável a você a longo prazo.

Como escolher cama box de molas ou de espuma?

Vá de espuma! Não temos medo de dar a dica errada aqui: colchões de espuma são melhores que os de mola e ponto final. Pense que os de mola são apropriados para pessoas que pesam até 150 quilos. Isso é muito amplo, pois coloca diferentes tipos de pessoas em uma mesma classificação.

Podemos dizer que os colchões de espuma, por sua vez, são personalizados. Cada densidade é ideal para uma faixa específica de peso. Portanto se você pesa 50 quilos, não vai querer deitar em um que é para uma pessoa de 80 ou de 100.

Opte sempre por aquele produto que se aproxima ao máximo de ser quase que produzido para você! Veja as densidades das espumas e para quais pessoas se destinam:

  • D18: crianças até 3 anos;
  • D23: pessoas que pesam até 50 kg;
  • D26: pessoas que pesam até 60 kg;
  • D28: pessoas que pesam até 70 kg;
  • D33: pessoas que pesam até 90 kg;
  • D45: pessoas que pesam até 150 kg.

E qual o tamanho ideal da cama box?

E não se esqueça que as medidas de cama box podem ser diferentes. Especialmente no quesito lençóis. As camas desse tipo são mais altas e podem precisar de lençóis especiais. Quando ao espaço, há muitas lojas que oferecem cama box sob medida, o que poder ser uma ótima alternativa para apartamento pequeno.

Uma boa ideia, quando for assim, é optar por uma opção com baú para otimizar o seu espaço. Não adianta ter uma cama excelente se você não consegue se mover dentro do seu quarto.

Procure sempre opções que possam ser personalizadas ou testadas e devolvidas caso não caiba. Do contrário, você pode acabar com um móvel enorme e que não cabe em sua casa.

Lembre-se também que no caso das crianças é importante considerar que elas crescem. Comprar um colchão ou uma cama pequena para seus filhos nem sempre compensa, pode ser melhor investir em uma cama de solteiro em vez do modelo infantil.

 

 

 

Crédito das imagens: Freepik