Guia Prático

Como Desentupir Vaso Sanitário: 11 Técnicas Eficientes

O que é bom para desentupir vaso sanitário?

como desentupir vaso sanitário

Quem nunca se viu numa situação difícil em casa e teve que pesquisar no Google como desentupir vaso sanitário? De tempos em tempos a privada pode entupir e é impossível não fazer nada.

Para que você evite um gasto absurdo chamando uma desentupidora, separamos uma guia prático de como você pode resolver o problema antes que ele se torne grave demais.

Lidar com um vaso sanitário entupido não é o fim do mundo e você vai ver, ao longo deste texto, que existem muitos produtos comuns para acabar de vez com o problema. Há também muitos mitos que pretendemos desmistificar para facilitar a sua vida!

O que é bom para desentupir vaso sanitário?

A primeira coisa a fazer, assim que a privada entope, é verificar a origem do entupimento. Pode acontecer do vaso entupir por conta daquelas cestinhas com sabonete para limpar e dar bom cheiro. Nesses casos, você precisará resgatar o pedaço de plástico antes de proceder.

Também é comum o vaso entupir por excesso de papel higiênico ou produtos que você costuma jogar lá vez que outra, como substâncias oleosas, por exemplo. É preciso ter uma ideia de porque a sua privada ficou assim para saber que produtos usar para desentupi-la.

Se o entupimento é leve a privada apenas está demorando para baixar a água, você pode apenas preparar algumas soluções simples. Ou, até mesmo, pode optar pelo uso da água sanitária ou do cloro. Ambas as substâncias ajudam a eliminar gorduras e sujeiras menos persistentes.

Caso você já tenha tentado isso e mesmo assim não está adiantando, calma, não puxe a descarga! Veja abaixo alguns métodos rápidos, eficientes e comuns de desentupir privada.

1. Como desentupir vaso sanitário com bicarbonato e vinagre

como desentupir vaso sanitário com bicarbonato

O bicarbonato de sódio é um elemento essencial na vida de toda boa dona de casa. Ele é ótimo para remover manchas, limpar diversas superfícies e ainda por cima pode ser utilizado na pele, no cabelo e nos dentes.

Quando misturado ao vinagre branco, o bicarbonato reage e forma uma poderosa solução de limpeza que pode ser utilizada em praticamente toda a casa. Para o vaso sanitário, você pode usar misturar meio copo de bicarbonato com a mesma quantidade de vinagre.

Faça isso em um recipiente maior, pois a reação faz com que a solução espume. Use luvas de proteção e misture bem antes de jogar o produto na privada. Deixe-o lá por alguns minutos e depois tente utilizar um desentupidor de borracha para liberar o entupimento.

2. Como desentupir vaso com soda cáustica

Essa opção é para entupimentos mais graves, aqueles que ocorrem após a família inteira voltar de um rodízio de pizza. É preciso ter muito cuidado ao lidar com a soda cáustica, pois o produto é um poderoso corrosivo.

Para tal, você precisará usar o máximo de proteção possível: luvas, óculos e manter uma boa distância do produto enquanto o manipula, a fim de evitar queimaduras. Procure ler bem as instruções da embalagem e jamais utilize soda cáustica vencida.

Essa é uma medida urgente e não deve ser tomada com frequência. Se você exagerar na soda cáustica, pode causar o rompimento de um cano. Aliás, sempre dilua a solução, principalmente se o seu encanamento é de PVC.

8 dicas fáceis e rápidas para limpar o sofá da casa

3. Como desentupir vaso sanitário com água morna

Quando o problema é leve, você pode usar apenas água morna e um pouco de detergente. A água ajuda a amolecer as fezes ou quaisquer outros elementos que possam estar causando a obstrução.

Aqueça a água, mas não a deixe ferver. Derrame com o auxílio de um balde, aos poucos e vá monitorando se ela está baixando. Quando o desentupimento ocorrer, o vaso puxará a água num sulco, como se fosse a descarga normal.

Se você quiser potencializar o método, use sabão em pó em vez do detergente de pia. O sabão em pó é menos viscoso e mais eficiente.

4. Como desentupir vaso sanitário com desentupidor

Muitas pessoas não sabem mesmo usar o desentupidor e, por isso, erram na hora que mais precisam dele. Saber como utilizá-lo deveria estar em todos os manuais de sobrevivência, porque com certeza o seu vaso vai entupir pelo menos uma vez na vida.

Antes de mais nada, o desentupidor só deve ser utilizado se a água na privada estiver normal ou um pouco acima do normal. Do contrário, você vai se sujar toda e acabar com a limpeza do seu banheiro.

Uma dica boa é forrar o chão na volta do vazo com um plástico velho ou sacos de lixo, assim você evita respingos desnecessários. Com luvas e mantendo uma certa distância, introduza o desentupidor gentilmente no vaso sanitário.

Vá com o objeto até o fundo e encaixe-o no buraco de saída dos excrementos fazendo um pouco de pressão. Você vai sentir que o desentupidor vai colar como uma ventosa.

Não puxe tudo até o fim imediatamente. Dê pequenas puxadinhas, sem descolar o desentupidor do buraco. Isso ajudará a movimentar o que estiver preso.

Quando sentir que a passagem está liberada, puxe-o até o fim. Mas faça isso devagar, para não levar um banho de água suja.

5. Coca-Cola desentope privada: Mito ou verdade?

Não, não é mito! A Coca-Cola é um dos produtos mais eficazes para desentupir vaso sanitário. E o método é muito simples.

Compre uma garrafa de dois litros e despeje seu conteúdo no vaso. Deixe agir algumas horas e tente puxar a descarga. Se não funcionar, você pode usar um cabide ou um arame para verificar o que está obstruindo o caminho.

Vale tentar com outro refrigerante? Não. Apenas a Coca-Cola funciona nesse sentido. Os outros refrigerantes não tem o mesmo efeito.

6. Como desentupir privada com cabide de arame

Essa técnica é muito simples de ser realizada e pode ser feita quando acontece um pequeno acidente, como por exemplo, ter deixado caiu um rodo de papel higiênico; algum tipo de pano; absorvente ou qualquer outro objeto. 

Neste caso, para aprender como desentupir vaso sanitário com cabide de arame você vai precisar também de luvas. Em seguida, basta “desfazer ” o cabide para que ele fique em formato de “V”. Desta forma, com movimentos circulares e cuidadosos, você conseguirá fazer um gancho para pegar o objeto. 

Com cuidado, pegue com as mãos (com luvas) e descarte o objeto na lixeira ou em qualquer outro local adequado. Muito simples, não é verdade?

Aprenda a limpar os vidros da casa para ficar sem manchas

7. Como desentupir vaso sanitário com fezes apenas com uma garrafa pet

Essa técnica é perfeita para quem está sem um desentupidaro dentro de casa e o problema é relativamente simples. No sentido de que não caiu nenhum objeto estranho dentro da privada. 

Para isso você vai precisar de 1 garrafa pet de 2 litros (tipo de Guaraná ou Coca-Cola, por exemplo); 1 tesoura; cabo de vassoura e fita isolante. O primeiro passo é montar esse desentupidor. Conte cinco dedos do fim da garrafa e corte com a tesoura (a garrafa ficará sem o fundo). 

Em seguida, retire a tampa e prenda o cabo de vassoura no bico da garrafa e use a fita isolante para prender. Coloque esse desentupidor dentro do vaso e faça pressão para que o ar de dentro da garrafa ajude a desentupir a privada.

8. Como desentupir vaso sanitário com plástico filme  

como desentupir vaso sanitário

A ideia desta técnica é isolar o assento da privada por completo, de forma que não seja possível entrar ar. Você pode fazer com plástico filme ou então com aquelas bolas de pilates. O importante é que sejam grandes o suficiente para cobrir tudo. 

Em seguida, guando estiver isolado por completo, dê descarga! O vácuo formado pela falta de entrada de ar no momento da descarga ajudará a fazer pressão para desentupir o vaso sanitário. 

O indicado é que você passe pelo menos 5 camadas de plástico filme e feche a tampa do vaso, para que fique completamente selado.

9. Você sabia que dá para desentupir com óleo de cozinha?

Uma das técnicas de como desentupir vaso sanitário de forma eficiente é a partir da utilização do óleo de cozinha. Entretanto, essa técnica só deve ser utilizada quando o caso não é de um objeto preso, mas sim de fezes. 

Para que seja possível realizar o procedimento, basta despejar ½ litro de óleo de cozinha dentro da privada e aguardar por 20 minutos. Após este tempo, basta dar a descarga e conferir se desentupiu. Caso seja necessário, repita o procedimento. 

10. Como desentupir vaso sanitário com um sapato

Até parece brincadeira, mas é verdade. Em casos onde não há um fluxo grande de uso da privada e, se você tiver a certeza de que não caiu nenhum objeto estranho (e grande) para provocar o problema, você pode utilizar um sapato! 

Basta bater na parte de trás da privada, enquanto dá descarga para tentar desprender o que estiver impedindo a passagem. Essa técnica pode ser utilizada, inclusive, em conjunto com outra. Como é o caso da Coca-Cola, por exemplo. Depois de realizar o processo, e no momento da descarga, bata com o sapato para ajudar.

11. E se eu não tiver nenhum dos produtos ou objetos acima?

Ainda assim tem uma solução! Não é das mais agradáveis, mas, com ajuda de um pano ou toalha e luvas, você pode aprender como desentupir vaso sanitário. 

Coloque as luvas e empurre o pano/toalha (que não seja muito grande, do tamanho de limpeza ou toalha de rosto) para o fundo do vaso sanitário. Faça alguns movimentos como se estivesse empurrando o que está bloqueando a passagem.

Em seguida, segure firme a ponta da toalha e dê descarga, deixando com que o pano seja sugado. Segure firme para ele não se soltar da sua mão. Em seguida, puxe-o para fora e dê outra descarga para confirmar que a privada desentupiu. 

Normalmente, o fato da toalha se movimentar dentro do cano já ajuda a desbloquear a passagem.

Dicas e truques caseiros de como limpar madeira

Quando chamar um profissional?

Tentou todos os truques acima e nada deu certo? Então pode ser a hora de chamar um profissional. O problema pode ser hidráulico ou o entupimento pode ser nos canos.

Uma desentupidora profissional acessa o local e avalia como desentupir vaso sanitário da melhor forma. Normalmente, o profissional introduz um cano com gás e faz pressão no interior da privada e no início dos canos.

Quando isso não resulta, é possível que a empresa precise remover seu vaso sanitário para ver melhor o que se passa. O processo todo é bem caro e mesmo os procedimentos mais simples saem em torno de trezentos reais. Então é melhor você evitar o entupimento a todo custo.

Como evitar privada entupida?

como evitar privada entupida

Prevenir é sempre melhor que remediar. Para não ter de gastar ou ter trabalho com a sua privada, você pode ter uma série de medidas no seu dia a dia para evitar o entupimento.

Em primeiro lugar, não atire objetos, líquidos oleosos e papel para dentro do vaso sanitário. Se você tem gatinho, evite colocar a areia do animal lá também. Essas coisas causam sedimentação nos canos a longo prazo.

Evite também aqueles sabonetes com cestinha plástica. Os purificadores em gel, que se dissolvem com as descargas, são mais práticos e não danificam a sua privada.

Eles podem ser mais caros, mas farão com que você economize muito mais lá na frente.

Outra forma de prevenir para não ter que aplicar as técnicas de como desentupir vaso sanitário é colocar água morna com sabão em pó no seu vaso sanitário todas as semanas. Quando for limpar o banheiro, despeje um balde com a mistura, devagar. Isso ajudará a fazer a limpeza dos canos sem estragá-los ou comprometê-los.

E no seu dia a dia você pode optar por um produto de cloro ou água sanitária em gel. Aplique toda vez que alguém evacuar. Além de evitar os entupimentos e as obstruções, deixa seu vaso muito mais limpo e livre de bactérias.

Deixei cair algo no vaso sanitário, e agora?

Quem nunca? Esse tipo de coisa sempre pode acontecer. O melhor a fazer é remover o objeto imediatamente. Claro, utilize luvas ou um saco plástico, para que sua pele não entre em contato com a água contaminada.

Se for alguma coisa que possa soltar substâncias gordurosas, aplique a mistura de vinagre com bicarbonato em seguida, para evitar que a gordura se acumule nos canos.

Se for um aparelho eletrônico, como um aparelho celular, precisa agir rápido. Remova o objeto da água e coloque-o em um pote ou qualquer recipiente fundo em que possa cobri-lo com arroz. O arroz auxilia a aborver o líquido que está no interior do aparelho. Quanto mais ágil for, maior é a chance de recuperar seu telefone.

Faça uma verificação no encanamento periodicamente

Isso é muito importante. Às vezes quando o vaso está entupido ou você começa a perceber que irá entupir, faça uma inspeção no encanamento. Não só no seu, mas nos dos seus vizinhos, se mora em apartamento. Converse com os vizinhos de cima, se tiver, pois se eles tiverem maus hábitos em termos de higiene, você pode acabar pagando o preço.

Essa verificação também é válida porque com o passar dos anos o encanamento tende a se deteriorar. Isso pode causar problemas de entupimento, principalmente se você tem a péssima mania de depositar objetos no vaso sanitário.

O importante mesmo é ter consciência. Por isso em vez de se perguntar como desentupir vaso sanitário, opte por cuidar não só da limpeza da parte externa do vaso sanitário, mas também da parte interior. Mude seus hábitos acima de tudo.

Leia também tudo sobre como limpar caixa de gordura.

 

Crédito das imagens: Freepik e Pixabay