Guia Prático

Como Descongelar Carne Rápido e Sem Passar Trabalho?

como descongelar carne rápido

Todo mundo se pergunta como descongelar carne rápido. Descubra agora alguns truques e dicas para facilitar seu trabalho!

Você tem aqueles bifes congelados em seu freezer há alguns dias e resolveu fazê-los para um almoço rápido. O problema, claro, é que você se lembrou deles em cima da hora e agora tem que esperar eles descongelarem para poder usá-los. E agora: como descongelar carne rápido e de modo fácil e simples?

Independente se for carne de peixe, de frango ou de boi: se você não descongelar pelo menos várias horas antes, vai ser difícil ter o alimento no ponto de descongelamento que você quer. Pensando nisso, preparamos algumas dicas para que você não passe por um perrengue danado quando estiver com pressa.

4 Dicas para descongelar carne com rapidez

como descongelar carne

Se você já ouviu que o eficaz é simplesmente colocar a carne na água, esqueça. Isso não só não funciona, como retira os nutrientes do alimento e acaba totalmente com seu sabor. Veja abaixo o que realmente funciona!

1. Use vinagre

Todo mundo sabe que o vinagre é excelente para inúmeras “magias domésticas”. Quer saber como descongelar carne com essa substância? Simples: espalhe vinagre branco sobre o alimento congelado e deixe que aja por quinze minutos. Durante esse tempo ela vai aumentar a temperatura da carne e ativar suas proteínas.

Depois de passados os quinze minutos, lave a carne com água rapidamente e já leve-a à panela.

2. Utilize saco zip-lock

Sabe aqueles saquinhos zip-lock, que são bem vedados? Eles serão aliados na tarefa de descongelar carne, assim como uma panela. Nessa panela você adicionará água o suficiente para que cubra o alimento. Assim que começarem a surgir as bolinhas no fundo, desligue o fogo.

Coloque a carne dentro de um zip-lock e feche bem. Mergulhe-a na água, tampe a panela e deixe ali por pelo menos quinze minutinhos. Assim que passar o tempo, pronto: a magia estará completa.

3.  Usando o micro-ondas

como descongelar carne no micro-ondas

Uma das dúvidas mais comuns quanto a esse assunto é sobre como descongelar carne no micro-ondas. Há duas maneiras simples, que vão depender mais das funcionalidade do seu eletro do que de você.

Se o aparelho tem a função descongelar, perfeito. Primeiro coloque a carne dentro dele. Aperte a tecla “Descongelar”. No teclado numérico, digite a quantidade de gramas que o alimento tem e ligue o micro-ondas. Você vai ouvir um bip, o que significa que você deve virar a carne para que o descongelamento seja uniforme. Passado o tempo, você terá o seu alimento pronto para ser preparado!

Caso seu micro-ondas não possua essa função, não tem problema. De forma manual pode ser mais na tentativa e erro e pode demorar um pouco mais. Afinal, você terá que ficar olhando de tempos em tempos para ver o estado do processo.

Por isso coloque a potência do micro-ondas no mínimo e coloque um tempo médio que ache que vá fazer a magia. Enquanto isso vá parando de vez em quando, para que saiba que atingiu o ponto de descongelamento que você desejava. Com a prática, você se tornará expert em descongelar os mais diversos tipos de carne no micro-ondas manualmente.

4. Como descongelar carne rápido para churrasco

Falando especificamente de carnes para churrasco, o ideal é usar água fria. Mas claro: nada de colocar a carne em contato imediato com a água. Isso fará com que, de novo, seus nutrientes se percam e você não possa saborear o gosto original do alimento.

O ideal é comprar carnes que venham em suas embalagens originais, ou mesmo a vácuo. Assim, por exemplo, se comprar aquela picanha uma semana antes do churrasco, tente comprar uma que venha embalada.

É possível cozinhar ou assar carnes congeladas?

Você deve ter reparado que não falamos sobre como descongelar carne moída nas dicas acima. Isso porque esse é um dos únicos tipos de carne que você pode cozinhar ou fritar ainda congelado. O gosto não mudará, tampouco haverá perda de nutrientes. A questão toda é que irá demorar um pouco mais para ficar pronta. Normalmente apenas cerca de quinze minutos a mais.

Por isso não é preciso ficar em dúvida sobre como descongelar carne rápido se o assunto for carne moída.

Quais as melhores formas para congelar carne?

como descongelar carne rápido para churrasco

Além de saber como descongelar carne rápido, é importante saber como armazená-la para que não estrague. Isso é importante porque muita gente acha que é simplesmente jogar os pedaços do alimento dentro do congelador ou da geladeira de qualquer jeito. Vai depender, na realidade, de alguns fatores.

É preciso levar em conta, por exemplo, a forma como a carne vem embalada. Normalmente há duas formas: ela pode vir embalada à vácuo ou em embalagens vedadas ou você pode comprar pedaços a granel, em saquinhos plásticos.

Se a carne vier embalada a vácuo, ótimo: coloque no congelador como está, sem retirar da embalagem, se a ideia é usar em alguns dias. Caso você tenha comprado a granel, como bifes, por exemplo, nada de colocar a carne no congelador no mesmo saquinho em que ela veio. O ideal é utilizar recipientes próprios para o congelamento de alimentos, como os zip-lock, por exemplo.

Outra dica importante: se você vai usar a carne congelada aos poucos e não de uma vez só, separe as porções antes de levá-las ao congelador. Isso porque uma vez descongelado, o alimento não pode ser congelado de novo cru. É preciso prepará-lo para só então devolvê-lo ao congelador, já que assim estará livre de bactérias.

Por que descongelar a carne lentamente ainda é melhor?

Planejamento é fundamental em tudo na vida, até mesmo na hora de cozinhar. Por isso a dica mais importante é que você se planeje quanto ao cardápio da semana. Isso porque o ideal é que todos os tipos de carne descongelem devagar, dentro da geladeira, para que não contraiam bactérias.

Por isso, apesar de agora você saber como descongelar carne rápido, dê preferência ao método tradicional. Preze sempre por sua saúde, evitando que seu organismo seja exposto a micro-organismos nocivos. Infelizmente o armazenamento e os cuidados com os alimentos antes do preparo são muitas vezes razões de problemas intestinais e estomacais, que podem, em casos específicos, levar à morte.

 

 

 

 

Crédito das imagens: Pexels, Pixabay, Freepik e Pxhere