Eis um problema que já afetou quase todas as pessoas que lidam diariamente com acesso a documentos e arquivos: receber um arquivo em PDF (Portable Document Format) com a necessidade de fazer alterações em larga escala. Nesse momento, é necessário editar PDF para Word, mas essa nem sempre é uma missão fácil de se fazer. Saber como converter PDF para Word é assim essencial.

Já existem alguns aplicativos e programas que possibilitam a edição de arquivos no formato em PDF, mas eles apresentam uma série de dificuldades que, no fim, tornam o processo mais complicado. O ideal é transformar o documento no formato Word, compatível com mais aparelhos e computadores, e que também pode ser manejado com mais facilidade em reuniões, por exemplo.

Parte da dificuldade em editar arquivos PDF acontece por causa do seu padrão, criado pela Adobe na década de 1990. O modelo desenvolvido pela empresa de tecnologia e referência no desenvolvimento de programas de edição de imagens e textos é completamente incompatível com o formato de processamento de texto DOCX. Você com certeza já viu essa sigla em algum lugar, já que ela é o padrão utilizado no Microsoft Word e que por consequência é utilizado em boa parte dos lugares: universidades, escritórios e até no uso particular.

Apesar de demandar um certo trabalho, a situação tem jeito e pode ser resolvida com a ajuda de sites e programas especializados em fazer essa conversão. Antes, é preciso saber que se o PDF foi criado a partir de um aplicativo Windows, Mac ou Linux, a solução é relativamente fácil, porque o texto incorporado ao arquivo PDF pode ser extraído. 

Agora, se o PDF foi criado digitalizando ou fotografando texto impresso, o problema é muito mais difícil, pois você precisa usar OCR (reconhecimento óptico de caracteres) na imagem digitalizada para extrair o texto, e esse processo sempre corre o risco de apresentar erros momento de reconhecer as palavras. Essa conversão precisa ser feita com muito mais cuidado e rigor para checar se cada palavra foi transformada da maneira como está no documento original.

Como converter PDF para Word

Voltando a conversão do PDF para o Word, uma opção é a utilização do Acrobat DC, da Adobe. Analistas em tecnologia afirmam que ele é a melhor ferramenta para fazer esse processo e deixar todas as informações do PDF no documento em DOCX da maneira correta, respeitando páginas, formatações e outras peculiaridades. O problema é que o aplicativo é pago, o que faz com que muitas pessoas torçam o nariz para essa opção.

Para quem não deseja colocar a mão no bolso, há algumas opções de sites na internet que prometem a conversão de maneira gratuita. Mas fique atento: essa é uma opção que sempre pode entregar um resultado pior do que o esperado. Além disso, fazer o upload de documentos pessoais e corporativos em sites desconhecidos não é algo recomendável em um momento no qual o roubo de dados e o compartilhamento de informações no submundo da internet acontece com cada vez mais força. 

Mas um aplicativo gratuito que por vezes é recomendado como um destino seguro para quem quer converter um PDF em Word é o Google Docs. As instruções são semelhantes ao uso do Acrobat. Ele é bem simples e tem uma forma de navegar muito tranquila. Abra o arquivo para edição e baixe-o no formato Word.  Ainda assim, vários relatos na web mostram que nem sempre o resultado é bom, e os arquivos podem ficar corrompidos ou com informações desencontradas.

Como falamos no início do texto, há ainda quem deseja transformar em word arquivos oriundos de imagens ou fotos, o que torna o processo ainda mais complicado. Dependendo da qualidade da imagem digitalizada, você poderá abri-la no Word e o OCR interno do programa poderá criar um texto editável a partir dela. 

Geralmente, o processo acontece de maneira mais satisfatória para quem tenta fazer isso com imagens claras de uma única página. Essa estratégia tende a não funcionar com arquivos mais complexos, com baixa resolução, ou então documentos muito extensos, como os livros, ou que tenham misto de texto e imagem. O resultado certamente será decepcionante. 

Ao converter imagens digitalizadas em texto editável, o Acrobat faz um trabalho decente ao criar um PDF. Mas nada se compara ao editor para ferramentas de OCR, o ABBYY FineReader PDF 15. Com valor anual de 199 dólares, algo em torno de R$ 600, o aplicativo é o mais preciso nesse tipo de tarefa. Entre os recursos, há uma  verificação de erros que funciona como um corretor ortográfico, para que você possa corrigir erros de OCR antes de exportar o arquivo final. O FineReader exporta os resultados em Word, PDF e outros formatos, e os documentos apresentam uma qualidade muito superior a qualquer outro programa semelhante. 

Com todas essas dicas, certamente será mais fácil mudar o seu documento PDF para Word. Mas lembre-se: caso queira usar um site gratuito, desses que pipocam na internet, fique atento para não compartilhar documentos sensíveis e que podem apresentar dados potencialmente perigosos para você, sua família ou emprego.