Guia Prático

Como Arrumar a Mala?

Saiba como arrumar a mala da forma correta!

como arrumar a mala

A pior parte de uma viagem certamente é arrumar a mala. Não importa se será aquele bate-e-volta de final de semana ou será um mês inteirinho de férias: organizar tudo que se vai levar é bastante complicado. Por isso saber como arrumar a mala de modo a otimizar o espaço é fundamental.

Mas não só. Conhecer bem seu destino e quantos dias ficará lá são informações indispensáveis na hora de ter a mala prontinha na hora de ir para o aeroporto ou de pegar a estrada. Veja essas e outras dicas para não sofrer nessa hora crucial!

8 dicas para arrumar a mala da viagem

como arrumar a mala de viagem para 4 dias

Saber como arrumar a mala de viagem não é impossível. Na verdade exige apenas paciência e planejamento. Só dessa forma você conseguirá encontrar formas rápidas e eficientes de se livrar dessa parte chata. Para acelerar o processo, criamos um passo a passo para você não perder muito tempo com isso.

1. Saiba para onde está indo e quanto tempo vai ficar fora

Não dá para arrumar uma mala sem saber para onde vai, certo? Isso pode parecer óbvio, mas muita gente não pesquisa direito a respeito do destino de sua viagem.

Isso é essencial para evitar que você leve coisas que não precisa na mala. Digamos que você para um lugar muito frio. Chinelos, por exemplo, podem ficar de fora, assim como bronzeador, chapéu de praia ou outros objetos de verão.

Tente analisar, se possível, o que diz a previsão do tempo sobre o seu destino. Aliás, isso nos leva a outra questão importante: quanto tempo vai durar a viagem? Um final de semana? Quinze dias, um mês? Saber isso facilita muito na hora de planejar o que irá dentro da mala.

Além disso, dizem que quem sabe arrumar a mala de viagem para 4 dias ou menos consegue arrumá-la para qualquer outro tempo viajando.

2. Escolha uma mala adequada para o seu tipo de viagem

A viagem é a trabalho ou é de férias? Digamos que você irá para uma reunião de negócios no meio de Pequim. Não há necessidade de levar uma mala gigantesca. Provavelmente deve ser alguns dias, nada mais do que isso.

Agora: como arrumar a mala para praia? Caso a ideia seja um mochilão, um camping ou uma trip radical, como proceder? A ideia é você levar uma mala que seja compatível com o tipo de viagem que você fará. Por isso você não pode jamais negligenciar essa informação.

Não se esqueça que deve levar em consideração também o tipo de transporte que irá levá-lo ao seu destino. Ônibus de turismo, carro ou avião: cada maneira de viajar exigirá um cuidado diferente com o tamanho das malas.

Enfim: o ideal é sempre planejar tudo.  Por isso conheça tudo sobre a sua viagem, desde o itinerário à quantidade de dias que passará fora de casa.

3. Não coloque as coisas direto na mala

Antes de tudo é recomendado que visualize as suas coisas em cima da cama. Pense em tudo que quer levar para a sua viagem e coloque sobre o colchão. Veja se tudo que está ali é mesmo necessário e comece a fazer alguns cortes, caso seja preciso.

Essa é uma forma de ver também o que está faltando na mala.

4. Seja seletivo e objetivo

como arrumar mala para praia

Um dos segredos de como arrumar a mala sem erros é ser o mais racional possível. Ficar no “E se…” não funciona. Não adianta nada pensar “E se eu precisar de tal coisa?”. Seja coerente, tenha planejamento e coloque na mala apenas o que você sabe que irá usar.

Em termos de roupa, a dica é abusar das cores neutras e que combinam com tudo. Evite peças que amassem com muita facilidade, visto que você provavelmente não irá usá-las.

Deixe de lado também a ideia de que deve ter uma muda de roupa para cada dia. Em viagens o melhor é fazer as combinações mais coerentes que puder com um mínimo de peças de roupa. Se tiver que repetir aquela calça ou aquela blusa, paciência.

5. Guarde as roupas enroladas

Jeito mais eficaz de guardar a roupa na mala é enrolar as peças. Faça rolinhos com a maioria das calças, blusas, camisetas que você tem. As camisetas não, pois ficam amassadas. Toalhas, casacos e malhas também não, pois acabam ocupando mais espaço que o normal.

Se achar interessante, pode colocar um organizador de malas dentro da sua. Nem todo mundo se adapta a um, porém é mesmo funcional. É uma forma de garantir que você encontrará tudo que procura, visto que se tiver um compartimento para cada tipo de roupa, ficará muito mais fácil de guardá-las sem amassar ou perder nada.

6. Leve no máximo dois pares de sapatos

Mesmo que a viagem dure um mês, o correto mesmo é colocar apenas dois pares de sapatos na mala. Mais do que isso vai deixá-la mais pesada e com bem menos espaço do que você gostaria.

Aqui vale muito a premissa de que você deve conhecer muito bem os seus planos de viagem. Vai ter uma festa refinada ou uma baladinha à noite para ir? Então leve um par de calçados de festa. O outro precisa ser muito confortável para suportar as andanças do dia a dia.

7. Compre kits de higiene pessoal específicos para viagem

Em farmácias e em alguns supermercados você pode comprar aqueles kits de higiene pessoal para viagens. Normalmente eles vêm em uma necessaire, bastante pequena, que normalmente contém desodorante, pasta e escova de dente, além de shampoo e de condicionador, às vezes.

Apostar nisso é o ideal para qualquer viagem. Isso evita que você leve objetos que não irá usar e que apenas ocuparão espaço desnecessário. Caso não encontre para vender esses kits, pode montar o seu, o que é ainda mais legal.

8. Não ocupe toda a mala

Deixar um pequeno espaço vago na mala é muito inteligente. Na ida talvez não faça sentido para você, mas na volta certamente fará. Porque, afinal, todo mundo quer trazer alguma coisa dos lugares que visita. Seja uma lembrancinha para alguém especial, seja um presente que você comprou para você.

Se não deixar aquele espaço sobrando, pode ser que tenha que pagar excesso de bagagem, caso a viagem seja feita de avião. Se optar por ir dirigindo ou mesmo pegar um ônibus de turismo, talvez haja mais liberdade. Ainda assim convém não abusar da sorte.

 

 

 

Crédito das imagens: Freepik