Avançar para o conteúdo

Acesse a calculadora do cidadão e facilite seus cálculos

    Cálculos

    Algumas contas são complexas e difíceis de serem realizadas, mas são necessárias para fazer. Com esse intuito, o Banco Central do Brasil criou a calculadora do cidadão para ajudar a realizar diversos cálculos, como financiamentos, índice de inflação e poupança e diversas outras contas.

    Para acessar a calculadora do povo tem vários meios: existe o app para Android e Iphone, que podem ser baixados pela Play Store e App Store, além do próprio site que pode ser acessado facilmente pelo Google.

    Vamos começar a mexer na calculadora do cidadão:

    De início essa é a aba para quem irá mexer pelo computador. Iremos começar com a parte de financiamentos com prestações em rendas fixas.

    Aba inicial calculadora do cidadão

    Ao abrir o site da calculadora do povo no computador, essa será a imagem que aparecerá.

    Financiamento:

    Ao abrir a página de financiamentos aparecerá diversos campos para serem preenchidos. Esses são: “Nº de meses”, “Taxas de juros mensais”, “Valor da prestação”, “Valor financiado”.

    Financiamento

    Pode já colocar os valores, como na imagem.

    O segundo passo é colocar os números e fazer o cálculo, clicando no botão “calcular” e o site dará o resultado que deseja.

    Financiamento 2

    Ao clicar no calcular, sairá o resultado.

    Quando o cálculo é feito, é possível ver a explicação do resultado logo abaixo.

    Na mesma imagem é possível ver que existe a opção limpar e a opção de imprimir os valores. Limpar serve para caso tenha cometido algum erro e deseja arrumar e imprimir é para ter em casa ou outro lugar do trabalho para que fique mais fácil de ver.

    Aplicação:

    Aplicar seu dinheiro é sempre bom e pode garantir frutos no futuro, sabendo disso a calculadora do cidadão tem a opção para acessar e fazer os cálculos e se assemelha muito com a calculadora do financiamento.

    Quando acessamos a página de cálculos de aplicação vem as seguintes opções: “Nº de meses”, “Taxas de juros mensal”, “Valor do depósito regular”, “Valor obtido ao final”.

    Aplicação

    Ao acessar a página da calculadora do cidadão, a página mostrará o que precisa ser colocado.

    Então, basta colocar os números que estão pedindo para que possa fazer sua projeção ou saber quanto irá receber no futuro. Nessa calculadora, há a opção de limpar e com isso pode arrumar sempre quando possível.

    Aplicação 2

    Só precisa preencher alguns na última opção sairá o resultado.

    Correção de valores:

    Essa aba é uma área de pessoas com conhecimento em investimentos, como ver os valores do CDI (Certificado de Depósito Interbancário), IGP-M (Índice Geral de Preços – Mercado), Taxa Selic ou poupança.

    Logo quando abrir a aba da calculadora do cidadão, pedirá o índice para correção e selecionará a que deseja. Como esse é um exemplo, deixaremos na opção já colocada.

    Correção de valores

    Ao abrir terá várias opções a serem preenchidas.

    Depois, será necessário colocar a data de início e data final para que possa ser validado os valores que serão colocados.

    Correção de valores 2

    É necessário colocar a data de início e final.

    Logo em seguida, pedirá o valor para colocar e, então, clique na aba de corrigir valor, para que assim possa aparecer os valores corretos. Nessa página aparece somente a opção de imprimir, sem a opção de limpar.

    Correção de valores 3

    Por fim, só colocar o valor que deseja.

    Colocando os dados corretos, aparecerá uma página com os valores colocados e os valores da conta.

    Correção de valores 4

    Depois sairá o valor corrigido da calculadora do cidadão.

    Valor futuro:

    O valor futuro serve para ajudar o investidor a calcular com exatidão os valores que receberá no futuro depois de investir determinado valor durante um período já estipulado pelo investimento.

    Para que o cálculo seja correto é necessário completar três das quatro opções para que possa concluir o cálculo. Os campos a serem preenchidos são: “Capital Atual”, “Quantidade de meses” e “Taxa de juros”, depois a máquina fará o cálculo e sairá na última opção “Valor obtido ao final”.

    Então preenchendo os dados pedidos é só fazer a conta e aparecerá os resultados colocados.

    Valor futuro 1

    É necessário preencher com os dados pedidos na imagem.

    Clicando no botão de calcular aparecerá o resultado pedido. Nessa página tem a opção de limpar e imprimir, já explicado no primeiro tópico.

    Valor futuro 2

    Com tudo preenchido corretamente, aparecerá os valores, como na imagem.