Guia Prático

50 Benefícios do Bicarbonato de Sódio

bicarbonato de sódio

Quer saber tudo sobre os benefícios do bicarbonato de sódio? Conheça a fundo tudo que essa substância pode fazer por você!

Mas afinal o que é bicarbonato de sódio? Ele é uma das substâncias que chamamos de coringa. Isso significa que costuma e pode ser utilizado não só para um único fim, mas para vários. Da limpeza da casa ao cuidado com a beleza, são muitas as suas utilizações.

Se você aliá-lo, então, a outros produtos e até mesmo alimentos, verá que seus benefícios podem lhe auxiliar em todos os aspectos da vida diária e doméstica.

50 Benefícios do bicarbonato de sódio

Não, você não leu errado: o bicarbonato de sódio possui pelo menos 50 benefícios. Eles se encontram, em sua maioria, no âmbito da limpeza e da higiene pessoal. Você pode limpar praticamente tudo que há em sua casa apenas usando essa substância. Se uni-la a outros produtos, como verá no decorrer do artigo, descobrirá que seu potencial praticamente duplica.

Além disso, outro uso interessante do bicarbonato é em relação a seus pets. Os animais de estimação também podem se aproveitar das propriedades mágicas da substância. Veja como isso é possível abaixo, nas dicas de utilização e nos benefícios do bicarbonato.

1. É ideal para limpar a banheira ou o box

o que é bicarbonato de sódio

Que tal começarmos com algo que incomoda muita gente? A limpeza da casa é um momento de muita angústia para muitas pessoas. Isso porque muitos dos produtos disponíveis no mercado não fazem o que prometem e, pior, ainda prejudicam sua saúde. E é aí que o bicarbonato de sódio entra.

Se você polvilhar de leve o bicarbonato sobre a superfície da banheira e esfregar com um paninho úmido, verá que as sujeira saem quase que instantaneamente. O mesmo vale para os azulejos do box ou o vidro dele, se for de vidro.

Se a sujeira for muito pesada ou mesmo se houver algum tipo de mofo no local, faça uma mistura abrasiva com detergente de louça, sal e bicarbonato de sódio. Isso com certeza dá conta da sujeira.

2. Limpa vaso sanitário manchado

Você se mudou para uma casa nova e viu que o vaso sanitário está todo manchado. Já tentou usar cloro e até soda cáustica, mas nada disso adiantou. A solução? Dê uma chance ao bicarbonato de sódio. Assim como ele limpa as superfícies de azulejos, box e banheira, ele faz milagres em pias e vasos sanitários.

O procedimento é o mesmo da dica anterior: polvilhe um pouco da substância no lugar manchado, deixe agir por um ou dois minutos e esfregue com um pano ou com uma esponja. Novamente: se preciso for, faça a mistura abrasiva citada acima.

3. Salva panelas

Quem nunca foi fazer uma pipoca em uma panela e deixou o fundo do utensílio completamente escuro? Ou, ainda, quem nunca fez aquele arroz com carne moída e esqueceu de baixar o fogo? O resultado disso, óbvio, é uma panela com um fundo terrivelmente sujo. A sujeira é tanta que nem mesmo com esfregão de aço é possível limpá-la.

Aqui há várias opções quanto ao uso do bicarbonato para remover a sujeira. A mais simples delas é misturar a substância ao seu detergente antes de esfregar a panela. A chance de isso funcionar é grande, mas há casos que vão um esforço maior.

Nesses casos, a solução é colocar um pouco de vinagre de maçã na panela, de modo que cubra um pouco seu fundo. Adicione bicarbonato de sódio e deixe que a mistura reaja o tempo que for preciso. Somente depois é que você pode começar a remover a sujeira. E o melhor: sem estragar sua panela.

4. Reaproveita esponjas

Você está sem esponjas de lavar louça sobrando, mas precisa muito limpar algo e só tem uma que está muito suja? Para desinfetá-la, basta mergulha o objeto em uma solução de água e bicarbonato. Cinco minutinhos e já está pronta para ser usada!

5. Remove o cheiro do micro-ondas

O micro-ondas chegou com tudo há alguns anos para facilitar a vida doméstica. Infelizmente, porém, nem todo mundo usa esse eletrodoméstico da maneira correta, fazendo com se misturem cheiros de várias comidas em seu interior. Fora quando respinga molho e suja tudo.

Apesar dos esforços, nem sempre é possível retirar o cheiro forte de comida que fica dentro do aparelho. Nisso, o bicarbonato pode lhe ajudar. Prepare uma solução de água com a substância. Depois mergulhe nessa solução um pano, que você usará para limpar tanto dentro quanto fora do micro-ondas. Por fim, basta usar outro pano úmido apenas com água para remover a solução. Deixe o aparelho arejar e secar antes de usá-lo novamente.

6. Deixa objetos de prata como novos

benefícios do bicarbonato com limão

Podem ser os talheres de prata de seus antepassados ou mesmo sua aliança de compromisso: se notou que esses objetos perderam o brilho, chegou a hora de renová-los. Quanto aos talheres ou objetos maiores, faça uma pasta com três quartos de bicarbonato e um quarto de água. Passe devagar a pasta pelos objetos e enxague com água amornada. Seque bem.

Já objetos menores, como pingentes, colares e alianças, o ideal é colocá-los em um copo com água ou com vinagre de maçã. Polvilhe um pouco de bicarbonato por cima e deixe reagir. Depois é só deixar secar naturalmente.

7. Remove sujeiras de chaleiras, xícaras, pratos e talheres comuns

Outros objetos de cozinha podem e devem passar por um banho de limpeza com bicarbonato de sódio. Chaleiras, leiteiras, pratos, xícaras e quaisquer talheres e utensílios podem ser limpos com a pasta citada acima. Não esqueça de usar água morna para remover essa pasta.

8. Limpa o forno com excelência

A limpeza do forno pode ser uma das mais complicadas e demoradas de serem realizadas. Aliás, muitas pessoas até deixam de fazer assados por temerem esse momento. E quanto mais se deixa acumular sujeira nesse local, pior é depois para removê-la.

Se você chegou a esse ponto crítico, não há problema. A primeira coisa a fazer é espalhar bicarbonato por toda a superfície do forno, para garantir que a limpeza seja total. Depois jogue água quente por cima e deixe que a mistura aja de um dia para o outro. No dia seguinte, basta usar uma esponja úmida para remover tudo e ver que seu forno está brilhando!

9. É eficaz para deixar o chão brilhando

Os típicos produtos de limpeza que são vendidos nos supermercados dão conta de deixar pavimentos e pisos brilhando e com um cheirinho incrível. Os mais eficientes, contudo, costumam ser bastante caros e, por vezes, mais deixam a casa cheirosa que realmente limpa.

O bicarbonato de sódio, por sua vez, atua com um incrível potencial de limpeza. Basta dilui-lo em um balde com água. A seguir é só dar sequência à limpeza como faria com um produto normal.

10. Retira manchas de móveis

Infelizmente ninguém está livre de ter seu sofá manchado por caneta, por café, por vinho ou coisas piores. Todos sabemos que esse tipo de mancha fica incrustada no tecido do móvel e dificilmente sai. O mesmo vale para quaisquer outras manchas que possam surgir em mesas, cadeiras, estantes e outros móveis.

Nesse sentido, o que deve fazer é polvilhar bicarbonato de sódio especificamente sobre a parte manchada. Use uma esponja úmida e esfregue com suavidade e delicadeza para remover a sujeira. Enxague a superfície e seque imediatamente com um pano seco.

11. Potencializa a limpeza da máquina de lavar

benefícios do bicarbonato na pele

Aqui é bastante simples: adicione um pouco do bicarbonato na gaveta em que vai o sabão de lavar roupas, junto com o próprio sabão.

12. Serve como detergente para roupas infantis

As crianças têm uma pele super delicada, por isso nem todo detergente ou sabão de lavar roupas deve ser usado em suas peças. O problema é que esses produtos mais suaves nem sempre removem as manchas de terra, lama, comida ou caneta que ficam incrustadas nas roupas dos pequenos.

Uma dica é fazer uma lavagem na máquina apenas com a roupa das crianças. Em vez de qualquer tipo de sabão ou detergente químico, use o bicarbonato. É garantia de limpeza, sem prejudicar a pele da criançada.

13. Ajuda na limpeza prévia de fraldas de pano

Se o seu bebê usa fraldas de pano, você sabe que deve ter muito cuidado e muita atenção com a limpeza delas. Afinal, como o sistema imunológico dos recém-nascidos ainda é frágil, convém limpar com perfeição esses objetos. Para isso, basta mergulhar as fraldas em uma bacia com água morna e bicarbonato. Só depois faça uma lavagem normal.

14. Retira odores de materiais esportivos e de bolsas de viagem

Passou três dias fazendo trilha ou montanhismo e seus objetos e mochila estão mesmo fedendo? Ou correu uma maratona e sente que suas roupas têm um odor forte de suor impregnado nelas? Independente do que for, a bicarbonato de sódio deixa seus utensílios e objetos esportivos como novos! Misture a substância com água e passe-a com um pano em tudo que desejar limpar.

15. Elimina manchas de graxa e de óleo

Foi preciso mexer na correia da bicicleta ou teve que dar uma conferida no motor do carro? Suas mãos provavelmente estão todas manchadas. Mergulhe uma esponja em uma solução de água e bicarbonato e depois esfregue suas mãos nela. Caso as manchas sejam no chão ou no piso da garagem, por exemplo, use uma escova para removê-las, após aplicar a solução sobre elas.

16. Auxilia na limpeza do carro

Muita gente infelizmente lava o carro por fora com uma mangueira de água. Isso causa um grande desperdício do líquido, de forma desnecessária. O ideal, em partes, é preparar a solução de bicarbonato e de água e colocar em um borrifador. Isso dá conta pelo menos dos vidros, do para-brisa, dos bancos, dos revestimentos em couro e dos tapetes.

17. Pode ser usado na escovação dos dentes

benefícios do bicarbonato para os rins

Nem só de limpeza vive o bicarbonato. Em termos de higiene, pode ser utilizado como complemento da higiene bucal, acrescentando uma pitada na escova, junto do creme dental.

18. É um antisséptico bucal natural

Nem todos os dentistas recomendam a utilização dos antissépticos bucais à venda por aí. O bicarbonato, por sua vez, pode ser um bom substituto. Misture-o a um pouco de água e enxague a boca. Simples, rápido e barato.

19. Remove a sujeira de dentaduras e de aparelhos ortodônticos

Usa dentadura ou aparelho ortodôntico móvel e não sabe bem como limpar? Mergulhe-os em um copo com água. Polvilhe um pouco do bicarbonato e deixe que a mágica aconteça. Se quiser, use uma escova de dentes para tornar a limpeza ainda mais completa.

20. Atua como esfoliante

Una três quartos do bicarbonato de sódio e uma de água. Faça aquela pasta consistente e agora aplique no rosto ou em outras partes do rosto para fazer uma eficaz esfoliação.

21. Pode ser usado como desodorante

Você pode usar o bicarbonato como desodorante tanto em pó quanto na forma líquida. Se preferir a primeira, basta usar uma esponja de pó para aplicar o produto nas axilas ou mesmo nos pés. Agora se você quer a forma líquida, basta diluir duas colheres cheias de chá da substância em copo com água. Vinte e quatro horas depois use um spray para aplicar o líquido em seu corpo.

22. Pode ser usado como antiácido

Um dos benefícios do bicarbonato com limão é atuar no sistema digestivo como antiácido. Isso porque são dois elementos que eliminam a acidez estomacal. Claro, se usados com parcimônia. Uma colher de chá de bicarbonato, um copo de água e suco de meio limão é suficiente. Misture e beba.

23. Ameniza a dor e a irritação de picadas de insetos

Faça a já mencionada mistura de três quartos de bicarbonato com um quarto de água. Aplique a pasta sobre as picadas de insetos a fim de ter a coceira, a dor e a irritação aliviadas.

24. Elimina os odores das mãos

Você lida diariamente com elementos que deixam seus odores impregnados nas mãos? Acrescente um pouco de bicarbonato ao seu sabonete líquido e lave as mãos todos os dias com ele. Ou, se quiser um efeito ainda mais poderoso, faça a pasta supracitada e esfregue as mãos com ela.

25. Limpa o couro cabeludo

Uma colher de chá de bicarbonato adicionada ao seu shampoo rotineiro fará uma limpeza completa do couro cabeludo. Mas não só: a substância ainda reduz os efeitos nocivos dos produtos para cabelo que você usa para estilizar seus fios.

26. Elimina resíduos em pentes e escovas de cabelo

Quando usamos esses objetos por muito tempo sem limpá-los corretamente, eles podem ficar com resíduos e sujeiras acumuladas. Em alguns casos, simplesmente passar uma água por cima não resolve. Experimente mergulhá-los em uma solução de bicarbonato de água. Aí sim não ficarão resíduos nas cerdas.

27. Deixa a pele mais sedosa

bicarbonato e a pele

Um dos benefícios do bicarbonato na pele é deixá-la com uma textura mais macia, feito cetim ou seda. Para tanto, deve fazer um banho na banheira. Adicione à água meio copo de bicarbonato. Agora é relaxar e esperar pelo resultado.

28. Remove calos

Imergir os pés em uma bacia com água morna e bicarbonato de sódio pode amolecer os calos que você tem nos pés.

29. Acaba com os odores ruins da geladeira

Uma colher de chá de bicarbonato de sódio em uma das prateleiras da geladeira é suficiente para fazer com que a substância absorva todos os odores do interior do eletrodoméstico.

30. Elimina cheiros das tábuas de corte

Seja uma tábua para cortar carnes, seja para cortar legumes: polvilhe um pouco de bicarbonato em sua superfície e deixe agir por alguns minutos. Após lavar, verá que o cheiro do alimento cortado saiu completamente.

31. Protege latas de lixo dos maus odores

Toda lata de lixo acaba por ficar com cheiros ruins com o tempo. Para atrasar esse processo, sempre que trocar o lixo, coloque um pouco da substância no fundo da lata.

32. Evita o mau cheiro em ralos

Seja do ralo do box ou das pias da casa, ninguém gosta quando sobe aquele cheiro de algo podre. Para prevenir esse problema, deve despejar meio copo de bicarbonato de sódio nos ralos e deixar a água correr.

33. Duplica a limpeza da máquina de lavar louça

Quer aumentar a eficácia da limpeza de sua máquina de lavar louça? Acrescente a substância por cima dos pratos, talhares e panelas que quer limpar.

34. Previne a formação de odores nas marmitas

Mesmo lavando com cuidado, as marmitas que você leva para o trabalho podem ficar com cheiro com o tempo. De vez em quando, portanto, deixe-as de molho em uma solução de bicarbonato e água.

35. Limpa tapetes

Uma forma super eficiente e prática de limpar tapetes é polvilhar o bicarbonato em toda a extensão do objeto. Deixe agindo por uma noite e, na manhã seguinte, remova tudo com aspirador de pó. Ao mesmo tempo, você vai acabar limpando também seu aspirador.

36. Mantém armários, roupeiros e gavetas cheirosas

Coloque pequenos potes com bicarbonato dentro de suas gavetas, guarda-roupas, armários e roupeiros. Isso garante que não haja maus odores.

37. Elimina chulé dos calçados

Da mesma forma que você pode usar o bicarbonato como desodorante em seus pés, é possível fazer o mesmo com seus calçados. É o mesmo princípio do talco, na verdade. Não esqueça de remover a substância antes de usar os objetos.

38. Refresca a roupa de cama

Ao lavar roupas de cama na máquina, acrescente o bicarbonato de sódio. Ele vai “arejar” lençóis, fronhas e colchas, trazendo uma sensação de frescor quando você for usá-las novamente.

38. Deixa os ursos de pelúcia como novos

Polvilhe o bicarbonato nos ursos de pelúcia. Depois que agir por alguns minutos, remova com uma escova de limpeza.

39. Evita a formação de odores nas caixinhas de areia e gaiolas de pets

Antes de preparar as gaiolas ou caixinhas de areia de seus animais de estimação, coloque um pouco do bicarbonato. Ele prevenirá o mau cheiro.

40. Higieniza brinquedos dos animais

Da mesma forma que você limpou os ursinhos de pelúcia das crianças, agora é só limpar os brinquedos dos gatos ou dos cães.

41. Mantém as camas dos cães e gatos limpas

Dos pelos nem sempre você vai se livrar, mas do mau cheiro sim. Por isso acrescente na lavagem das caminhas um pouco de bicarbonato de sódio.

42. Ajuda na higiene animal

bicarbonato na higiene animal

Se quer dar banho em seu cachorro, por exemplo, pode diluir na água no banho um pouco de bicarbonato. Esfregue o pet cuidadosamente, para não machucá-lo. Depois é só enxaguar.

43. Potencializa o efeito do fermento

Uma colher de chá adicionada ao fermento pode ajudar seus bolos e pães a crescerem.

44. Evita artrite

Se há muito ácido úrico na urina ou no sangue, você pode desenvolver problemas como artrite. Já que água com bicarbonato regula o pH, ela pode prevenir o surgimento dessa complicação.

45. Abre as vias aéreas

Duas pitadas de bicarbonato em uma panela com água fervendo. Inalar a fumaça que sai dessa combinação é ótimo para abrir as vias áreas.

46. É benéfico para a saúde renal

De acordo com inúmeras pesquisas, um dos benefícios do bicarbonato de sódio para os rins é evitar a formação dos cálculos renais.

47. É um medicamento natural para queimaduras do sol

Exagerou no banho de sol na beira da praia? Sem problemas. Meia xícara de bicarbonato adicionada a um banho de banheira vai lhe aliviar a sensação trazida pela queimação solar.

48. Clareia os cabelos

Misturar bicarbonato a um pouco de suco de limão e aplicar nos cabelos pode ajudar a clareá-los. Tenha o cuidado, no entanto, de não sair no sol enquanto estiver com a mistura em seus fios.

49. Remove resíduos que ficam nas unhas

Coloque um pouco da substância sobre uma escovinha e limpe suas unhas com ela. Todos os resíduos que por ventura estiverem sob elas irão sair.

50. É ótimo para ter em viagens

Por fim, vai passar um final de semana na praia? Vai acampar? Vai fazer uma trilha? Leve com você bicarbonato. Como viu, ele pode lhe ajudar de diversas formas.

Como visto, os benefícios em usar o bicarbonato de sódio são muitos. Use, claro, sempre com cuidado e com moderação. Se o assunto for saúde, sempre consulte primeiro um médico ou especialista para não se prejudicar.

 

 

 

Fonte: IJMRHS 

Crédito das imagens: Pixabay, Freepik e Pxhere