Avançar para o conteúdo

Qual melhor armazenamento em nuvem para empresas?

armazenamento em nuvem para empresas

Como empresas podem usar a nuvem

Para quem está em um negócio precisa conhecer ao máximo o mundo digital. Por isso confere aqui neste artigo tudo sobre o armazenamento em nuvem para empresas.

O que é armazenamento em nuvem para empresas?

O armazenamento em nuvem é um serviço que você contrata para guardar todos os arquivos e dados que possam ser úteis para a sua empresa. Algo fundamental hoje em dia em que quase todos os serviços são digitais.

São varias empresas que fazem este armazenamento para que você não fique dependente de um espaço físico ou dispositivo para guardar o que precisa.

Tipos de armazenamento em nuvem

Na hora de escolher qual armazenamento em nuvem para empresas é preciso primeiro avaliar todas as opções. Desta forma você saberá qual o mais indicado para o que você deseja.

Armazenamento de objeto, bloco e arquivos

São muitos os tipos de armazenamento e estes se dividem especialmente em objeto, bloco e arquivo. No primeiro fica armazenado de forma mais simplificada. Já no de arquivo, o serviço separa pelo formato, enquanto no bloco os dados são separados em vários caminhos e ambientes diversificados.

Armazenamento em nuvem híbrida

Muito utilizada por grandes empresas, o armazenamento em nuvem híbrida guarda os dados de forma pública e também privadas. Uma forma de garantir segurança para que o serviço não seja perdido.

Arquivos

Este é normalmente um dos serviços com preços mais baixos. Isso porque este caso é especialmente para dados que as empresas não pretendem ficar acessando regularmente. Portanto, é apenas uma força de guardar registros históricos pra caso um dia realmente possa precisar.

Backup na nuvem

Este é o que o usuário da internet costuma ter o primeiro contato. Isso porque trata-se de um armazenamento que ocorre de forma automática. Normalmente os smartphones costumam fazer esses backups para que você não perca nada em caso de uma exclusão acidental.

Compartilhamento corporativo de arquivos

Neste modelo você tem um serviço que se assemelha a um disco rígido de um PC, que armazena tudo do seu computador. Muito utilizado pelas empresas, que querem fazer isso e acessar de qualquer lugar esses dados.

Data Warehouse

Alguns serviços de nuvem também armazenam os dados em Data Warehouse. Trata-se de um repositório que centraliza as informações e auxilia a grupos corporativos em tomadas de decisões importantes.

Data Lake

Outro serviço muito importante para as empresas é o Data Lake. Trata-se também de um repositório que faz diferentes análises com base no que você está armazenando. Inclusive algumas avaliações são feitas em tempo real, o que facilita e muito na hora do planejamento.

Impacto no preço do armazenamento

Você já viu que são muitos tipos de armazenamento em nuvem para empresas. Portanto, você no mercado vai encontrar também variados preços e precisa saber o que pode impactar no custo. Veja mais detalhes na sequência.

Oferta gratuita

O primeiro passo é observar que a grande maioria das empresas do mercado oferecem uma quantidade gratuita. Dependendo da área que você atua e do seu interesse, isso pode ser o suficiente para você começar. Portanto, olhe bem as ofertas e depois sim comece a se planejar para investimentos maiores.

Tipo de armazenamento

Como você viu acima existem diferentes formatos de armazenamento e consequentemente cada um tem um preço diferente. Portanto, este é o primeiro e principal fator que vai influenciar no quanto você vai gastar com a nuvem.

Tamanho do armazenamento

Outro ponto decisivo para saber o quanto você vai ter que investir em nuvem é o tamanho. Isso aqui é algo que você já deve imaginar, afinal, quanto maior o espaço, mais você está consumindo do serviço e consequentemente pagará mais por isso.

Desta forma, é preciso avaliar bem a quantidade de armazenamento que você decide para não acabar gastando mais do que o necessário.

Suporte 

Algo que influencia muito no preço também é o suporte. Qual o nível de atendimento oferecido, como atendentes 24 horas, faz com que o custo com isso seja mais elevado.

Ainda neste campo a recuperação de dados também faz com que o serviço fique mais caro. Isso porque alguns fornecedores cobram taxas para acessar dados excluídos.

Frequência de acesso

É bem mais incomum e isso está mais condicionado ao tipo de armazenamento que você vai contratar, que já define essas coisas. Porém, o tamanho da frequência que você acessa os dados na nuvem também influenciam no valor que você pagará.

Localização do data center

Fornecedores de nuvem pública também cobram taxas variadas para acesso a data centers. Por isso, é importante observar a localização do seu data center para saber o quanto isso pode impactar no seu investimento.

Meios de armazenamento

Você muitas das vezes pode escolher se vai armazenar em disco (HDD) ou flash (SSD). Este segundo tem um desempenho melhor, por ser mais rápido e ter facilidade de acesso, porém, é mais caro do que o disco.

SLAs de disponibilidade

Na hora de contratar um serviço de armazenamento em nuvem para empresas você precisa avaliar qual a garantia de disponibilidade dos seus dados. A maioria das empresas de armazenamento costumam apontar uma disponibilidade de 99,9%, o que significa, portanto, praticamente a todo instante.

No entanto, algumas não chegam apontar isso, o que significaria uma possível maior dificuldade em algum momento. Por conta disso, serviços assim normalmente devem ser mais barato, pois são mais instáveis.

Taxas de transferência de dados

Algo muito importante também que precisa ser observado na hora de contratar um serviço de armazenamento em nuvem para empresas é a taxa de transferência de dados. Porém, saiba desde que já que isso certamente tem um impacto no curso.

Isso porque trata-se da velocidade que você consegue armazenar, baixar ou simplesmente abrir os arquivos que estão guardados. É fundamental que isso seja rápido e sem travamentos, mas também tem que se encaixar no custo-benefício.

Gerenciamento

Por fim a capacidade de gerenciamento também influencia no preço. Seja na hora de filtrar, organizar, listar ou até mesmo compartilhar com outros softwares. Portanto, é mais um quesito que você tem que observar, mas ciente que tem impacto no custo.

 

Veja também:

Como funciona a tecnologia cloud
Significado de Ubuntu: tudo sobre o sistema operacional Linux