Dicas para alimentação
Novos hábitos alimentares estão cada vez mais comum, como a eliminação da carne do cardápio. Seja por questões de saúde ou meio-ambiente, dietas recomendadas ou adoção ao veganismo.
Só que é muito comum ficar o questionamento se é possível substituir sem perder as vitaminas e proteínas. Por isso confira abaixo os alimentos que substituem a carne e que você adicionar no seu dia a dia.
Soja
Este é o alimento mais conhecido na dieta vegana. Isso porque costuma exatamente atuar nesta substituição, diminuindo a vontade de comer carne.
A soja ainda tem baixa concentração de calorias e reduz risco de doenças cardiovasculares, além de cuidar dos ossos, da pele e ajudar na regulação dos níveis de açúcar no sangue.
Feijão
Um dos alimentos mais tradicionais dos brasileiros, o feijão também serve nesta missão. Isso porque o grão é muito rico em fibras, cálcio, potássio, ferro, carboidratos e ácido fólico.
Além de combater a anemia e a diabetes, o feijão também garante uma saciedade por mais tempo e deixa as pessoas mais dispostas.
Berinjela
Outro dos alimentos que substituem a carne é a Berinjela. O legume é rico em fibras, carboidratos e proteínas. Além disso ajuda em diversos aspectos, como combate a debates, aumenta a imunidade, tem ação antioxidante e melhora o funcionamento do intestino. Isso tudo facilita na prevenção contra a anemia, o câncer e problemas cardíacos. A Berinjela inclusive pode ser utilizada diversas formas, inclusive ser levada à churrasqueira.
Ervilha
A Ervilha também merece atenção, pois tem o dobro de proteínas em comparação com outros vegetais. O alimento ainda melhora a saúde da pele e fortalece o sistema imunológico.
Além disso tudo também previne diabetes, ajuda a digestão e previne a diabetes e reduz o risco de depressão.
Amêndoa
A Amêndoa deve ser considerada porquê é rica em proteínas, fibras e carboidratos. Ao adicionar na alimentação você previne contra a osteoporose, elimina líquidos, reduz a possibilidade de cãibras e ainda controla a pressão.
Chia
Usar a Chia na alimentação garante o ômega 3, além de proteínas, fibras e cálcios. Isso diminui as chances de problemas cardíacos, atua na prevenção e controle da diabetes, além de trazer proteção as ossos e cérebros.
Por isso acaba sendo muito recomendada por nutricionistas para quem procura alimentos que substituem a carne.
Brócolis
Um grande aliado também nesta substituição é o Brócolis. Isso porque trata-se de um dos alimentos mais ricos em proteínas e que conta com diversos benefícios.
A concentração de fibras e vitaminas também é muito importante para regular o intestino e também atuar para fortalecer a imunidade das pessoas.
Aveia
Para quem vai utilizar receitas sem carne uma boa substituição é a aveia. Isso porque o alimento conta com grandes quantidades de vitaminas, proteínas e fibras.
Entre os benefícios da aveia é a capacidade de reduzir o colesterol ruim, o LDL, além de ajudar na saúde do coração e diminuição da pressão arterial.
Jaca verde
A Jaca verde também traz muitos ganhos para a sua alimentação. Isso porque é muito fico em magnésio e manganês, que fortalece os ossos. Ajuda também na saúde da pele e na prevenção de diversas doenças.
Lentilha
Um alimento bem tradicional nas festas de final de ano, a Lentilha também uma boa opção para substituir a carne. Isso porque é muito fico em ferro e proteína.
A Lentilha, portanto, ajuda a regularizar o funcionamento do intestino, controla os níveis de açúcar, melhora a saúde do coração e ainda é um importante aliado do sistema imunológico.
Quinoa
A Quinoa já tem sido adicionada cada vez mais no cardápio de algumas pessoas em dieta. No entanto, ainda é um pouco desconhecida de parte da população.
Só que a mesma conta com aminoácidos importantes para o funcionamento do organismo, que faz com que seja um importante substituto da carne.
Nozes
Já para as receitas que utilizam carnes uma opção de substituição é o uso de nozes. É algo rico em proteínas e que também fortalece os ossos. As nozes também são vistas como aliadas na diminuição do estresse e da ansiedade, ajudando na saúde mental.
Grão-de-bico
Outro produto muito utilizado nas dietas, o Grão-de-bico é realmente um ótimo substituto da carne. Isso porque oferece quase tudo o que uma refeição precisa. É rico em nutrientes, fibras e proteínas.
Com isso ajuda contra diversas doenças, como diabetes e doenças cardíacas. Para completar ajuda na produção de serotonina e ainda fortalece os sonhos.
Amendoim
O Amendoim também faz parte da lista de alimentos que substituem a carne. Trata-se de algo rico em fibras, minerais e carboidratos. Com isso ajuda na prevenção contra doenças cardiovasculares e diabetes, além de controlar o colesterol.
Tofu
Já o Tofu é um derivado da soja que também é comumente o substituto da carne. Acontece isso por ser um alimento rico em ferro, magnésio e cálcio.
Espinafre
A adoção do espinafre no prato também é uma excelente opção. É uma folha com muitas proteínas e carboidratos, e que casa perfeitamente bem com brócolis e couve.
Os benefícios dela estão na prevenção do câncer de cólon, anemia e também de problemas de visão.
Arroz
Assim como o feijão, o arroz também é algo muito comum nos pratos brasileiros. E é algo que faz muito bem para o corpo, pois conta com carboidratos e vitaminas importantes.
É recomendável que utilize o integral, se possível, pois este conta com ainda mais nutrientes.
O arroz ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares, câncer e diabtes.
Abacate
O Abacate também é um produto que vale adicionar na sua rotina. Conta com muitos carboidratos e fibras, o que auxilia na gravidez e melhora a saúde do cérebro.
Couve
A Couve conta com ferro, proteína, fibras e cálcio. Este item a mais no cardápio ajuda as pessoas no fortalecimento dos ossos e prevenções de infecções.
Cogumelos
Por fim na lista dos alimentos que substituem a carne ainda tem os cogumelos. Pois são fornecedores de carboidratos e protéinas.
Os Cogumelos previnem doenças cardíacas, câncer e debates tipo 2. Além disso fortalece o sistema imunológico.
Leia também:
Como Conservar Alimentos: 40 dicas! Evite desperdício
11 Melhores Processadores de Alimentos
Veja como montar sua cesta básica