Antes vistos apenas como uma forma de entretenimento, os games se tornaram o meio de sustento de muita gente e hoje o mercado de eSports é um dos que mais crescem no Brasil e no mundo.

Amantes e jogadores das modalidades virtuais se tornaram atletas, partidas entre amigos na internet viraram grandes eventos e as atenções estão cada vez mais voltadas para essa indústria.

O crescimento vertiginoso do setor tem sido tão impactante no cenário global que a modalidade se tornou alvo de grandes clubes de futebol da Europa, como o RB Leipzig (Alemanha), AC Monza (Itália) e até o Manchester City (Inglaterra), que passaram investir em times de eSports em uma abordagem que tem sido denominada como um “all-in” quanto à construção de equipes para jogos eletrônicos.

Apesar de todo o frisson causado pela profissionalização do segmento, os games continuam sendo uma importante ferramenta de lazer que é responsável por promover diversos benefícios, de forma que para tornar a experiência mais interessante e aprofundada, os praticantes desse novo esporte vêm utilizando equipamentos e acessórios capazes de otimizar a imersão ao mundo virtual.

Gabinete

Apesar do nome sugerir uma estrutura de mesa e suportes para alocar máquinas e dispositivos, o gabinete na verdade é o compartimento que aloca e protege os componentes de um computador.

Mais do que a beleza estética, algo que também conta bastante para os jogadores, ele deve ser funcional e conter as especificações necessárias para conexões via USB, HDMI, DisplayPorts, bem como uma boa ventilação para evitar o superaquecimento dos elementos.

Cadeira

Um dos itens mais importantes para o aspecto físico é a cadeira gamer. Além de proporcionar maior conforto durante as partidas, seus diferentes ajustes de altura e inclinação podem contribuir para evitar lesões em pessoas que passam longos períodos sentadas numa mesma posição.

Vale mencionar inclusive que as versões mais completas geralmente apresentam revestimentos que auxiliam as regiões dorsal e lombar e proporcionam uma experiência ainda mais agradável.

Mouse

Uma das principais ferramentas para a prática dos games é o mouse. Por isso, quanto melhor for a qualidade do equipamento, melhor será o desempenho de um jogador, além de reduzir as chances de danos e lesões na mão e no punho.

Há no mercado opções com ou sem fio, mas gamers preocupados com a latência devem focar nas opções com cabos.

Mouse pad

Um dos itens mais simples e baratos para a prática de eSports, o mouse pad não apenas ajuda a melhorar a movimentação do mouse como também protege as mãos do jogador contra calos. Alguns oferecem ainda um apoio para pulso, a fim de evitar tendinites na região.

Teclado

Assim como os mouses, os teclados podem ser com o sem fio, mas o grande diferencial está nas teclas, que estão cada vez mais macias com o uso de revestimentos em silicone e outros materiais.

Os modelos gamers se destacam ainda pelo jogo de luzes, que deixam o equipamento mais atraente, assim como a resistência à água, algo que pode aumentar a durabilidade do equipamento de forma significativa.

experiencia gamer

Headset

Muito mais do que um simples fone de ouvido, os melhores headsets voltados para gamers contam com características que otimizam a experiência durante um jogo.

Além das diversas configurações de som, que melhoram a qualidade do áudio e eliminam o ruído externo, esse acessório pode ser conectado a diferentes dispositivos, como computadores, smartphones ou consoles, e fornece a função de transmissão de voz por microfone.

Monitor

Para muitos jogadores, um bom monitor é aquele que oferece imagens nítidas e mais fluídas, com visão ampla do game, boa curvatura e menor tempo de resposta. Por isso, o recomendado é que o equipamento tenha de 15,6 a 29 polegadas e pelo menos uma taxa de atualização de 144hz. Vale destacar que o dispositivo de tela deve ser compatível com a placa de vídeo.

Placa de vídeo

De forma simplificada, é a placa de vídeo que definirá a qualidade da imagem. Devido a isso, quanto maior a qualidade deste equipamento, melhor será o desempenho gráfico de um jogo.

Processador

O processador é o principal responsável pela velocidade de um computador, interferindo diretamente na capacidade do usuário de executar tarefas. Isso porque é esse componente quem lê os incontáveis dados gerados por um jogo e os transforma em informações, transmitindo-as à placa-mãe. Para eventos online, especialistas indicam modelos com mais núcleos e threads.

Internet

Muitas vezes pode parecer que apenas os equipamentos e acessórios próprios para a prática dos eSports importam, mas uma conexão rápida e estável é fundamental para não atrapalhar o andamento das partidas online devido às quedas de sinal. No Brasil, o serviço mais indicado é o acesso por meio de fibra ótica.